sexta-feira, 19 de março de 2010

A unidade perdida


No espaço aparentemente vazio há um nexo, uma vida eterna, que une tudo quanto existe no Universo - tanto animado quanto inanimado - uma onda de vida que flui através de tudo o que existe. PARAMAHANSA YOGANDA, Onde Existe Luz.
Pois desde as mais priscas eras o homem sonha conhecer o que seus parcos sentidos não logram divisar. Enquanto raiava o sol oriental, na escuridão do lado de cá, diante da impossibilidade de enxergar a origem de tudo, houve a decisão de separá-la da realidade.
O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001: 81
O conhecimento fundamental pertenceria exclusivamente ao DEMIURGO*. O primeiro que tentou desvendá-lo, foi expulso do Reino. Uma coisa era Céu, inacessível em vida; e outra, a precária condição humana, "criada à sua imagem e semelhança", mas apenas isso - uma semelhança que precisa ser constantemente lembrada para ser aperfeiçoada ao Perfeito. Contemplar efeitos, e daí inferi-los em matemáticas era tudo que podiam fazer.
Os homens tinham a teoria de que a matéria celestial era fundamentalmente diferente da matéria terrestre e que era natural que os objetos assim caíssem, enquanto era natural que os objetos celestiais, tais como a Lua, permanecessem parados no céu.
BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 20
BACON fora enfático:"A investigação das causas finais é estéril e, como uma virgem consagrada a Deus, não engendra nada." A civilização veio traída justamente pela falta de imaginação.

O dualismo cartesiano, ao criar a bifurcação mente-matéria, observador-observado, sujeiro-objeto, moldou o pensamento ocidental, poucos filósofos discordando dele, cujos mais notórios foram Spinoza e Schopenhauer.
GOTTSCHALL: 189
A sociologia, que pretendeu ser científica ao trabalhar com amostras de população e de acordo com métodos matemáticos, fracassou até no campo da cientificidade. Seus resultados não têm nenhum valor cognitivo ou de prognóstico. Por isso é que estamos numa crise de sociologia.
BRIAN,
D: 28
Ela, e todas mais.

O raciocínio quantitativo tornou-se sinônimo de ciência, e com tal sucesso que a metodologia newtoniana foi transformada na base conceitual de todas as áreas de atividade intelectual, não só científica, como também política, histórica, social e até moral.
GLEISER, M.: 164.
Tudo se resumia no que se podia ver a olho nú, e dessarte medir.

A tradição filosófica do Ocidente, em todo caso desde o século XVII, foi profundamente influenciada pelo desenvolvimento da física matemática e das ciências naturais fundamentadas na experiência, na medição, na pesagem e no cálculo. Tudo quanto não era redutível a grandezas quantificáveis foi, por isso mesmo, considerado vago e confuso, alheio ao conhecimento claro e distinto.
PERELMAN, Chaïm,
Ética e Direito: 672
Era uma forma de tentar reascender, respeitosamente, desta feita sem traição, ao Reino Celestial.
"No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas." (FORTI, AUGUSTO, cit. MAYOR: 36)
"Na tradição intelectual do mundo ocidental, o misticismo matemático de Pitágoras transformou-se na ponte entre a razão humana e a inteligência divina." (GLEISER, M., 2010: 51)
Na verdade, quem esticou esta ponte foi PLATÃO, uma ponte totalmente fora de propósito, estendida num plano homogêneo, por tomado truncado. E o que é pior, uma ponte voltada como plataforma de lançamento, por onde se despacharam as milhares de gerações, com destino, de fato, ao Além.

A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina,
tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou
a única forma de conhecimento.

FEYERABEND, P., 1991: 13
"O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético.” (LEONI, B.: 66)
Vero. Especialmente a partir do saudado mentor:
"Newton vai mudando os dados, em suas várias edições sob sua supervisão, de modo a encaixar cada vez melhor a teoria. Físicos contemporâneos demonstraram a manipulação no limite da desonestidade." (LENTIN, J.P., Penso, logo me engano : grandes gênios, pequenas trapaças; Veja: 20/3/1996)
A matemática é um artifício intelectual que permite aos homens explorar possibilidades de manipulação dos objetos. Não é interessante que até mesmo a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão, as coisas mais simples da aritmética, sejam chamadas de operações?
ALVES: 60

As operações lavraram imenso buraco-negro, ainda não cicatrizado:
"A natureza toda se transformou em um palco de impulsos e atrações, de dentes e alavancas, de movimentos de partes ou de elementos aos quais eram diretamente aplicadas às fórmulas de movimentos produzidos por bem conhecidas máquinas." (DEWEY: 87)



.
Esse foi campo da manipulação (ou de “concentração”, pelo que tem de sujo e cruel) do tcheco que passa por austríaco, de origem judaica, o renomado SIGMUND FREUD (1856-1939), ao arrepio de DAVID BOHM :
"É urgente que compreendamos o perigo de continuar com o processo de fragmentação do pensamento. Seria como procurar sempre o caminho mais difícil e doloroso para se chegar ao mesmo destino."

É uma questão que atualmente deve ser reconsiderada, tendo em vista que a fragmentação já se espalhou completamente, não apenas na sociedade, mas especialmente em cada indivído; e isso conduz a um tipo de confusão generalizada da mente, que por sua vez cria uma série infinita de problemas, interferindo com a nossa clareza de percepção de maneira tão grave a ponto de bloquear nossa capacidade de resolver a maioria deles.
BOHM, D., Totalidade e ordem implicada: 17
Após impressionante seqüência de catástrofes provocadas por essa farsa ideológico-determinista, felizmente um novo horizonte já pintou há muito. Ainda que persistam ameaças, especialmente nas cercanias daquela região, o trem do desatino já chegou no fim-da-linha.
A situação envolve uma imagem diferente da natureza e, portanto, também da ciência. Não acreditamos mais na imagem do mundo como uma imensa peça de relojoaria. Chegamos ao fim das certezas. Estava implícita na visão clássica da natureza a idéia de que, sob condições bem definidas, um sistema seguiria um curso único e de que uma pequena mudança nos parâmetros produziria igualmente uma pequena mudança nos resultados. Hoje sabemos que isso só é verdade no caso de situações simplificadas e idealizadas.
MAYOR: 12
O pessoal aos poucos vai se acordando.

Tanto o Direito como a Política jamais poderão ser reduzidos aos esquemas axiomáticos-dedutivos, expressos pelas ciências exatas, as quais se caracterizam por conter um elemento interno de coerção, que as torne indiscutíveis - mas sim, com um repertório de topoi, ou seja, certas fórmulas de procura - para usar as palavras de Viehweg, pontos de vistas universalmente aceitos e utilizados, empregados tanto a favor como contra e parecem conduzir a verdade.
FARIA, José Eduardo, Justica e Conflito, Os juizes em face dos novos movimentos sociais: 87.
Veremos quando e como se dá a reintegração do ser humano com ele próprio, e com o sistema da natureza em geral, no próximo approach.
__________
*Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um 'demiurgo' (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias. (www.greciantiga.org)

Nenhum comentário:

Postar um comentário