domingo, 23 de dezembro de 2007

Mágica

-
No espaço aparentemente vazio há um nexo, uma vida eterna, que une tudo quanto existe no Universo - tanto animado quanto inanimado - uma onda de vida que flui através de tudo o que existe.
Paramahansa Yogananda, Onde Existe Luz.
ALÉM DA VETERINÁRIA, a Ciência Quântica percebe a influência do observador no objeto ao qual se dedica. No famoso teste da caixa-preta, com o gato-preto lá dentro, o pioneiro Schrödinger demonstrou: o bichano pode estar vivo e morto ao mesmo tempo! Depende de quem for espiá-lo.
O Universo é produto da informação. Efeitos gravitacionais são filhos, em boa gravidez.
Quem desencadeia a rede? Quem seleciona as notícias? Há seleção? Ou o Universo não tem consciência, prerrogativa do maior agente? Se não tiver, porque se expande, sem saber para onde vai?
Chopra é contundente: atenção energiza; a intenção modifica.
A atenção se desloca mais rápida do que a luz*, se quiser.
Você pode mudar o jogo. Temos chance renovada a cada instante.
-
Mágica
Há uma área, no entanto na qual a mecânica quântica e a relatividade patinam: a segunda lei da termodinâmica, a entropia. O aumento da entropia não pode ser deduzido pela mecânica estatística clássica, nem pela mecânica estatística quântica, diz Schenberg, para quem "há, aí, alguma coisa de fundamental que ainda não compreendemos". Mas veja que Schenberg fala em estatística, não em filosofia desta ciência. Entropia se vê ao misturar areia preta com branca, por exemplo. Sem saberem, os grãos se acomodam de modo parelho. Quanto mais se mexe, mais misturado fica. E o retorno à situaçao primeira nos é vetado. Ainda assim, arrisco a examinar a entropia com lentes quânticas.
Mas as teorias avançam. Em que pese o movimento, engraçado, o Universo nao conhece passado. É dificil de mentalizar, mas nele tudo é presente. Pelo próprio, podemos ainda assistir seu nascimento. Já de idade, o vemos em expansão, mas não há flecha do tempo. Ele se expande todo, ao mesmo tempo, como um balão, ou gota, no lago sereno.
O passado é um corrimão de escada-rolante que acompanha a gente. Pode servir. Se alguma parte é defeituosa, reforme. Municie com melhor aparelhagem. Mude-o, já que lhe alcança.
Do presente o câmbio é natural. Não há caminho. O caminho se faz ao caminhar. Por aqui, o primeiro passo. Ao saborear o lanche, ticket à freeway.
O presente muda o futuro. Para nós pode ser fácil, mas há quem bem afirme: o destino está traçado. Nada há de mudar! Para onde, ninguém sabe. A ninguém é dado saber.
Andamos como gata-cega no meio de milhões de cegos. De que adianta tapete-voador se Alvorada é chão-de-fábrica?
O futuro, contudo, é o mais simples de riscar. É uma página em branco, esperando o pecado. Considere-se tentado. Coloque a letra, no capricho. Se borrar, não considere. O Universo agradece sua participação. Estou nele.
________________
* Nav's ALL quebra uma lei de Einstein.
Post : 15 de dezembro de 2007.

Nenhum comentário:

Postar um comentário