quarta-feira, 18 de maio de 2011

Por que aceitamos a corrupção

Ao Aniversariante Mário Bernardino, 
cuja Integridade enobrece a Eternidade.
Pelo Deifico oráculo sagrado
Tinha-lhes Pítia ainda acrescentado:
Os reis, aos quais pertence por dever
O bem de Esparta amável promover,
Serão os chefes e moderadores
Do conselho, assim como os senadores;
Sempre de acorde, a massa popular
Deverá limitar-se a confirmar 
O erro, o Mal entra pelo corpo para transformar o divino Bem da alma, 
PLATÃO 
Com essa conversinha os Trinta Tiranos encilharam Atenas.
Faze-mo saber, se tens entendimento. Quem lhe fixou as medidas, se é que o sabes? Ou quem a mediu com o cordel? Sobre que foram firmadas as suas bases, ou quem lhe assentou a pedra de esquina?  Eu ouvi o meu avô contar essa história, a qual ouvira de Sólon... Punida por seus vícios e seu orgulho, a Atlândida foi engolida pelo oceano. CRÍTIAS, tio de PLATÃO, um dos Trinta Tiranos de Athenas, no diálogo com TIMEU.
Outros trinta aproveitaram a grega para submeter Roma, e por fim a Europa  inteira. Onde já se viu tanta promiscuidade, tanta gente praticando comércio,dando-se as mãos, todas sujas, claro? Não fosse o Império até hoje ninguém conheceria água encanada.
E porque éramos ( e somos) todos assim tão imperfeitos, cingidos  entre o mundano e o divino, titubeantes no  ter ou ser,  lobisomens sem noção,  depois de uns quatro séculos do reclame da caverna, e de uns quatro milhões de anos do Paraíso,  Deus criou um Filho especial, para descer do céu com a missão de purgar nossa maldade. Não foi fácil arrumar a engembração, até meio comprometedora do bom José, pobre José, tendo que explicar que o filho não era seu,  e também que  não havia sido traído pela Maria, mas de lá daquelas alturas não dava mais para monitorar mais nada. Era arriscar tudo, ou tudo iria ao brejo..
Com o surgimento dos imperadores romanos o curso dos tempos se torna ainda mais tormentoso e os homens interiormente ainda mais inquietos e angustiados. E chegamos então a um ponto, verdadeira e secularmente crítico, de profunda decadência, quando, subitamente, aparece a figura de Cristo, anunciando-se como a luz do mundo, a ressurreição e a vida. O Cristianismo, ainda jovem, entra em cena e aos poucos arranca, à Filosofia, a direção do homem. HIRSCHEBERGER, Johannes, História da Filosofia na Antiguidade  
O povo nunca tinha ouvido falar  sobre o episódio que viria se tornar o mais marcante da História Universal. É de se lembrar que a imprensa apareceria somente após mais de 1000 anos. As aglomerações viviam isoladas, muito distantes umas das outras, acentuadas tribos de nacionalidades diversas, praticamente impossibilitando que um fato fosse narrado assim de boca em boca, ainda ser assimilado um assunto para todos estranho, e com riqueza de detalhes totalmente incompreensíveis, para muitos até hoje, tanto que Tvs e Internet destinam enormes espaços à explicar o fenômeno
 Em vez de buscar Deus o Papa perscrutar o céu  em apelo aos astronautas pode parecer surreal, mas não demonstra sua consciência?  
A façanha de uma aflita octogenária, por certo a primeira arqueóloga apurada, foi incrivelmente forte para imprimir a marca indelével no estupendo rebanho, não nos pastores: 
Numa das escavações feitas no alto do Gólgota, em busca do sepulcro onde o corpo de Cristo teria sido colocado findo o suplício, encontraram três antigas cruzes bem próximas umas das outras. Foi a glória de Helena. O próprio lenho onde o Senhor fora sacrificado, a Santa Cruz, caíra em suas mãos. A augusta mãe sentiu-se então redimida. (A Igreja também, canonizando-a como Santa Helena). De alguma forma ela supôs que tal graça era sinal de que os crimes do filho estavam perdoados. E assim, resultado de batalhas vencidas, de crimes seguidos de arrependimentos, o cristianismo se afirmou como religião oficial do império romano e de parte considerável do mundo ¹. SCHILLING, Voltaire, http://educaterra.terra.com.br/voltaire/antiga/2002/12/16/000.htm 
Para formular a nova constituição  à augusta pintou augustinho, um amor de pessoa, tão imaginativo e tão puro quanto o genuíno inspirador:
Platão, impossibilitado de compreender a realidade das contingências do mundo sensível, optou por construir um mundo perfeito a partir de suas próprias idéias, denominou-o, Hiperurâneo, mundo das formas perfeitas, eterno, habitat das almas que ele criara ao dividir o homem em corpo mortal e alma imortal. O mundo racional que Platão idealizara foi tão bem elaborado que Santo Agostinho (354-430 d.C.) adaptou-o ao cristianismo, e a exemplo de Platão criou duas cidades utópicas: a Cidade de Deus e a Cidade dos Homens .PLATÃO E AS CONSEQUÊNCIAS DE SUA FILOSOFIA
Reparemos o tamanho do equívoco, e a consequente falsidade de tudo que se assenta no genuíno preconceito.
Sintetizando, posso dizer que a conclusão fundamental dos estudiosos do campo quântico é que a matéria-prima do mundo não é material, as coisas essenciais do universo são não-coisas. Toda nossa tecnologia baseia-se nesse fato, que fez cair por terra a atual superstição do materialismo DEEPAK CHOPRA Criando prosperidade - A consciência da riqueza no campo de todas as possibilidades: 19
Demócrito tinha noção disso tudo, até esteve em Atenas, mas a colossal tragédia já havia iniciado seu prólogo. Na ária estrelada por Helena, em vez da alternância dos trinta tiranos, por que não escolher logo um definitivo, perene, o Rei-Divino Constantino, em prêt-a-porter apenas Leviathan?  E para que todos obtivessem a certeza de que se tratava mesmo do  marco mais importante da face da Terra,  desde então, apenas desde então, o pessoal reconciliado dividiu o decurso do tempo em antes e depois de Cristo², assim subsituindo aquele do pré e do pós-socrático. Mais preciso teria sido antes e depois de Helena, com certeza. Considerando-se, porém, que tanto o marco inicial como o final jamais se dispuseram a escrever, ficou apropriada a substituição de um forward por similar aperfeiçoado, correção que o acatamento incondicional  consagrou. 
No colosso bizantino, e alhures, tudo partiria desse amor, provado inicialmente pelo genocídio perpetrado pelos keepers da cristandade  contra os recalcitrantes da cidadela,. A amostra-grátis oferecida no estádio olímpico de Bizâncio cumpriria o circuito europeu por mais de milênio, até  Florença, daí enveredando à sempre atrasada América do Sul, coitada silvícola, Bem feito aos asiáticos, que por distantes, também ficaram longe das espetaculares revoluções políticas, científicas, tecnológicas e industriais lavradas pela arguta sapiência renascentista. Com raras exceções os amarelados certamente por doença acabariam facilmente dominados, mas não demovidos talvez em virtude de não oferecerem a mesma resistência africana, preta e teimosa como o diabo. Somente o tripalium poderia convencer essa gente ao trabalho, bando de vagabundos.
O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas.
KELSEN, H., 2001: 8
seesaw
Sem sparring não sai  espetáculo
Culpa & Castigo constituem a  mórbida metafísica  do carrasco.  Qual melhor sensação do que apontar o pecado, para submeter o pecador? A prova de sua "força" é  que lhe realiza. Ao decairem atlântidas ou periclitarem florenças ele aponta as razões:  a cupidez, a inveja, o vício, a luxúria, a ganância. Mas êle é o promotor,  a causa de toda degenerência.  O verdugo culpa a doença; porém  ela vem  instilada a priori,  fito de prostrar quem o astuto tenciona dominar. Liga o ar-condicionado ao máximo para vender o cobertor. Torna a vida na Terra insuportável, para oferecer as cativas do Céu a preço promocional, mísero dízimo. Haja sordidez:
Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo.
NIETZSCHE, F.,Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas 
Na magestosa Acrópole ninguém mirava umbigo. De dia os olhos contemplavam o horizonte, e à noite voltavam-se para as estrelas, não somente para admirar o brilho dos astros, como na tentativa de identificação de  algum mapa, quem sabe um código, um desenho, uma charada de acesso. SÓCRATES se inflitrou no parque da Ágora, onde brincavam as crianças  para mandá-las de volta para casa a cumprirem missão impossível  "Conhece-te a ti mesmo e assim conhecerás o Universo de Deus." Logo se evidenciou que "cada um é como Deus o fez, e muitas vezes até pior", ironizou CERVANTES.  Na vantagem de dispensar a entrada do mal pelo  corpo  a masturbação tomou conta do salão. Pronto. Eis o mais puro amor - o amor platônico.
Quem se der conta com clareza de como depois de Sócrates, o mistagogo da ciência, uma escola de filósofos sucede a outra, qual onda após onda, de como uma universalidade jamais pressentida de avidez de saber, no mais remoto âmbito do mundo civilizado, e enquanto efetivo dever para com todo homem altamente capacitado, conduziu a ciência ao alto-mar... .não poderá deixar de enxergar em Sócrates um ponto de inflexão e um vértice da assim chamada história universal. NIETZSCHE, F., O nascimento da tragédia: 92
Na imensa procissão pontificaram os quase perfeitos 12 apóstolos, donos de notável conhecimento de causa.  Nenhum mediu esforços  para alertar as novas gerações, começando pelo secretário dos papas florentinos, nosso querido  MAQUIAVEL, para quem a natureza humana era essencialmente má e os seres humanos queriam obter o máximo ganho a partir do menor esforço, apenas fazendo o bem quando forçados a isso. Maqui foi claro: "Onde falta o temor a Deus, convém ou que aquele reino desabe, ou que seja sustentado pelo temor a um príncipe que supra os defeitos da religião.. O filósofo do medo T. HOBBES se alinhou no padrão: o homem era lobo do homem.
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
 
CERVANTES, M.
 
BACON aconselhava a escravizar o animal e tudo o mais. Pelo diagnóstico de DESCARTES, o indivíduo nasce dotado de más intenções. Conforme ROUSSEAU, o ser até pode nascer livre, e neste caso ainda mais nocivo, um animal governado por instintos bruscos, mas que exato por isso, por tão ignorante quanto um cavalo ou elefante, logo se deixa acorrentar. até com barbante. Pela ótica da coruja HEGEL o ser humano nasce de conflitos. No catastrofismo do reverendo  MALTHUS, irresponsável reprodutor. Pelos legisladores BENTHAM e MILL, ADÃO era muito egoísta.
De teus ímpetos e a terra não merece suspiro. Dor e aborrecimento, esse é nosso ser e o mundo é lama - nada mais que isso. Fique tranquilo. Giacomo Leopardi, (1798-1837) 
.
Mísero símio, na configuração de DARWIN. Sobrevive o mais astuto.  Exclusivo materialista, pelo prisma de MARX. O douto SOREL sugeria paulada para endireitá-lo. O bondoso FREUD preferiu  compreendê-lo impregnado de neuroses e psicoses sexuais, produto da guerra entre a vontade e a repressão, entre o prazer e o recalque,
Tirante Marx, que pleiteava atuação direta do deus terreno à justiça dos seus, o comboio sempre se arvorou cristão. Até mesmo o vagão  dos macacos veio engatado na locomotiva - afinal, quem teria criado nossos atrasados parentes?
A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última e mais elevada descoberta. NEWTON, Isaac. Principia, Book III . Newton’s Philosophy of Nature: Selections from his writings. Nova Iorque: H.S. Thayer, Hafner Library of Classics: 1953

"So help me God."
,     
Diante de tão valorosa plêiade, como  não ficarmos  convencidos de nossa malvadeza inata, lógica original da raça humana transmitida pelo DNA? O próprio Deus não nos definiu pecadores? Ele não iria mentir, enganar suas criaturas.  Tapeação é coisa do criado belzebú, “gênio mau”, “manhoso e enganador”, sempre empenhado no vil papel.. A infinita bondade do Criador tudo compreende, sempre perdoa nossos reiterados e graves pecados, a começar pelo ambicioso Adão, este insolente que tudo quis conhecer, e culminando no linchamento do próprio Filho, exatamente por ignorância espraiada.
Deus do Céu tudo perdoa, desde que haja o reconhecimento da travessura.  Deus terreno não é bem assim, mas até Leviathan tomar conhecimento das transgressões, ou o povo lograr algum resquício de discernimento, a chance de escapulir incólume parece pule de dez. Vai ver é  isso tudo que cativa Mr. Obama. No mínimo dá-lhe esperança. S. Exa.  entra na quadra e recebe os aplausos de sua torcida como se fosse um campeão de basketball chamado para receber a medalha de ouro. 
Torna-se communis opinio que quem detém o poder e deve continuamente resguardar-se de inimigos externos e internos tem o direito de mentir, mais precisamente de ‘simular’, isto é, de não fazer aparecer aquilo que existe, e de ‘dissimular’, isto é, de fazer aparecer aquilo que não existe. Ex senador italiano Prof. Norberto Bobbio
Mesmo mentindo descaradamente a todo mundo, não há como negar a boa-vontade de Mr. Obama, digno do Nobel da Paz. Tem miha simpatia, sim senhor, e se houve a emissão do tri de dólares sem lastro, portanto dinheiro falso para  cobrir a formidável falcatrua arranjada por Bush, isso foi para evitar um dèbacle mundial. Eis a insignificância da maior corrupção. Tudo quanto a musa canta quando um poder mais alto se agiganta: .  
O crime, a velhacaria, e a traição compõem a trama social. Como não entender e até perdoar nossos aplicados condottieris, literalmente escolhidos a dedo, humanos como nós, mas que dos males sóem apresentar apenas esta banal corrupção, acusados por mera apropriação indébita de  dinheiro, um artefato que é de todos, portanto de ninguém em especial? Este locupletamento não pode ser considerado roubo. Embora  sejam perigosos e  andem armados, com escoltas, capangas, e tudo o mais, os governantes não podem ser taxados ladrões. Que falta poderia alguém sentir dos R$30 bilhões desaparecidos pela garganta profunda do PROER, e ninguém sabe quanto mais pelas cuecas,  ou o estradulado tri de dólares pelas asas do Lemmon-Brothers e pelas barbas do profeta, tal de Bin?, Quem se lembra disso? Deixa assim. Que tanto mal significa isso, mormente diante dos 50 mil assassinatos de brasileiros por ano, sei-lá quantos assaltos a bancos, estupros, pedofilia, racismo, maus-tratos, fraudes e falcatruas, vigarices, tráfico e acidentes automobilísticos cometidos pelos insanos patrícios que lhes cabem refrear?  Não é o povo que precisa de freios? .Rousseau não tinha razão?  Pois não é bem assim. Não é o povo que tem o tipo de governo que merece, mas é o governo que forma o tipo de povo que lhe apetece.
A trapaça, a má-fé e a duplicidade são, infelizmente, o caráter predominante da maioria dos homens que governam as nações. Frederico II   
O flagelo  político, científico, econômico,  social e individual se deve e atende exclusivamente o anseio da mais exitosa idéia impregnada à civilização.
O cristianismo rompeu a união entre o homem e a natureza, entre o espírito e o mundo carnal, potencialmente distorcendo o relacionamento entre os dois em direções opostas e atormentadas. ANDERSON, P. Passagem da Antiguidade ao Feudalismo : 128
O pecado original se deu  no paraíso  das  belíssimas ilhas gregas, na ocasião transformado em ringue de combate. Espírito olímpico.
Platão é aquela ambiguidade e fascinação chamada de 'ideal' que tornou possível às naturezas nobres da Antiguidade entender o mal a si próprias e pisar na ponte que levou à cruz. NIETZSCHE, F., Crepúsculo dos Ídolos: 130
Seria PLATÃO  o genuíno judas da civilização?

_______________
Notas
1. A partir dos anos 1950 intensificaram-se as escavações no subsolo da basílica, após extenuantes e cuidadosos trabalhos, inclusive com remoção de toneladas de terra que datava do corte da Colina Vaticana para a terraplanagem da construção da primeira basílica na época de Constantino, a equipe chefiada pela arqueóloga italiana Margherita Guarducci encontrou o que seria uma necrópole atribuída a São Pedro, inclusive uma parede repleta de grafitos com a expressão Petrós Ení, que, em grego, significa "Pedro está aqui".Também foram encontrados, em um nicho, fragmentos de ossos de um homem robusto e idoso, entre 60-70 anos, envoltos em restos de tecido púrpura com fios de ouro que se acredita, com muita probabilidade, serem de São Pedro.Túmulo de São Pedro
2. Uma prova cabal de que a Bíblia foi lavrada somente depois de séculos do apregoado nascimento de Jesus, não obstante ela jurar ter sido escrita pelos contemporâneos apóstolos, é justamente o momento de alteração do critério de contagem do tempo: 
Segundo o apóstolo João, Jesus foi o criador do mundo e como criador dispôs-se a ser também o salvador. Assim sendo, Ele aqui nasceu em forma de homem para dividir a história em antes e depois Dele. O mesmo subiu ao céu após selar o plano de salvação, através de Sua morte, para ali completá-la e que virá novamente como Rei dos reis e Senhor dos senhores, para pôr fim à história do pecado e salvar os que Nele crerem, São João 1: 1-18. :
A história do pecado recrudesceu, enquanto ninguém sabe do quê mais se salvar.

Um comentário: