sexta-feira, 27 de agosto de 2010

O governo e a felicidade

O único objetivo do governo deve ser a maior felicidade do maior número possível de membros da comunidade.
JEREMY BENTHAM
Ninguém poderá obrigar-me a ser feliz à sua maneira. KANT

É uma gama de emoções sentimentos que vai desde o contentamento ou satisfação até à alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem ainda o significado de bem-estar ou paz interna. O oposto da felicidade é a tristeza. Em linguagem comum, quando se diz 'estou feliz', está-se a utilizar o primeiro significado — o de emoção. Enquanto que se se diz 'sou feliz', se está a utilizar o significado de bem-estar. É difícil definir rigorosamente a felicidade, e ainda mais difícil definir medidas desta. Wikipédia
A geração do bem-estar - Parte 2 - Com a economia a todo vapor e os avanços sociais no país, brasileiros descobrem que nunca foram tão felizes. Pesquisas confirmam a observação de Lamounier. Segundo um estudo divulgado na semana passada pela GfK, quarto maior grupo de pesquisa de mercado do mundo, o brasileiro está otimista quanto à situação econômica nos próximos cinco anos. Mais de 50% dos mil consumidores entrevistados acreditam que o futuro será ainda melhor que o presente – que já consideram ótimo. “Vamos iniciar a próxima década com muita esperança”, afirma o cientista político Rodrigo Mendes Ribeiro, coordenador do estudo. Revista Istoé, 29/8/2010.
É trivial identificar esteios infelizes, mas não seu paradoxo. Embora todos almejemos, nunca houve, não há e por certo jamais haverá, cientista, filósofo ou santo capaz de divisar uma meta que sintetize o desejo de todos, e muito menos de cada um em particular.
Todo homem possui sua finalidade particular, de modo que mil direções correm, umas ao lado das outras, em linhas curvas e retas; elas se entrecruzam, se favorecem ou se entravam, avançam ou recuam e assumem desse modo, umas com relação às outras, o caráter do acaso, tornando assim impossível, abstração feita das influências dos fenômenos da natureza, a demonstração de uma finalidade decisiva que abrangeria nos acontecimentos a humanidade inteira. NIETZSCHE, F., Da utilidade e do inconveniente da História para a vida: 74
O significado da felicidade varia até no mesmo indivíduo, conforme o estado emocional, idade, e status, a rigor evolutivo. No caso de Sócrates, involutivo. Supondo encontrá-la dentro de si, em sua essência, o primata não hesitou suicidar-se. O ermitão de Königsberg e seu crítico mais feroz concordam plenamente: Plena satisfação e felicidade geral são desprovidas de significado
O Estado de bem-estar era um ardil político: uma criação artificial do Estado, pelo Estado, para o Estado e seus funcionários. É um eco irônico da democracia de Lincoln de, por e para ‘o povo’. Quando seus bem escondidos, porém crescentes, excessos e abusos no governo central e local foram revelados recentemente, havia se passado um século de defesa falaciosa.SELDON: 60
Se impossível encontrar padrão no mesmo indivíduo, tanto quanto avaliar um tipo de sofrimento, que dirá entre diversos indivíduos. Quem não quer ser feliz a todo instante? Mas quem será disso capaz?
O grande papel com que sonham os monstros sagrados da política é o do grande homem. O Salvador. O chefe providencial, genial, médium do espírito nacional. O profeta de sua raça. SCHWARTZENBERG, R.-G., O Estado Espetáculo: 11
Sob o falso pretexto de defender os interesses do povo, esse gigantesco Leviatã consome a renda da população, gere mal os recursos e fecha a economia do país a seus desejos, inibindo investimentos internos ou externos. Com políticas econômicas frágeis e na maioria das vezes mal formuladas (dado o fraco entendimento dos governantes nesse assunto), o crescimento econômico pode se iniciar acelerado, mas ao longo do tempo mostra-se ineficiente e frágil, fadando o país a um atraso monstruoso em relação a regiões mais democráticas. VASCONCELLOS, Daniel, A ameaça do "Estado-pai", O Globo, 27/8/2010
Os movimentos extremistas tem muito em comum. Apelam para os descontentes e os psicologicamente desenraizados, para os fracassos pessoais, para os socialmente isolados, os economicamente intranqüilos, os indivíduos sem instrução nem refinamento e as pessoas autoritárias em todos os níveis da sociedade. Movimentos revolucionários, como o nazismo, garantiram algum apoio dos conservadores que concordavam com seus aspectos nacionalistas e anti-marxistas. O fascismo italiano representou uma coalizão do extremismo centrista com o conservador, liderada por um oportunista puro e simples. COSTA, Cruz: 21
A sensação de felicidade não é racional, e sim espiritual, mas nem mesmo JESUS CRISTO pode evidenciá-la. .
Esta teoria imagina uma espécie de espectador imparcial que, por dispor de todas as informações, seria capaz de determinar, por um balanço de perdas e ganhos, qual a regra de maior utilidade - total ou média - para o maior número. É claro que o utilitarismo pode servir para justificar - em nome da justiça e por uma espécie de ardil do 'bem-estar geral' - qualquer sistema de opressão geral.
RAWLS,
John, cit. LACOSTE, Jean, A filosofia no século XX: 139.
Felicidade não se atinge pelo poder, e sim com usufruto.
Na verdade, felicidade só entrou para o terreno da política após o Iluminismo com a Constituição norte-americana, que mencionava o até hoje mais que discutido direito "à busca da felicidade". Em busca da felicidade estiveram de Al Capone a George W. Bush e é o caso de se parar, pensar e fazer como tanto acadêmico fez e fará: escrever uma complicada tese a respeito.  15/04/2011 - 04h57 Felicidade: geral e de arquibancada, IVAN LESSA,  COLUNISTA DA BBC BRASIL

Tal qual o decurso do EspaçoTempo, ela não é estática. É dinâmica, transcendente a si mesma, evolutiva.

Projeto insano
SÓCRATES supunha que ela se alojasse no âmago do ser humano, e então aconselhou:
"Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o Universo de Deus."
Para se conhecer completamente, e usufruir do esplendor, SÓCRATES se suicidou.
Aos segundos diz imaginar que a morte deva ser um grande bem,
seja ela um sono tranquilo ou o convívio no Hades com os grandes
homens que lá habitam.
PLATÃO, Apologia de Sócrates. LPM, 2009: 16
)
Tivesse esperado um pouquinho mais, quiçá lograsse a sã consciência que se abateu sobre DOM QUIXOTE ainda antes da partida, que por doença, não lhe cabia adiar. Coisa de louco mesmo, mas o quê dizer do exército de fiéis seguidores, entre os quais a bela geração da variante evolutiva do suicídio, eleitora de um CHARLES, não propriamente o Príncipe de Gales, tampouco DARWIN, e sim um MASON para acabar consigo mesmo?
* * *
O "racional" PITÁGORAS apontou caminho mais ameno, menos drástico:
"A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos-matemáticos."
Encantado e agradecido,, PLATÃO colou no frontespício da Academia:

"Que não adentre quem não queira se manifestar pela linguagem matemática
."
As mútuas relações entre Platão e a filosofia pitagórica constituem, de fato, um eixo fundamental para a crítica: se a filosofia pitagórica influencia o platonismo, é verdadeiro também o contrário... Aqui Platão estaria evidentemente utilizando os princípios (archaí) pitagóricos para fundamentar, do ponto de vista da dialética dos princípios supremos, sua teoria das Idéias.
CORNELLI, Gabriell, CAMINHOS DE DUAS MÃOS: TROCAS FILOSÓFICAS ENTRE PITAGORISMO E PLATONISMO. - www.puc-rio.br
Eis o motivo da religião, e da psicologia. Ignorância não vige.
Os sábios deverão dirigir e governar, e os ignorantes deverão segui-los. PLATÃO cit. WHITEHEAD, A. N.:31
Pelo Deifico oráculo sagrado
Tinha-lhes Pítia ainda acrescentado:
Os reis, aos quais pertence por dever
O bem de Esparta amável promover,
Serão os chefes e moderadores
Do conselho, assim como os senadores;
Sempre de acorde, a massa popular
Deverá limitar-se a confirmar
Como um meio adequado para a consecução de determinados fins, ensina Platão, é permitido ao governo do Estado ideal servir-se de certas mentiras sadias’. KELSEN, 1998: 168
E assim nasceu, e se firmou, a mais famosa escola da face da Terra de todos os tempos - uma filosofia anunciada por números, tal qual presidiária.
Os niveladores... rapazes bonzinhos e desajeitados... mas que são cativos e ridiculamente superficiais, sobretudo em sua tendência básica de ver, nas formas da velha sociedade até agora existente, a causa de toda a miséria e falência humana... O que eles gostariam de perseguir com todas as suas foras é a universal felicidade do rebanho em pasto verde, com segurança, ausência de perigo, bem-estar e facilidade para todos; suas doutrinas e cantigas mais lembradas são 'igualdade de direitos' e 'compaixão pelos que sofrem' - e o sofrimento mesmo é visto por eles como algo que se deve abolir.
NIETZSCHE, F.,
Além do Bem e do Mal: 45
“Como um meio adequado para a consecução de determinados fins, ensina Platão, é permitido ao governo do Estado ideal servir-se de certas mentiras sadias’.” (KELSEN, 1998: 168)
PLATÃO era gay, e pedófilo. Sua mentira, entendida natural, muito antes de sadia era sádica. Demasiadamente sádica. Ao gáudio dos Trinta Tiranos. Por consequência, do vingativo Platão, claro.
_________

Nenhum comentário:

Postar um comentário