quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Malfadado porta-aviões

Um incêndio em uma ante-sala de alojamento no porta-aviões São Paulo deixou um marinheiro morto e outro gravemente ferido na madrugada desta quarta-feira, no Rio de Janeiro. O marinheiro ferido foi transferido para Hospital Marcílio Dias, da Marinha, e está internado na UTI. O estado de saúde do militar, segundo a Marinha, é estável. Quatro homens estavam no alojamento quando houve um incêndio, provocado possivelmente por uma pane elétrica. Apenas dois militares conseguiram sair do local e acionar o sistema de segurança. O caso foi controlado e as avarias provocadas pelo fogo não prejudicam o funcionamento do porta-aviões. A Marinha já instaurou Inquérito Policial Militar para investigar o acidente e peritos foram para a Ilha das Cobras, onde está a embarcação .Família de marinheiro baiano morto em porta-aviões ainda não foi informada sobre liberação do corpo
Alguma coisa anda errada com o porta-aviões São Paulo, ex-Foch quando servindo à França, nau capitânea da esquadra brasileira. Os comunicados lacônicos da Marinha sobre o incêndio em nada ajudam a esclarecer coisa alguma.Marinha precisa explicar incêndio em porta-aviões
Construído na França entre 1957 e 1960, o vaso serviu à Marinha da França como porta-aviões da Classe Clemenceau sob o nome "FS Foch", uma homenagem a Ferdinand Foch, comandante das tropas aliadas durante a Primeira Guerra Mundial. Este porta-aviões e a própria transação que lhe importou  são marcados por infortúnios. FS Foch acompanhou a pouco recomendável missão francesa que liquidou com grande parte da fauna e da flora polinésia, contaminando ainda enorme área dos magníficos mares do sul::
Numa das mais emblemáticas campanhas da Greenpeace, contra os ensaios nucleares franceses no atol de Moruroa, Polinésia Francesa, um dos segredos dos activistas a bordo do navio Rainbow Warrior II foi passar os comandos do barco para um posto de vigia, decorando as janelas da ponte de comando com fotografias nas janelas do então presidente francês Jacques Chirac, pró-nuclear. A primeira bomba nuclear francesa explodiria na Polinésia Francesa.em 6 de Setembro de 1995, associada a um sismo de 7,4 na escala de Richte
Faceiros parceiros
Malgrado medíocres, FHC e JRC foram contemporaneamente  eleitos e reeleitos. Tal qual Hitler & Mussolini, Perón & Getúlio Vargas, Franco & Salazar, eles formaram proveitosa parceria.  
O presidente Fernando Henrique Cardoso classificou a eleição do presidente francês Jacques Chirac como uma vitória da democracia. Em carta enviada a Chirac, reeleito ontem, Fernando Henrique disse que o povo francês 'deu mostra inequívoca de sua determinação em preservar os valores que lhe são inatos: da tolerância e do pluralismo'. Agência Brasil, 06/05/2002
Os dois nasceram no raiar da década dos ditadores. FHC em 1931, ano subsequente ao golpe perpetrado por Getúlio Vargas. Chirac é de 32. Ambos tinham mais em comum, especialmente suas razões.  E se tornaram bons parceiros de negócios. O primeiro, de nomeado Ministro da Fazenda elegeu-se como sucessor e depois traiu seu "padrinho", o presidente Itamar Franco corrompendo o Congresso para alterar a Constituição em seu favor. 
O subserviente da Sorbonne já chegava de braços abertos no Eliseu. 
Chirac retribuia dando  tapinhas de esquerda no traseiro  brasileiro. 
Chirac, nomeado Primeiro-ministro, por Giscard d'Estaing, igualmente tomou asas de Frankenstein.  Ao assumir, Chirac nomeou Alain Juppé Primeiro Ministro. Cada vez mais impopular, o governo enfrentou grandes greves no Inverno 1995-1996. Os francos se inssurgiam contra a reforma das aposentadorias particulares e o congelamento dos salários dos funcionários públicos, e principalmente diante da enxurrada de denúncias de corrupção contra o presidente. O Ministério Público investigou 481 casos protagonizados por Chirac durante década de 90.
Chirac e Juppé, presidente e primeiro ministro da França, afundam em um pântano de desemprego, problemas econômicos, corrupção político financeira e desânimo social. A globalização (os espanhóis chamam 'mundialização'), esse estranho fenômeno que obriga o desmantelamento do 'estado do bem-estar' e a viver pior e a sacrificar a política racional no altar de uma economia imprevisível, é a besta negra dos franceses e um autêntico maná para a ultra-direita. O fantasma da Europa
Em 2007 Chirac foi chamado ao Tribunal em função da irregular fusão de seu partido RPR com o UMP, de Nicolas Sarkozy, este que transa aviões a preço de espaçonaves com o Brasil, querendo o francês ainda empurrar helicópteros de transporte do tipo EC-725, e submarinos nucleares.
Justamente nesta semana o ex-presidente frances foi declarado culpado de corrupção. Chirac, 79 anos, é o primeiro chefe de Estado na França a ser condenado numa pena criminal desde a sentença emitida em 1945, por colaboração com os nazis, contra o marechal Philippe Petain. kitetas e kabuenhas: Jacques Chirac Neste particular FHC logrou melhor performance, Para  limpar as digitais, o sociólogo resolveu seu problema introduzindo o mensalão no Congresso Nacional. Alterada a Constituição, FHC selou o armário dos esqueletos.:
PRESIDENTE DO STF ANULOU AS AÇÕES DE IMPROBIDADE DO PROER. NUM DOS PROCESSOS EX-MINISTROS HAVIAM SIDO CONDENADOS. Na véspera de assumir a cadeira de presidente do STF, o ministro Gilmar Mendes julgou um processo que repousava sobre sua mesa havia mais de dois anos. A causa envolvia duas ações judiciais contra ex-ministros do governo FHC. Entre eles José Serra (Planejamento e Saúde), Pedro Malan (Fazenda) e Pedro Parente (Casa Civil).Gilmar Mendes, ele próprio um ex-ministro da gestão tucana (Advocacia-Geral da União), mandou ao arquivo o par de ações que pesavam sobre os ombros dos ex-colegas de governo. Escorou-se num precedente aberto noutra sentença do Supremo. Sentença da lavra de Nelson Jobim, outro ex-ministro de FHC (Justiça), que passou pelo STF antes de assumir, sob Lula, o ministério da Defesa. http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/, 29/04/2008
Dilma deve se responsabilizar por ministros, diz FHC
O momento mais dramático do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso ocorreu no dia 13 de janeiro de 1999... O então presidente do Banco Central, o economista Francisco Lopes, vendia informações privilegiadas sobre juros e câmbio – e uma parte de sua remuneração saía da conta número 000 018, agência 021, do Bank of New York. A conta pertencia a uma empresa do Banco Pactual, a Pactual Overseas Bank and Trust Limited, com sede no paraíso fiscal das Bahamas. Veja, 23/5/2001
A transa
Chirac não contava com tanta facilidade, ao contrário: sua reeleição era missão quase impossível, agravada a rejeição.pelas sete bombas atômicas sobre o oceano polinésio, e pelos problemas sociais ocasionados pela canhestra política. Uma Copa do Mundo em seu rincão vinha na hora certa. Vencê-la ocasionaria a glória a Chirac. E poderia lhe garantir, como de fato o foi, uma reeleição. Final dos sonhos: França x Brasil.  O Galo  se consagraria desfrutando um filet-mignon. Nosso goleador acusou surpreendente  distúrbio psíquico, os médicos lhe deram condições de jogo, e lá se veio o Esquadrão-de-ouro, tornado latão.  Jamais a Canarinho entrou tão mole em campo. No fim do jogo ninguém soube explicar o Mandrake de todo elenco. Quando alguém retorna o assunto, ouve-se apenas dissimulações.
O misterioso desmaio de Ronaldo antes da partida e seu fraco desempenho em campo são motivos para especulação até hoje. 'Queira ou não queira, aquele jogo ainda está na cabeça dos jogadores', diz o coordenador técnico da seleção brasileira, Mário Zagallo, que era o técnico da equipe derrotada pela França. www.dw-world.de, 30.06.2006 - Brasil x França: jogo de compadres?.
Pivô do maior vexame brasileiro de todos os tempos abraça carinhosamente o farsante lord protector da bobonne, sob o satisfeito olhar do impune presidente da CBF, incredulidade do supercrente evangélico Kaká. À direita, dois envergonhados players de medalhas no pescoço. Tudo certo. Missão cumprida.    
 O interesse da França e do Brasil em ampliar a cooperação militar influiu no preço do São Paulo. Um porta-aviões novo semelhante pode custar US$ 500 milhões. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080324022835AAwVph3
Considerando especialmente o maucaratismo reinante entre os contratantes, a relação é óbvia: o novo Colosso dos Mares de Iracema veio em troca daquela Copa do Mundo. E pior do que JK, que atolou o país em dívidas e inflação e importou um porta-aviões do Velho Mundo para imprimir o nome de seu estado natal, Minas Gerais,  FHC cometeu a peculiar, quase imperceptível estultice de rebatizar o troféu francês - estupendo vaso-de-guerra - com o nome do santo, sequer consultando a Santa Sé, detentora da marca.. Pobre são Paulo, santo nome em vão, virado pau a toda obra!

Presidente da CBF Ricardo Teixeira demonstra ao deputado líder do governo federal e organizador da copa 2014 e para seleta platéia sua habilidade em negociar ótimos contratos. Menos, pilantra, menos. Se o declarado for verdadeiro, ele corresponde apenas a ridículo percentual frente ao que o franco aufere: França tem  mesmo patrocinador, pero contrato de R$ 715 mi
Seleção Olímpica troca escudo da CBF pela bandeira do Brasil

Sob intenso bombardeio,  denunciado por todos os quadrantes, o corrupto genro de  João Havelange está a um passo da eternidade.
Teixeira vê tio como 'indutor de rebelião' contra ele na CBF
Há anos, Ricardo Teixeira se vê envolvido em denúncias que vão desde importação irregular de equipamentos para um choperia de sua propriedade, até contratos lesivos à entidade com os patrocinadores e fornecedores de material da seleção. O dirigente já foi o pivô de duas comissões parlamentares de inquérito e diz sempre que nada foi provado contra ele. Luciano Borges Blog: Cansado de ser vilão, R. Teixeira continua dando as cartas na CBF
Resiste por chantagista. Posto há muito no ágape,  sabe tudo das falcatruas que comprometem empresas patrocinadoras, e até mesmo vários outros chefes-de-estado.  As águas de março hão de levá-lo de roldão. Senão, periga até mesmo a Royal Navy ligar seus motores. Fernando Noronha periclita. Em que ponto do Atlântico poderíamos deter a fabulosa esquadra com nosso heróico "navio-aeródromo"?

Na mosca, de novo:
Por voar na proa do tempo monitorada pela exuberante TriPulação, contando ainda com inúmeros radares e mapas identificadores,  a Nav's ALL sói antecipar  acontecimentos. Mais uma vez, com todo orgulho, confirma-se a certeza de suas predições, :

.......................................................................................................................... 



 O malfadado troféu
 "Trabalhamos em um navio sucateado e velho, sem condições de navegar em segurança que se arrasta há anos em reparos sem apresentar resultados".
A Marinha tem dificuldades com a manutenção dos propulsores a vapor, usados para fazer o porta-aviões se mover, e com a rede elétrica.Faltam ainda peças de reposição e mão de obra capacitada para realizar consertos.Esses são apenas alguns dos fatores que colocam em risco a vida da tripulação, de cerca de 2.450 militares.Porta-aviões usado vira um problema ...
O primeiro acidente ocasionou a morte de três tripulantes (2005). Como causas, foram verificadas diversas deficiências que demandariam um período de manutenção prolongado no Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro. O reparo não levaria mais de seis meses, mas a Marinha antecipou uma manutenção preventiva, que duraria dois anos.
Em outubro de 2007, parte dos reparos foi concluída, e o navio chegou a reiniciar as operações, mas o eixo propulsor direito apresentou problemas e precisou ser substituído. Segundo a Marinha, só essa operação consumiu mais de um ano. Os militares aproveitaram para modernizar a planta propulsora dos caças e revisar equipamentos. Cerca de R$ 80 milhões foram gastos na manutenção. O porta-aviões deixou o cais em meados de 2009, após quatro anos fora de operação. Durante este período, ficou no Arsenal de Marinha, no Rio. Em agosto daquele ano, ocorreriam as primeiras provas de mar do navio-aeródromo brasileiro desde que foi para o estaleiro, devido ao acidente em 2005. Após cinco anos, em julho de 2010, o Nae São Paulo retornou ao setor operativo da esquadra revitalizado e com algumas modernizações. Quilômetros de tubulações de água, vapor e combustível foram substituídos, todo o seu convés foi raspado e recapeado, foram feitas obras estruturais nos conveses internos e externos. As catapultas e os sensores foram revitalizados. A propulsão passou por uma revisão geral, sendo que trabalhos foram realizados para solucionar a vibração em um dos eixos que causou a última docagem do navio. O sistema de ar condicionado foi modernizado e ampliado. Três lançadores Simbad para defesa aérea estão operacionais. Voltou realizar testes fora da Doca. Em maio de 2010  uma enorme cortina de fumaça negra se ergueu próximo à Praza Quinze, no Centro do Rio de Janeiro, na área do I Distrito Naval, espraiando-se pela Baia de Guanabara e causando susto e apreensão em milhares de pessoas. A fumaça provinha de um “teste de máquina” do São Paulo, que passava por reparos. Na ocasião, em nota oficial, a Marinha informou que continuavam “as experiências de máquinas do navio-aeródromo São Paulo, iniciadas no ano passado  Em 2011, a embarcação retornou ao setor operativo e chegou a passar uma estadia no porto de Santos, onde ficou aberto à visitação. Passou um ano sob testes, através da Comissão de Inspeção e Assessoria de Adestramento (CIASA), para ao cabo ser reincorporado a Marinha do Brasil 
“Ano passado, logo no cais, antes de o navio sair, houve incêndio a bordo. Mesmo assim, o comandante decidiu seguir viagem. No mar, ocorreram mais dois incêndios e alagamentos”, revela um militar.
Esperava-se ainda a volta de operações de lançamento e recolha de aeronaves de asas fixas, do Esquadrão VF-1, quando se abateu mais este acidente que vitimou o tripulante.  Segundo  o comandante da Marinha, almirante Júlio de Moura Neto, o país ainda pretende investir nele cerca de R$ 25 bilhões até 2014, Por certo fará parte das comemorações da Copa-do-Mundo 
O porta-aviões São Paulo continuará em atividade por, pelo menos, mais nove anos apesar dos acidentes que têm marcado sua trajetória com quatro mortes trágicas de tripulantes — três em 2005 e uma na última quarta-feira. O navio duramente criticado, inclusive por militares embarcados nele, divide opiniões no meio militar, mas ninguém aposta na aposentadoria antecipada do gigante.Mais nove anos de porta-aviões São Paulo
De quebra, o colosso aguarda ainda para este ano a aquisição das modernas aeronaves francesas para hospedar, equipamentos prometidos por preço camarada pelo mimoso camarada Sarkozy.
Lula e Sarkozy tornaram-se amigos de infância. A França que não se dá tão bem como gostaria com nenhum país emergente, encontrou o Brasil dando sopa.  RIBEIRO, A., Recordar é viver
Muy amigo. Dilma agora tem pressa de definir caça brasileiro 
A única diferença é que agora o Brasil tem dinheiro, muito dinheiro, e pode de fato adquirir os equipamentos. Quero dizer, seria mera coincidência eles comprarem tanto equipamento militar da França? Os franceses sabem como realizar subornos. Diplomacia compra de aviões seria 'aposentadoria' de Lula
Deve estar no DNA. franco. "A França só será campeã se enfrentar o Brasil" (MICHEL PLATINI, Lancepress, 25/12/2009)



Nenhum comentário:

Postar um comentário