sábado, 21 de fevereiro de 2009

Problema existencial

Por conta da integridade de meu pai carrego seríssimo dilema. Sua retidão, verticalidade, e enorme quantidade de qualificados amigos  nunca me levaria a questionar o caráter que me  imprimia. Ora estou no mato, sem cachorro.
A trapaça, a má-fé e a duplicidade são, infelizmente, o caráter predominante da maioria dos homens que governam as nações. FREDERICO II, O Grande, cit. CHALLITA: 156.
Por causa daqueles parcos ensinamentos, não tenho credenciais para ingressar em tão seleto rol, tampouco me dispor às quadrilhas. Supunha aprender, e daí pelo menos saber me defender, em preliminar jurídica. Ledo engano. A lei tem pouca serventia. Perante a justiça,  provas, nem vem ao caso. Tirante algum raro êxito, a espada está a serviço da plêiade.
Quando na mesma pessoa, ou no mesmo corpo de magistrados, o poder legislativo se junta ao executivo, desaparece a liberdade; pode-se temer que o monarca ou o senado promulguem leis tirânicas, para aplicá-las tiranicamente. Não há liberdade se o poder judiciário não está separado do legislativo e do executivo. MONTESQUIEU, Do Espírito das Leis, Livro XIX.
Somos esbulhados, em qualquer quartel; e por isso, constantemente humilhados, desmoralizados, mesmo entre pares. Não sei o que fazer. Meu pai gostava de citar uma oração espanhola.
Eu sou eu e minhas circunstâncias.
Se não as salvo, não me salvo.

ORTEGA Y GASSET, José
.
Nossas atuais circunstâncias advém de dois maiores quadrantes: de um lado, uma soma jamais vista de oportunistas e gatunos de toda a espécie. De outro, equalizado, um blend de alienação, inconsciência, covardia, ignorância e espírito servilista. Como salvar esta enorme e nefasta gama de circunstâncias, ainda mais se ninguém e nenhuma delas requer?.
Intriga-me o fato da verdade ser inoportuna. Para mim, é a consciência que determina o ser; aos seres, contudo, parece ser a inconsciência o melhor meio de vida.0.A mistificação, a ilusão, a magia, o santo-do-pau-ôco, o marketing, as promessas sóem melhor confortar a humanidade do que a crueza de tentar minimizar o flagelo.
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas, aniquiladoras de toda liberdade de pensamento, sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença. KELSEN, H.: 501
Então, para fugir da dor, valem as drogas, promessas a santos empedrados, festas populares, velhos filmes, planos para daqui cinco a dez anos, e novas eleições. Dizem que estas depuram a democracia. Tais esperanças são fortes para o rebanho continuar produzindo a lã, enquanto não é carneado:
Um homem vota em um partido e permanece infeliz; ele conclui que era o outro partido que traria o período de felicidade e prosperidade. No momento em que estivesse desencantado com todos os partidos, já seria um homem idoso, à beira da morte. Seus filhos teriam a mesma crença de sua juventude, e a oscilação contínua. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 121.
Pero Vaz de Caminha soube retratar nossos nativos. Eram dóceis, porém ignorantes, de modo que incutir qualquer crendice seria suficiente não só para eliminar antipatias, ou antagonismos, como até para perfilar toda a gente em prol do interesse do introdutor. Não é nosso privilégio:
Mas a verdade é que não só nos países autocráticos, como naqueles supostamente mais livres - como a Inglaterra, a América, a França e outros - as leis não foram feitas para atender a vontade da maioria, mas sim a vontade daqueles que detêm o poder. TOLSTÓI, Leon, A Escravidão de nosso tempo, 1900, cit. WOODCOCK, G.:106
É mais fácil levar a manada do que uma unidade, justamente pela automática inconsciência que se abate sobre a coletividade: "O estudo da sociedade é tão precioso porque o homem é muito mais ingênuo como a sociedade do que como indivíduo." (NIETZSCHE, F., Vontade de Potência - Parte 2: 276) No conjunto há uma retroalimentação progressiva, enquanto o indivíduo preza pela dispersão.
Certa dia ouvi sábio conselho: se não quisesse ser protagonista, que ficasse na platéia; e não ousasse puxar o disfarce dos atores: seria expulso do recinto. Disse-me ainda,  o conselheiro   que persona significa máscara. A data é carnavalesca. Os salões estão repletos de palhaços.. Sinto-me despersonalizado. 
.

Um comentário:

  1. Hola!
    Thank you for using my translation plugin. However, you need to change "ro" to "es", because the source is Spanish. If you wish, you could email me at zamolxis at zamolxis punto info and I'll reply with a code you can use.

    ResponderExcluir