quinta-feira, 12 de agosto de 2010

O acirramento da violência


Os números são vergonhosos. Em apenas dois anos e cinco meses, foram registrados no Estado do Rio 18.137 assassinatos. Vou repetir: dezoito mil centro e trinta e sete pessoas tiveram a vida interrompida de forma violenta. BARROS, J.A., O Globo, 17/8/2009
Não se irrigava o árido do cangaço com tanto sangue. A Nação agoniza na estupidez.
Em Pombos, mãe vai à mercearia e perde filho de 13 anos, estuprado e morto por pedófilo assassino. Edmilson, 24 anos, atraiu o menino para sua residência onde perpetrou o crime. A população endoidou, demoliu o imóvel, caçou o criminoso no mato e esbagaçou o miserável. http://revistafragmentos.blogspot.com/2010_03_01_archive.html
Nunca houve tanta violência, neste país. A maioria surge por emulação; outras, por recalque ou inveja, vingança, vaidade ou covardia. Há quem sustente ser processo depurativo: “A guerra é uma necessidade biológica de suma importância, o elemento regulador da vida da humanidade, a qual não a pode dispensar. Não é, contudo, apenas uma obrigação moral; e é, como tal, um fator indispensável da civilização”. (Gen. VON BERNHARDI, cit. CHALLITA, Mansour, Os Mais Belos Pensamentos de Todos os Tempos, 3. Vol.: 94) “Da guerra da natureza, da fome, da morte, forma-se o mais nobre objeto que somos capazes de conceber: a produção de animais superiores”. (CHARLES DARWIN, consagrando os cálculos de MALTHUS)
O cacoete tem tomado vulto. Valentões tomam de assalto as salas de aula. Senhoritas esbravejam contra marmanjos que não lhes cedam passagem. Não lhes ocorre por ventura não terem sido percebidas. Maria Bonita tem olvidado os sábios conselhos para não falar com estranhos. Pressupondo-se inatingível pela condição feminina, na couraça da lata, e ademais coberta pela garantia legal, a moça finaliza cuspindo no rosto do velho motorista. Pelos seus cálculos, a desmoralização impingida retira a força de um revide. Gratuitamente se coloca na linha de tiro, e espera pelo melhor - que não haja nenhuma reação. O disparate mostra o descompasso mental que acomete a incauta, mas sua paranóia é apenas reflexo do modo como vem sendo colocado todas as coisas; e por causa e consequência, formado a mentalidade de cada viandante.
A afirmação mitológica da maldade inata na natureza humana encontra-se, como se sabe, na Bíblia.Ela está explicitada no episódio de Caim e Abel, como corolário da tese do Pecado Original. PENNA, O.M., O espírito das revoluções: 83
Domingo é o dia que registra mais assassinatos:
foram 110 casos no período, ou 17,2%.
Depois vêm sexta e sábado.

Folha, 15/8/2010

"A Record é a única rede de TV aberta que está sempre presente na cena do crime." (Correio do Povo, 8/8/2010)
.
A Band torce para que o espetáculo se efetive na hora da Ave Maria, quando diariamente entope as telas com choros, ranger de dentes, e candentes protestos por justiça. O apresentador, sujeito simpático, popular, ex-reporter esportivo,  mostra-se indignado, e incita as mulheres à formulação de queixas nas delegacias. Por certo todas concordam, e muitas seguem conselho. Mas quando uma mulher consigna em boletins de ocorrências as ameaças e agressões sofridas, colhe um homem ainda mais raivoso ao seu lado, provavelmente vingativo, até o assassinato. Na pior hipótese para o criminoso, ele será preso algum dia, por algum período. Por certo, arrepender-se-á de ter cometido a insanidade. Mas ela, com toda a segurança, conta com a guarda do cemitério. Cinegrafista da Band é morto durante operação policial no Rio
A econômica Rede TV! prefere reunir os sobreviventes, protagonistas e comentaristas em debate vespertino, na hora do chá. Doce voz do reality show promove as panacéias dos anunciantes.
.
Engraçado é que, diferentemente de outros estádios, por aqui nem se discute religião - cumpre-se. Na hora da refeição, todavia, na hora de repartir o pão, o pau come, de montão. As brigas são por  pratos-de-comida.
Toda a teoria darwineana da luta pela existência é simplesmente a transferência, da sociedade à natureza viva, da teoria de Hobbes sobre a guerra de todos contra todos e da teoria econômica burguesa da concorrência, bem como da teoria da população de Malthus. A.R. Wallace & R.Young, Sciences studies, 1971, p.184; cit. Japiassú, 1978: 56
Proliferam-se delegacias - de menor, de mulher, do trabalho. E as varas judiciais correspondentes. Leviathan mostra competência."Pouco a pouco, os soberanos compreenderam que a justiça podia ser também pretexto para a extensão de seu poder e a afirmação de sua autoridade." (BOBBIO, N. e VIROLLI, M.: 130)
Até mesmo estádios de futebol e aeroportos são obrigados a transformar ou construir salas para acomodações forenses. Na falta de trens, são os aviões que não podem atrasar. "Instalados há pouco mais de três semanas nos cinco maiores aeroportos do país, os juizados especiais já fizeram cerca de 1,8 mil atendimentos a passageiros." (www.agenciario.com/materia.asp?cod=82299&NomeEdi=Cotidiano,%20Transporte)
A coleção prêt-à-porter de MUSSOLINI ainda logra o maior sucesso entre nosotros: "São 100 mil advogados trabalhistas, mais 15 mil que vivem ligados à Justiça do Trabalho, no total chegam à cerca de 150 mil. Um lobby de 150 mil é maior que o desejo do restante da sociedade." (Evangelinos, Pedro, diretor da FIESP in Jornal O Estado de São Paulo, 25/11/2001, p.B6)  Tem filet para todo mundo:"A Justiça do Trabalho gaúcha garantiu a arrecadação total de R$356,24 milhões para os cofres da União, em 2007." (Correio do Povo, 13/02/2008, p. 18) 
Os trabalhadores são aquinhoados com pífios aumentos. Por generalizado e obrigatório, e de efeito cascata porque junto aumenta o fisco, as despesas salariais flagelam todas as empresas, de modo indiscriminado, enquanto o operário sempre se considera injustiçado.. Do escárnio  sucumbem pequenas empresas, à passagem de  privilegiados transatlânticos. 
"Arranjos corporativos são fórmulas de institucionalização do conflito de classes, levando-as ao diálogo ou a regras mínimas deconvivência com a arbitragem do Estado. Entre nós este arranjo produziu o completo distanciamento das classes que supostamente deveria aproximar.."( COSTA, V.,: 49) 
Milhões e milhões de famílias são vitimadas, em prol da esperteza.
Boletim de estatísticas divulgado anteontem pelo Ministério da Fazenda apresenta números e conceitos errados ou distorcidos para inflar os feitos do governo Luiz Inácio Lula da Silva, subestimar resultados da gestão anterior e esconder fragilidades atuais da política econômica. Folha, 12-8-2010
O país que oferece vantagem em tudo cava a própria sepultura. O inglês vê, e tenta entender. Ele sabe o valor da estirpe. Fica abismado. Enquanto os sensores acusam abalos sísmicos no leito do continente sulamericano, na superfície elementos totalmente superficiais brincam de roda-da-fortuna.
Agarrados como carrapatos no Leviathan, os políticos lhe chupam o sangue, estocando seu alimento predileto até para o século vindouro. E os banqueiros, esses sim, tem caixas e caixas de sapatos, de fósforos, e tudo que se se possa imaginar para ser preenchido pelo eterno suor alheio. Na agiotagem multiplicada por dez. Nossos
patinhas
tomam banho de cachoeira.
O comerciante está convencido de que a lógica é a arte de provar à vontade o verdadeiro e o falso; foi ele que inventou a venalidade política, o comércio de consciências, a prostituição dos talentos, a corrupção da imprensa. Sabe encontrar argumentos e advogados para todas as mentiras, todas iniquidades. Somente ele nunca se iludiu sobre o valor dos partidos políticos: julga-os todos igualmente exploráveis, isto é, igualmente absurdos.
PROUDHON, P.-J.,
Filosofia da Miséria, Tomo I: 351.
Qualquer filosofia da história deve demonstrar qual é o mecanismo por meio do qual aquela agência suprema que determina o curso de todas as relações humanas irá induzir os indivíduos a trilhar exatamente os caminhos destinados a levar a humanidade até o objetivo determinado., Theory and History, cap. 7
O decano de Florença bem soube comunicar:
Pois a fortuna é uma mulher que, para ser mantida em sujeição, tem de ser espancada e maltratada; e vemos que se deixa dominar mais depressa pelos que assim a tratam do que por quantos dela se aproximam de maneira mais tímida. E sempre, como uma mulher, ela favorece os jovens, porque são menos escrupulosos, mais violentos e a dominam com maior audácia. MAQUIAVEL, Nicolau, O Príncipe; tb. cit. DOWNS, Robert Bingham: 20.
BERTRAND RUSSELL (cit. JORGE, F.:142) analisou com profundidade o manual político mais vendido no Eua, França, Itália, e best-seller no Brasil até por ser o único conhecido por aqui: O Príncipe é um compêndio dedicado a gangsters.

O crescimento de grupos criminosos dedicados ao assalto, à venda de drogas, ao furto de automóveis e ao assassinato, entre outros delitos, transformou as ruas das principais cidades da América Latina em espaços cercados pelo medo. O Globo, 22/8/2009
A cartilha cidadã, editada, revisada e ampliada pelos "estelionatários do Plano Cruzado", agora conta com a experiência da maturidade. "Será que a sociedade brasileira e o Brasil precisarão ter, no futuro, um lugar para os criminosos de outros países em seu território?"(Embaixador do Irã no Brasil. Folha, 16/8/2010)
“O Brasil é feito para nos matar e não para nos fazer viver” (CARDOSO, Pedro, ator, . 13/8/2009 - http://emkt.pavazine.com) .
Não é sem razão que a imprensa norte-americana tenha tratado com descrédito e até humor a nova constituição brasileira, de 1988. Um texto constitucional como o brasileiro, que desce a níveis bem específicos e se prolonga por centenas de artigos é, na tradição americana, uma piada.
Os feitores tem alimento estocado com garantia de manutenção até o fim das gerações. Na casa ao lado, falta o pão."De janeiro a julho, o valor médio dos cheques sem fundos foi de R$ 1.230,23, o que indica uma alta de 39,2% em relação ao registrado no mesmo período do ano passado." (Estadão, 12/8/2010)Na carência generalizada, todos brigam, e ninguém tem razão. Marido e mulher se divorciam, na melhor hipótese, ou então causam a tragédia,, já corriqueira,
De julho a novembro de 2008, o número de processos em tramitação por violência doméstica contra mulheres ultrapassou 150 mil. Ao todo, são 41.957 ações penais e 19.803 ações cíveis, além de 19,4 mil medidas protetivas concedidas e 11.175 agressores presos em flagrante. Os dados são do Conselho Nacional de Justiça revelados em reportagem da Agência Brasil



Nenhum comentário:

Postar um comentário