domingo, 31 de outubro de 2010

A função do terrorismo



De nós emana o terror que tudo invade. Temos ao nosso serviço homens de todas as opiniões e de todas as doutrinas: restauradores de monarquias, demagogos, socialistas, comunistas e toda a sorte de utopistas. Protocolos dos Sábios de Sião, Protocolo IX
A cisão é a fonte da exigência da filosofia. HEGEL, Differenzschrift
Desde os primórdios da civilização vinga o prático e animalesco princípio de dividir para conquistar, dominador (não denominador) generalizado (não o comum), caminho mais curto ao usufruto do poder e da riqueza.
Com efeito, quase todos os vícios, quase todos os erros, quase todos os preconceitos funestos que acabo de pintar deveram seu aparecimento, ou sua duração, ou seu desenvolvimento à arte da maioria de nossos reis de dividir os homens para governá-los mais absolutamente! TOCQUEVILLE, A., 1997, cap. XII: 139
A velha e corriqueira artimanha do impostor é fomentar qualquer terror para se impor como salvador.
É necessário que tal cidade não seja una, mas dupla, a dos pobres e a dos ricos, habitando no mesmo solo e conspirando incessantemente uns contra os outros. PLATÃO, A República, livro VIII., cit. SAUTET, M.: 252
São incontáveis exemplos - dos triviais aos estapafúrdios; dos boatos, aos fatos.
A marca da filosofia platônica é um dualismo radical. O mundo platônico não é um mundo de unidade, e o abismo que, de diversas formas, resulta dessa bifurcação, surge em inúmeras formas. KELSEN, H., 2001:8
"Uma ilusão geral constitui uma força social, que serve potentemente para cimentar a unidade e a organização política de um povo, como de uma inteira civilização." GAETANO MOSCA, Teorica dei governi-elementi di scienza política)
"A idéia da política como espetáculo nada tem de novo" (BOBBIO, N., Teoria Geral da Política: a Filosofia Política e as Lições dos Clássicos: 403).
O diabo é fundamental coadjuvante. Sem sparring, não sai espetáculo, por falta de contendor. O proselitismo celestial  requer a pintura do horror infernal. O pre-requisito para JESUS descer à Terra foi o despejo do casal. Para existir o Direito, antes é necessário arrumar ou apontar o errado, o esquerdo, o detestável. Além de religiosa, pois, a instauração do pavor é sociológica, e eficaz, por vista natural:
Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.

Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor,
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.
“Na natureza, nenhuma coisa muda senão pelo encontro das outras”. (NEWTON, I., cit. CAPRA, F., 1991: 60)
sócrates  achava melhor mirar o próprio umbigo."Conhece-te a ti próprio, e conhecerás o universo de Deus."  Como a missão era por demais espinhosa, e o resultado impossível, o primata ingeriu a cicuta para abreviar o trajeto. 
FREUD apregoava que maligno podia ser contido sem maior trauma. Se localizado, ninguém anteciparia a viagem. O  premiado Nobel de Literatura não precisava gastar seu tempo procurando o improvável. Sua própria mente dividia a cama com ele.
MARX divulgava que o diabo não estava em si mesmo, mas no patrão. Os russos a contra-gosto tiveram que concordar, mas é uma injustiça dizer que LENIN  & STALIN montaram a Nomenklatura para se tornarem os novos patrões. Eles eram apenas ladrões, assassinos de massa.  
Estos caudillos, más que queridos, son temidos, dada la infinita capacidad de hacer daño que poseen y utilizan arbitrariamente. Los herederos de los caudillos reciben, también, los instrumentos del terror forjados por sus padres. En Haití, en el siglo pasado, Francois Duvalier, “Papa Doc”, controló a sangre y fuego a sus compatriotas mediante los temibles ton ton macoutes. En 1971, cuando el viejo Duvalier murió, su hijo Jean-Claude, de apenas 19 años, pese a ser medio idiota, sujetó el poder hasta 1986 a base de palos y calabozo.  MONTANER, C.A., Dinastías comunistas. - www.imil.org.br/, 1/11/2010
Os EUA são pródigos em eleger e perseguir belzebús. Na década de vinte corriam atrás dos alcoólatras. Os contrabandistas se fartaram. O anúncio do Declínio do Ocidente, de SPENGLER, redobrou a velocidade do mergulho com o empurrão do astuto KEYNES (cit. STRATHERN: 224):
Estamos hoje no meio da maior catástrofe econômica – a maior catástrofe devida quase inteiramente a causas econômicas – do mundo moderno. Sustenta-se em Moscou a idéia de que é a crise final, culminante no capitalismo e que nossa ordem existente da sociedade não sobreviverá a ela."
A Águia colhia o grande pretexto para estender suas asas:
Quanto mais as pessoas são ricas, mais são cínicas e amedrontadas. Têm medo de perder os privilégios que, justamente, não merecem. Foi este o medo que serviu de base ao fascismo. Quem tem medo deseja um pai disposto a assumir a responsabilidade de todas as suas questões mais complicadas. Depois, acaba aceitando até palmadas do papai. DE MASI, D.: 279
Com o susto e a desgraça geral, KEYNES bem soube aumentar seu patrimônio pessoal: de 16.315 libras chegou a 411.238 - equivalentes a 10 milhões de libras em valores atuais, uns 15 milhões de dólares, quando morreu.
Os grandes banqueiros e industriais emergiram nessa época. Firmas de Wall Street - como Belmont, Lazard e Morgan - com apenas 15 anos de existência, ocupavam lugar de destaque na economia. Os tempos modernos da legislação para as práticas de comércio começaram em 1934. GLEISER, I.,: 211
"O Führer era idolatrado não somente em sua terra natal; tinha adeptos em número considerável de americanos barulhentos e vociferantes.” (BRIAN, Einstein, a ciência da vida: 329)
 HITLER precisava de muito gás, e a maior riqueza estava com os judeus domiciliados. Infelizmente eles tiveram que ser mortos, e os nazistas se obrigaram a ficar com a estupenda herança.
Com o anjo virado em LÚCIFER, os yankees se juntaram com aqueles que faziam tremer até esquimós, invadiram o inferno, e repartiram o tesouro do diabo. ..
O contrário se sucede em nosso pobre continente - o diabo vira anjo.
"Muitos dos terroristas de ontem são hoje presidentes ou ministros na América do Sul". Vereadora chilena Lucía Pinochet Hiriart, filha mais velha do ditador chileno Augusto Pinochet 1915-2006. - Folha de S.Paulo, 2/11/2008
Nos anos de chumbo era chumbo grosso ao oportunista do tridente. Agora, ele percebe votos de todo mundo, e dinheiro grosso, em mensalão. Satanás roubava o banco e sequestrava embaixador. Hoje ele é patrocinado pelo banco e nomeia o embaixador que quiser.
Enquanto nos EUA os gangsters faziam seu belo papel, no Brasil os cangaceiros vinham a calhar. E lá se foi o paraibano JOÃO PESSOA. GETÚLIO, o  bravo suicida, quebrou a taça do café com leite. Outro exército, por certo subversivo, não gostou, e se embrenhou, perigosamente, mato a dentro. Os 20 brancaleones do imprestável PRESTES não matavam tucanos, nem macacos, mas se alimentavam com capivaras, cobras e lagartos. Era um terror: 
O Estado, jornal, expressava que Getúlio, o caudilho, chefe do peronismo brasileiro, fomentava a crise a fim de justificar perante ao povo e as classes armadas, o seu tão acariciado golpe continuista.Skidmore, Thomas, Brasil, de Getúlio a Castelo: 167
Um providencial Plano Cohen logrou sucesso, e o povo em  coro... qüen qüen.
JOHNSON (p.232) sublima:
“Os anos 30 formam uma época de mentiras heróicas."   
Para arrumar um ganho fácil aos milhares de pelegos que precisou para amarrar os cavalos no obelisco carioca GEGÊ montou o imenso teatro italiano da justiça do trabalho,
Afinal, o que não aprende o homem, quando o elefante,
submetido a treinamento, vira acrobata, o urso fica
saltador e o asno dá-se em espetáculo?

ERASMO DE ROTERDÃ, De Pueris: 53
Alguém tinha que brecar a sanha dos exploradores pagãos, frente aos explorados que recebiam o pagamento dos odiosos empreendedores.
“Por isso, um príncipe cauteloso deve conceber um modo pelo qual os seus cidadãos, sempre e em qualquer situação, percebam que ele e o Estado lhes são indispensáveis. Só então aqueles ser-lhe-ão sempre fiéis.” (MAQUIAVEL, N., O Príncipe, D' Elia, Antônio: 15)
O Petiço bem soube defender a cidadela de todos os males e demônios, e o staff faturou com todo mérito a riqueza extraída do parque produtivo.  Os exploradores protestaram por tapados:
“Burgueses burros, não entenderam que eu estou querendo salvar a vida deles.” (VARGAS, Getúlio, cit. CAMPOS, Humberto, Crítica; in JORGE, F.: 296)
O herói vacilava na guerra mundial.Só se fosse para estar com o Eixo, franco favorito. Hollywood entrou em cena: meia dúzia de torpedos afundaram um trio canarinho. Só podia ser mais um ato terrorista daquele nazi.
Torna-se communis opinio que quem detém o poder e deve continuamente resguardar-se de inimigos externos e internos tem o direito de mentir, mais precisamente de ‘simular’, isto é, de não fazer aparecer aquilo que existe, e de ‘dissimular’, isto é, de fazer aparecer aquilo que não existe.
BOBBIO, Norberto.: 372
Chegamos ao cúmulo, digo ao cume do Monte Castelo, que nada tinha a ver com nossos navios, enquanto por aqui  os destemidos patriotas saqueavam os temíveis estabelecimentos comerciais de italianos, japoneses e alemães, deixando-lhes a ver navios. O justo confisco bancário dessa gente endiabrada cobriu com folga o turismo da soldadesca pela Cidade Eterna.
Quando ao norte o comunista perdeu a graça, e o entedioso show da Guerra Fria foi encerrado, entrou em cartaz árias por demais contundentes, estrelando dois protagonistas reformados em prê-à-porter : um trocou a bebida pela droga.; o outro, pelo islamismo. A droga é produto altamente rentável. Rende votos aos caçadores; rende muito aos traficantes, aos jornais, e justifica as altas somas envolvidas. O islamismo também.  Um ente que ninguém jamais viu, exceto por tal  Al Jazira, ofereceu o maior espetáculo da Terra, para milhares de câmeras já devidamente postadas à incomparável tragédia. BUSH destinou enorme soma para caçá-lo, mas eu já presumia ser apenas uma peça. As petroleiras tinham contribuído com vultosa cifra para elevar o intrépido texano*. Ele invadiu o Iraque, matou o chefe e tomou o petróleo  e mujito mais dos pilantras.Iraque: instituições americanas desviaram US$ 17 bi do país  Vingou-se dos malvados de lá, em prol dos benfeitores de cá. Foi ético, porque agradecido ao patrocinador, e agiu conforme a ciência indicava:
Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta. NEWTON, I., cit. Rohden, H., 1993: 169.
Em poucos dias haverá pleito  ao Congresso dos EUA.  Republicanos esperam  retomar o poder, enquanto Democratas visam restringir suas perdas recuperando importantes estádios - Califórnia, Flórida, e talvez até o Texas, estado que tende ganhar mais quatro assentos na Câmara. Desde setembro especialistas norteamericanos vem predizendo uma "eleição de onda",na qual uma "torrente de vitórias da oposição varrerá o partido incumbente do poder", alarmando todo mundo. Falam de inundações, maremotos, tsunamis e, inevitavelmente, a tempestade perfeita. Não poucas bombas vem sendo descobertas nos aviões de carreira, e em várias cidadelas estrangeiras. O diabo exige ser constantemente  relembrado. A tanto, precisa ser muito criativo, moderno, e o máximo envolvente. O terrível agora vem até por e-mail. Assim, a população do mundo inteiro pode ficar devidamente alertada que a qualquer instante, ao abrir uma mensagem, no vírus pode estar uma bomba. Literalmente. Segundo US TODAY, a polícia alemã desarmou uma bomba e-mail  enviada da Grécia à chanceler alemã , Angela Merkel, do escritório. Em seguida, receberam os forwards as embaixadas da Rússia e Suíça localizadas no ponto emissor.  Os ataques são atribuídos a extremistas de extrema esquerda grega. A polícia monitorava tudo desde o morro da Acrópole e imediatamente desceu à  Ágora  para destruir cinco artefatos que poderiam ser  bombas. Dois suspeitos foram presos, informa o US. PLATÂO & SÓCRATES continuam  vivos e ativos, esses desgraçados Hydras!
O platônico-maquiavélico THOMAS HOBBES bem que havia demonstrado, claramente: qualquer indivíduo pode ser uma ameaça à comunidade, ainda mais se estrangeiro. Belzebú terráqueo requer um deus presente no globo, não no céu.
Hobbes, que havia freqüentado assiduamente a corte fazendo-se passar por matemático (mesmo que pouco soubesse dessa disciplina) se desgostou ali, regressou à Inglaterra nos tempos de Cromwell e publicou uma obra muito malvada, de título muito raro: The Leviathan. Sua tese principal era de que todos os homens atuam devido a uma necessidade absoluta, tese apoiada, aparentemente, pela doutrina dos decretos absolutos, doutrina de geral aceitação nesses tempos. Sustentava que o interesse e o mêdo eram os princípios fundamentais da sociedade.
BRETT, R. L., La Filosofia de Shaftesbury y la estetica literaria del Siglo XVIII: 14
“Deus não quer fazer tudo, para não tolher o livre arbítrio e aquela parte de glória que nos cabe”. (MAQUIAVEL, Cit. JORGE, F.: 134) 
Eis o glorioso papel do Estado. Por terreno, todavia,  Leviathan precisa de alimento. Toca ao diabólico cidadão trabalhar, para satisfazer o faminto.
_____________

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

E lá se foi mais um superstar de Maquiavel

Porque posso matar sorrindo,
E gritar contente aquilo que aflige meu coração,
E umedecer minha face com lágrimas artificiais,
E afeiçoar meu rosto a todas as circunstâncias,
Afogarei mais marinheiros do que a sereia;
Matarei mais basbaques do que o basilisco;
Falarei tão bem quanto o Nestor,
Enganarei mais astutamente do que Ulisses,
E como Sínon, tomarei outra Tróia.
Posso acrescentar cores ao camaleão,
Mudar de formas como Proteu quando me convier,

E dar lições ao mortífero Maquiavel.

SHAKESPEARE (Henrique VIV, parte III, ato III, cena 2)
Investigações do FBI indicam que os US$ 800 mil apreendidos com o empresário venezuelano Guido Antonini Wilson em Buenos Aires eram uma contribuição do governo de Hugo Chávez à campanha presidencial de Cristina Fernández de Kirchner, afirmou à Justiça dos EUA o procurador federal Thomas Mulvihill.  Na conversa que estava sendo gravada secretamente - que “existem pessoas  na Venezuela e na Argentina que gostariam de resolver essa bagunça para que  a verdade não apareça. 
Imnpossível:
'O vácuo quântico é o 'mecanismo de informação holográfica que registra a experiência histórica da matéria'." (LASZLO, E., A Ciência e o Campo Akáshico: 72)
A paranóia da caricatura egocêntrica do fora-da-lei diverge das outras psicoses – esquizofrenias, parafrenias, etc. O simbólico e o imaginário lhe deixa à mercê da invasão de percepções não exatamente “irreais”, e sim, ao contrário: reais em demasia. Tem razão. Independentemente de microcâmeras, todos seus movimentos estão e compõem o EspaçoTempo.O stress se faz iminente; e o colapso, decorrente.
O homem mau sente-se bem
até quando o mal não der frutos.
Mas quando o mal frutificar,
o mau sim, o mal sentirá.
DARMAPADA: 66
Então, ! Para gáudio da platéia, esta que garante o sucesso absoluto ao seu diretor, já por séculos à fio em cartaz, ela foi programada com final melancólico, senão trágico, à estrela maior, justamente para o deleite, à desforra do público.  E assim se vão um a um os destemidos peregrinos do infortúnio, alguns assassinados, outros traídos, não poucos encarcerados, um que outro linchado, enlouquecido, e vários por suicídio. Conforme o place, houve quem antes da partida se tornasse paraplégiico,  sofresse algum tipo de avc, ou com seríssimos danos cerebrais.As prematuras partidas dos mais afortunados decorrem por colapso no coração, justamente por faltar-lhes coração. Raríssimo alcança uma longa metragem.
O nacionalismo de Perón era tal que sua política agrária fez a carne esfumar-se do cardápio nacional durante 52 dias, deixou o campo exaurido e acabou com todas as reservas acumuladas durante o agitado comércio dos tempos de guerra. Como conseqüência, o general apossou-se do gás, da eletricidade, dos telefones, do Banco Central, das estradas de ferro e de tudo que tivesse pegadas forasteiras. MENDOZA, P. A., MONTANER, C.A., LLOSA, A. V: 267
A rainha cognominava-se EVITA, a Embaixatriz, “alta atriz” do totalitarismo demagógico. A Espanha, do colega FRANCO, rendeu-lhe tantas homenagens quantas foram suas promessas em nome do povo argentino para com aqueles ancestrais. Ficou famosa a viagem do navio lotado de trigo que partiu do celeiro do Novo Mundo como dádiva e homenagem dos filhos à Pátria-mãe. Os filhos naturalmente, não viram os presentes ao opulento endereçados, tampouco foram reconhecidos, mas a dadivosa não parou mais de ganhar todo o tipo de benesses. A visita subseqüente visita à Suíça denota onde ela costumava guardar os pertences auferidos com o chapéu alheio.
Os Perón criaram extensa legislação sobre salários, regalias, férias e segurança social dos trabalhadores. O Estatuto del Peón adulava os trabalhadores rurais. O conjunto tratava de dias de descanso, alojamento, salário-mínimo, assistência médica e demissões. A principal base institucional do peronismo eram os sindicatos, completamente dominados por seus adeptos, alcançando grandes proporções e funcionando como agências da contratação coletiva de trabalho. Todas estas medidas foram acompanhadas de um nacionalismo extremado, forte ênfase no papel dominante do líder, ideologia corporativa, demagogia populista e falta de respeito pelo constitucionalismo e tradição. LIPSET, SEYMOUR MARTIN: 178
"C. Kirchner está levando a pecuária argentina à bancarrota. Estima-se que em 2011 os argentinos farão churrasco com carne importada."(www.claudiohumberto.com.br, 16/5/2009)
A receita da fogosa nem contempla a tradição gaucha:
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recomendou comer carne de porco para melhorar a vida sexual - uma receita que, segundo ela, é muito mais 'gratificante' do que tomar Viagra. Segundo ela a gordura produzida pelo porco é muito parecida com a gordura do ser humano e, portanto, é menos nociva do que a gordura da carne bovina. Efe, Buenos Aires, 27/1/2010
Na emergência  a nutricionista da Casa Rosada preferia indicar a química,  Com certeza.
Seria plausível a ligação do entupimento da veia, a provocação deste stress, e  e a fatalidade que abreviou a vida do marido com a conduta política do casal? Um distúrbio físico pode ser conseqüência  psíquica, de mau-caráter? Si non é vero, é bene trovato. A dupla vinha enfrentando não só imprensa e opositores, como acentuado drama de consciência, consubstanciado com intensa pressão popular.
Para o escritor peruano Mario Vargas Llosa a presidente argentina Cristina Fernández de Kirchner é um desastre total, e a Argentina está conhecendo a pior forma de peronismo: populismo e anarquia.Corriere della Sera, 20/3/2009
Estive em Buenos Aires no início do ano. A cidade admirava os participantes do Rally Dakar 2010. O obelisco concentrava uma massa visivelmente decaída.
O roubo, o furto simples, crimes de todo o matiz, cambistas pelas esquinas, espertezas profissionais, antes raridades no aculturado e rico vizinho, ora acompanham os vergonhosos índices de los macaquitos brasileños. Ternos, gravatas, chapéus e tailleurs mudaram da elegante Florida, para o mercado das pulgas, de San Telmo, expostos em brechós, nas barracas de rua. E La Boca anda com mau-hálito, semi-fechada.

O título de 'Paris da América do Sul' já não vale para Buenos Aires. A cidade, que já vinha empobrecendo, acelerou o processo de exclusão social. Os mendigos, que antes não se viam, espalham-se por todo o centro. Sem a conotação poética do 'clochard', o homeless boêmio parisiense, mais de mil pessoas passam todas as noites ao relento na capital argentina. 3,5 milhões de argentinos não conseguem adqurir a cesta básica de alimentação e serviços. Este nível é o mais alto desde 1990, quando a economia do país havia sido arrasada pela hiperinflação. A situação social é mais grave no segundo cinturão de municípios da Grande Buenos Aires, o setor mais pobre da área mais populosa do país. A proporção de pessoas pobres passou em um ano de 38,5% para 44%. Além dos pobres, este país, uma vez denominado 'o celeiro do mundo', não consegue fornecer alimentos para 7,5% dos habitantes da Grande Buenos Aires.
Nos últimos sete anos, um total de 130 processos tramitaram versando sobre a corrupção dos funcionários kirchneristas. Todos foram arquivados, por evidente manipulação no Judiciário. A Argentina tinha sido capturada, há muito. Povo e imprensa querem explicações à cerca dos numerosos escândalos.Ela ameaça os tradicionais periódicos, instruída pelo êxito dos muy amigos  CHÁVEZ & LULA.
Para Fidel Castro e seu peões Hugo Chávez, Rafael Correa, Daniel Ortega, Evo Morales, Mujica, Cristina de Kirchner, o bispo Lugo e Inácio Lula, o comunismo está vigente e fora disso a Colômbia, particularmente o presidente Uribe, é o único obstáculo que os impede de avançar com maior celeridade nesse projeto de guerra de classes.Chávez visto por el coronel Villamarin Pulido, 31/1/2010

Ninguém esquece a mala-preta enviada pelo intrépido venezuelano em jato particular. É flagrante o enriquecimento abrupto, evidentemente ilícito da família K. Só no primeiro ano de governo da presidente (2008), o aumento foi de 158%. A expansão patrimonial do casal atingiu ano passado a assombrosa cifra de US$ 12 milhões - valor dos imóveis recentemente adquiridos na província de Santa Cruz e na cidade de Buenos Aires.
De quebra, o casal vinha sofrendo várias derrotas políticas, e enfrentamentos dentro do próprio seio do governo, com o affaire do presidente de seu Banco Central, e a negociata para forçar a venda da filial argentina da TELECOM ITÁLIA..A bomba maior foi deflagrada: a descoberta que a forte crise econômica desencadeada pelo governo da esposa ensejou que nas vésperas da desvalorização do peso o astuto ex-presidente providenciasse a compra de 2 milhões de dólares. A moeda americana equivalia a $ 3,22, e fechou a $ 3,39, proporcionando do dia para noite um formidável lucro aos operadores e amigos, sem o menor trabalho
Atualmente em países como Argentina e Brasil, a classe média parece derrotada. Há alguns anos os membros dessa classe eram a chave da prosperidade de pequenas empresas e de serviços públicos de educação e saúde eficientes. Agora, parecem resignados diante da queda drástica de sua qualidade de vida. A impunidade de autoridades corruptas, assim como a insensibilidade do modelo econômico em relação aos problemas sociais, criaram uma frente de tempestade ameaçadora. MARTINEZ, TOMAS ELOY, Presidente do Departamento de Estudos sobre a América Latina da Universidade de Rutgers, EUA, autor de Santa Evita e O Romance de Perón
Se o futuro não oferecesse esses generosos flancos às profecias, ao se confirmar o porvir, fazendo-se pretérito, ainda assim dificilmente lhe compreenderíamos. Na relevância e na quantidade de dados coletados o rastreador se equipara a um profeta invertido.Como já vi este filme em preto-e-branco, cinemascope, 3D, video-tape, e super 8, em performance de teatro, no cotidiano, e até mesmo nas novelas mais descompromissadas, e banais, sento na praça, dou milho aos pombos. Ao fim de cada sessão vem lá o carro fúnebre, justamente acompanhado de um sorriso generalizado, até meio sarcástico, pero redentor, de uma platéia de alma lavada.
Minha dúvida se resume apenas no seguinte: adivinhar o próximo gajo a sair embalsamado.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Epistemologia e a Ética de Demócrito

O animal é tão ou mais sábio do que o homem: conhece a medida da sua necessidade, enquanto o homem a ignora. DEMÓCRITO
A antiga teoria atômica, de Leucipo e Demócrito é a verdadeira precursora do atomismo moderno? Essa pergunta foi feita freqüentemente e opiniões muito diferentes foram registradas. Gomperz, Cournot, Bertrand Russell, J. Burnet, dizem: Sim!. SCHRÖDINGER, Erwin, A Natureza e os Gregos -  Uma Introdução às Idéias de Demócrito.
Até estive em Atenas, mas ninguém tomou conhecimento de mim.
DEMÓCRITO, Fragmentos: 116
A tragédia já estava encaminhada: 

Durante seu desenvolvimento pelo pensamento grego, a filosofia da natureza enveredou por um caminho equivocado. Esse pressuposto errôneo é vago e fluído no Timeu de Platão. (WHITEHEAD, Alfred North: 31)

O script olímpico ensejou Trinta Tiranos no podium de Athenas e centenas desses trinta alhures, desde então, ao gáudio apolíneo. 
A Vênus de Milo é uma figura másculo-feminil, uma espécie de atleta com seios. E é um exemplo de cômica insinceridade que tenha sido proposta tal imagem ao entusiasmo dos europeus durante o século XIX, quando mais ébrios viviam de romanticismo e de fervor pela pura, extrema feminilidade. O cânone da arte grega ficou inscrito nas formas do moço desportista, e quando isto não lhe bastou preferiu sonhar com o hermafrodita. José Ortega Y Gasset, Rebelião das Massas
O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético. MISES, Ludwig von,1990: 112

GASSENDI (1592 ) até reintroduziria o atomismo ao tomar ciência de EPICURO (341 a. C.), pioneiro em adotar a teoria de DEMÓCRITO, mas a quem isso  interessaria?. "A Igreja combateu o epicurismo em todas as frentes, nomeadamente declarando heréticos os que aceitavam a constituição atómica da matéria." (SCHRÖDINGER, E., A Natureza e os Gregos e Ciência e Humanismo. Lisboa: Edições 70, 1999:22)  A Igreja sempre combateu quem almejasse desvendar os segredos da natureza, porquanto desde o Paraíso eram privativos do Deus que projeta. E o que propunha o discípulo mais proeminente de Demócrito? Para Epicuro o homem almejava ser feliz e essa felicidade consiste na ausência de dor e perturbação. Este estágio por todos almejado só poderia ser experimentado por meio da investigação das causas dos fenômenos naturais. A finalidade do conhecimento dessas causas, quer as consideremos em suas relações recíprocas, quer isoladamente, é assegurar a paz de espírito ao homem, ser autárquico, dependente apenas de si para atingir essa felicidade. Conclui-se daí, que a ética epicuréia está diretamente relacionada com a filosofia da natureza - portanto, em nada teológica.

Somente passado milênio é que a razão primordial do maior receio da corporação romana deu sinal, ao ser demolida sua pregação antropocêntrica, uma demolição que a Igreja ainda conseguiu ocultar por mais um século, até a chegada de outro gajo a afirmar que de nada adiantaria ao papado permanecer tapando sol com peneira. Dobrado mais um, veio SPINOZA com o panteísmo, e por isso excomungado pelos  doces papas renascentistas. Do mesmo modo a  ciência sequer tomou conhecimento de sua formidável concepção, vista de caráter religioso curiosamente porque refutava a religião. A especulação, a filosofia já fora banida da academia inaugurada pelo filósofo PLATÃO. e COPÉRNICO, TYCHO BRAHE,  KEPLER,  o corrupto BACON, GALILEU,  DESCARTES,  HOBBES & NEWTON, já haviam emprestado credibilidade ao astuto socrático,  o marco zero do indescritível embuste,..

Quem se der conta com clareza de como depois de Sócrates, o mistagogo da ciência, uma escola de filósofos sucede a outra, qual onda após onda, de como uma universalidade jamais pressentida de avidez de saber, no mais remoto âmbito do mundo civilizado, e enquanto efetivo dever para com todo homem altamente capacitado, conduziu a ciência ao alto-mar... .não poderá deixar de enxergar em Sócrates um ponto de inflexão e um vértice da assim chamada história universal. NIETZSCHE, F., O nascimento da tragédia: 92

Mesmo após as descobertas de LAVOISER, ROBERT BOYLE, DALTON, FARADAY (1791-1867) MAXWELL (1831-1879) manteve-se a resistência platônica, revigorada em seu duplo viés. Não só a matemática, como a própria religião se alinhava na guarida, a rigor no combate à "subversão":

Platão é aquela ambiguidade e fascinação chamada de 'ideal' que tornou possível às naturezas nobres da antiguidade entender mal a si próprias e pisar na ponte que levou à 'cruz', Ele carrega em sua consciência uma culpa semelhante a dos cínicos que inventarama satura Menippea. Idem,  Crepúsculo dos ídolos:130.

Com o singelo argumento newtoniano de  que hipoteses non fingo, WILHELM OSWALD, (1853-1932), & ERNST MACH (1838-1916), trabalharam duro tentando sepultar, de uma vez por todas, a especulação atômica. O Círculo de Viena (COVENEY, P. & HIGHFIELD:57) preconizava: o átomo não era necessário para sequer à Química. A "suposição" deveria ser abandonada por improvável, insuscetível de constatatação. No salão da valsa o anfitrião e o colega garantiam: "Não pode haver significado nas declarações referentes a uma suposta teoria atômica, já que não temos meios de verificar diretamente a existência de átomos e moléculas." 

Antes de ser despido, o exuberante positivismo logrou maciça adesão, e o badalado movimento levou o partido do clero ao poder. A negra cruz nazista reflete a simbiose entre a ciência positivista e a religião, em repetição florentina, desta feita contra os malvados materialistas, e os depravados capitalistas. A  suástica, a cruz no movimento dialético, poderia ser a vibrante hélice do temido Stuka (foto), ou a roldana da esteira do mimoso Panzer. 

HEISENBERG ficou falando sozinho, felizmente. Ao espanto dos   incrédulos platônicos de Viena, Hiroshima e Nagasaki  serviram  para evidenciar o mais candente significado da "suposta" teoria do velho DEMÓCRITO.

Vivemos à base de idéias, de morais, de sociologias, de filosofias e de uma psicologia que pertencem ao século XIX. Somos os nossos próprios bisavós.
BERGIER, J. & PAWELS, L., O despertar dos mágicos: 31

No final do século XIX, a principal influência sobre a teoria acadêmica social e econômica era das universidades. A idealização bismarckiana do Estado, com suas funções previdenciárias centralizadas foi devidamente reestudada pelos milhares de ocupantes de postos-chave do meio acadêmico que estudaram em universidades alemãs nas décadas de 1880 e 90.  SCHESINGER, Arthur M., The Crisis of the Old Order 1919-1933, p. 20; cit. em JOHNSON, Paul: 13.
EINSTEIN (cit. THOMAS & THOMAS, Einstein: perfil bibliográfico. A Vida do grande cientista:53) detestava o Chanceler de Ferro, e muito mais o cabo sucessor, mas sua sabedoria não atingiu potência para desfazer a estupidez germânica: “Mas quando o assunto das palestras se desviava para a política, e as pessoas começavam a falar em Bismarck e na ascensão do Império Alemão, Albert se assustava e saía da sala.” Pois infelizmente parece que até hoje, caro e risonho DEMÓCRITO, tirante os aspectos físicos relevados pelos formuladores quânticos, são raríssimos os que tomaram conhecimento da amplitude de seus postulados:
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos [...] Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância. OLIVEIRA, A., Depto Física, Univ.Fed. de S. Carlos - http://cienciahoje.uol.com.br/133058
Como uma criança que recebe o presente de Natal tão sonhado, mas não consegue fazê-lo funcionar porque não leu todo o manual de instruções, assim também os físicos de hoje têm nas mãos algo que pode ser o Santo Graal da ciência moderna, mas não conseguem utilizar plenamente seu poder de previsão porque ainda não acabaram de escrever o manual de instruções. GREENE, B., 235 
O alcance do marco atômico tem uma amplitude incomensurável, excedendo em tudo a potencialidade aferida na Física:
A verdadeira grandeza de Demócrito não está na teoria dos átomos e do vazio, que ele parece ter exposto bem conforme a tinha recebido de Leucipo. Menos ainda está no seu sistema cosmológico, que deriva mormente de Anaxágoras. Pertence inteiramente a uma outra geração que a desses homens, e não está preocupado de modo especial em encontrar uma resposta a Parmênides. A questão à qual tinha que se dedicar era a de sua própria época. www.mundodosfilosofos.com.br/democrito
Naquela época, como até hoje, o interesse exclusivo dos governantes era o poder sobre tudo, especialmente sobre os ingênuos comandados.
O que caracteriza os primeiros estudos sobre a sociedade é, precisamente, um ponto de vista finalista e normativo: finalista, isto é, tendo unicamente em consideração o ideal a realizar, a investigação do que deve ser a 'melhor' organização social e política; normativo, quer dizer, a preocupação imediata de estabelecer normas, regras de ação para a vida coletiva. É este, particularmente, o ponto de vista dos filósofos. Bastará recordar, quanto à antiguidade, a República e as Leis de Platão, a Política de Aristóteles. CUVILLIER, A., Introdução à Sociologia – OS PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS
É a maior atochada. Ela ilumina apenas o exibicionista.
Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira. NIETZSCHE, F., Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 74
Para Michaël Zöller, sociólogo alemão da universidade de Bayreuth, o que se chama de Estado é certamente um sistema de interesses pessoais organizados, uma Nova Classe. Como todos nós, sua ambição é aumentar a remuneração e a autoridade. Como classe, ocupam-se, pois, a desenvolver seus poderes. SORMAN, GUY, A nova riqueza das nações.
Como em Esparta, só à classe governante é permitido portar armas, só ela tem direitos políticos ou de outra espécie, só ela recebe educação, isto é, um adestramento especial na arte de manter em submissão suas ovelhas humanas, ou seu gado humano. POPPER, Karl, 1998, Tomo I: 60
"O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico." (GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita: 54 )
"Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias." (KEPLER, J., cit. idem: 65) O que diria nosso singelo DEMÓCRITO sobre esta  pretensão de entender o intuito divino e o aceno da salvação? "A natureza é auto-suficiente; por isto vence com o pouco e com o seguro, as demasías da esperança."  
ILYA PRIGOGINE abiscoitou Nobel  em 1977 por demonstrar justamente o fenomenal efeito que podem ocasionar as asas de uma borboleta, naturalmente exagerada metáfora, mas que define o fenômeno: ORMEROD (2000:16)  curtiu a idéia e e deu serviço à borboleta:
Cada qual tem seus próprios matizes, mas estão conectados por suas implicações gerais. O que se precisa é de uma economia nova, orgânica, com um toque leve, suficientemente sofisticado para permitir a interação - que, para os propósitos deste livro, chamo de 'O efeito borboleta'.
"A superioridade dos sistemas auto-organizadores é ilustrada pelos sistemas biológicos, em que produtos complexos são formados com uma precisão, uma eficiência, uma velocidade sem iguais." (BIEBRACHER, C., NICOLIS, G.; SCHUSTER; Self Organizations in the Physico-Chemical and Life Sciences; Relatório EUR 16546, European Commission, 1995; cit. PRIGOGINE, I.,: 75)
Assim, descobriu-se recentemente que na natureza tudo está subordinado a uma ordem, até mesmo os fenômenos confusos, sem nexo, totalmente imprevisíveis. Esta ordem ‘superior’ é capaz de explicar eventos aparentemente randômicos - não importa se se trata de bolsa de valores, da mudança na temperatura de nosso planeta, ou da maneira que nós formulamos nossos pensamentos – e que podem ser expressos tanto em fórmulas matemáticas e físicas, quanto em belas imagens (os chamados fractals) disformes, mas com uma atraente irregularidade. Todos esses eventos têm algo em comum: o fato de serem atraídos a certos estados da natureza, o que lhes dá unidade, se bem que disfarçada. A nova regularidade dos fenômenos deu origem a uma nova ciência, que tem o ‘caos’ como tema central e na qual, um dia, deve se enquadrar a teoria das ondas. WITKOWSKI, Bergè: 275
E quanto à estratégia política, o exercício ético par excellence, o que diria o mais famoso filósofo, preferido por nove, de cada dez governantes que o Ocidente vem suportando?
É necessário que tal cidade não seja una, mas dupla, a dos pobres e a dos ricos, habitando no mesmo solo e conspirando incessantemente uns contra os outros. (PLATÃO, A República, livro VIII., cit. SAUTET, M.: 252)
Não é o que pensa o notável neurocientista chileno H. MATURANA, (cit. PELLANDA & PELLANDA:115). por exemplo: “A constituição biológica humana é a de um ser que vive no cooperar e compartir, de modo que a perda da convivência social traz consigo doença e sofrimento.” A civilização padece graças ao carma:
Os acidentes, as doenças, assim como a infelicidade em que está mergulhada a maior parte da humanidade, tem como gênese o distanciamento da fonte de energia vital e cósmica. GONZALEZ, MATHIAS, O caminho cósmico. - Rio de Janeiro: Pallas, 1993
O platonismo não tem o menor cabimento. "O mundo é uma rede complexa de inter-relações na qual as categorias de sujeito e objeto se fundem, embotando as distinções dualistas tradicionais. (FOWLER, D. R., Einstein´s Cosmic Religion 1979; cit. JAMMER, M.: 103
O discípulo de SÓCRATES,  todavia, ainda logra êxito. Ao pelêgo-inspirador nazista CARL SCHMIDT, "o verdadeiro líder político"  era aquele que sabia dividir o povo em dois campos mutuamente hostis. Ao fomentar  a polarização, o debilóide poderia tirar dela todo o proveito possível.Vero, pero acabou no Bunker. A arte platônica, aliás sua mais completa carência nos remete à sociedades repartidas entre criminosos, e inocentes. Nem precisaria tecer o contraste, mas à guisa da obviedade,  como se posicionaria DEMÓCRITO?
Toda belicosidade é insensata; pois enquanto se busca prejudicar o inimigo, esquecemos o nosso próprio interesse. 
De que modo interpretar quem pleiteia  Mais Platão, menos Prozak? Só se for promoção ao farmacêutico:
Apesar desse caráter puramente teorético que tipifica a República platônica, o seu utopismo não se pode afiançar sem a sua materialização num regime universalmente válido 'que polarize todos os espíritos numa mesma conexão racional e que imponha uma mesma meta a todos os esforços' DA SILVA, Ferreira, "O Andróptero", in: Obras Completas, Volume I, ( Introdução de Miguel Reale), São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia, 1964: 17.
Ética (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Se na famosa Esparta a observação era por completo ignorada, em Athenas ela foi facilmente subjugada.
As principais características do indivíduo no grupo são, portanto, o desaparecimento da personalidade consciente, o domínio da personalidade inconsciente, a orientação de pensamentos e sentimentos em uma só direção mediante a sugestão e contágio, a tendência à realização imediata de idéias sugeridas. O indivíduo não é mais ele mesmo, é um autômato destituído de vontade. Ademais, pela mera participação num grupo, o homem desce vários degraus na escada da civilização.  LE BON cit. KELSEN, HANS, A Democracia: 315
DEMÓCRITO rejeitava frontalmente "as bobagens" de PITÁGORAS e dos Eleáticos. Certamente por causa de tudo isso o primeiro gênio da humanidade foi relegado ao ostracismo científico. Ele ria. A" verdadeira grandeza de Demócrito", não explicitada, residia justamente em suas formulações éticas, evidenciadas pela série de fragmentos e profundas concepções à cerca não só das relações humanas, como de tudo o mais. Não me ocorre dúvida: DEMÓCRITO escreveu a senha panteísta à ousadia de SPINOZA. Ao excepcional macedônio, o cosmo não era determinado por nenhum poder, muito menos pelo DEMIÚRGO platônico, (coisa pela qual até mesmo ARISTÓTELES acabou escorregando) mas sim pelo movimento imanente (auto-criador ou emergente) do próprio cosmo. Tambérm o mais notável precursor da Teoria da Relatividade coroar-lhe-ia de razão:
Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes.  POINCARÉ, H. 36
A idéia do acaso, e a de ordem  intrínseca inerente ao caos viria encontrar guarida apenas no segundo quarto do XX,  pela aplicação do gigante quântico  WERNER HEISENBERG.
O Princípio da Incerteza define que o observador influencia o comportamento das partículas, provocando o fenômeno chamado colapso da função de onda, que de um modo bastante simplificado, pode ser representado pela idéia de que o elétron só está naquele estado específico porque está sendo observado. LANA, C.A., O fim do determinismo newtoniano. http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u53.jhtm
A DEMÓCRITO nada disso seria novidade. Para ele o cosmo (o mundo e todas coisas, inclusive a alma) era formado por um turbilhão de infinitos átomos de diversos formatos que jorravam ao acaso, combinando ou se chocando. Com o tempo, alguns se uniriam por suas características (as vezes, as formas dos átomos coincidentemente se encaixam tão bem como peças de quebra-cabeça) e muitos outros se espatifariam sem nada formar (porque as formas não se encaixariam ou se adequariam apenas de modo muto tênue). Dessarte, alguns conjuntos de átomos que se aglomeram tomam consistência e formam todas as coisas que conhecemos, que depois se dissolvem no mesmo movimento turbilhonar dos átomos do qual surgiram. E o que temos gradualmente descoberto?
Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade. TOFFLER, A. & TOFFLER, H.: 20.
O universo é constituído de uma multiplicidade de sistemas ‘abertos’, todos em incessante interação com seu ambiente. BEN-DOV: 149

Pesquisadores do Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, do Departamento de Energia do EUA, conseguiram detectar seis isótopos atômicos nunca antes observados: 104Rutherfordium, 106Seaborgium, 108Hassium, 110Darmstadium, 112Copernicium e o 114, ainda sem nome.
Os resultados observados permitirão entender melhor a teoria da estrutura da concha nuclear, a qual prediz a existência de“ilhas de estabilidade” resolvendo o processo: os núcleos de átomos pesados provém de uma série de átomos instáveis, de tempo de vida muito curto. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas.
A sinfônica
Em nosso século, o estudo da constituição atômica da matéria revelou que a abrangência das idéias da física clássica apresentava uma limitação insuspeitada e lançou nova luz sobre as demandas de explicação científica incorporadas na filosofia tradicional. Portanto, a revisão dos fundamentos para aplicação inambígua de nossos conceitos elementares, necessária à compreensão dos fenômenos atômicos, tem um alcance que ultrapassa em muito o campo particular ciência física. BOHR, Niels, Física atômica e conhecimento humano: Introdução.
Caos, Entropia, a Gravidade,  o Princípio da Covariança ( nome original da Teoria da Relatividade) a Ética Quântica, as fórmulas atômicas, mesmo epidemias patológicas, a Mão Invisível; de ADAM SMITH, o efeito borboleta, este condicionamento atmosférico assinalado por PRIGOGINE, e constatado na Economia,  Do espírito das leis ou da relação que as leis devem ter com a constituição de cada govêrno, os costumes, o clima, a religião, o comércio, etc., título completo da consagrada obra de MONTESQUIEU, o articulador da moderna democracia; Universo em fractais, notável postulação de MANDELBROT, e agora até as SuperCordas, todas essas naturalidades têm no processamento das informações atômicas trazidas pelas ondas o denominador-comum:
As ondas são estruturas macroscópicas coerentes (mantêm aproximadamente seu perfil espacial), cuja função é reestabelecer o equilíbrio do sistema... Não é exagero afirmar que a maioria dos modelos teóricos usados para descrever a física do Universo primordial usa campos escalares... No chamado Modelo Padrão das partículas elementares, que combina todo o conhecimento atual dos constituintes fundamentais da matéria e das forças com que interagem entre si, campos escalares (pode haver mais de um) são um tipo de matéria que interage com todos outros tipos. GLEISER, M., 2010: 251, 128.
A evolução se faz inserida no padrão.
A evolução acontece não como resposta às exigências da sobrevivência, mas como um jogo criativo e necessidade cooperativa de um universo todo ele evolutivo. LEMKOW, A. F.: 183
Todas entidades são envolvidas pelas peripécias dos grávitons, partículas mensageiras oriundas dos mais remotos campos gravitacionais. O esteio é perfeito. Mutatis mutandis a interpretação varia de acordo com a capacidade, a intensidade de atenção, ou interesse do receptor. O que tudo pauta? A ética, jamais a dialética:
A vida não conquistou o globo pelo combate, mas por um entrelaçamento. As formas de vida multiplicaram-se e tornaram-se complexas cooptando outras, e não apenas matando-as. SAGAN, D., cit. DAWKING, R.: 288
 Querer definir ordem matemática ao Universo, ou impor um código padrão à humanidade, ou a qualquer  Nação beira até insanidade.  Coisa de NAPOLEÃO. Com certeza:
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época. KELSEN, H., A democracia: 140.
Pois faz  mais de 2.500 anos que DEMÓCRITO recomendou:
Melhor para a virtude mostrar-se-á aquele que usar o encorajamento e a palavra persuasiva, do que o que se servir da lei e da coerção. Pois quem evita o injusto apenas por temor a lei, provavelmente cometerá o mal em segredo; quem, ao contrario, for levado ao dever pela convicção, provavelmente não cometerá o injusto nem em segredo nem abertamente, Por isto, quem agir corretamente com compreensão e entendimento, mostrar-se-á corajoso e correto de pensamento
O sorridente filósofo, o parceiro LEUCIPO, mesmo EPICURO, e principalmente SPINOZA devem estar rindo muito, dando gargalhadas da civilização, já com vinte e um séculos no lombo, porém ainda se comportando como uma criança de seis.
Acredito que quem estiver entrando no caminho da iluminação será absolutamente impecável em tudo o que fizer. E por causa do medo da condenação? Não. Ou de punição de Deus, ou porque pequei e não alcancei o perdão? Não, não, não. Os verdadeiros iluminados verão que toda a ação tem uma reação com a qual eles terão de lidar, e se formos sábios, não faremos coisas que nos levarão a ter de enfrentar resolver e equilibrar isso em nossa alma mais tarde. Esse é o verdadeiro critério.  LEDWIN, M., cit. ARNTZ, W.: 203
_______________

domingo, 24 de outubro de 2010

O advento da Ética

Os antigos gregos pareciam exigir de seus aristocratas não só uma origem nobre, mas também um caráter nobre.
THOMAS, Henry
Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.
Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.

SÓCRATES ensinou PLATÃO  (Fédon, 66).e o mundo a pensar, antes de tudo, em si mesmo.
Porque todas as guerras nascem do desejo de adquirir haveres e bens. E haveres e bens somos forçados a adquirir por causa do corpo, cujas exigências devem ser satisfeitas.
A dialética engembrada pela dupla foi o artifício que permitiu a ascenção dos Trinta Tiranos sobre a pacífica Athenas, ao gáudio dos astutos. "Ela nos serve apenas para mudar de um sistema para outro.” (ENGELS, cit. QUILLET, P.: 46)
A sintaxe e a semântica do prefixo dial denotam o pragmatismo do adjetivo dual, fundamental à inversão de rumo.
Sim, pois na base da criação da necessidade de aniquilamento está a afirmação de que há um 'nós' e, consequentemente, um 'eles'. Esse processo se dá de forma lenta, cotidiana e concorrem para ele ações no campo da política, da cultura e da religião. Leis que separam e restringem os homens por sua ascendência ou cor, exacerbação de sentimentos nacionalistas e crenças religiosas usadas para a segregação são os caminhos para semear o infortúnio e transformar o medo em ódio.
GÓES, Moacyr, A divisão que segrega, 11/03/2010.
Assim como o alimento se torna primordial em sua falta, diante da dialética haveria de surgir a Ética. Coube a quem melhor conhecera as artimanhas platônicas tentar desfazê-las.  Eis fulgurante o protótipo da má temática;

platão diálogos
Que não adentre quem não queira se manifestar pela linguagem matemática.
PLATÃO
ARISTÓTELES frequentou a escola, e dedicou sua vida tentando elidi-la.  Explica-nos KOYRÉ (1986: 81)
Ocorre que para Aristóteles a geometria era apenas uma ciência abstrata. Por isso, a geometria nunca poderia explicar o real. As suas leis não dominam o mundo físico. O estudo da geometria não precede o da física. Uma ciência do tipo aristotélico não se apoia numa metafísica. Conduz a ela, em vez de partir dela. Uma ciência tipo cartesiana, que postula o valor real do matematismo, que constrói uma física geométrica, não pode dispensar uma metafísica. E tem mesmo que começar por ela. Descartes sabia-o. E Platão, que fora o primeiro a esboçar uma ciência desse tipo, sabia-o igualmente.
 O trato com o semelhante, e não com suas coisas é que deveria pautar as atenções de todo o mundo. E a ciência capaz de determiná-la, "a maior dentre todas as artes", deveria ser a Política, até porque todas as ações dos cidadãos e do Estado estão subordinadas às decisões políticas, assim como todas as outras artes também são a elas subordinadas.
Na verdade, era isto que Shelley percebia já nos primeiros dias da Revolução Industrial, quando proclamou que na defesa da poesia devemos invocar ‘luz e fogo daquelas regiões eternas onde a faculdade do cálculo, de vôo rasteiro, jamais se atreva a guindar-se’.
O pensamento de ARISTÓTELES vem exposto nas obras: Ética à Nicômaco, Ética à Eudemo e a Grande Ética.  Ela foi considerada como preâmbulo da política por se referir ao indivíduo, enquanto a Política considera o homem na sua dimensão social. Como a Justiça e o Direito PLATÃO endereçou ao Estado formular, para ARISTÓTELES dispôs a Ética como precedente ao próprio Direito. Em sua falta é inconcebível o Direito, tampouco Justiça. Frente à dialética, ARISTÓTELES tomou fama por condenar quaisquer excessos, sendo o meio termo é uma forma digna de louvor - ou seja - no caso em tela, a mescla entre o poder do Estado e do Cidadão.
A República de Roma ascendeu pelo cunho  aristotélico,  mas ao cabo retornaram as concepções platônicas, mais práticas e melhor entendidas pelo vulgo, e  mais interessantes aos condutores, fato que levou a hegemonia da força sobre a sabedoria, da arma sobre a inteligência, do Império Romano sobre todo mundo. A quem a tanto relutasse, ou preferisse, poderia novamente contar com a solução socrática:
"Coloquei a vida num declive: basta um empurrãozinho. Prestai um pouco de atenção e vereis como é breve e ligeiro o caminho que leva a liberdade." (SÊNECA, Sobre a Providência Divina)
A eficácia da administração da Justiça pelos homens se via confirmada pela entidade imperecível, inatacável por coletiva, articulada como Estado, o Deus Terreno. Cabiam aos sábios governantes estipular a lei, e aplicar a justiça de acordo com ela. A composição surtiu notáveis efeitos, desde a formidável engenharia dos aquedutos, circos e prédios oficiais, como a impressionante sequência de conquistas de territórios, o subjugo de um número infinito de escravos e vencidos, e a implantação de suas implacáveis leis em cada ponto alcançado. Como todo artifício tem algum prazo de validade, o arranjo pretensamente científico, na verdade apenas tecnológico de organização social, acabou dando com os burros n'água.
Com o surgimento dos imperadores romanos o curso dos tempos se torna ainda mais tormentoso e os homens interiormente ainda mais inquietos e angustiados. E chegamos então a um ponto, verdadeira e secularmente crítico, de profunda decadência, quando, subitamente, aparece a figura de Cristo, anunciando-se como a luz do inundo, a ressurreição e a vida. O Cristianismo, ainda jovem, entra em cena e aos poucos arranca, à Filosofia, a direção do homem. HIRSCHEBERGER, Johannes, História da Filosofia na Antiguidade.
Desse modo, e infelizmente, os burros foram salvos, à desgraça de judeus, franceses, ingleses, índios, negros, e centenas de genocídios, pelo mundo afora.
ARISTÓTELES é considerado pioneiro formulador da Ética. Particularmente, todavia, reputo a DEMÓCRITO, dono de uma intuição capaz de conceber a existência do átomo como elemento primordial. 
O que caracteriza os primeiros estudos sobre a sociedade é, precisamente, um ponto de vista finalista e normativo: finalista, isto é, tendo unicamente em consideração o ideal a realizar, a investigação do que deve ser a 'melhor' organização social e política; normativo, quer dizer, a preocupação imediata de estabelecer normas, regras de ação para a vida coletiva. É este, particularmente, o ponto de vista dos filósofos. Bastará recordar, quanto à antiguidade, a República e as Leis de Platão, a Política de Aristóteles...
CUVILLIER, A., Introdução à Sociologia – OS PROBLEMAS SOCIOLÓGICOS
O rudimentar conceito atômico de DEMÓCRITO, embora não preciso, veio encontrar o amparo científico em nosso tempo, corroborando a Ética como pauta da evolução do Universo, e não apenas restrita ao ser humano e sua interatividade social. Os movimentos, as rotações, a gravidade, galáxias e microorganismos são pautados por sistemas de relações, não por jogo de forças. Por isso arrisco afirmar que DEMÓCRITO logrou a dimensão mais abrangente, a ponto de ter inffluenciado as disposições do próprio ARISTÓTELES. Tentarei delinear com os parcos dados disponíveis um quadro sobre a Ética  do precursor atômico. Tudo o que se sabe vem de esparsas citações e comentáriosde outros autores,  fragmentos de suas teorias, mas muito menos se sabia sobre ADÃO e EVA, e, no entanto, rendeu dois fabulosos volumes, e incontáveis palimpsestos. Realizamos  a importante escala da NAV'S  para colher. A Epistemologia e a Ética de Demócrito