quarta-feira, 4 de julho de 2012

O dil(e)ma da "política econômica" do Brasil

 O Iluminismo é uma paisagem distante das belas praias de Pindorama, onde se banham os filhos de Macunaíma – “um herói sem nenhum caráter, o herói da nossa gente”, segundo os epítetos de Mario de Andrade – com sua frivolidade de Maria Antonieta, hedonismo de carpe diem horaciano e ignorância de Crassus, a assim chamada ignorância crassa. Mario Guerreiro
ç
Aetas parentum peior avistulit nos nequiores, mox daturos progeniem vitiosorem.
Horácio, Odes, Livro III, 6
Nossos pais, piores que nossos avós, nos engendraram ainda mais depravados, e nós daremos uma progênie todavia mais incapaz.
,
O dilema arrastado
Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira. NIETZSCHE, F. W. Da utilidade e do inconveniente da História para a vida; 7
É esse o ponto crucial da questão. O controle econômico não é apenas o controle de um setor da vida humana, distinto dos demais. É o controle dos meios que contribuirão para a realização de nossos fins. Pois quem detém o controle exclusivo dos meios, também determinará a que fins nos dedicaremos, a que valores atribuiremos maior ou menos importância - em suma, determinará aquilo que os homens deverão crer e por cuja obtenção deverão esforçar-se. HAYEK, Friedrich von, O caminho da servidão: 111.
A tecnocracia rejeita a espontaneidade, auto-regulação e impulsividade animal como se tratasse de um veneno inoculado no corpo político. Ao invés disso, prefere metas e comportamentos que possam ser expressos em grandezas vastas e abstratas: poder nacional, alta produtividade e eficiente mercadização de massa, corrida espacial, elaboração de sistemas administrativos, etc. Encontramos aí um sinal seguro de progresso. GUSDORF. Georges: 107.
A técnica exige previsibilidade e, em não menor grau, exatidão de previsão. É necessário, portanto, que a técnica prevaleça sobre o ser humano. Para a técnica isto é uma questão de vida ou morte. A técnica precisa reduzir o homem a um animal técnico, rei dos escravos da técnica. O capricho humano esboroa ante esta necessidade; não pode haver nenhuma autonomia humana face a autonomia técnica. É preciso que o indivíduo seja talhado por técnicas, quer negativamente (pelas técnicas de compreensão do homem) quer positivamente (pela adaptação do homem a estrutura técnica) a fim de se eliminar os defeitos que sua determinação pessoal introduz no projeto perfeito da organização. ELLUL. Jacques, The Technológical Society: 138.
"Faz 24 anos da redemocratização e 21 da promulgação da Carta que restabeleceu o estado de direito democrático, e mesmo assim percebe-se que as instituições republicanas, base da democracia representativa, ainda padecem de investidas do autoritarismo e dão sinais de ainda não estar consolidadas." ( O Globo, História conhecida- Editorial)
De fato, é como as nações modernas estivessem repetindo cegamente o erro que foi fatal para as cidades gregas, dois mil e quinhentos anos atrás. Por mais incongruente que isso pcom possa parecer, minha impressão é de que a peça que estamos encenando já foi montada na Grécia, na época do nascimento da filosofia socrática. É que, desde Platão, as coisas praticamente não mudaram. É como se a espécie humana não pudesse escapar da mediocridade de seu destino. SAUTET, Marc, 2006: 15/86
Ocorre, porém irrisórios detalhes:
A viciosidade peculiar do racionalismo é que ele destrói o próprio conhecimento que possivelmente viria salvá-lo de si próprio, ou seja, o conhecimento concreto ou tradicional. O racionalismo serve apenas para aprofundar a inexperiência a partir do qual ele foi originalmente gerado. LEONI. B: 66.
O cérebro do Universo é capaz de contar acima de dois. Os dilemas do intelectual-artista e do teórico-político tem mais de dois chifres. Entre a torre de marfim, de um lado, e a ação política direta, de outro, existe a alternativa da espiritualidade. Do mesmo modo, entre o fascismo totalitário e o socialismo totalitário existe a alternativa da descentralização e do empreendimento cooperativo - o sistema político-econômico mais natural à espiritualidade. H. G. WELLS, lembrado por Aldous Huxley, e cit. por MOREIRA, I.C. & VIDEIRA,  Videira, A. A. P.,  Orgs., Einstein e o Brasil,:  124.
O planejamento em escala abrangente é uma impossibilidade epistêmica. GRAY, J., cit. GIDDENS, A.: 80
“Não é de causar espanto que a economia seja, com freqüência, chamada de “triste ciência!” (PILZER, Paul Zane, Deus quer que você enriqueça A teologia da economia: 35)
O governo enfrenta uma situação desesperadora, com certeza a mais grave da conturbada história verde-amarela, levada ao extremo justamente pela inobservância dos princípios mais elementares de gestão econômica e financeira.
"A presidente esgotou a troca de figurinos. Como uma atriz que tem de representar vários papéis, não tem mais o que vestir de novo". (‘Governo? Que governo?’, um artigo de Marco Antonio Villa)
O ex-ministro da Educação continua convencido de que está certo falar errado ─ “Nós pega os peixe”, por exemplo. O ministro da Fazenda acha que o Brasil fica melhor depois de cada crise econômica. O ministro da Pesca não sabe colocar minhoca em anzol. O ministro da Indústria apressou a falência de uma fábrica de tubaína com meia dúzia de conselhos. O ex-ministro da Justiça apadrinha terroristas italianos e, como atesta a portaria publicada na seção O País quer Saber, promove a anistiado político o assassino confesso de um companheiro.

O quadro "O Grito" (Efe)
Para a teoria de leis psicológicas que trazem consumo e poupança em relação uns com os outros, a influência dos gastos de empréstimos sobre os preços e os salários reais, o papel desempenhado pela taxa de juros - todas essas idéias básicas também permanecem sob condições tais peças necessárias de nosso plano de pensamento. KEYNES, John Maynard, Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moedaprefácio à edição nazista, 1936
"Os fascistas, nazistas e militaristas de todos os tipos, simplesmente adotaram o keynesianismo sem discussão." (MONTECLARO, A impotência dos partidos políticos. - www.midiaindependente.org/pt)
Dilma é autoritária com o Congresso
É fantasia dizer que medidas de incentivo ao consumo estão esgotadas; basta ver medidas (de incentivo) para a linha branca e autos para ver que essa tese cai como castelo de areia", disse. O governo usa um arsenal de medidas para sustentar investimentos e para incentivar o consumo, Quero um verdadeiro mercado de consumo de massa, com ascensão de 30 milhões de pessoas Estamos usando nosso arsenal de medidas para o consumo, diz Mantega
O IBGE divulgou os resultados da pesquisa sobre a decepcionante produção industrial: queda de 0,9% em maio em relação a abril; queda de 4,3% em relação a maio do ano passado; e de 3,4% nos primeiros cinco meses do ano em relação a igual período do ano passado.  Eis a realidade. A ilusão: BNDES oferecerá crédito de R$ 6,7 bi para 20 setores da economia
O impasse não se atém apenas à estonteante queda da produção divulgada. A taxa inflacionária acusa 5,1% para os últimos doze meses, para  um índice demográfico da ordem de 1,2%. O declínio foi muito maior do que parece à primeira vista. O crescimento populacional de 1,2 significa que, ao longo do espaço de um ano, nasceram no país cerca de 2 milhões de pessoas. Naturalmente isso representa uma pressão adicional sobre o mercado de trabalho.

O capitalismo de livre empresa, um mercado onde perdurassem a competição e a livre iniciativa, passou a ser considerado como instrumento de exploração do povo, enquanto uma economia planejada era vista como alavanca que colocaria os países no caminho do desenvolvimento. Caberia ao Estado, portanto, o controle da economia doméstica, das importações e a alocação dos investimentos de maneira a assegurar que as prioridades sociais se sobrepusessem à demanda egoísta dos indivíduos. FRIEDMAN, Milton Capitalism and Freedom; cit. PERINGER, A.M.,: 126)
"É incrível o que Keynes pensou. Ele foi muito mais do que um economista. O que ele escreveu é muito mais relevante para a Economia do que tudo que fizeram depois." (Antônio Delfim Netto)
A administração burocrática pura, ou seja, a administração burocrático-monocromática aplicada ao expediente é, consoante a experiência, a forma mais racional de se exercer uma dominação. É racional nos seguintes sentidos: em precisão, em continuidade, disciplina, rigor e confiança; implica, portanto, para o soberano e os interessados, exercício de cálculo; pressupõe, também, aplicabilidade formalmente universal a todo o tipo de tarefas; pressupõe, outrossim, possibilidade de aperfeiçoamento técnico para atingir o melhor resultado. O desenvolvimento das formas modernas de associações em todo o tipo de terrenos (estado, igreja, exército, partido, exploração econômica, associação de interessados, uniões, fundações e quaisquer outras que possam ser mencionadas) coincide totalmente com o desenvolvimento e incremento crescente da administração burocrática: a sua aparição é, por exemplo, o germe do estado moderno ocidental. WEBER, Max, cit .RODRIGUEZ, Ricardo Vélez, A Democracia Liberal Segundo Alexis de Tocqueville,: 16
Embriagada pela perfídia keynesiana consubstanciada pela  avidez gramsciana predita por Weber, a incauta equipe vem ludibriando a população, e por consequência, a ela própria. Tal qual cachorro louco, correm atrás do próprio rabo. Dessarte não há solução.
Quando pensamos no futuro do mundo, visamos sempre o ponto onde ele estará se continuar a seguir o curso que vemos seguir hoje; não prestamos a atenção no fato de que ele não segue em linha reta, mas segue uma curva, e que sua direção muda constantemente. WITTGENSTEIN, Ludwig ,(1889-1951) Tratactus Lógico-Philosphicus, publicado no Brasil pela Edusp, cit. Prado Jr., Bento, Folha de São Paulo, 8 /6/1997.

Logo o doutor honoris causa dessepaíz?
Custo Lula (2), por Carlos Alberto Sardenberg
.
Se pudéssemos retirar a cobertura turva da antiguidade e rastrear o princípio de suas origens, não encontramos nada melhor que o principal rufião de alguma quadrilha turbulenta cujos modos selvagens ou a astúcia superior lhe valeram o título de chefe entre os saqueadores e que, ao aumentar seu poder e estender o campo de suas depredações, intimidou as pessoas pacíficas e indefesas a comprar sua salvação em troca de tributos freqüentes. A pele não mudou nem com o tempo.  PAINE, T.,  Common Sense,. - The Complete Writings of Thomas Paine, P. Foner, ed. New York: Citadel Press, 1945, vol. 1: 13 
Hoje, o subdesenvolvimento pede o superpoder. Como se os Estados do Terceiro Mundo muitas vezes dilacerados por divisões étnicas ou tribais, prejudicadas pelo atraso econômico, tentassem compensar esses obstáculos através de um acréscimo de autoridade política. Como se um poder unificado e concentrado fosse melhor capacitado para impor a unidade nacional e a modernização econômica. Como se o déficit econômico pudesse ser contrabalançado por um excedente político SCHARTZENBERG, Roger-Gérard, O Estado Espetáculo: 83.
O governo Dilma Rousseff completa 18 meses. Acumulou fracassos e mais fracassos. O papel de gerente eficiente foi um blefe. Maior, só o de faxineira, imagem usada para combater o que chamou de malfeitos. Na história da República, não houve governo que, em um ano e meio, tenha sido obrigado a demitir tantos ministros por graves acusações de corrupção. Como era esperado, a presidente não consegue ser a dirigente política do seu próprio governo. Quando tenta, acaba sempre se dando mal. É dependente visceralmente do seu criador. Está satisfeita com este papel. E resignada. Sabe dos seus limites. O presidente oculto vai apontando o rumo e ela segue obediente. Quando não sabe o que fazer, corre para São Bernardo do Campo. O governo Dilma parece velho
A filosofia da miséria e o novo nacional-desenvolvimentismo do governo brasileiro
As políticas mundiais de crescimento induzido pelo Estado tiveram exatamente o efeito oposto do que pretendiam: tinham aumentado, e não reduzido, o custo da produção de bens e serviços e tinham abaixado, e não aumentado, a capacidade das economias de conseguirem uma produção vendável. SKIDELSKI: 14
Culpa & castigo constituem a mórbida metafísica do carrasco.  A prova de sua "força" é que lhe realiza. Qual melhor sensação do que apontar o pecado, para submeter o pecador? Ao decairem atlântidas, periclitarem florenças e wall streets ele aponta as razões: a cupidez, a inveja, o vício, a luxúria, a ganância. Mas êle é o promotor, a causa de toda degenerência. O verdugo culpa a doença; porém ela vem instilada pelo próprio a priori, no  fito de prostrar quem o astuto tenciona dominar. Liga o ar-condicionado ao máximo para vender o cobertor. Torna a vida na Terra insuportável, para oferecer as cativas do Céu a preço promocional, mísero dízimo. De tanto repetir a artimanha, ora cai no descrédito. Ele só tem as chaves do inferno.
Sob o falso pretexto de defender os interesses do povo, esse gigantesco Leviatã consome a renda da população, gere mal os recursos e fecha a economia do país a seus desejos, inibindo investimentos internos ou externos. Com políticas econômicas frágeis e na maioria das vezes mal formuladas (dado o fraco entendimento dos governantes nesse assunto), o crescimento econômico pode se iniciar acelerado, mas ao longo do tempo mostra-se ineficiente e frágil, fadando o país a um atraso monstruoso em relação a regiões mais democráticas. VASCONCELLOS, Daniel, A ameaça do "Estado-pai", O Globo, 27/8/2010
Para uma plateia visivelmente desacorçoada de empresários, reunida no auditório da Fiesp, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, transmitiu poucas mensagens animadoras. O ministro vem dizendo - e ontem repetiu - que o governo federal tem feito o que pode. E, entre as providências tomadas, nem chegou a elencar os nove pacotes pontuais e improvisados de incentivos fiscais e as medidas protecionistas cujos resultados vêm decepcionando.O governo não tem na ponta da agulha nenhuma bala capaz de reverter imediatamente o jogo perdedor. Pede paciência. Também ontem, a presidente Dilma Rousseff não apresentou notícias melhores. Limitou-se a declarar que 'vamos virar esse jogo' - sem dizer como. Este governo há muito imaginava que bastaria criar um forte mercado interno de massas e uma nova ajeitação macroeconômica para que tudo se resolvesse. Como a realidade vem contrariando essa expectativa, parece agora tomado pela perplexidade. Sem bala na agulha Celso Ming, 5/6/2012

Os conselhos de Dilma Rousseff contra o protecionismo soam de forma hipócrita, principalmente após o Brasil ter anunciado o aumento do imposto incidente sobre automóveis importados. (IPI) O país que está listado em 152º lugar no ranking do Banco Mundial por seu desajeitado e pesado sistema de impostos está dando conselhos sobre impostos restritivos e políticas cambiais. Financial Times 

The bright boys, where are they now?
Fernando, handsome wop who led us.

We´re salesman clerks abd civil engineers
We hang certificates over kitchen sinks
Our toilet wall arestuck with our degrees
Os brilhantes rapazes, onde estão agora?
Fernando, que comandava todos nós?
Somos balconistas e engenheiros civis.
Penduramos diplomas sobre pias de cozinha.
As paredes de nosso banheiro estão forradas de certificados
"A presidente eleita, Dilma Rousseff, não terá dificuldade para encontrar a pobreza absoluta que ela prometeu erradicar até o fim do mandato, como um dos principais compromissos da campanha. Quase 5,3 milhões de famílias - a grande maioria dos brasileiros que permanecem na condição de miseráveis - já são beneficiárias do programa Bolsa-Família, de transferência de renda" (.Estadão, 5/12/2010)
Se alguns homens são outorgados por direito aos produtos do trabalho de outros, isso significa que esses outros estão privados de direitos e condenados ao trabalho escravo. Qualquer direito alegado de um homem, que necessita da violação dos direitos de outro, não é nem pode ser um direito. Nenhum homem pode ter o direito de impor uma obrigação não escolhida. RAND, Ayn, cit. PIPES, R.: 338
"O que nos falta é radicalizar a ideologia iluminista, que os Estados Unidos deixaram para trás. A concepção moderna de mundo não admite que haja um universal positivo. O Estado brasileiro nos dá freqüentes provas disso." (Antonio Cícero)
Na esperança de que nossa destemida presidenta saia do rumo ao precipício, da premente catástrofe em que se encontra a locomotiva que tão sofrivelmente dirige, num rasgo de  extrema generosidade a heróica Nav's ALL e sua completa TriPulação deram um pulo no passado mais brilhante,  a dissipar a negritude ensejada por esses discípulos de Maquiavel.  Utilizando-me de farta e variada instrumentação agregada, de uso universal, retorno para mergulhar nas ciências humanas, à procura do reduto sócio-político. Taxeando com a lente holística (abrangente da totalidade, somatório de disciplinas, apreciação globalizada), invado pela aparelhagem do Estado. Deparo-me com mirabolantes criações, elucubrações provenientes do acúmulo de preconceitos, muitos oferecidos com dísticos científicos. Enquadro-os pacientes de cortes epistemológicos (do grego episteme - saber ou ciência) porque para onde foram estendidos seus trilhos só se chega à beira de penhascos. Como disse ORTEGA Y GASSET, “o homem que descobre uma nova verdade científica precisou, anteriormente, despedaçar em átomos tudo o que aprendera, e chega à nova verdade com as mãos sujas de sangue do massacre de mil superficialidades”. Ao mirar essas obsoletas arquiteturas que despontam das enferrujadas plataformas, utilizo francos bisturis desmistificadores, preferencialmente a laser, (light amplification by stimulated emission of radiation), no intuito de promover total profilaxia, aragem preparatória ao plantio de um novo tronco, suficientemente oxigenado, sustentáculo efetivo, motriz do desenvolvimento geral, sem precisar pervertê-lo.
O homem de sistema costuma se achar muito sábio em seu próprio juízo; e ele está, com freqüência, tão enamorado da suposta beleza do seu próprio plano ideal de governo que não tolera qualquer desvio, por menor que seja, em qualquer parte dele. Ele atua com o intuito de implantá-lo completamente e em todos os detalhes, sem prestar atenção seja nos grandes interesses, seja nos fortes preconceitos que podem se opor a ele. Ele parece imaginar-se capaz de dispor os diferentes membros de uma grande sociedade com a mesma facilidade com que a mão dispõe sobre as peças de xadrez. SMITH, Adam, An Inquiry into Nature and the Causes of the Wealth of Nations (1776): 233
Meu caro Sr. Smith, tem paciência; tranquiliza-te; mostra-te na prática tão filósofo como és na profissão; pensa na vacuidade, aridez e futilidade dos juízos comuns dos homens: como são poucos governados pela razão, notadamente nas questões filosóficas, que tanto excedem a compreensão do vulgo. Custamos a entender, ainda mais se confinados nas remotas épocas. VOLTAIRE, cit. STEWART,  D., in SMITH,  A., 1999: XLVI.
Uma conclusão salta à vista: o que os revoltosos de ontem e de hoje procuram é o que sempre foi apregoado pelas democracias liberais: Liberdade de ir e vir, liberdade para empreender negócios, liberdade de pensamento e expressão, liberdade para as mulheres e para as minorias, controle da sociedade civil sobre o aparelho do Estado, conquista do conforto como expressão do desenvolvimento econômico, tolerância, pluralismo, enfim, tudo aquilo que as elites corruptas dos países sacudidos pela onda de insatisfação negam aos seus cidadãos. Palmas para o liberalismo que consegue, em pleno século XXI, seduzir com os seus ideais as grandes massas dos países que ficaram por fora das reformas ensejadas no Ocidente pelos seguidores de Locke, Tocqueville e Adam Smith. Os ideais liberais superaram a prova da história, não ocorrendo assim com os ideais totalitários de Marx e quejandos. VÉLEZ-RODRIGUEZ, R, FARAÓS, CALIFAS, MULÁS, SOVIETES E MANDARINS,
 Atrás fica o porto.
O vento enfuna as velas.
Acolá se estende o tenebroso mar.
Meus marinheiros,
Companheiros de batalhas e vigílias...
Vinde amigos:
Inda é tempo de buscar um mundo novo!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário