segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Educação faz mal à saúde?



O ministro da Educação, Fernando Haddad chamou atenção para o aumento de 140 mil analfabetos entre as pessoas com mais de 25 anos, especialmente no Sul e no Sudeste, o que para ele não é "algo compreensível". Segundo ele, é como se pessoas que se declararam alfabetizadas em um ano se declarassem analfabetas no ano seguinte.
Não há quem não exija educação. Dizem ser obrigação do Estado ministrá-la, tanto quanto organizar redes de assistência médica gratuita aos necessitados. A república criou extensas pontes educacionais.
A Politécnica também produzia empresários, equipados com sobrenomes que convinha, e tinha os contratos necessários para obter as licenças, autorizações e concessões especiais para seus projetos. Este tipo de empresário era, decididamente, um defensor da iniciativa privada, mas só tinha condições de se desenvover à sombra do Estado. www.anpocs.org.br
Somos obrigados à escola, sob pena de prisão aos pais relapsos. Universidades federais, estaduais, e religiosas oferecem até mesmo cursos superiores on-line. O país mais católico do mundo cuida da educação de seu povo. O que apuramos?
O brasileiro, mesmo das grandes cidades, não sabe, nem remotamente, quanto pagamos de impostos. Não sabe mesmo quanto é descontado no contracheque. Nem muito menos, claro, o que sai embutido no preço dos produtos. DIMENSTEIN, Gilberto, Somos uma nação de idiotas? - Folha, 23/8/2010
O Globo informa: "O brasileiro, além de arcar com uma carga de impostos que come 36,8% da economia do país, carrega no orçamento mais 40 taxas por ano." (30/1/2010)
Vou nomear guardas para as águas, as florestas, os campos, e as minas e as estradas; vou enviar coletores de impostos e preceptores para a infância; vou montar um exército contra os refratários, tribunais para julgá-los, prisões para puni-los e padres para amaldiçoá-los. Todos esses empregos serão entregues ao proletariado e serão pagos pelos homens do monopólio. Proudhon, P.-J., Filosofia da miséria, Tomo I: 270.
Uma enxurrada de leis, e decretos, e códigos penais, e delegacias, polícias militares e civis, e ministérios, e órgãos judiciais, e peritos, e tudo o mais, protegem os cidadãos contra a perversidade, dos semelhantes.
Entre os pontos destacados pelo ministro, estão as medidas de reestruturação que ampliam o poder de polícia nas fronteiras, como o aumento de 21 para 49 no número de pelotões e a criação de batalhões de operações da Marinha nos Estados de Mato Grosso, Amazonas e Pará. As mudanças incluem ainda a criação de 488 novos cargos para a nova estrutura do Estado-Maior das Forças Armadas. O impacto previsto para o orçamento é de R$ 18,9 milhões. Este foi o tema foi o tema da palestra de Jobim na abertura do 7º Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional, que ocorre até a próxima sexta-feira na Escola Naval, na Ilha de Villegagnon, na Baía de Guanabara.
Dizem que o homem é o lobo do homem, e portanto alguém tem que proteger o mais fraco. De fato, crimes de toda espécie se proliferam em escala geométrica, em especial nas capitais, onde crianças e mulheres tem sido constantes vítimas. O coro é por Justiça, Leviathan atende:
O curso de Direito é e deve ser para a massa.
Secretária de Ensino Superior do Ministério da Educação
BUCCI, Maria Paula Dallari Bucci, in Conjur - 22/4/2009
É muita ignorância.
Ao especializar o cidadão, a civilização o tornou hermético e satisfeito dentro de sua limitação; mas essa mesma sensação íntima de domínio e valia o levará a querer predominar fora de sua especialidade. E a conseqüência é que, ainda neste caso, que representa um maximum de homem qualificado - especialismo - e, portanto, o mais oposto ao homem-massa, o resultado é que se comportará sem qualificação e como homem-massa em quase todas as esferas da vida GASSET, Ortega Y, A rebelião das massas: 56
Um GISCARD D'ESTAING (Democracia Francesa: 52) bem compreenderia...“Os países do terceiro mundo não têm muita escolha, devem pensar e agir em termos de massas. Alimentá-las, vesti-las, educá-las, constitui tarefa prioritária, pouco espaço deixando ao indivíduo.”... Mas jamais aplicaria: “Uma concepção coletivista da organização social, dominada pela noção de massa, é o oposto da evolução almejada por nossa sociedade.” (Idem, ibidem.)
Muitos que exigem educação, e cotas e tal, passam o período colando tudo.
O principal propósito da minha apresentação é provar aos senhores que não se está ensinando ciência alguma no Brasil! Não consigo entender como alguém pode ser educado neste sistema de autopropagação, no qual as pessoas passam nas provas e ensinam os outros a passar nas provas, mas ninguém sabe nada.  FEYNMAN, Richard P, O Senhor está brincando, sr. Feynman?
O sistema educacional do Brasil está em desarranjo. Nos testes de desempenho acadêmico realizados a cada três anos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) com jovens de 15 anos de 57 países, os estudantes brasileiros ficaram na quarta pior colocação em ciências e na terceira pior em matemática. Falta de mão-de-obra ameaça crescimento do Brasil, diz 'NYT'; Estadão, 2/7/2008
Todos ganham canudo de educados. Resulta o contrário:
Os médicos precisam ficar em dia com a própria saúde. Pesquisa do Conselho Federal de Medicina (CFM), realizada com 7.700 profissionais, revela que quase metade deles apresenta quadro preocupante de transtornos psicológicos. Quarenta e quatro por cento sofrem de depressão ou ansiedade. E a grande maioria, 57%, tem estafa e desânimo com o emprego. Estadão, 21/6/2008
Que vantagem é essa?
Um quarto dos cursos superiores das áreas de ciências da saúde e agrárias vai passar por uma vistoria do Ministério da Educação durante o próximo ano. O resultado do Exame Nacional do Desempenho do Estudante (Enade), divulgado pelo MEC, mostra que 508 cursos não conseguiram ir além de notas 1 e 2 no Conceito Preliminar do Curso (CPC), o novo instrumento utilizado pelo ministério para avaliar as instituições. Estadão, 6/8/2008
O que você diria hoje do grande número de estudantes que consideram o saber como meio utilitário, como um meio de se tornarem uma engrenagem na máquina econômica e social? Os estudantes da máquina de que você fala fazem o que lhes mandam fazer. Adultos construíram essa máquina, essa ratoeira, esse labirinto.Num labirinto onde os ratos se perdem, as pessoas não dizem, ao observá-los 'os ratos estão loucos'; dizem 'construiu-se um labirinto para deixar os ratos loucos'. Em muitos países, o ensino foi construído para deixar os estudantes não muito felizes. SERRES, Michel, De duas coisas, a outra; cit. DERRIDA, J.: 67
Essa educação propalada massificada como quer a secretária, ainda mais difundida de modo especializado, como requer a produção, é prejudicial até mesmo aos maiores experts da categoria qua funcionária pública quer acessível ao chão-de-fábrica:
Para o Judiciário, analfabeto em economia, um marco era um marco,independentemente de quantos zeros aparecessem na nota. LEVENSON: 325
Não é suficiente ensinar a um homem uma especialidade. Através dela ele pode tornar-se uma espécie de máquina útil mas não uma personalidade desenvolvida harmoniosamente. A sobrecarga necessariamente leva à superficialidade. EINSTEIN, A., cit. PAIS, Abraham, Einstein viveu aqui: 271
Outros buscam instrução até no exterior para chegar no topo, e com isso realizam grandes golpes. Título de Sorbonne dá credibilidade a formidáveis falcatruas.
O momento mais dramático do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso ocorreu no dia 13 de janeiro de 1999... O então presidente do Banco Central, o economista Francisco Lopes, vendia informações privilegiadas sobre juros e câmbio – e uma parte de sua remuneração saía da conta número 000 018, agência 021, do Bank of New York. A conta pertencia a uma empresa do Banco Pactual, a Pactual Overseas Bank and Trust Limited, com sede no paraíso fiscal das Bahamas. Veja, 23/5/2001
Mensalões e dólares nas cuecas divertem todos os níveis. Trata-se de fenômeno social, sem dúvidas. No contingente, o qual não dimensiono o tamanho, mas o constato a cada dia mais engrossado, não há nenhum analfabeto.
A fome pelo sucesso – fama e dinheiro – entre os jovens que buscam cursos superioes mostra um quadro de desesperança na honestidade e um imediatismo material e narcisista disposto a qualquer custo... Trata-se dos discentes considerarem completamente inúteis e inaplicáveis conceitos como tecido social, cidadão, democracia, cidadania, moralidade, justiça, justo e bem comum. WIEGERINCK, João Antonio, Honestidade precisa ser moda 12/1/2010
É fascinante, e assustador, ver pessoas educadas e delicadas se transformando em bestas boçais cuspindo fogo e soltando coices verbais por um jogo de futebol. Filmados, não se reconheceriam. Reconhecidos, se vexariam. Mas é mais forte do que eles. Na faculdade, já achava meio ridículos os debates acalorados nas assembleias estudantis, movidos a slogans, palavras de ordem, acusações, bravatas e ameaças. E não raro, força bruta e intimidação. MOTTA, Nelson, Paixões perigosas 29/8/2010
Daí, o homem é educado, preparado ou adestrado apenas para as virtudes próprias do bem-fazer; e assim, a verdade se torna a simples manifestação da utilidade ou do deleite. A dimensão do contemplativo é aniquilada; e falar em atualizar as potencialidades do ser humano para o bem-agir, para a virtude da prudência, torna-se uma atitude disparatada já que, em tal concepção, jamais há um sentido de 'bem honesto' .Logo, pela força do empenho pedagógico tecnicista o homem se afasta de sua humanidade, perde sua integridade. ARAÚJO, Prof. Adriano, A primazia do uso consciente da tecnologia, 20/9/2009

É o que dá o Congresso despir-se de suas prerrogativas, a oposição não funcionar, a sociedade se alienar, a universidade se calar, a cultura se acovardar, o Ministério Público se intimidar e a Justiça demorar a decidir: perde-se a referência do que seja certo ou errado. KRAMER, Jornalista Dora, Estadão, 18/9/2010


Estou cada vez mais convicto de que hoje o verdadeiro perigo reside nas legiões de arquitetos jovens e anônimos que saem dos bancos universitários empenhadíssimos em arquitetar para nós um futuro mais justo e mais feliz.
BORGES, Antonio Fernando, Arquitetando um outro mundo possível, 31/8/2010
A pergunta que se impõe é a seguinte: que tipo de educação se ministra neste país? O presidente, que nunca adentrou no recinto, ri, e o rodeio exulta. "Quem é corintiano está feliz como eu, vendo o Ronaldão magro e jogando bola" (30/8/2010)
E sem oposição e uma consciência de limites do poder, vamos ter um longo campeonato no qual haverá apenas um campeão. No esporte, isso representa o fim do próprio jogo. Na vida pública, isso significa o fim da política como ação social e o início de um domínio à la Casa-Grande & Senzala: repleto de confraternizações e agregados... Ele é a dramatização de si mesmo como um operário sem escolaridade e 'diploma', como sempre enfatiza, do mesmo modo que provoca dizendo que tem azia quando lê." DA MATTA, Roberto, O Estado de S.Paulo, 1/9/2010
"Sobre a possibilidade de estar 'na torcida' por novas reduções da taxa de juros, Lula disse: 'Eu não acho nada. Eu, apenas, quando sai o resultado, festejo ou lamento'." (Estadão, 21/7/2009)
No acumulado dos últimos 12 meses, a produção industrial tem retração de 8,9%, o que configura o pior desempenho da série histórica. O setor de bens de capital foi o mais afetado... com redução de 25,7% na produção. Folha, 2/10/2009

Na sua rápida intervenção feita no 7.º Fórum de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o presidente da Fiesp, Benjamin Steinbruch, advertiu para o risco de forte desindustrialização no Brasil... O professor José Luis Oreiro, da Universidade de Brasília, está convencido de que está em curso um processo de desindustrialização. Estadão, 30/8/2010


O lucro dos bancos no Brasil superou o resultado de todos os outros setores da economia juntos no terceiro trimestre, segundo pesquisa da consultoria Economática. Folha de São Paulo, 24/11/2008
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Eu pedi ao Papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econômica, pois, se todo o domingo o papa der um conselhozinho, quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema. SILVA, Luis da, Presidente do Brasil, Estadão, 13/11/2008
O desportista e sua turma se mostram hígidos, saúde perfeita. Tenho a impressão de que a educação lhes faria mal. Muito mal.
O que eles não se conformam [é] que um metalúrgico fez mais universidades que todos os presidentes elitistas que passaram por este país e geramos quase 15 milhões de empregos com carteira profissional assinada. O que eles não se conformam é que os pobres não aceitam mais o tal do formador de opinião pública. Eles não se conformam é que os pobres estão conseguindo enxergar com os seus olhos, pensar com a sua cabeça, pensar com sua consciência, andar com as suas pernas e falar com sua boca. Não precisam do tal de formador de opinião pública. Nós somos a opinião pública e nós mesmo nos formamos.Folha, 18/9/2010
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