sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

A tarde do espelho *

Atrás fica o porto.
O vento enfuna as velas.
Acolá se estende o tenebroso mar.
Meus marinheiros,
Companheiros de batalhas e vigílias...
Vinde amigos:
Inda é tempo de buscar um mundo novo!

Albert Einstein
Às vezes surgem doidos,  mas este aparentava apenas ter saído de órbita. Day Escape, like Nav's ALL. Ao lunático, o último dia do ano tinha que ser vivido de modo à reflexão, à introspecção. Argumentou: a tradição espiritualizada reserva até três dias para que tomemos consciência de nossos pensamentos, atitudes e consequências, mas, quiçá exatamente por usar praticamente uma semana inteira, a Semana Santa, torna o período pertinente em dias de férias, portanto, de diversão, ou seja, de ainda maior alienação. Teríamos apenas um dia, mesmo, consagrado ao mergulho mais profundo - o Dia dos Finados - mas este também, - ainda mais irônico - carrega nossos sentidos para o além, onde se alojam os saudosos entes queridos. Modo que, a rigor, não há dia consagrado à consciência, obviamente  exercício mais elementar para quem prefira diminuir o próprio sofrimento. Temos por perto o Dia da Consciência Negra. Que consciência tão diferenciada lhe é mister?
Se o dia mais marcante para você é aquele do seu nascimento - pelo menos um bom tempo se pensa assim - ao ano também. Devemos, por isso, esquecer tudo o mais? Não interessa o que antes existiu? Francamente, concordo mesmo. Temos até dever de encerrar a página, deixando armazenadas no arquivo as impressões e memórias. Mas este dia ainda não chegou. Hoje é  propício à pessoa se voltar às teorias e experiências geradas ou presenciadas, as que sofreu, deu seguimento, ou implementou. A esperança é momento mágico de sutil alegria, não poucas vezes alívio das dores humanas, mas ela pode e costuma depender de você. Não de sua fé para que as coisas se procedam de melhor sorte, mas da consciência dos erros que diariamente cometemos, maiores ou menores, mas a rigor todos decisivos. Por que repeti-los?. Haverá maior imprudência do que esperar um futuro mais alvissareiro tentando manter ao máximo os mesmos procedimentos que nos trouxeram até este final? Destarte, ou melhor, desta falta de arte colheremos os mesmos resultados - as mesmas dores pelas quais já passamos. Quem não aspira a mais completa felicidade? Alguém a detém? Além das parcas condições vitais, somos filhos de antepassado muito imperfeito, de maneira que temos que estar sempre vigilantes para não afastá-la ainda mais. A última tarde do ano me parece perfeita para o espelho - não só de si, como de tudo o mais que conosco interage, sejam vetores de maior ou menor intensidade.  
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos). BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192 
Ortega diz que somos nós e nossas circunstâncias. Se não as salvarmos, não nos salvamos. A tanto, a consciência é partidor. Desse modo, meio atravessando o célebre gênio espanhol, digo que o futuro de cada um depende de cada consciência. 
Desejamo-lhe Venturoso Ano Novo, para que ao cabo possa resgatá-lo da memória com a máxima satisfação. Queremos manter você meio cativo por aqui. O privilégio de tê-lo conosco mostra o valor de nosso trabalho.
______________ 
* Curiosidade é a característica mais marcante da Sala dos Espelhos. Lugar onde não há nada, além de espelhos, e dos mais diversos tipos. Todos com molduras de ouro e prata. Lá, existem espelhos que deformam, que esticam, encolhem, duplicam, triplicam, diminuem.. E existem espelhos que mostram coisas diferentes. O espelho dos sonhos, que mostra os sonhos mais profundos de quem se posta em sua frente, e que fica no final da sala, junto com o espelho do contra, que mostra o irreal e inimaginável, da pessoa que se posta em sua frente. Nesta sala, pode-se encontrar espelhos de todos os tipos, possíveis ou não. E a disposição da sala funciona como um labirinto, onde se é preciso marcar bem por onde se entra, para saber como se sair. Tal sala fica no último andar do castelo, no início do corredor D. Numa parte lateral da sala dos espelhos, encontramos uma parede forrada de espelhos de todos os tipos e tamanhos e do outro lado da sala, janelas abertas deixam que a luz solar entre. Em certors horários, os raios solares refletem num espelho, rebatendo em outro e recocheteando em outros, iluminando estrondosamente a sala, o que deixa quase que impossível de se enxergar devido a alta luminosidade, algo similar a olhar diretamente para o sol. Quando isso acontece, o personagem deve ficar desorientado e interpretar a perda do senso de direção, http://escolademagiabeauxbatonendo no labirinto de espelhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário