sexta-feira, 27 de julho de 2012

O super-homem de Nietzsche

Moro em minha própria casa.
Nada imitei de ninguém.
E ainda ri de todo mestre,
Quem não riu de si também.
Friedrich Nietzsche*
Volta-e-meia o pai de Zaratustra é intimado ao banco dos reús. A acusação versa sobre o "assassinato" de Deus. Ao contrário da praxe judicial, entretanto, imputam-lhe a culpa até que se prove o contrário. Os próprios matadores de Jesus, o pessoal do Calvário, os darwinistas e os materialistas dialéticos não são tão apedrejados. Será porque se trata do único verdadeiramente coberto de razão?
Quando se coloca o centro da gravidade da vida não na vida, mas no além - no nada -, então se priva a vida de qualquer centro de gravidade NIETZSCHE, F., O anticristo: maldição contra o cristianismo:78
A convocação visava retirar o ser humano da submissão deísta, celestial, predileção de Sócrates, Platão e da companheirada do Banquete. "Percorreste o caminho que medeia do verme ao homem, e ainda em vós resta muito do verme. Noutro tempo fostes macaco, e hoje é ainda mais macaco do que todos os macacos." (NIETZSCHE, Assim falou Zaratustra, 1961: 7) Não se trata, pois, da figura do super-homem norteamericano, o super-herói consagrado nas revistas de quadrinhas - um homem voador, supersônico, praticamente indestrutível. O Übermensch, descrito no Assim Falou Zaratustra (Also sprach Zarathustra) há de superar a si mesmo - a mediocridade de sua educação e cultura, a tradição que lhe foi introjetada, a estagnação, resignado à aproximação da invencível morte. "Será maior aquele que puder ser o mais solitário, o mais oculto, o mais divergente, o homem além do bem e do mal, o senhor de suas virtudes, o transbordante de vontade; precisamente a isto se chamará grandeza: pode ser tanto múltiplo como inteiro, tanto vasto como pleno." (NIETZSCHE, 1992: 120)
"Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo." (Idem, Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas: 54). Para consolação à  impotência introjetada apresenta-se o outro mundo,  onde o doente obterá o resgate a frustração, o que abdicou de conhecer. 
Platão, impossibilitado de compreender a realidade das contingências do mundo sensível, optou por construir um mundo perfeito a partir de suas próprias idéias, denominou-o, Hiperurâneo, mundo das formas perfeitas, eterno, habitat das almas que ele criara ao dividir o homem em corpo mortal e alma imortal.
Eis o pensamento que seduziu o Ocidente, e daí à metade do Oriente, carma da civilização; "A partir de Platão, a proclamada supremacia do Estado foi encontrada em suas visões nas quais 'moralidade não era separada da religião e nem a política da moral; e em religião, moralidade e política havia apenas um só legislador e uma única autoridade'."  (DALBERG-ACTON, John Edward Emerich, Essays on Freedom and Power (Glencoe, Ill.: Free Press, 1948)
A maiêutica  levou o parceiro pederasta aos braços de HADES.  "Aos segundos diz imaginar que a morte deva ser um grande bem, seja ela um sono tranquilo ou o convívio no Hades com os grandes homens que lá habitam." (PLATÃO, Apologia de Sócrates. LPM, 2009: 16) Em seu esteio se precipitam infindáveis gerações:
'A ignorância acabou levando os portugueses ao outro lado do mundo', resume Cliff, descrevendo os horrores pelos quais passaram os homens de Vasco da Gama. O comandante não foi capaz de deixar a Índia quando decidiu partir. Seus homens morriam como gado, com pernas e coxas gangrenadas e gengivas infectadas. 'Eles tiveram mortes terríveis, mas acreditavam, como o comandante do navio, que eram cruzados de Cristo'. Esse sacrifício os livraria da mancha do pecado', lembra o autor, relatando o cotidiano nessas naus dos insensatos, em que fungos tóxicos contaminavam o pão, provocando vômitos e diarreia, e vermes corroíam os traseiros dos navegantes, que inutilmente tentavam se livrar dos bichos lavando o ânus com limão.
Óbvio;  'O cristianismo rompeu a união entre o homem e a natureza, entre o espírito e o mundo carnal, potencialmente distorcendo o relacionamento entre os dois em direções opostas e atormentadas.' (ANDERSON, Perry. Passagem da Antiguidade ao Feudalismo, Brasiliense: 128)
Vivemos sobre a face da Terra. O sentido se limita à sua esfera e trajetória, embarcados que estamos - animalesca sim, instintiva, mas principalmente usufruível. Dessarte o poder, isto é, o conhecimento, o motivo de sua expulsão do Paraíso, volta a pertencer ao vivente, e não à ficção demiúrga, transmitida, comodamente, de geração em geração. Dessarte Nietzsche intima o macaco a raciocinar. A única possibilidade de sair da milenar decadência é o homem superar,  com grande força, a metafísica que lhe é profunda e confortável. Apenas, transformando sua mente através da transmutação dos valores impregnados no DNA, especialmente o pretenso imaginário celestial, tão denunciado por Nietzsche, aquele perfeito diapasão cujo tom somente é alcançado com a perda do corpo. 
É aí que mostraremos causas de estagnação e até de regressão, identificaremos causas da inércia às quais daremos o nome de obstáculos epistemológicos (...) o ato de conhecer dá-se contra um conhecimento anterior, destruindo conhecimentos mal estabelecidos, superando o que, no próprio espírito, é obstáculo à espiritualização. BACHELARD, G., 1996: 170
Diferentemente de Sócrates, que tomou fama mundial de sábio ao praticar  suicídio, e de Getúlio Vargas, tirano corrupto que depois do tiro no próprio peito virou herói nacional, Nietzsche morreu como louco, e assim tem sido tratado. O recalcitrante não se coadunava com a lenda de Orfeu, protótipo que levou a construção da figura de Cristo. Com o enterro do "destemperado" os sensatos estenderam a sapiência.
Jim Jones, pastor evangélico e fundador da igreja Templo do Povo, em Jonestown, acreditava estar liderando aquele séquito de fanáticos hipnotizados ao paraíso quando convenceu todos – e forçou até crianças – a beber veneno. Trata-se do maior suicídio coletivo que se tem registro, ultrapassando 900 mortos. Eis o que acontece quando um bando de doidos resolve acreditar num 'profeta' que vai lhes guiar ao paraíso. CONSTANTINO, Rodrigo, O paraíso petralha,
Polícia apreende 20 menores ligados a seita no Piauí Líder afirma acreditar que o fim do mundo ocorrerá nesta sexta-feira.  Seita de 'profeta' que previa fim do mundo daria bebida com sangue envenenado a seguidores,
Assistimos, pois, uma civilização inteira completamente esquizofrênica, dividida entre corpo e alma, esquerda e direita, ciÇencia e filosofia, números e letras, ricos e pobres, vivos e mortos, sul e norte, árabes e judeus, em conflito permanente, e pior, perfeitamente tudo coberto pela minerva  socrático-platõnica:
Podemos julgar uma filosofia por seus frutos. A visão reducionista-mecanicista-materialista cultivou inúmeras dicotomias, cismas, fragmentações, alienações: alienação de si (o vácuo espiritual) e, por conseqüência, dos outros; alienação da natureza (autômatos não podem sentir muito por outros autômatos - se somos apenas máquinas, podemos muito bem nos apoderar do máximo possível, conquistar e explorar a natureza por completo); a dicotomia entre conhecimento e valores, meios e fins, mente e matéria, universo de matéria e universo de vida, entre ciências e humanidades, entre ricos e pobres, industrializados e de Terceiro Mundo, entre gerações presentes e gerações futuras. LEMKOW, A.: 15 
"Pois, também as guerras, as revoltas e batalhas são conseqüências do corpo e das suas concupiscências. Porque todas as guerras nascem do desejo de adquirir haveres e bens. E haveres e bens somos forçados a adquirir por causa do corpo, cujas exigências devem ser satisfeitas. (PLATÃO, Fédon-, 66.) "Como sinal da sua estratégia de consolidação do poder fascista o duce ordena, em 1923, que o ensino religioso seja implantado nas escolas públicas de toda a Itália, bem como se agravaram as sanções judiciárias para quem ofender a religião e os padres." (www. educaterra.terra.com.br/voltaire/seculo/2006/03/10/002.htm)
Candidatos ligados a igrejas evangélicas usam estrutura dos templos nas campanhas Políticos fazem de templos extensão dos comitês, onde propaganda e assistencialismo ganham ares de ação social
_______________
Epígrafe de A Gaia Ciência.

3 comentários:

  1. Mas tudo isto que voçê comenta César e que me parece ser uma das traves-mestras de sua epistemologia filosófica; todo este nitcheísmo que voçê propaga como uma onda que chegará a todos os continentes não é por causa deste cristianismo tão opressivo que parece ter tomado foros de eternidade? Tudo por causa de Platão...
    Abraço

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, caro Elio,
    É isso. Platão é o carma que leva todos os dissabores, a todos os continentes, sem ninguém se dar conta disso. Se não tivéssemos alternativa, poderíamos então tudo aceitar, porquanto da natureza agressiva, imperfeita do homem. Mas temos outra epistemologia ocidental, que nasce em Demócrito, passa por Spinoza, Leibniz, Locke, Shaftesbury, Tocqueville, e por aí vem, até chegar em Planck, Einstein e Bohr que os consagram. Não por acaso todos se encaixam perfeitamente na milenar sabedoria asiática, esta reserva ecológica intransponível aos convivas do Banquete.

    ResponderExcluir
  3. Nietzsche e Manara (ilust.) no mesmo post? Não tem como não gostar! rs

    ResponderExcluir