Platão timbrou a filosofia tal qual campo de batalha. (Teeteto)Mais de dois mil anos já se passaram desde o dia em que Platão ocupava o centro do universo espiritual da Grécia e em que todos os olhares convergiam para a sua Academia, e ainda hoje se continua a definir o caráter da filosofia, seja ela qual for, pela sua relação com aquele filósofo.
JAEGER 2003: 581O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001: 81
Essa contradição de idéias reproduziu-se, infelizmente, na realidade dos fatos na França. E, apesar de o povo francês ter-se adiantado mais do que os outros na conquista de seus direitos, ou melhor dito, de suas garantias políticas, nem por isso deixou de permanecer como o povo mais governado, mais dirigido, mais administrado, mais submetido, mais sujeito a imposições e mais explorado de toda a Europa. BASTIAT, Frèderic, A Lei: 63A invenção de DEUS também necessitou de contraponto.
Se o justo aparecer na terra, será açoitado, atormentado, posto em cadeias, cegado de ambos os olhos, e, finalmente, depois de todos os martírios, pregado numa cruz, para chegar á compreensão que o importante neste mundo não é o ser justo, mas parecê-lo Rep. 361c.Ao ringue primeiro subiu BELZEBÚ..........................
Aí está a fera que, com sua afiada cauda, trespassa as montanhas
e derruba as muralhas e as armas; aí está a que corrompe o mundo inteiro.
ALIGHIERI, Dante, A divina comédia: 63Sem sparring, não sairia espetáculo. Sem o Maligno, nada acontece..
Satanás estará preso por* * *
'uma grande corrente'.
Apocalipse 20:1
Quando saímos do centro das atencões divinas, o espetáculo angariou patrocìnio local: "A ciência havia destronado a teologia, colocando no altar a deusa da Razão." (SOARES, M.P.: 25)
Infelizmente, nem tanto. Na vernissage. renascentista. uma aquarela garantiu a pole.
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor.A bela tecelagem encantou o senso comum.
COPÉRNICO cit.CHÂTELET: 49
As descobertas científicas de Isaac Newton rapidamente tomaram conta da sociedade, tornando-se também um modelo de vida. A sociedade aproveitou-se desse conceito, aliou-se ao poder econômico capitalista e elegeu o dinheiro como sendo o sinônimo de felicidade. BIEHL, Luciano Volcanoglo, O mundo quântico: uma nova percepção da realidade: 16.O balanço apurado é de empresa à deriva.
É necessário que a ciência mostre por fim sua utilidade! Ela se tornou nutricionista a serviço do egoísmo: o Estado e a sociedade a tomaram a seu serviço para explorá-la segundo seus fins. NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 30A ciência subvertida tornou a civilização esquizofrênica.
As teorias de Newton lançaram-nos em um curso que desembocou no materialismo que ora domina a cultura ocidental. Esta visão realista materialista do mundo exilou-nos do mundo encantado em que vivíamos no passado e condenou-nos a um mundo alienígena. BERMAN, MORRIS, cit. GOSWAMI: 31As teorias de Newton são calcadas em jogo de forças. A mais sofisticada dialética, porque científica, lastreada em irrefutáveis cálculos matemáticos É atração, repulsão, cuja síntese se vê na precisão do Grande Arquiteto. E lá se veio todo mundo a medir forças - na evolução, na psiquè, na geopolítica, entre raças, entre corpo e alma, e ultimamente até mesmo entre os sexos. O resultado de tão apurada percepção vê-se no cotidiano, de montão:"A estimativa é de que atualmente haja 35,6 milhões de pessoas vivendo com demência no mundo. Este número deve subir para 65,7 milhões até 2030 e 115,4 milhões até 2050." BBC-Brasil, 21/9/2010
Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que está mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o distanciamento da fonte de energia vital e cósmica. GONZALEZ, MATHIAS, O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: PallaQue esperança podemos nutrir? Qual razão assiste aguardarmos pela revanche, ainda mais esperar tamanha desforra? Será que o raquítico ARISTÓTELES poderia comer algum espinafre? A resposta não está na contraposição aristotélica, na predisposição do obscuro DEMÓCRITO., cujo teor pode ser apreciado através do luminoso H.G. WELLS:O cérebro do Universo e capaz de contar acima de dois. Os dilemas do intelectual-artista e do teórico-político tem mais de dois chifres. Entre a torre de marfim, de um lado, e a ação política direta, de outro, existe a alternativa da espiritualidade. Do mesmo modo, entre o fascismo totalitário e o socialismo totalitário existe a alternativa da descentralização e do empreendimento cooperativo - o sistema político-econômico mais natural à espiritualidade. (cit. FERGUNSON, M. : 211).A reintegração do ser humano consigo próprio, cingido que foi pela navalha platônica em burca da contrapósição dos vetores necessários à sua dialética, faz-se virtual. Daí sim, ele poderá interagir com o Universo, este produto divino, sem pecado, e que também se mostra físicamente, portanto, como consequência da transmutação energética, e não como antagonista. Tal qual prolongamento, não mero segmento.
É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivído; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles. BOHM, D., Totalidade e ordem implicada: 17Como esperar que algum dia não só o Ocidente se oriente, mas agora até o Oriente assaltado com várias cabecas-de-ponte ocidentais estendidas até por trás da Muralha? Pois bem. Asseverava CHURCHILL: "Nao se pode enganar a todos, durante todo o tempo." Anuncia-se o fim da estória, da enganação platônico-newtoniana: "O conceito científico do tecido do universo tem de mudar. A recém-confirmada teoria de Einstein exigirá uma nova filosofia do universo, uma filosofia que vai varrer quase tudo o que se tem aceito até agora." ("Fabric of the Universe"; The Times de Londres, editorial de 7/11/1919)
Não é o confronto de forças que nos garante no firmamento. O Espaço não comprime, não atrai os corpos, e tampouco rechaça; ao contrário, ele simplesmente nos acolhe.Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira. NIETZSCHE, F., Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 74Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes. POINCARÉ, H. 36É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. GOYTISOLO, Juan Vallet dePois o chamado ‘fim da história’ nada mais é do que a emancipação da multiplicidade dos horizontes de sentido. Um desses desafios é o de repensar o pensamento científico, libertando-o de sua ganga positivista, de sua mania contábil, a fim de instalar em seu seio a argumentação filosófica capaz de regular as relações do conhecimento científico com as demais modalidades de pensamento e ação. Outro, não menos importante, é o de pensar a modernidade. Porque esta não é um momento datado da história, definindo uma época. É o nome de uma ruptura, de uma crise relativamente à tradição. Estamos diante de uma nova episteme: da indeterminação, da descontinuidade, do deslocamento, do pluralismo (teórico e ético), da proliferação dos projetos e modelos, da ampliação de todas as perspectivas e do tempo da criatividade. (JAPIASSÚ, H., Um desafio à Filosofia : pensar-se nos dias de hoje: 10/11)Embora inconstante, o Uni-verso não admite dialética, porque harmônico.
A evolução cultural não é determinada nem geneticamente, nem de qualquer outra forma e sua conseqüência é a diversidade e não a uniformidade. Filósofos como Marx e Augusto Comte que afirmaram que nossos estudos podem levar a leis de evolução que permitem prever desdobramentos futuros inevitáveis estão errados. HAYEK, F. A. : 45E assim lá se vai a babel:
É verdade que desde 1915 a compreensão da relatividade geral foi vastamente aprimorada, nossa confiança na teoria cresceu e não foram encontradas limitações confirmadas sobre sua validade. Contudo, ninguém hoje afirmaria ter um domínio total do rico conteúdo da relatividade geral. O mesmo vale para as respostas a problemas filosóficos levantados pela teoria totalmente ao nosso alcance hoje. Segundo meus conhecimentos, os escritos filosóficos sobre esse assunto foram um tanto limitados, sem dúvida principalmente porque a matemática envolvida é bastante complicada. PAIS, A. Einstein viveu aqui : 150Chegamos a uma situação que envolve uma imagem diferente da natureza e, portanto, também da ciência. Não acreditamos mais na imagem do mundo como uma imensa peça de relojoaria. Chegamos ao fim das certezas. Estava implícita na visão clássica da natureza a idéia de que, sob condições bem definidas, um sistema seguiria um curso único e de que uma pequena mudança nos parâmetros produziria igualmente uma pequena mudança nos resultados. Hoje sabemos que isso só é verdade no caso de situações simplificadas e idealizadas. MAYOR: 12
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
O triunfo da Ética sobre a Dialética
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