terça-feira, 13 de setembro de 2011

A grande alienação

Sei que não é um mau salário, mas quanto mais a gente ganha, mais precisa. Hoje, as pessoas passam a vida pensando em ter e em acumular. É a fonte de todo o Mal. Túnel do tempo: Uma frase que vale 10 mil anos - 5/9/2011
Marx não inventou, somente observou, que o econômico é a sustentação, não exclusiva, da superestrutura: religiosa, moral, filosófica, jurídica, política, etc.; ou seja, da própria vida.Ninguém joga dinheiro no lixo. Sempre é movido pelo interesse.
Os homens podem cometer injustiças porque tem interesse em cometê-las e preferem sua própria satisfação que a dos outros. É sempre por um retorno que eles agem; nada é mau gratuitamente, é preciso que haja uma razão que determine e essa razão é sempre razão do interesse.
MONTESQUIEU, Cartas Persas: 282 
Nessa e em outras questões, o papel da maioria dos economistas tem sido o de propagar servilmente o ideário dominante. Mutatis Mutandis, aplica-se a eles o que dizia Schopenhauer dos filósofos do seu tempo: submetidos a regra do primum vivere, estão sempre dispostos, e com o mais solene desprezo por realidades inconvenientes, a deduzir a priori absolutamente tudo o que lhes for pedido, o bom Deus, o diabo ou o que seja.  ROSZACK, Theodore: 62
Não por acaso Marx tentou  desesperadamente conscientizar a civilização sobre as graves consequências da avalanche religiosa & financeira..
Contemporaneamente o mito vai se identificando com a ideologia política: é que o processo mitológico sempre coloca suas crenças a serviço de uma ideologia. Barthes, coincidindo com este entendimento, afirma que através do mito consegue-se transformar a história em ideologia. WARAT, Luiz Alberto, Mitos e Teorias na Interpretação da Lei: 128
Conseqüentemente, a permanente necessidade da ideologia persuasiva sempre levou o Estado a utilizar os intelectuais formadores da opinião nacional. Em épocas remotas, os intelectuais eram invariavelmente os sacerdotes, e, por conseguinte, conforme indicamos, tínhamos a antiga aliança entre a Igreja e o Estado, o Trono e o Altar.. ROTHBARD, Murray, A Ética da Liberdade
Tanto o pleito pelo Divino quanto a busca pela riqueza de fato são convites à alienação; e se somados, como sói acontecer,  mister esforço descomunal para escapulir da lógica composta.
Do que resulta que todos, referindo-se ao seu próprio propósito, inventaram diversos meios de render culto a Deus, a fim de que fossem amados por ele acima de todos, e para que obtivessem que dirigisse a Natureza inteira em proveito de seu desejo cego e de sua avidez insaciável. SPINOZA, B,, Ética, Prop. XXVI, Apêndice  
Estabelecida a consciência almejada, o comunista apontava a solução  luta entre as classes, para liquidar com a primeira. Diante da disparidade numérica entre os exércitos burguès e proletário a tarefa lhe parecia fácil, daí prognosticando o fim dos estados. Foi o fim de tudo: da ética, da riqueza, do bem-estar, da cordialidade, da benemerência e até mesmo do amor, como não? Marx elidiia  papel nefasto do dinheiro, desde a corrupção de tudo, especialmente de cada personalidade, mas seu fito não se desprendeu das cousas - ao contrário, o foco foi total. Ao propugnar pela repartição de tudo a chicana prende cada um em seu cubículo, Eis a mais completa insensatez.
O homem só muito lentamente descobre como o mundo é infinitamente complicado. Primeiramente ele o imagina totalmente simples, tão superficial como ele próprio.
NIETZSCHE, F., O livro do filosofo
Se dedicarmos nossas parcas existências em busca de vitórias, seja no campo profissional, financeiro, sexual, ou promocional, por paradoxo solapamos nossa personalidade.  Aristóteles se refere ao justo meio como salvaguarda à alienação. O protestantismo emergiu pela seara. Em premências se tolera. Como pauta, oriente e compásso, todavia, não. 
O fim precípuo de nossa época , caracterizada pela racionalização, pela intelectualização e, principamente, pelo “desencantamento do mundo” levou os homens a banir da vida pública os valores supremos e mais sublimes. Enquanto tentarmos produzir intelectualmente novas religiões , chegaremos, em nosso âmago, na ausência de qualquer nova e autêntica profecia, a algo semlhante e que terá, para nossa alma, efeitos ainda mais desastrosos.  WEBER, Max, A Ciência por vocação
E se insistirmos na separação entre as cousas da Terra e do Céu, entre o anseio da alma e as necessidades mundanas para daí colhermos um meio termo ao equilíbro, em que ponto o cataremos? Ademais o justo-meio forçosamente se insere na bipolaridade, onde pelo fio estendido o pobre equilibrista se vê na contingência de a qualquer instante se precipitar. O balanço joga o mundo  à deriva. "Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que  está mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o distanciamento da fonte de energia vital e cósmica." (GONZALEZ, M., O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: Pallas, 1993) É certo que necessitamos cousas compatíveis com nosso estado físico. Porém, elas são insignificantes frente ao magestoso universo de possibilidades intrínsecas e  propiciadas pela Eternidade do EspaçoTempo. 
A ordem implicada tem sua base no holomovimento, que é vasto, rico, e em um estado de fluxo infindável de envolvimento e desdobramento, cuja maioria das leis é vagamente conhecida, e que pode ser até incogniscível em sua totalidade. Logo, ela não pode ser apreendida como algo sólido, tangível, e estável aos nossos sentidos (ou aos nossos instrumentos). BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 192
Alienação
O capitalismo está fazendo águas a olhos vistos, mergulhado em intermináveis e sucessivas crises econômicas e financeiras, caríssimas guerras e gigantescas poluições ecológicas, unicamente decorrentes da sociedade de consumo, responsável pela sideral produção de todos os tipos de lixos tóxicos e poluições... Se depender do egoísmo, da conhecida alienação, burrice e demência do homem, a guerra nuclear será inevitável .A hora da verdade está chegando para os Estados Unidos .
Graças a prevalência da corrupção em TODAS  democracias contemporâneas,  porquanto condiuzidas por partidos, isto é, por gente que parte e reparte para si o produto da atividade de todos, a civilização se vê envolta no maior e no mais inesperado  impasse de sua gloriosa História. 
O comerciante está convencido de que a lógica é a arte de provar à vontade o verdadeiro e o falso; foi ele que inventou a venalidade política, o comércio de consciências, a prostituição dos talentos, a corrupção da imprensa. Sabe encontrar argumentos e advogados para todas as mentiras, todas iniquidades. Somente ele nunca se iludiu sobre o valor dos partidos políticos: julga-os todos igualmente exploráveis, isto é, igualmente absurdos... PROUDHON, P.-J., Filosofia da Miséria, Tomo I: 351.
As religiões se estilhaçam até mesmo em ferrenhos rincões, o muro caiu de podre, mas paradoxalmente afloram as inexoráveis rachaduras do magnífico edifício no qual se alojam os espertalhões. 
"Eu pedi ao Papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econômica, pois, se todo o domingo o papa der um conselhozinho, quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema." (SILVA, L. da, ex-Presidente do Brasil, Estadão, 13/11/2008) (Idem, Londres, 2/4/2009).Será que Spinoza mais uma vez tinha razão, ou era apenas uma falsa modéstia, bem apropriada a quem não nutre o menor respeito por quem quer que seja? "O segredo de um demagogo é parecer tão burro como os que o escutam, de maneira que essas pessoas se possam considerar tão espertas como ele." (KRAUS, L; cit. REBECCA, G., Incompletude – A demonstração e o paradoxo de Kurt Gödel, Gradiva, Lisboa, 2009: 75)  Esta double face fundamenta pelegos, brilhante profissão criada pelo fascismo para tornar os trabalhadores dóceis por migalhas, e  depois enviá-los cantarolantes aos campos talados de minas e canhões. Sempre foram, de fato, muito bem remunerados pela vil tarefa, não há dúvidas. O Sumo Pontífice por certo lhe atendeu: "O Brasil tem cacife hoje para colocar dinheiro emprestado para ajudar países pobres." "Dezenove empresas, a maioria delas com interesses no governo, investiram R$ 54,1 milhões na disputa eleitoral. O Banco Itaú, por exemplo, apostou igual em ambos os 'cavalos'." (www.claudiohumberto.com.br  6/4/2009) 
E para os sem-banco, nada? Dizem que a representação política nada mais é do que espelho da sociedade.  Pode ser.  "Como consequência desta atitude preponderante de egoísmo, os dirigentes da nossa sociedade acreditam que as pessoas podem ser motivadas apenas pelo incentivo de vantagens materiais." (www.geocities.com/veneravel/Textos/resumo_do_livro_ter_ou_ser.html
Outrora se olhava acima, para os que lidavam com o comércio de dinheiro, mesmo quando se precisava deles: afinal, admitia-se que a sociedade deve ter suas entranhas. Atualmente eles são o poder dominante na alma da humanidade moderna e seu mais ávido estrato. Sua onipresença é de uma voracidade sórdida, insaciável. SHAW, Bernard, O wagneriano perfeito, 1898; cit. Econ. GUEDES, P., O Globo, 26/7/2010
Desde a mais tenra idade todos somos adestrados para ganhar dinheiro. Ou é outro o motivo que as escolas alfabetizam, e ensinam tabuadas, e cálculos, e geografias, em inumeráveis etiquetas?  O lance da vida é ser rico!
A ideia orientadora é ‘moldar’ os alunos para o mundo fabril que os espera, usando técnicas semelhantes a uma linha de montagem; salas de aulas isoladas e limitadas em recursos; mesas e cadeiras alinhadas em filas; o professor desempenhando a função de dono e empregador principal do conhecimento; e a apresentação da informação limitada aos livros-texto e do quadro negro duma forma linear e sequêncial.’ COSTA, João Pedro Matos da 
"Os bens são adquiridos com dedicação; porém, não há empenho algum pela pessoa que os vai possuir." (ERASMO DE ROTERDÃ, De Pueris: 27)  
A sociedade industrial moderna às vezes me dá a impressão de ser uma imensa máquina autopropulsionada. Ao invés de os seres humanos acionarem a máquina, cada indivíduo torna-se um pequeno componente insignificante sem outra opção a não ser mover-se quando a máquina se move. DALAI LAMA, Ética para um novo milênio: 18
'São meus filhos, e meus bens'. 
Com isso o tolo se angustia. Como? 
Nem nosso 'eu' é nosso.
DARMAPADA: 55 
Quem logre adquirir duas camas, duas escovas de dentes e um prato com dois kilos de comida não seria o dobro mais feliz do que alguém que possua apenas unidades? Pois  grosso modo a gente  vem assim programada: acumular o máximo, no mínimo tempo possível. Como a meta não é concreta, posto mera metafísica plantada na mente, ela jamais pode ser  atingida. A utopia só consagra a citação de abertura.
Reversão
O conhecimento e a capacidade tornaram-se a moeda global das economias do século 21, embora sem um banco central que imprima esta moeda. O que nos manterá caminhando para a frente será sempre nossa contribuição pessoal THOMAS FRIEDMAN, THE NEW YORK TIMES

Educação não pode ser restrita, pois, à aquisição da matéria; portanto, não é função do Estado. Essa é a essência do Teorema de Bell: a conexão invisível que podemos provar, mas não podemos ver.  A Educação Livre  (15/9/2011,  ) Mas se o dinheiro não traz felicidade, o que trás, então? Só não me fale em amor, pelamor dedeus. Não há estádio nem peleja mais sofrida do que esta, três cruzes! 
Você tem que ter um universo para tornar as coisas reais nele. Então provavelmente você precisará de matéria nele. Parece que o nosso tipo de consciência e a matéria são inseparáveis. Se nós realmente acharmos uma conexão entre a mente e a matéria, e essa for uma conexão quântica, então nós acharemos um jeito de mergulhar no oceano da mente. Nick Herbert & A Natureza da Realidade
Pois então, nem ter, nem ser. Esses verbos são apenas estratégicos instrumentos da dialética à introdução de outras arbitrariedades. Se a premissa é falsa, seu contrário também o será; e mais ainda, a síntese almejada, daí obtida. Conhecer, para usufruir e compartir: eis a matéria-prima da ética, interação que se aprimora até a despedida, até nos transformarmos em energia pura. Nosso refrão, ora pois:
Matéria sem espírito não tem sentido.
Espírito sem matéria não é sentido.

2 comentários:

  1. A Expo Money é um circuito de eventos focado na Educação Financeira e nos Investimentos para a formação de investidores individuais. O evento é gratuito, reúne exposição e palestras direcionadas para qualquer pessoa interessada em planejar suas finanças, aprender a poupar, começar a investir, conhecer e explorar todas as opções de investimento para fazer seu dinheiro trabalhar em seu favor.
    22 e 23 de setembro.‏
    O objetivo é ampliar o conhecimento das pessoas sobre planejamento de finanças pessoais e da família e possibilitar a inserção do participante no mundo de investimentos. A primeira edição da Expo Money aconteceu em 2003, em São Paulo. Todas as principais regiões metropolitanas do país são atendidas por edições do Circuito Expo Money que movimentam mais de 50 mil participantes. Palestras

    Durante o evento, o participante aprende com especialistas renomados do mercado sobre assuntos que vão desde o planejamento financeiro pessoal até como montar uma carteira de ações, operar via home broker ou utilizar as ferramentas de análise técnica e fundamentalista. Na medida do volume de público, diversas salas de palestras educacionais simultâneas atendem aos diversos níveis de conhecimento e demanda dos participantes.

    Exposição

    O evento apresenta diversos expositores do mercado de investimentos, como: corretoras de valores, Bolsas, empresas de capital aberto, bancos, vendors, agentes do setor e associações, que contam com profissionais especializados para orientar e apresentar as melhores opções de investimento para cada perfil. É uma grande oportunidade de trocar experiências e tirar dúvidas com analistas, economistas, professores e consultores de finanças pessoais.

    Informação

    Para atingir um número ainda maior de pessoas interessadas no tema finanças pessoais e investimentos, a Expo Money coordena a Coleção Expo Money, de livros que ensinam de maneira fácil e didática, como educar seu filho sobre o tema, sair das armadilhas do consumo e aprender a cuidar das finanças e investir para alcançar a tão sonhada independência financeira.

    Para a Internet, o portal Expo Money traz uma série de produtos de informação, serviços e ferramentas para auxiliar o planejamento financeiro pessoal e aprimorar os conhecimentos da pessoa física, visando aproximá-la do mercado financeiro.

    ResponderExcluir
  2. O 1st Annual Offshore Investment Funds Summit abordará diversos temas relacionados à estruturação e operação de fundos nos principais centros offshore, tais como Cayman, Delaware, Irlanda e Luxemburgo.

    Sob a ótica de palestrantes internacionais e locais com vasta experiência na indústria de fundos, abordaremos também questões legais e tributárias que gestores e investidores brasileiros devem avaliar antes de lançar um fundo offshore, assim como os costumes e preferências de investidores internacionais.

    Dentro da atual conjuntura econômica global, o Brasil tem atraído a atenção da comunidade internacional de investimentos em todos os lugares do mundo, ampliando as oportunidades dos gestores brasileiros de diversificarem seus investimentos, obtendo mais flexibilidade e oportunidade de atraírem investidores internacionais; tornando-se participantes indispensáveis do mercado de fundos de investimentos mundial.

    Inscreva-se: www.dmsoffshore.com.br/offshoresummit

    Um abraço,
    Francine Balbina | Director

    ResponderExcluir