terça-feira, 13 de novembro de 2012

A causa da proliferação da violência

 A corrupção impede que os recursos expropriados da produção cumpram o destino prometido, e esta conclusão não requer nenhum raciocínio. A preocupante anemia nos investimentos (Editoriais)

Além do ato prejudicar a viabilização que justifica o Estado, com isso frustrando a comunidade de receber, pelo menos em parte, os valores gerados às custas de muito sacrifício, a corrupção ainda turva o tecido social, impregnando o descrédito, tornando sua face lisa, e por ela escorregam atores multiplicados. Igualmente não são necessárias maiores explicações para se conceber como as atitudes de escalões superiores são imitadas nas camadas inferiores. A experiência vivida a partir do miraculoso 1995 atesta: o crime, que percorria trajetória "apenas" uniformemente acelerada, em ritmo aritmético, diante da incidência da corrupção tomou velocidade geométrica. Se quem deve dar o exemplo demonstra tamanha capacidade, como supor que aprendizes ajam desconformes? Dessartes o vírus se propaga de modo avassalador, numa avalanche de quase impossível detenção.
O parágrafo integra (O efeito atômico da corrupção lavrado em julho de 2008.
Ano seguinte  a jornalista Ana Lucia Martins Fernandes (O Globo, 15/12/2009) elencou a enorme série das mais nefastas consequências, assim demonstrando que o título atômico não se punha exagerado:
A corrupção é a culpada pela miséria do nosso país, pela falta de hospitais, pela falta de remédios, pela falta de escolas, pela falta de merenda, pela falta de saneamento, pela falta de rodovias, pela falta de cultura, pela violência, pela falta de luz, pela falta de água, pela falta de casas populares, pela falta de emprego, pela falta de investimentos, pela seca no Nordeste, pela miséria no Norte e Nordeste do país, pelas queimadas da Amazônia, pelos garimpos ilegais nas em Roraima, pelas derrubadas ilegais de árvores no país, pelo tráfico de armas, pelo tráfico de drogas, pelo roubo de cargas nas estradas federais, pela entrada de armas e drogas no país pelas nossas fronteiras, pelo sem némero de projetos a serem aprovados no Congresso há anos e que não saem do papel, pela roubalheira do Senado, pelo empreguismo do governo federal, que desde que assumiu quadriplicou o numero de funcionários na folha de pagamento.
Ora pipocam avisos de emergência, confirmando as predisposições.
Segurança é a maior preocupação nacional
A corrupção sempre esteve presente na nossa história, mas cresceu em anos recentes, facilitada pela conciliação entre a burocracia estatal politicamente configurada e o capital. Em qualquer lugar e época a dimensão da corrupção do sistema público sempre foi proporcional ao tamanho do estatismo e é natural que ela tenha campo fértil no Brasil, onde em tudo está presente a mão do Estado provedor, protetor, cliente ou, no mínimo, carimbador do “autorizo” burocrático. Mario Cesar Flores O Estado de S. Paulo, 10/11/2012 
A verdade é que, nas últimas semanas, tem se agravado o problema em número e intensidade, como vem adquirindo marcas inegáveis da alteração de seu caráter; a meu sentir, a violência passou a ser instrumento de uma ação coletiva com particulares objetivos ilícitos. Em outras palavras, se a violência se expandia empiricamente, hoje se assemelha a uma entidade habilitada a atingir seus objetivos, fossem eles quais fossem.   Guerra civil ou epidemia | 
Carga tributária supera a de 17 países ricos e é 67% maior que a média da América Latina
Para 'Economist', salários de servidores no Brasil são 'roubo' ao contribuinte
Magistrados finalmente parecem acordados; porém, até estupefatos ao enquadrar a alguns políticos, o próprio governo, e fortes organizações, ainda não se dão conta da magnitude continental em epígrafe, tampouco que a esmagadora maioria das ações penais que são obrigados a se promunciar possui única raiz, parceira ideal.
Deixa eu ver se eu entendi: o cara monta um esquema para eleger o PT nas eleições mais caras da história, comprando apoio do meião, frauda contrato público pra pagar as contas, é eleito deputado, roda, vira "consultor" de duzentas empresas com (ou querendo ter) contratos com o governo pelos 8 anos seguintes, seu advogado é indicado ao STF e o absolve (junto com boa parte dos ministros que, coincidentemente, foram indicados pelo PT), vai pegar 1 aninho de cadeia e uma multinha menor do que 700 mil pilas e VOCÊS ESTÃO COMEMORANDO A JUSTIÇA SENDO FEITA FINALMENTE, é isso? Flavio Morgenstern
O crime na sociedade é reflexo do anterior - do crime no governo. A corrupção é unevitelinea da criminalidade. Ambas se alimentam mutuamente, assim se multiplicando de modo avassalador, em avalanche de quase impossível detenção. 
Os corruptos tendem para a obesidade e parecem acumular dentro das barrigas suas riquezas sempre iguais: piscinas, fazendas, lanchões, 'miamis'. Todos têm amantes, todos com esposas desprezadas e tristes se consumindo em plásticas e murchando sob litros de botox, têm filhos paspalhões, deformados pelas doenças atávicas dos pais e avôs. Aprecio muito bigodões e bigodinhos. Nas oligarquias, os bigodes corruptos são poderosos, impositivos, bigodes que ocultam origens humildes criadas à farinha d'água e batata-de-umbu, camuflando ancestrais miscigenados com índios e negros, na clara dissimulação de um racismo contra si mesmos. Amo o vocabulário dos velhacos e tartufos. É delicioso ver as caras indignadas na TV, as juras de honestidade, ouvir as interjeições e adjetivos raros: "ilibado", "estarrecido", "despautério", "infâmias", "aleivosias"... Os corruptos amam a norma castiça da língua, palavras que dormem em estado de dicionário e despertam na hora de negar as roubalheiras. A estética da corrupção Arnaldo Jabor
A sociedade somente sobreviverá se conseguir cerceá-los. Mas é mais fácil, muito mais fácil, (e menos traumático) corrigir o vértice, do que convocar imensos exércitos para neutralizar vietcongs e iraquianos na selva de pedra e deserto de idéias em que se tornou não apenas a desvairada, mas o país inteiro. Até a Ilha da Magia virou da porfia. Criminosos fazem noite de terror na Grande Florianópolis Em cinco ataques, bandidos queimam ônibus e carros da polícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário