quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Deus, Furacão e Ciência - 2/3


Onde estavas tu, quando eu lançava os fundamentos da Terra? Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina? Eu ouvi o meu avô contar essa história, a qual ouvira de Sólon... Punida por seus vícios e seu orgulho, a Atlândida foi engolida pelo oceano. CRÍTIAS, tio de PLATÃO, um dos Trinta Tiranos de Athenas, no diálogo com TIMEU.
Sandy demonstra que o Arquiteto do Universo talvez tenha exagerado em seus bons ventos. Calamitosa atuação. Coberto de rezas e pedidos, e glórias, e sacrifícios, promessas e citações, ainda assim S. Exa. inunda os ofertantes com toda sorte de frustrações e desgraças. Malgrado receber toda a atenção e respeito, ser promovido através de impressos, rádios, tvs e internet em impressionantes campanhas publicitárias, por que ainda assim Sinhozinho resolve dizimar os próprios "servos", sem distinção? Isso não é coisa de psicopata? Sim - de quem Lhe introduziu. Seriam os Trinta Tiranos sua pioneira expressão?
O homem bom também quer ser verdadeiro e crê na verdade de todas as coisas. Não só da sociedade, mas também do mundo... De fato, por que razão o mundo deveria enganá-lo? NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 55
"Como sinal da sua estratégia de consolidação do poder fascista o duce ordena, em 1923, que o ensino religioso seja implantado nas escolas públicas de toda a Itália, bem como se agravaram as sanções judiciárias para quem ofender a religião e os padres." (www. educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2006/03/10/002.htm) 
Nem estados de Direito  coibem o recurso charlatão. A tolerância, e na maioria os incentivos, não são por  respeito a liberdade de crença, de culto, mas menosprezo à capacidade de discernimento.
Na verdade, jamais houve qualquer legislador que tenha outorgado a seu povo leis de carácter extraordinário sem apelar para a divindade, pois sem isso estas leis não seriam aceitas... O governante sábio sempre recorre aos deuses. MAQUIAVEL Comentários sobre a primeira década de Tito Lívio. Brasília : UnB, 1994: 58
Mesmo os ateus estão de acordo acerca de que não há coisa que mais mantenha os Estados e as Repúblicas do que a religião, e que esse é o principal fundamento do poderio dos monarcas, da execução das leis, da obediência aos súditos, da reverência dos magistrados, do temor de proceder mal e da amizade mútua para com cada qual; cumpre tomar todo o cuidado para que uma coisa tão sagrada não seja desprezada ou posta em dúvida por disputas; pois deste ponto depende a ruína das Repúblicas. BODIN J. cit. CHEVALLIER, Jean Jacques: 55. 
"Mal não faz", dizem de cima do muro. Faz sim, e muito, a todo mundo. O cristianismo necessita do mal. Sem o contraste, apenas por si a proposta não faria diferença, não sensibilizaria. Onde não existe o mal, ele inventa. A metafísica corteja a imaginação. Dante usa A Divina Comédia para convencer da imperiosidade da vida moral e da "crença no Deus das Escrituras" ("A Divina Comédia de Dante" trad. Alexandre Boide, Companhia das Letras).
A imaginação de Dante é visual. É uma imaginação visual num sentido diferente daquele de um pintor moderno de natureza-morta: é visual no sentido de que ele viveu numa época em que os homens ainda tinham visões. [...] O esforço de Dante é o de nos fazer ver o que ele viu.  
Eis o oceano dantesco,  capaz de abrigar toda a sorte de artistas da Renascença em diante, de Boticceli, Rodin,  a Salvador Dali. 
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. JAPIASSÙ, H., 1997: 81.
Criou-se o ícone da ilusão tendo em vista o enfrentamento. A entidade exclusiva extra-terrena surge com forma, cor, postura e intenções as mais bizarras possíveis, porém necessárias a quem se coloca  adversário declarado,  a altura de encetar a guerrilha pela repartição do gado. contra o Todo Poderoso  O rigor no estilo  dialético, as disposições antagônicas otimizadas pelo mentor bíblico, reluzem na Cidade de Deus, isto é, de santo Agostinho:
Quem pode descrever, quem pode conceber, o número e a severidade das punições que afligem a raça humana? ... sofremos com roubos, cativeiros, correntes, prisão, exílio, tortura, mutilação, perda de visão, a violação da castidade para satisfazer a luxúria do opressor, e muitos outros males terríveis. Quantos inúmeros acidentes vindos de fora ameaçam nossos corpos - extremos de calor e frio, tempestades, enchentes, inundações, raios,trovões, graniza, terremotos, casas que tombam; ou causados por tropeções e vícios dos cavalos; pelos incontáveis venenos das frutas, na água, no ar, nos animais; pela dolorosa ou até letal mordida de animais selvagens; pela loucura que um cão raivoso transmite, de modo que mesmo o animal que entre todos os outros é o mais doce e amigo de seu próprio dono se transforma no objeto de um medo mais intenso que o que temos de um leão ou  dragão, e o homem que por azar foi infectado por este contágio pestilento torna-se tão raivoso que seus pais, sua esposa e filhos o temem mais que a qualquer fera selvagem! Que desastres são sofridos por aqueles que viajam por terra e por mar! Que homem pode sair de sua própria casa sem ser exposto a todos os tipos de acidentes imprevistos? Voltando à casa sem nenhum dano ele escorrega na entrada da casa, quebra a perna e nunca mais se recupera. O que pode ser mais seguro que um homem sentado em sua cadeira? No entanto Eli, o padre, caiu da dele e quebrou o pescoço... Será que a inocência é proteção suficiente contra os vários tipos de ataques dos demônios?  Mesmo que nenhum homem possa pensar nisso, até criancinhas batizadas, que certamente não são superadas em inocência, às vezes são tão atormentadas que Deus, que permite isso, nos ensina por essa razão a lamentar as calamidades desta vida e a desejar a felicidade da vida que virá.
A panacéia livraria o paciente das infernais mazelas: "Santo Agostinho aconselhava os párocos a ensinar as fórmulas de fé automaticamente, acrescentando que seu significado iria emergir como resultado de seu uso prolongado em uma vida rica, memorável e piedosa." (FEYERABEND, P., Adeus à razão: 321)
Marx taxava a religião ópio do povo. Eu digo cicuta. Nietzsche (O anticristo: maldição contra o cristianismo:78) me acompanha: "Quando se coloca o centro da gravidade da vida não na vida, mas no além - no nada -, então se priva a vida de qualquer centro de gravidade "
Quadrilha criou igreja em SP para sonegar imposto e lavar dinheiro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário