terça-feira, 17 de agosto de 2010

O desconhecimento de Locke* no Brasil

O principal propósito da minha apresentação é provar aos senhores que não se está ensinando ciência alguma no Brasil! - FEYNMAN, R.  O Senhor está brincando, Mr Feyman?**
A Revolução Francesa praticamente apagou a Gloriosa, esta sem-graça, sequer heróica. O sucesso do Corso determinou a fuga lusa e inédita preocupação inglesa. O êxito francês e o êxodo português indicaram a eficácia do molde platônico. O idioma dos francos era diplomático; e para nosotros, familiar.  Sua cultura, admirada pelo mundo todo. Arquitetura,  moda e perfumes encantavam os primos pobres. Art Déco ou Art Nouveau mostravam o gabarito da parente. As construções foram mudando a paisagem e os costumes portugueses ´por aqui introduzidos pela corte imperial. A moda chic preciítava os moradores a seguirem idiossincracias parisienses,  incrementadas especialmente nos cumprimentos, nas danças, e nos passeios pelas boulevards cariocas. Vê-se o estilo da Cidade-luz nas tradicionais luminárias, e em prédios públicos da ex-capital federal. Na Glória mantém-se a fachada de Pantheon da Igreja Positivista do Brasil, erguida pelos militares republicanos.com fachada de Pantheon para justificar a sapiência da imposição. Além dos livros o templo abriga várias estátuas e todo um acervo de AUGUSTE COMTE,  Imagens da amante CLOTILDE DE VAUX representam a humanidade.
    Apenas a ti, minha santa Clotilde, estou reconhecido por não sair desta vida sem ter experimentado as melhores emoções da natureza humana. Um ano incomparável fez surgir espontaneamente o único amor, puro e profundo, que me era destinado. A excelência do ser adorado permite-me, na maturidade, mais favorecida do que a minha juventude, vislumbrar em toda a sua plenitude a verdadeira felicidade humana.Augusto Comte
    Um cofre guarda  valiosos objetos pessoais de COMTE - copos, garfos, livros, e autógrafos. Em um armário ainda estão vestes sacerdotais usadas nas cerimônias para impressionar os caboclos.
    O comtismo serve então de fundamentação doutrinária a uma facção política conservadora e anti-democrática, que durante quarenta anos dominou o Rio Grande do Sul, e daí se irradiou para todo o país. SILVA, Prof. Nady Moreira da, Universidade Federal do Maranhão, Positivismo no Brasil
    Embora a Sorbonne originalmente exibisse, já no portal, um monumento à sumidade, a França não engolia o gabarito. Ao  contrário, a magestosa capital, remetida à convulsão socialista justamente no meado do XIX, simplesmente passou a ignorar qualquer ciência ou ideologia. Para nós, entretanto, longe do terror jacobino, do descalabro napoleônico, e da confusão da comuna, a engenharia retórica bastava para  alavancar e sustentar o torrão brasileiro, ao gosto de Arquimedes, no rumo a um pretenso  desenvolvimento, como se ele fosse um alvo estanque, único, insofismável, e por tudo inexorável, e com disciplina rapidamente lhe atingiríamos.
    Inspirados na filosofia de Auguste Comte e na sua Teoria dos Três Estados ou Estágios de Civilização (o teológico, o metafísico e o científico ou positivo), os republicanistas que se opunham aos democratas defendiam uma república provisória com meio para alcançarmos a ordem e o progresso. Segundo eles, somente numa ditadura sociocrática, nos moldes positivistas, poderiam ser resolvidos os nossos problemas; para atingirmos esse objetivo tornava-se necessária a instauração desse regime ditatorial e, ao combaterem então a monarquia esses políticos defendiam o republicanismo.  DA SILVA, Prof. N; M. D., Positivismo no Brasil, Univ. Fed. Maranhão.
    Retroagimos uns dois séculos. No meado do XVII  a Inglaterra já  tinha mandado  a "ditadura sociocrática" às favas, antes mesmo dela nascer. 
    Locke e Shaftesbury consideravam o despotismo como um mal francês e, quando escreveu o documento, em 1679, Locke acabava de voltar da França, após estudar o mal francês enquanto sistema político. A filosofia de Shaftesbury foi planejada para combater a interpretação mecanicista da realidade, mas sobrepujou a filosofia daqueles em seus esforços para salvar as artes dos efeitos das idéias mecanicistas: aspirou fundar bases não só para a verdade e a bondade, como também para a beleza. BRETT, R. L.: 109 
    "Foi igualmente pela recusa do dualismo cartesiano, e pela defesa da observação e da análise contra o espírito sistemático, que Locke se impôs como 'mestre da sabedoria' aos filósofos franceses do século XVIII." (CHÂTELET: 228). Na maioridade do XXI, ainda patinamos na metonímia, no conto de Comte, empacotados para presentes.
    Nada mais estranho ao pensamento de Comte do que a noção liberal de direitos individuais: 'Todo direito individual é uma abstração, a sociedade é a única realidade'. Nada de divisão de poderes: o Legislativo e o Judiciário deviam ser inteiramente subordinados ao Executivo. Tudo para o Estado, nada para a sociedade; em suma, um completo sistema de despotismo espiritual, político e social.  CANGUILHEM, Georges, Cahiers pour l'analyse; cit. DESCAMPS, C.,: 88
    Pagar mico é com a gente: Quando Einstein por aqiu aportou o fiasco foi total: “O senhor Licínio Cardoso, na primeira fila, tinha o ar de quem, acompanhando a exposição feita, contrapunha mentalmente aos princípios da mecânica einsteniana os dogmas de Augusto Comte.” ( cit. MOREIRA, Ildeu de Castro e VIDEIRA, Antonio Augusto Passos Org.:124)
    As ciências humanas que se desenvolveram no interior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, como era então denominada por ocasião de sua fundação, teve a sua marca francesa. Sua origem foi sociológica com forte influência filosófica. QUIRINO, C., Depto de Ciência Política da USP - Estud. av. vol.8 no.22 São Paulo Sept./Dec. 1994
    TOCQUEVILLE era marca francesa, mas provavelmente de algum vinho  Ao brasileiro. importava a coleção prêt-à-porter, literalmente dos pés à cabeça. Anos-luz da sofisticação de Versailles, o chapéu atravessado de NAPOLEÃO caiu bem na turma de LAMPIÃO. E para o papel de JOSEFINA, pintou MARIA BONITA.
    Mercê do desenvolvimento agrário, maciça imigração, e parque industrial, os paulistas ainda se esmerararam pela aridez ítalo-gemânica.  A dialética gerava positivismo à granel.

    Lia-se Marx, Weber, Dobb, Mannheim, Lukács, Heller e, em 1968, muito Marcuse.Também Gramsci começava a ser estudado. De início, no curso de História das Idéias, foram introduzidos os seus escritos sobre Maquiavel, mas nos anos 70, tornou-se um dos autores mais trabalhados, a ponto de, no princípio dos anos 80, ter sido tema de tese de livre-docência de um dos professores da Cadeira. Nos cursos de Instituições Políticas Brasileiras discutia-se desde as questões referentes ao escravismo, ao feudalismo e ao capitalismo na formação do estado brasileiro, debate que foi uma constante durante certo período, até os aspectos mais atuais do país, ou seja, a revolução brasileira, o populismo e o autoritarismo. Caio Prado e Celso Furtado eram leituras obrigatórias...QUIRINO, Célia, Departamento de Pós-graduação em Ciências Políticas da USP
    Curiosamente nas listas de preferências da famosa universidade não aparece HEGEL, padrasto de todos, inclusive COMTE. O pai é PLATÂO. As falhas transcendem.

    Era 1970 e eu tinha 18 anos. Resolvi então buscar nos clássicos o fundamento de que precisava. Marx silenciara sobre o problema da luta armada, o Brasil de 1970 nada tinha a ver com a Rússia de 1917, Mao era um pensador budista esotérico, Fidel Castro era bom de discurso, mas não tinha escrito uma linha sequer. Após peregrinações sem fim pela literatura revolucionária, Gramsci veio em meu socorro. Fiquei confuso com seus argumentos, lidos em traduções parciais de seus escritos para o espanhol, mas deles extraí o jargão e o mote que me interessava: “A luta armada como estratégia de conquista do poder está equivocada porque ignora o papel da conquista da hegemonia política na sociedade civil.”  Rakudianai, by Persio Arida, ex-Presidente do Banco Central de FHC.

    Budista cocker de GRAMSCI e MARX dá conta não só da ignorâncioa, como principalmente da  falsidade ideológica que nos vem sendo impingida. Em 70 a Teoria da Relatividade já tinha cumprido jubileu de ouro. Nenhum dos citados logrou conhecê-la. Podemos elencar uma centena, dentre as quais uns dez autores de leitura obrigatória em qualquer segmento acadêmico internacional, até hoje por aqui desdenhados . J. LOCKE, (cit. BARNETT, L.:33) foi pioneiro em adotar as perspectivas da relatividade e até mesmo da quântica:


    Há duzentos anos, o filósofo John Locke escreveu, em seu grande tratado 'Sobre o entendimento humano': 'Se encontrarmos as pedras de xadrez nas mesmas posições que as deixamos, diremos que elas não foram movidas, ou permaneceram imóveis, mesmo que o tabuleiro, nesse interim, tenha sido transportado para outro cômodo. Da mesma forma diremos que o tabuleiro não se moveu, se ele permanecer no mesmo lugar em que se encontrava na cabine, embora o navio esteja andando. E diremos, também, que o navio se encontra no mesmo lugar, desde que se mantenha à mesma distância da terra, embora o globo tenha dado uma volta completa. Na verdade, as pedras de xadrez, o tabuleiro e o navio, tudo isso mudou de lugar em relação a corpos situados muito mais longe'. Esse quadro das pedras que se movem, embora se mantenham no mesmo lugar, representa um dos princípios da relatividade, a relatividade de posição. Mas isto também sugere outra idéia, a da relatividade de movimento.
    Infelizmente, nós, brasileiros, nunca lemos Burke, Locke ou Tocqueville, nem Acton, Burkhardt ou Hayek, ou utros bons autores anglos-saxônicos. Preferimos as divagações românticas dos discípulos de Rousseau, as chatices de Comte e a filodoxia ou pretensioso amor das opiniões especulativas e rebuscadas dos autores da rive-gauche, influenciados por Marx e seus corifeus. Gramsci e os medíocres professores da Escola de Frankfurt ainda continuam aqui hegemônicos. PENNA, O.M., O espírito das revoluções: da revolução gloriosa à revolução liberal: 469
    Em relação à educação no Brasil, tive uma experiência muito interessante. Eu estava dando aulas para um grupo de estudantes que se tornariam professores, uma vez que àquela época não havia muitas oportunidades no Brasil para pessoal qualificado em ciências. Esses estudantes já tinham feito muitos cursos, e esse deveria ser o curso mais avançado em eletricidade e magnetismo – equações de Maxwell, e assim por diante. Descobri um fenômeno muito estranho: eu podia fazer uma pergunta e os alunos respondiam imediatamente. Mas quando eu fizesse a pergunta de novo – o mesmo assunto e a mesma pergunta, tanto quanto eu podia–, eles simplesmente não conseguiam responder! RICHARD FEYNMAN

    O ministro da Educação, Fernando Haddad chamou atenção para o aumento de 140 mil analfabetos entre as pessoas com mais de 25 anos, especialmente no Sul e no Sudeste, o que para ele não é 'algo compreensível'. Segundo ele, é como se pessoas que se declararam alfabetizadas em um ano se declarassem analfabetas no ano seguinte. Terra, 18/9/2009
    O que está acontecendo no Brasil é uma farsa e uma fraude com dinheiro público. Se fosse algo que pudesse ser resolvido mudando a política, mas não é. Será um"dano irreparável". Eu diria hoje, sem problemas, que temos de 30 a 40 mil doutores 'Mobral' no Brasil, disputando empregos HERMES, Marcelo, Prof. Biologia Molecular - 1/7/2010 - http://migre.me/V3lo
    Pelo Deifico oráculo sagrado
    Tinha-lhes Pítia ainda acrescentado:
    Os reis, aos quais pertence por dever
    O bem de Esparta amável promover,
    Serão os chefes e moderadores
    Do conselho, assim como os senadores;
    Sempre de acorde, a massa popular
    Deverá limitar-se a confirmar
    .
    O conceito espiritual do reino de Deus degenerou numa instituição eclesiástica, jurídica, política, militar, financeira que, substituindo a força do espírito pelo espírito da força, fez da Civitas Dei uma Civitas Terrena, com o agravante que esta cidade terrena é acintosamente proclamada como sendo a cidade de Deus. ROHDEN, H.: 28.

    No raiar dos '30 o Brasil  embarcava na  metonímia: “Getúlio era um fiel discípulo do secretário florentino, daquele que Gioberti considera o “Galileu da política” e Emil Ludwig chama de 'instrutor dos ditadores'.” (Capanema, Gustavo, Dois Traços Getulianos em Maquiavel, Folha de São Paulo, 21/8/1977
    “Ele fez uma poderosa e adaptável mistura política. Atuou dentro do lema positivista do Brasil: 'Ordem e Progresso'." (Bourne, Richard, Getúlio Vargas of Brazil (Sphinx of the Pampas) p. 91, 200/221)
    O traje do cangaceiro é um dos exemplos demonstrativos do comportamento  brasileiro. VALLADARES, C. , cit, MELLO, F. P. , Estrelas de Couro - A Estética do Cangaço
    A Universidade brasileira se desenvolve sob estas fortíssimas influências: descompromisso elitista das 'Grandes Écoles', o reducionismo profissionalizante agmático dos 'Land Colleges Americanos', e a departamentalização do saber de Humbolt e Descartes. Nesse ambiente cultural é formada em 1934 a primeira Universidade Brasileira, a Universidade de São Paulo, e, logo em seguida, em 1935, a Universidade do Distrito Federal. PINOTTI, JOSÉ ARISTEMO, Professor titular e Diretor da Divisão de Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo/Hospital das Clínicas, Ex-Reitor da Unicamp. - A Universidade : do Arcaísmo à Transcendência; Folha de São Paulo, 8/2/2003: 5
    Com o perdão do conceituado professor, esse ambiente nada tinha de cultural:.
    O país ficou entregue, como não é segredo para ninguém, a uma quadrilha de assassinos e torturadores e de gatunos profissionais, que tinham carta branca para a consumação dos crimes mais hediondos contra os adversários do regime. MUNIZ, E., cit. JORGE, FERNANDO: 7
    Getúlio esmagava o povo, especialmente os paulistas, dizimados na Revolução Constitucionalista; (1932).  Como o puro-sangue MUSSOLINI,  o Petiço também posava de "estadista":
    É o Estado quem deve educar os cidadãos para a vida civil, tornando-os conscientes de sua missão, e convidando-os à unidade; harmoniza-lhes os interesses na justiça; transmite as conquistas do pensamento, nas ciências, nas artes, no direito, na humana solidariedade; conduz os homens, da vida elementar da tribo, à mais alta expressão humana de poder, que é o Império; conserva para os séculos o nome dos que morreram pela sua integridade ou para obedecer às suas leis; indica como exemplo, e recomenda às gerações que vierem, os capitães que o acresceram de território e os gênios que o iluminaram de glória. Quando declina o senso do Estado e prevalecem as tendências dissociadoras e centrífugas dos indivíduos e dos grupos, as sociedades nacionais se dirigem para o ocaso. MOURA, G. DE ALMEIDA, O Fascismo Italiano e o Estado Novo Brasileiro, www.ebooksbrasil.org/eLibris/fascismoit
    Restou o lamento-predição do sucessor de LOCKE: 

    Aqueles que cobram impostos nadam sobre tesouros. entre eles há poucos Tântalos. Começam, no entanto, esse trabalho na mais completa miséria. São desprezados como lama quando são pobres; quando ricos, são muito estimados; por isso não negligenciam em nada para conquistar a estima... A instituição dos lacaios é mais respeitável na França que em qualquer outro lugar...MONTESQUIEU (Cartas Persas de 1717: 241) 
    O pragmatismo "cultural"  é que vinha a calhar:
    O conhecimento positivista relacionava-se a meras utilidades físicas, e carecia de uma associação às crenças santificadas pelos sacrifícios dos ancestrais e pelo culto dos contemporâneos. Dado o seu caráter limitado e concreto, êle era  árido, rígido e frio. DEWEY, John,: 45
    Pois há mais de tres séculos o "mestre da sabedoria" evidenciara a vulnerabilidade da pretensão que lograria seu ápice  no Positivismo Lógico, começo de seu fatal, merecido e definitivo dèbacle, na medida que a civilização começou a tomar ciência da constituição atômica do Universo, e da relatividade daí decorrente: A realidade, contudo,para nós  é o que menos interessa. Importa fazer valer o desígneo platônico, ao gáudio exclusivo do porta-estandarte. Quando RICHARD FEYNMAN aportou¹, o caudilho ainda mantinha seu cômodo no Catete. Leviathan resplandecia:

    Assim como Newton formulou as leis fundamentais da realidade física, os filósofos e sociólogos, viajando na sua esteira, esperavam descobrir os axiomas e princípios básicos da vida social. Seu universal maquinismo de relógio converteu-se em modelo a partir do qual comparava-se o Estado com mecanismo preciso, sujeito a leis, e retratavam-se os seres humanos qual máquinas viventes.  ZOHAR, D., 2000: 23
    Nas vésperas da  traição ao Imperador os lobos já tratavam da "reforma agrária" para si mesmo

    A República está próxima. E não há como resistir. As sociedades obedecem ao influxo de leis tão exatas, precisas e invariáveis como as que regem os fenômenos transformadores do mundo físico. É que os fenômenos sociais estão sujeitos às leis naturais, como os fenômenos físicos. É que há uma física social. CASTILHOS, Julio, cit. FLORES, Hilda Agnes Hubner: 18
    .Os calibradores sociais valorizavam técnicas de engenharia, direito, de economia, preferencialmente em conjunto,como rebanho
    A Politécnica também produzia empresários equipados com sobrenomes que convinha, e tinha os contratos necessários para obter as licenças, autorizações e concessões especiais para seus projetos. Este tipo de empresário era, decididamente, um defensor da iniciativa privada, mas só tinha condições de se desenvover à sombra do Estado. www.anpocs.org.br
    Nossa carreta atolou na ignorância:
    Este, aliás, é um ponto que passa em branco na maioria dos discursos sobre a alfabetização científica: quando se reconhece o valor do ensino e da divulgação da ciência, o foco costuma repousar sobre os benefícios econômicos — pesquisa e desenvolvimento, novos produtos, engenharia — que são, evidentemente, reais e importantes. Mas pouco se fala sobre a educação científica como fator de cidadania e, se me permitem o termo, de defesa pessoal. ORSI, Carlos, Analfabetismo científico (Estadão, 22/4/2010)

    A universidade brasileira ainda não existia, é certo, mas também há consenso em se afirmar que sua emergência foi retardada pela posição dos positivistas comtianos - ortodoxos ou heterodoxos, autoritários ou democráticos - que consideravam que, no clima de opinião vigente, sua instalação apenas aumentaria a confusão existente no país entre as etapas ou estágios de desenvolvimento do pensamento. Mais ainda, o comtismo considerava a ciência como fechada, como já sintetizada. A presença do comtismo pode ter realmente significado um contrapeso a qualquer iniciativa de convidar Einstein a vir ao Brasil. Um argumento forte é o fato de que a polêmica entre comtianos defensores da mecânica clássica e einstenianos era pública e reconhecida nos jornais. LOVISOLLO, H., Einstein: Uma viagem, Duas Visitas; cit. MOREIRA, I. e VIDEIRA, A. Passos Org., Einstein e o Brasil: 242

    Por isso não é de estranhar que muitos universitários ainda imaginem Einstein como uma espécie surrealista de matemático, e não como descobridor de certas leis cósmicas de imensa importância na silenciosa luta do homem pela compreensão da realidade física. Eles ignoram que a Relatividade, acima de sua importância científica, representa um sistema filosófico fundamental, que aumenta e ilumina as reflexões dos grandes epistemologistas - Locke, Berkeley e Hume. Em conseqüência, bem pouca idéia têm do vasto universo, tão misteriosamente ordenado, em que vivem. BARNETT, Lincon, O universo e o Dr. Einstein: 12
    Com efeito, hoje sabemos que o direito está imerso numa atmosfera ideológica e a teoria geral do direito, empenhando-se em abstrair este aspecto do direito, só pode falsear as perpectivas e, com isso, fica, por sua vez, sujeita à acusação de ser mais ideologia do que ciência. PERELMAN: 621

    No Brasil, quem fica com a renda dos trabalhadores é o Estado. Devolve depois? Para os trabalhadores das empresas privadas, pouco. Mas capricha nas transferências para interesses especiais entrincheirados, universidades para meninos e meninas ricas e funcionários públicos. O componente fiscal no Brasil é terrível em qualquer atividade. Na distribuição da receita bruta de uma empresa não financeira, o primeiro beneficiário é o Estado, que fica sempre com mais de 42% da receita. Os trabalhadores ficam com cerca de 20%. Fornecedores, credores, prestadores de serviço públicos e privados e os acionistas ficam com o restante. Desde 2002 a União investe menos de 1% do PIB. Existem estudos empíricos que mostram que os trabalhadores com menos de dois salários mínimos pagam mais de 50% da sua renda em impostos. E o Bolsa Família custa 1,7% da receita da União. FONSECA, O. Só depois de impostos - 9/6/2010
    Obscuro exilado e insignificante RICHARD FEYNMAN (O significado de tudo: reflexões de um cidadão cientista: 14) assim abria suas palestras: “Não há praticamente nada do que vou dizer esta noite que não pudesse já ter sido dito pelos filósofos do século XVII”. E para encerrá-las, o pesquisador de Los Alamos trocava o “vou dizer” por “eu disse“; e repetia as concepções de LOCKE & SMITH:
    Nenhum governo tem o direito de decidir sobre a verdade dos princípios científicos nem de prescrever de algum modo o caráter das questões a investigar. Também nenhum governo pode determinar o valor estético da criação artística nem limitar as formas de expressão artística ou literária. Nem deve pronunciar-se sobre a validade de doutrinas econômicas, históricas, religiosas ou filosóficas. Em vez disso, tem para com os cidadãos o dever de manter a liberdade, de deixar os cidadãos contribuírem para a continuação da aventura e do desenvolvimento da raça humana. Obrigado
    Rezemos.
    ___________

    Notas
    * John Locke (1632-1704) foi um filósofo britânico, acadêmico de Oxford e pesquisador da área médica, cuja associação com Anthony Ashley Cooper (mais tarde o primeiro Conde de Shaftesbury) o levou a tornar-se, sucessivamente, uma autoridade do governo encarregada de coletar informações sobre o comércio e colônias, escritor econômica, activista da oposição política e, finalmente, um revolucionário cuja causa acabou por triunfar na Revolução Gloriosa de 1688. Grande parte da obra de Locke é caracterizada pela oposição ao autoritarismo. Essa oposição é tanto no nível do indivíduo e do nível de instituições como governo e igreja. Para o indivíduo, Locke quer cada um de nós a usar a razão para procurar pela verdade em vez de simplesmente aceitar a opinião de autoridades ou ser objecto de superstição. Ele quer que nós assentimento proporção de proposições para a prova para eles. No nível das instituições torna-se importante distinguir o legítimo das funções ilegítimas das instituições e fazer a distinção correspondente para os usos da força por parte dessas instituições. O lado positivo do anti-autoritarismo de Locke é que ele acredita que usar a razão para tentar compreender a verdade, e determina as funções legítimas das instituições vai otimizar o florescimento humano para o indivíduo e sociedade, tanto no que diz respeito ao seu bem-estar material e espiritual. Este, por sua vez, equivale a lei natural a seguir e ao cumprimento do propósito divino para a humanidade. Ensaio de Locke Um monumental sobre o entendimento humano se preocupa com a determinação dos limites da compreensão humana em relação a Deus, o eu, espécies naturais e artefatos, bem como uma variedade de diferentes tipos de ideias. Assim, diz-nos com algum detalhe o que se pode legitimamente afirmar que sabe eo que não pode. Locke também escreveu uma série de importantes obras políticas, religiosas e educacionais, incluindo os Dois tratados sobre o governo, as Cartas sobre a tolerância, a razoabilidade do cristianismo e reflexões acerca da Educação.
    ** Entre 1951 e 1952, Feynman passa vários meses no Brasil e sua estada é relatada no capítulo "O americano, outra vez!" do sua obra “O senhor está brincando, Sr. Feynman!”. Ele descreve sua divertida experiência com o povo brasileiro, com a língua portuguesa e com a música (percussão e samba). No final do capítulo ele se utiliza da experiência que teve com seus alunos e suas falhas durante o aprendizado para fazer uma crítica ao método de aprendizado por meio da memorização mecânica,  em vez de estimular o raciocínio.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário