domingo, 27 de dezembro de 2009

A subversão da Ética pela Dialética



Na língua dos pássaros uma expressão tinge a seguinte.
Se é vermelha tinge a outra de vermelho.
Se é alva tinge a outra dos lírios da manhã.
É língua muito transitiva a dos pássaros.
Não carece de conjunções nem de abotoaduras.
Se comunica por encantamentos,
E por não ser contaminada de contradições
A linguagem dos pássaros
Só produz gorgeios

Então veio, parece, um sábio astuto,
o primeiro inventor do medo aos deuses...
Forjou um conto, altamente sedutora doutrina,
em que a verdade se ocultava
sob os véus de mendaz sabedoria.
Disse onde moram os terríveis deuses das alturas,
em cúpulas gigantes, de onde ruge o trovão,
e aterradores relâmpagos do raio aos olhos cegam.
Cingiu assim os homens com seus atilhos de pavor
rodeando-os de deuses em esplêndidos sólios,
encantou-os com seus feitiços, e os intimidou –
e a desordem mudou-se em lei e ordem.
CRÍTIAS, tio de PLATÃO, e líder dos Trinta Tiranos .

A crença fundamental dos metafísicos
é a crença na oposição de valores. 
NIETZSCHE, Além do bem e do mal: 10
Desde as priscas eras o homem se defronta com adversidades. A primária foi inoculada dentro de si mesmo. Coube a PLATÃO formatá-la. O articulista primeiramente cingiu o homem em duas facetas. O corpo, preso à Terra, dela depende; mas a alma, como o pensamento, poderia vagar aos céus. “A cisão é a fonte da exigência da filosofia”, assevera HEGEL. (Differenzschrift; cit. CICERO, A.: 73) Nenhuma cisão pode ser fonte. Trata-se de mera técnica, com objetivo pré-definido, a partir de um preconceito.
"Deve-se ter em mente que lógica, para Hegel, é realmente sinônimo de metafísica” (RUSSELL, B., 2001: 355)
Repartir o objeto, ainda mais etéreo, é estratégia de domínio, conveniente para legitimar confusa formulação original. O preco, contudo, é alto, demasiado alto. "A separação metafísica da alma e do corpo teve efeitos desastrosos sobre a filosofia." (Idem, Por que não sou cristão: 43)  Apuramos uma civilização completamente esquizofrênica.
Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal,
torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo.
NIETZSCHE, F. Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas:. 5
A tanto, o mestre do embuste cuidou de nos instrumentar. Duas perenes instituições se encarregam da educação, e regulam os inevitáveis confrontos: a religião, no fito da prevalência da força divina, e a justiça dos homens, caso aquela seja muito fraca para elidir as celeumas terrenas. "... os homens tinham a teoria de que a matéria celestial era fundamentalmente diferente da matéria terrestre e que era natural que os objetos assim caíssem, enquanto era natural que os objetos celestiais, tais como a Lua, permanecessem parados no céu. (BOHM, David, Totalidade e ordem implicada: 20)
Depois de si próprio, é o semelhante o maior inimigo. Para vencê-lo, a experiência indica a reunião da maior quantidade de força possível. Eis a razão do convívio de tantos deuses com as armas e artimanhas.
Mesmo os ateus estão de acordo acerca de que não há coisa que mais mantenha os Estados e as Repúblicas do que a religião, e que esse é o principal fundamento do poderio dos monarcas, da execução das leis, da obediência aos súditos, da reverência dos magistrados, do temor de proceder mal e da amizade mútua para com cada qual; cumpre tomar todo o cuidado para que uma coisa tão sagrada não seja desprezada ou posta em dúvida por disputas; pois deste ponto depende a ruína das Repúblicas. BODIN, Jehan, cit. CHEVALLIER, M., Tomo I: 55
Com DEUS na alturas, as porfias terrenas são aquilatadas por sua Voz, a vox populi, pela maioria, pelo Estado, força capaz de derrotar qualquer grupo, ou individualidade. Apenas Leviathan está autorizado a ser "o lobo homem."
O único meio para isso é que todos consintam em renunciar a seu próprio poder e em transferi-lo para uma única pessoa (uma pessoa física ou jurídica, como por exemplo uma assembléia), que, a partir de então, terá o poder suficiente para impedir o indivíduo exerça seu próprio poder em detrimento dos outros.  BOBBIO, N., Thomas Hobbes: 41
Muitos fatos, até contemporâneos, corroboram a primata sandice.
"Não é freqüente o caso em que a manipulação ideológica da religião com fins políticos é o catalisador real de tensões e divisões e, às vezes, da violência na sociedade?" (PAPA BENTO XVI, Folha de São Paulo, 9/5/2009)
Assim é que a força tomou o lugar central do pensamento geral, o lar convergente de todas as determinações.
No homem primitivo era o medo, acima de quaisquer outras emoções, que o levava à religião. Esta religião do medo – medo da fome, de animais selvagens, de doenças e da morte – revelava-se através de atos e sacrifícios destinados a obter o amparo e o favor de uma divindade antropomórfica, de cujos desejos e ações dependiam aqueles temerosos sucessos. Como o entendimento do homem primitivo sobre as relações de causa e efeito era pobremente desenvolvido, essa religião do medo criou uma tradição transmitida, de geração a geração, por uma casta especial de sacerdotes que se postara como mediadora entre o povo e as entidades temidas. Essa hegemonia concentrou o poder nas mãos de uma classe privilegiada, que exercia as funções clericais como autoridade secular a fim de assegurar seu poderio. Nesse ínterim se verificava a associação dos governantes políticos à casta clerical, na defesa dos interesses comuns. EINSTEIN, A. cit. PAIS, ABRAHAM, Einstein viveu aqui: 139
O tempo transcorreu, mas a obssessão permaneceu. A Renascença confirmou a eficácia do elemento.
A Academia Platônica, fundada por Marsilio Ficino, com consentimento de Cosme de Medici, elabora com efeito uma doutrina destinada a uma larga difusão, por longo tempo benéfica à manutenção da hegemonia cultural florentina, mas da qual os Medici são os primeiros a tirar vantagem concretamente. LARIVAILLE, P.: 161.
O homem se quedava completamente traído pelo efeito que ardentemente buscava. Um notável obscuro foi forte para dobrar a humanidade, empacotando-a para presente. MARCÍLIO MARQUES MOREIRA (O Pensamento Político de Maquiavel:14) o retrata: “O secretário da República florentina era amigo das leis e teórico empírico da força.”
O miserável quadro pintado por MAQUIAVEL encontrava respaldo na própria ciência natural. DEUS dera o impulso inicial; agora os astros mantinham a coesão através de suas próprias expensas.
O conceito espiritual do reino de Deus degenerou numa instituição eclesiástica, jurídica, política, militar, financeira que, substituindo a força do espírito pelo espírito da força, fez da Civitas Dei uma Civitas Terrena, com o agravante que esta cidade terrena é acintosamente proclamada como sendo a cidade de Deus.  ROHDEN, Huberto, Filosofia Contemporânea: 28
E dê-lhe provar e medir intensidades e relações de força - da gravidade, dos exércitos, do capital, da raça.
A tradição filosófica do Ocidente, em todo caso desde o século XVII, foi profundamente influenciada pelo desenvolvimento da física matemática e das ciências naturais fundamentadas na experiência, na medição, na pesagem e no cálculo. Tudo quanto não era redutível a grandezas quantificáveis foi, por isso mesmo, considerado vago e confuso, alheio ao conhecimento claro e distinto.PERELMAN, Chaïm, Ética e Direito: 672
O dualismo cartesiano, ao criar a bifurcação mente-matéria, observador-observado, sujeiro-objeto, moldou o pensamento ocidental, poucos filósofos discordando dele, cujos mais notórios foram Spinoza e Schopenhauer. GOTTSCHALL: 189
COPÉRNICO, GALILEU, DESCARTES e NEWTON empurraram a humanidade à inércia do pêndulo, no jogo das forças gravitacionais. A estrela de belém, digo, do além, trouxe ao mundo os mais gordos reis magos da dialética, plêiade capitaneada por HOBBES, MALTHUS, HEGEL, COMTE, DARWIN, MARX e FREUD.
Toda a teoria darwineana da luta pela existência é simplesmente a transferência, da sociedade à natureza viva, da teoria de Hobbes sobre a guerra de todos contra todos e da teoria econômica burguesa da concorrência, bem como da teoria da população de Malthus. WALLACE, A.R. & YOUNG, R., Sciences studies, 1971: 184; cit. JAPIASSÚ, H. 1978.
.
A idéia errada de que vivemos num mundo de recursos escassos tem feito mais que impedir a maioria das pessoas a atingir o sucesso econômico. Ao longo dos séculos esta visão negativa de escassez do mundo tem sido responsável por guerras, revoluções, estratégias políticas e sofrimento humano de imensas proporções.
PILZER: 14.
“A dialética hegeliana é idealista, pela primazia concedida ao espiritual sobre o material. Feuerbach, na própria escola de Hegel, iniciou a conversão do idealismo para o materialismo, obra esta completada por Karl Marx.” (GOLDMAN, L.:15)
"Marx explica que a força revolucionária do operário nas sociedades burguesas 'nasce da contradição entre sua natureza humana e sua existência vital que é a negação manifesta, decisiva e total dessa natureza'.” (SARTRE, Jean-Paul, O Fantasma de Stálin: 32)
“A história da psicologia, depois de Descartes, poderia ser escrita como seguindo um movimento dialético entre a ciência da psiquê e uma ciência naturalista do homem que recusara tanto o dualismo metafísico quanto o metodológico.” (FRAISSÈ, Paul, cit. PENNA, Antônio Gomes: 32)
"Há muito estou convencido da importância de aprofundar a teoria das forças sociais que podemos comparar, em larga medida, às forças da dinâmica que agem sobre a matéria." (SOREL, G., Greve Geral Política: 195)
“Consciente ou inconscientemente o Mein Kampf, de Hitler, deve muito a Maquiavel, Darwin, Marx, Mahan, Mackinder e Freud.” ( DOWNS, Robert: 8)
“Marxismo e Psicanálise como ciências não seria o casamento da violência com o charlatanismo?” (EVANGELISTA, Walter, in OLIVA, Alberto, Org., A Questão da Cientificidade em Teorias de Conflito: Marxismo e Psicanálise; Epistemologia: A Cientificidade em Questão: 213)
"A nova geração, pelo menos, devia ser ajudada a libertar-se dessa fraude intelectual, a maior talvez da história de nossa civilização.” (POPPER, Karl, 1998: 85)
Não há dúvidas, Sir POPPER. Felizmente a concepção mecanicista foi pela própria Física desativada, mas a estratégia dialética mantém prestígio.
Como proceder a reaproximação entre massa e energia, espírito e matéria, a reintegração mental, a reunificação do ser humano com sua própria alma em primeiro plano, para depois compor uma sociedade não anônima, mas harmônica?
Pois se a ciência tudo complicava, e a religião e a política ainda tudo mistificam, nessa fim da decadência, digo da década, permanece no firmamento o já secular horizonte:
O pedaço de matéria nada mais é senão uma série de eventos que obedece a certas leis. A concepção de matéria surgiu em uma época em que os filósofos não tinham dúvidas sobre a validade da concepção 'substância'. A matéria era a substância no espaço e no tempo; a mente, a substância que estava só no tempo. A noção de substância tornou-se mais vaga na metafísica no decorrer dos anos, porém sobreviveu na física porque era inóqua - até a relatividade ser inventada. Um pedaço de matéria, que tomávamos como uma entidade persistente única, é na verdade uma cadeia de entidades, como os objetos aparentemente contínuos em um filme. E não há razão pela qual não possamos dizer o mesmo quanto à mente: o ego persistente parece tão fictício quanto o átomo permanente. Ambos são apenas uma cadeia de eventos que têm certas relações interessantes uns com os outros. A física moderna nos permite dar corpo à sugestão de Mach e de James de que a 'essência' do mundo mental e do mundo físico é a mesma. RUSSELL, Bertrand, Ensaios céticos: 74
Esmero-me para atender o pedido supra. Trarei maiores detalhes do desfecho, por goleada, dessa mais importante revanche da história das ciências, da filosofia, e por conseguinte, da própria civilização. Adianto uma pista:
A Teoria de Cordas** (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas.
BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas. -
http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas
A Teoria das Cordas acompanha o canto dos pássaros, pois não?
Venturoso Ano Novo.

O carma do carrossel

.Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal. NIETZSCHE, F., cit. MATOS, O., A polifonia da razão, 1997: 134
Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um 'demiurgo' (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias. www.greciantiga.org
Órbitas planetárias sugerem um carrossel em torno do Sol, incomparável aventura de rodar sem sair do lugar. As estações vem previamente demarcadas ao embarque/desembarque dos passageiros, rumo a lugar nenhum. Volta-e-meia vem Natal, depois tem carnaval. Quando se perfilam as crianças , atua o coelhinho. E assim vai. Fim do ano, fim de governo, hora de reverenciar os mortos, outra, a Pátria. Até a consciência obedece hora marcada - o dia da Negra lhe chama.
Assim é que conforme a data temos a emoção pertinente, bem programada, delineada ad infinitum.
No Princípio Deus criou o céu e a terra. A terra, porém, estava informe e vazia, e as trevas cobriam a face do abismo, e o Espírito de Deus movia-se sobre as águas. E Deus disse: Exista a luz. E a luz existiu. E Deus viu que a luz era boa; e separou a luz das trevas. E chamou a luz de dia, e as trevas noite. E fez-se tarde e manhã: o primeiro dia. Genesis
Para quem ora importa ainda mais o compasso da hora. Quando badala o sino, ele acorre ao rodeio. Unido, jamais será vencido. A salvo, nova batida sinaliza dispersão. Vira gaita-de-fole, o passista, para narcisista tocador. É certo que no intervalo dos recitais o indivíduo pode tratar de sua sobrevivência, promover alguma briga, quiçá olhar paisagem ou ângulo ainda não apreciados, mas chegado o domingo o carrossel é obrigado a parar. DEUS fez o mundo em sete dias. E no entremeio do mês sói haver alguma interrupção extra-rotina, em geral para de novo lembrar de DEUS. É certo que sempre há um alivio em qualquer pitstop, mas também é verdade que se assinalado a grosso modo também pode acarretar danos desnecessários, mormente na urgência de quem quer que seja.
Dessarte restringimo-nos às cíclicas demarcações efetuadas pelo Grande Arquiteto, e depois por nós mesmos, à Sua imagem e semelhança.
Se desejássemos retraçar a história do Determinismo, seria preciso retomar toda a história da Astronomia. É na imensidão dos Céus que se delineia o Objetivo puro que corresponde a um Visual puro. É pelo movimento regular dos astros que se regula o Destino. Se alguma coisa é fatal em nossa vida, é porque uma estrela nos domina e nos arrasta. Há, portanto, uma filosofia do Céu estrelado. O Determinismo desceu do Céu à Terra. BACHELARD, Gaston
O que o grego não explica - e talvez por isso não logremos ordená-los - são os desastres, essas indesejáveis sincronicidades que teimam supreender.
.
Padre COPÉRNICO (
cit. CHÂTELET, F.: 49) foi o primeiro a revender o bilhete:
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor.
A procissão se encorpou no entusiasmo:."No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas." (FORTI, AUGUSTO, cit. MAYOR: 36)
E lá viemos nós, com toda a certeza:
A tradição filosófica do Ocidente, em todo caso desde o século XVII, foi profundamente influenciada pelo desenvolvimento da física matemática e das ciências naturais fundamentadas na experiência, na medição, na pesagem e no cálculo. Tudo quanto não era redutível a grandezas quantificáveis foi, por isso mesmo, considerado vago e confuso, alheio ao conhecimento claro e distinto. PERELMAN, Chaïm, Ética e Direito: 672
Este é o exemplo mais clássico - o transcurso do tempo e de tudo o mais combinando com as "passagens" dos astros em definida circular, em compasso de tique-taque. "A confecção de relógios é certamente delicado e trabalhoso, de tal modo que as suas rodas parecem imitar as órbitas celestes ou o movimento contínuo e ordenado do pulso dos animais." (BACON, F.: 67 )
Para garantir que o mundo esteja sempre no mesmo padrão de horário, 400 relógios atômicos foram distribuídos pelo planeta há anos. Mas, como a rotação da Terra não é sempre igual e pode ser afetada até mesmo por terremotos, esse horário absolutamente preciso marcado pelos relógios atômicos precisa ser corrigido uma vez a cada quatro ou cinco anos. Isso é feito adicionando um segundo a mais nos relógios, permitindo a sincronização do horário oficial mundial com o horário astronômico, que respeita a real rotação da Terra. 
No limiar do XIX WILLIAM PALEY jurava que o Grande Arquiteto, por perfeição e lógica, era o mais pontual Relojoeiro. Dada a corda para mover o grande projeto, contudo, não teria mais razão d'Ele atuar. O “Escultor e Pai do Universo” havia colocado tudo aos nossos pés, “para isentar a si próprio de qualquer culpa por futura ruindade.” Caberia ao homem rastrear suas charadas, feitas em forma de perfeita matemática. Apenas o pensamento exato poderia nos levar à Lei perfeita, a verdade buscada por todos.  Impressionante a cisma não só com a existência de um DEUS com vontade, portanto carente, mas também de descobrir como se desenrola esta vontade. De ADÃO & EVA a EINSTEIN, passando pela quase totalidade dos renascentistas, com exceção do excomungado SPINOZA, tal obssessão parece motor do cérebro humano. Sem ele, sem o norte, sem objeto definido a ser esmiuçado, ainda que imaginário, todos parecem perdidos. Mas como o Relojoeiro "ensinou", os da imagem e semelhança só podiam seguir a trilha:"A matemática pura, mais do que qualquer outra disciplina, tornou-se aquele discurso vivo que Platão considerou a única forma de conhecimento." (FEYERABEND, P.1991: 135)
A não ser por precipitação de alguma poderosa e estranha intempérie diversionista, nada mais poderia obstar o determinismo impingido.
Agora demonstrarei a estrutura do Sistema do Mundo: todo o corpo continua no próprio estado de repouso ou de movimento uniforme numa reta, a não ser que seja impelido a mudar esse estado por forças que lhe forem aplicadas. A mudança de movimento é proporcional à força motriz aplicada e ocorre na direção da reta em que a força foi aplicada. Para toda ação existe sempre uma reação igual e oposta.
NEWTON, I., cit. ROHDEN, H.: 169
Pagamos alto preço pela falta de imaginação.
O homem ocidental civilizado vive num mundo que gira de acordo com os símbolos mecânicos e matemáticos das horas marcadas pelo relógio. É ele que vai determinar seus movimentos e dificultar suas ações. O relógio transformou o tempo, transformando-o de um processo natural em uma mercadoria que pode ser comprada, vendida e medida como um sabonete ou um punhado de passas- de-uva.
WOODCOCK, A ditadura do relógio, In A rejeição da política, 1972
Pois os ponteiros da geringonça não imitam a cabeça de um cão correndo atrás do próprio rabo? Convenhamos: para quem isso é negócio?
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY: 22
O político legisla para si. O mestre vislumbra a lã da ovelha. O carrossel serve ao mentor. Somos todos alienados, empacotados para presente.
* * *
Por certo cristão não crê na Eternidade. Quem sabe não tome ciência através da ciência? Ainda que a entropia tenha aspecto irreversível, e o EspaçoTempo seja dinâmico, os fenômenos não conhecem direção. Os campos evoluem como borracha de balão, ao sofrer enchimento.
Não existe o tempo absoluto, nem sua passagem. Nós é que passamos por ele. As frequências variam conforme a massa e a energia viajante, rumo escolhido pelo seu núcleo fundamenta, através da potência deste que costumamos entre os humanos identificar como coração de cada um.
O verdadeiro tempo (o que Bergson chama de 'duração') consiste propriamente na experiência vivencial da própria vida, e, por conseguinte, radicalmente intuitiva. Entretanto, para a maioria de nós, esse tempo verdadeiro foi inapelavelmente deslocado pelo ritmo do tempo marcado pelo relógio. Aquilo que constitui fundamentalmente o fluxo vital de experiência torna-se então um gabarito externo, arbitrariamente graduado, a que nossa existência é subordinada - e sentir o tempo de qualquer outra maneira torna-se 'místico ou louco'. Se a sensação do tempo pode ser assim coisificada, porque não haverá de ser tudo o mais? Por que não inventarmos máquinas que coisifiquem o pensamento, a criatividade, a tomada de decisões, o julgamento moral?
ROSZAK, T.:230
"Cada forma de vida inventa seu mundo (do micróbio à árvore, da abelha ao elefante, da ostra à ave migratória) e, com esse mundo, um espaço e um tempo específico." (LÈVY, PIERRE, cit. PELLANDA e PELLANDA: 118)
Os irracionais não parecem usufruir de maior liberdade, e melhor aproveitamento do tempo?
Ora o carrossel está em aprazível estação. "Para nós, um Ano Novo com um bom encontro de Sol, Mercúrio, Vênus, a Cabeça do Dragão e Plutão no signo  no signo do Capricórnio. Uma força a mais para nossa Terra." (ROSA CARMEM, Astróloga) Não sei ao quê se deve o desejo de tanta força; mas consigno os votos de venturoso proveito:
___________

sábado, 26 de dezembro de 2009

A vida no carrossel

.

O tempo esvai-se logo e deves bem gozá-lo.
A ordem e a disciplina ensinam a utilizá-lo.
Aconselho-te, então, meu muito caro amigo,
A primeiro estudar lógica comigo.
Teu espírito estará por fim bem amestrado
Em botas espanholas muitíssimo ajustado;
E assim já poderá deslizar, num momento,
Nas estradas suaves de todo pensamento
Não andarás indeciso a torto e a direito,
Erradio, a vagar, sem o menor proveito.
MIESTÓFOLIS, por GOETHE
Tempo posto fora é o que mais tem aqui na Terra. A rigor, diante do modo que somos adestrados e encaminhados, apenas um ano seria suficiente para cumprirmos o périplo. O resto é mera repetição.,
Vivemos sobre uma civilização. A cada escavação do metro ou abertura de poços descobrimos uma relíquia. A antigüidade nos enriquece, mas em certo sentido nos impede de viver.
VASSALICO, Vassalis
Co-autor do filme "Z".
As órbitas planetárias sugerem um carrossel, no qual todos embarcamos à incomparável aventura de rodar e parar no mesmo lugar. Eis a desventura.
Se desejássemos retraçar a história do Determinismo, seria preciso retomar toda a história da Astronomia. É na imensidão dos Céus que se delineia o Objetivo puro que corresponde a um Visual puro. É pelo movimento regular dos astros que se regula o Destino. Se alguma coisa é fatal em nossa vida, é porque uma estrela nos domina e nos arrasta. Há, portanto, uma filosofia do Céu estrelado. O Determinismo desceu do Céu à Terra.
BACHELARD, Gaston
É todo esse número geométrico que comanda os melhores e os piores nascimentos. Se os guardiões não o conhecem, juntarão os jovens às noivas na época errada, fazendo com que seus filhos não sejam nem de boa índole nem felizes.
PLATÃO, cit. KELSEN, H., 1998: 180
Somos apenas consequências? Meros passageiros de um gigantesco disco-voador sem destino? Digo, trem-voador, pela falta de mobilidade lateral?
Só podia ser coisa do carma. Este sim, sem a menor dúvida, foi o pior casamento que poderia ter realizado a civilização, detalhe que condena ao infortúnio os descendentes, até a enésima geração.
Ptolomeu partiu do pressuposto de que a Terra era o corpo central e tratou as órbitas dos planetas como ciclos e epiciclos superpostos. Isso lhe permitiu prever eclipses do Sol e da Lua com muita precisão; tanta precisão que, durante 1500 anos, sua doutrina foi considerada a base segura da astronomia.
HEISENBERG, W., A parte e o todo: 43
O pior é que, tirante a alta ciência, em vez de pelo menos tentar quebrar a corrente. resignados marchamos na mesquinharia original, compasso do ritmo espartano, ao gáudio do impostor.
A noção de que a sociedade poderia ser planejada e gerida por engenheiros estava bem de acordo com a tradição francesa, e teria grande impacto no Brasil.
SCHATZMAN, Simon, A força do novo: por uma sociologia dos conhecimentos modernos no Brasil. www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_05/rbcs05_03.htm
Lá se vai a massa, para lá e para cá, amassando tudo.
Volta e meia vem Natal, depois tem carnaval. Quando se perfilam as crianças , atua o coelhinho. E assim vai. Fim do ano, fim de governo, hora de reverenciar os mortos, outra, a Pátria. Até a consciência obedece hora marcada - o dia da Negra lhe chama.
Assim é que conforme a data temos a emoção pertinente, bem programada, delineada ad infinitum. Resta-nos agradecer a providência daqueles antigos guardiões.
Para quem ora importa ainda mais o compasso da hora. Quando badala o sino, ele acorre ao rodeio. Unido, jamais será vencido. A salvo, nova batida sinaliza dispersão. Vira gaita-de-fole, o passista, para narcisista tocador. É certo que no intervalo dos recitais o indivíduo pode tratar de sua sobrevivência, promover alguma briga, quiçá olhar paisagem ou ângulo ainda não apreciados, mas chegado o domingo o carrossel é obrigado a parar. DEUS fez o mundo em sete dias. Mas mes a mes há alguma interrupção extra-rotina, em geral para de novo lembrar de DEUS. É certo que sempre há um alivio em qualquer pitstop, mas também é verdade que se assinalado a grosso modo também pode acarretar danos desnecessários, mormente na urgência de quem quer que seja.
Dessarte restringimo-nos às cíclicas demarcações efetuadas pelo Grande Arquiteto, e depois por nós mesmos, à Sua imagem e semelhança.
Aos católicos o Criador tem capacidade de cortar a vida de quem quiser, no momento que aprouver, e esta constante ameaça lhes torna vulneráveis, totalmente submissos e suscetíveis às determinações formuladas pelos representantes celestiais, mas e o governo, que não se responsabiliza pelo sustento de ninguém, qual razão lhe assiste decretar quando a gente pode trabalhar, e quando o carrossel tem que parar, e a quem ou ao quê devemos venerar? Em nome de quê a sandice?
De todo modo, de novo dizem os astros, a velha estação se faz propícia aos melhores casamentos:
"Para nós, um Ano Novo com um bom encontro de Sol, Mercúrio, Vênus, a Cabeça do Dragão e Plutão no signo do Capricórnio. Uma força a mais para nossa Terra." (ROSA CARMEM, Astróloga)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2009

A orquestração da felicidade

MASSACRE PUBLICITÁRIO precede a Noite Feliz Todos à postos. .
É a expressão da tendência fundamental de Platão: a tendência para unificar o disperso, para trazer o caos de nossas mentes, dos nossos desejos e paixões, e da nossa vida política e social para um cosmos, para a ordem e harmonia... CASSIRER, E.: 102.
O carma exige enorme gama de sacrifícios. Ruas se tornam apinhadas, os correios abarrotados, dívidas proliferadas, pessoas apressadas para cumprirem enormes listas de obrigações. No meio do calor infernal não se dispensa o traje do norte. Algumas tragédias se sucedem na intensa corrida, mas à noite cessam as hostilidades entre os competidores.
É antes aquela forma platônica de pensamento, que descobre sempre o perfeito atrás de todo imperfeito, que o move, levando-o a ver, por trás de todas as verdades particulares, que são apenas verdades parciais, a verdade absoluta, como Platão vê, em todo bem particular, o Bem. HIRSCHBERGER, J., Agostinho: o mestre do ocidente. www.consciencia.org

.
Somente nos últimos 30 dias, as passagens aéreas para saída de Porto Alegre tiveram um aumento de 24%. Quase três mil motoristas foram multados no primeiro dia de operação especial nas rodovias no Rio Grande do Sul. ZH, 24/12/2009
Cabe ao perú pagar o pato. "O homem sempre dependeu dos animais para os mais diversos propósitos e esta relação foi naturalmente estabelecida numa 'intenção de serviço'. (FRANCISCANOS, 1997: 41)
* * *
O Vaticano e seus consulados lotam de compenetrados, cabisbaixos pecadores, todos em postura devidamente humilde. Imploram por graças com gemidos e decorebas. Nem parece aniversário. Não há nenhuma graça. A preocupação pela salvação é tanta que não se vê o menor sorriso, mas a fé lhes indica boas possibilidades de êxito, de maneira que amanhã se jactarão à vontade. Sequer a Muralha os detém:
Milhares de católicos chineses participaram da missa de Natal nas 6 mil igrejas do país. A procura foi tanta que houve confusão na Catedral do Norte de Pequim, pois muita gente queria entrar no lugar e a polícia tentou impedir a passagem dos fiéis. Com isso, muitos foram embora. Alguns lugares tiveram de distribuir senhas.
De modo geral costuma-se efetuar o balanço de mortos e feridos, resultando consternação diante do amor que vem pregado. Sobreviventes se esmeram em recíprocas mensagens de paz e fraternidade. Proliferam-se indultos e doações indiscriminadas, numa espécie de inversão entre tarefas e privilégios. Cumprem vias-sacras os agraciados, enquanto pobres-de-espírito, desgraçados, os amaldiçoados recebem os louros. Pés-sujos ganham manicure. Presos vão às ruas. O governador de Brasília recebeu cifra para comprar panetones, mas escondeu o dinheiro nas cuecas e se foi para a Europa. O filho do americano foi autorizado a retornar à sua Pátria. A julgar pelo sucesso, no ano que vem os países trocarão crianças, ao invés de presentes e mensagens. Pedintes não precisam pedir. Aposentados levantam. Aos "descamisados" a melhor promessa: um aumento de salário que lhes permite comprar até mesmo uma escova-de-dentes sobressalente. Se os preços de tudo em seguida acompanharem o índice, não vem ao caso. Desde o consciencioso MUSSOLINI o empregador se vê obrigado em pagar um salário inteiro ao trabalhador, sem este precisar trabalhar. A penitência é devido a penúria imposta pelo burguês durante o ano. Depois Duce mandou os felizardos operários aos campos talados de minas e canhões, mas já não era mais Natal.
A Força Aérea 51 paraliza. O pre si dente sai do luxo ao lixo, no encontro dos catadores. S.Exa. evidencia o despreendimento pelo vil metal. É humano. Demasiado humano. Até os pobres de Paris concordam:
"Le Monde escolheu o presidente Lula da Silva como 'o homem do ano de 2009', na primeira vez em que o prestigiado diário decidiu fazer esse tipo de indicação."
A mulher do francês preferiu um conterrâneo. Carla Bruni 'fez amizade' com mendigo parisiense
"A primeira-dama da França deu dinheiro, CD autografado, e ofereceu-lhe um quarto de hotel por um mês."
Belém suplica pela paz. A cidade em que nasceu o DEUS-MENINO não mais suporta a guerra, a genuína religiosa; todavia, não há quem dispense a religião. Cristãos oram na Igreja da Natividade, construída para substituir o mais famoso estábulo. Se DEUS é por eles, quem será contra eles? E para provar a eficácia do Aliado, depois da reza Israel voltou à Gaza no desatino, liquidando com um monte de palestinos. (26/12/2009)
O Brasil acreditou no pleito natalino e enviou o impagável AMORIM para atendê-la. Mais uma boa idéia.

No início do mês o talentoso diplomata mandou pregar um mural no saguão de nosso hotel-embaixada. Logrou pleno êxito. O ilustre foragido da justiça hondureña aprecia as mensagens natalinas. ZELAYA contabiliza quase uma centena de cartões, e já disse que dificilmente sairá da hospedaria.
.
O vexatório processo contra D. DANTAS foi suspenso. Implicava meio-mundo. E o médico maníaco que estuprou meia centena de senhoras desde ontem pode voltar a "amar".

Então é Natal. Seja gangster ou carmelita, político ou ermitão, branco, vermelho, negro ou até amarelo, todos devem receber as melhores reverências.


O motivo propicia náo só o resgate de importantes memórias, como ensejam solidificações, e inícios de relacionamentos mais ou menos afetuosos..Todavia, porque obedece ao relógio, o automático cuco, nada mais do que programação de compasso, também automaticamente decai o badalado apelo humanista. Sentimentos não são cronológicos. Talvez nem lógicos. Ademais, manifestações de amor ao próximo somente por ele ser do gênero parecem forçadas, para não dizer alienadas. Não se ama desconhecido. E a intensidade do amor sempre varia conforme o agente, e o alvo, de maneira que ao usar a mesma saudação, ainda mais dessas impressas à revelia, corre-se o risco de pagar um mico, de ser inapropriada. Desejar bom apetite é de bom-tom, mas se dirigido a gordo soa gozação. Votos de "Feliz Natal junto à sua família" arriscam deprimir o receptor desprovido da célula. E sabe-se lá por quais razões, há quem simplesmente deteste o período, mas é engolfado pelo redemoinho. "Para mim é a semana mais "triste". (http://danielcavbar.spaces.live.com)
O que mais se evidencia no ciclo é o interesse em adular freguês.
Em 1931 a Coca-Cola lançou uma campanha publicitária usando o figurino do Papai Noel. O take perpetuou a imagem do bom velhinho pelo mundo afora.

Na Alemanha é o Weihnachtsmann. Entre espanhóis e descendentes, Papá Noel, mas no Chile tratam-no como Viejito Pascuero. Na Dinamarca, Julemanden; em França Pére Nöel, na Itália, Baboo Natale. O México recebeu direta influência do colosso - como nos Estados Unidos, os cantinflas preferem S. Klaus.

Tudo se faz para exaltar o passo(e) do Aniversariante. Como não se faz presente, Ele o envia pelos trenós. Aos que não se sensibilizam com o velho emissário, resta mais eficaz imaginação - o culto extremado ao representante máximo, em devoção acentuada a ponto do desequilíbrio.
Há pouco uma mulher pulou a cerca para abraçar e derrubar o Papa BENTO XVI, que se dirigia para animar a Missa do Galo.
Estamos salvos, não sei bem do quê. Mas se qualquer salvamento é motivo de júbilo, que dirá da humanidade inteira.
Eu pedi ao Papa que nos seus pronunciamentos ele fale da crise econômica, pois, se todo o domingo o papa der um conselhozinho, quem sabe a gente encontra mais facilidade para resolver o problema. SILVA, Luis da, Presidente do Brasil, Estadão, 13/11/2008
Emoticon Pictures, Images and Photos
E porque Jesus veio? Deus fez o homem perfeito, conforme a sua imagem, mas o homem pecou e se separou de Deus. Porque Deus é Santo e não pode conviver com o pecado. A Bíblia diz que o preço do pecado é a morte ( a separação de Deus). Alguém tinha que pagar o preço. Alguém que não tinha pecado. Portanto Deus enviou Seu Filho, para nos reconciliar com Ele. Por causa de Jesus temos novamente acesso a Deus!
www.dihitt.com.br/barra/afinalo-que-e-o-verdadeiro-natal

Essas parcas linhas oferecem a certeza de episódio totalmente inverossímel, mas não há discordância num ponto: ADÃO & EVA ainda dão muito trabalho. E muito emprego, também.
Saúdo a passagem do Natal. Brindo com todos, indistintamente como ele requer. Doravante nossos ouvidos poderão descansar. Até a Páscoa.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

A razão do criminoso (sempre) perder

Satanás estará preso por 'uma grande corrente'.
Apocalipse 20:1
Tirante aos travestis políticos, diz-se que o crime não compensa. Neste ponto singro com a procissão, mas cogito surpreendê-la. Não tenciono polêmica; porém, tampouco nutro receio de uma natural desconformidade pelo semi-heurístico prisma deste exercício.
Elimine moral e leis, e as pessoas farão o certo
TAO TE KING: 19
Desde sempre existem imprudentes, começando pelos nossos originais, transcritos na Bíblia. Para esses se destinam regras. O que não se limita seria o próprio limite da felicidade. A liberdade desenfreada tende a libertinagem, ao amoralismo e abuso. Diante dessas  candentes razões o liberalismo sempre encontrou ferrenhos opositores, a rigor exitosos. Não se admite o laissez-faire, ainda mais com laissez-passer: "Le monde n'est pas par elle-même." Somente alguns filósofos mais amalucados não percebem a imperiosidade do estabelecimento de códigos de conduta em meio comunitário.
Propala-se que a liberdade de cada um vai até onde começa a do outro. Pois eu digo que a imposição da lei, da ordem, dos limites, pode acarretar danos sociais de maior monta - basta o infrator arrumar um modo de contorno, e estará realizado: "Daniel Dantas apenas temia os juízes de primeiro grau, instância inicial. Nos tribunais superiores, acertava tudo." "Os poderosos no Brasil são inatingíveis pela Justiça." (GENRO, T., Min. da Justiça. -Terra, 22/12/2009) O bizarro é o Ministro da Justiça se mostrar incapaz de impor justiça. As anomalias judiciárias afrontam o elevado ideal. Um assinte. CBN - Arnaldo Jabor Entretanto, além de inúteis, processos, condenações e execuções oneram ainda mais a sociedade, o setor produtivo. Nenhuma sentença elide os ato praticados, ou reestabelece a harmonia original; e sequer serve de exemplo, isto pela única razão: por não seguir exemplos é que o marginal se lança no infortúnio. Condenações atendem a compreensível revolta, a natural volúpia vingativa das vítimas, ou de potenciais espoliados; porém não coibem, e muito menos reformam o caráter dos infrator. Mas não se apoquente. O vivo lavra seu próprio túmulo. E da terra extraída, germinam novos frutos, regenerativos.
Pela não-ação, tudo pode ser feito.
LAO-TZÉ
Para lograr o invejado status que supõe glorioso o transgressor não vacila abandonar a trilha da virtude, se é que por algum momento lhe avistou. Engana-se, todavia, em buscar desse modo o esplendor. Só alcança fracasso, ao invés da glória que desesperadamente almeja. Ele pode até se vangloriar com um primário êxito, mas este sucesso a natureza se encarrega de torná-lo efêmero. Jamais supõe o incauto que a cada virtude e a cada vício ela oferece precisamente a recompensa ou o castigo mais adequado para encorajar aquela, e refrear o outro.
É a informação - a informação como um fator real e efetivo que estabeleceu os parâmetros do universo em seu nascimento, e, portanto, governou a evolução de seus elementos básicos em sistemas complexos. LASZLO, Erwin: 21
Se a ignorância ainda campeia solta, que dirá nas priscas eras.
Nossa penetração no mundo dos átomos, antes vedado aos olhos do homem, é de fato comparável às grandes viagens de descobrimento dos circunavegadores... Essa descoberta, com efeito, gerou uma novíssima base para que se compreenda a estabilidade intrínseca das estruturas atômicas, a qual, em última instância, condiciona as regularidades de todas experiências corriqueiras. BOHR, N., Física atômica e conhecimento humano: 30..
Quando se supunha a Terra quadrada, o Império Romano caia no buraco-negro decorrente de seu próprio spin. As leis terrenas se mostraram inúteis, e a solução foi reinventar as superiores. Os Dez Mandamentos seguraram a Idade Média, mas ao cabo o homem foi deslocado do centro do Universo, portanto da atenção de DEUS. A repressão religiosa ganhou adesão militar. Desde então o medo do julgamento final se soma ao receio do julgamento atual, mas nada disso parece surtir maior efeito. A roubalheira tomou cadência geométrica, reflexo da inoperância normativa. E vieram positivismos, penas de morte, cortes de mãos, até linchamentos, etc., mas nada disso se mostra eficiente. Ignorância de quem pretende refrear o crime por decretos; e maior ainda de quem consegue ludibriá-los.
Yo no creo en brujas, pero que las hay, las hay
CERVANTES, Miguel de, Dom Quixote de La Mancha
A esmagadora maioria dos crimes versa sobre a posse da matéria. Presume o tolo que possuindo  duas camas e duas escovas-de-dente seja o dobro mais feliz. Então, aquele que não vislumbra adquiri-las de modo convencional, não hesita em se valer de qualquer artimanha para satisfazer a presunção. E pelo fato de lograr escapulir de um flagrante, ou de não ser condenado em sentença, supõe o incauto que estará livre para gozar dos benefícios que a torpeza lhes ensejou. Muito engraçado. O problema que ele terá que enfrentar não é o de encarar nem DEUS, sequer sua própria consciência, algum remorso, os quais já seriam suficientes, muito menos os guardiões da lei, e os homens em geral.
Acredito que quem estiver entrando no caminho da iluminação será absolutamente impecável em tudo o que fizer. E por causa do medo da condenação? Não. Ou de punição de Deus, ou porque pequei e não alcancei o perdão? Não, não, não. Os verdadeiros iluminados verão que toda a ação tem uma reação com a qual eles terão de lidar, e se formos sábios, não faremos coisas que nos levarão a ter de enfrentar resolver e equilibrar isso em nossa alma mais tarde. Esse é o verdadeiro critério.  LEDWIN, M., cit. ARNTZ, W.: 203
É que ocorre uma crueldade, com a maldade: a matéria não é mera substância inerte, mas agente ativo.
O choque, a ação de um átomo sobre o outro, pressupõe também a sensação. Algo de estranho em si não pode agir sobre o outro. Se tudo possui uma sensação, teremos uma confusão de centros de sensações muito pequenos, maiores e muito grandes. Esses complexos de sensações, maiores ou menores, deve ser chamados 'vontades'. NIETZSCHE, Friedrich, O livro do filósofo: 45
Todas as coisas do Universo assim oscilam em diferentes freqüências. Essas oscilações geram campos de ondas.
O mundo é uma rede complexa de inter-relações na qual as categorias de sujeito e objeto se fundem, embotando as distinções dualistas tradicionais. FOWLER, D. R., Einstein´s Cosmic Religion 1979; cit. JAMMER, M.: 103
O objeto é in-formado pela memória produtora através de um movimento ondulatório no campo conector, e também oscila em waveform.
Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas. BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas. - http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas
As partículas carregadas do material roubado "excitam" o estado fundamental do vácuo gerando diminutos vórtices. O campo resultante apurado em output é um sistema de pacotes de ondas giratórias de elétrons e pósitrons, cujos spins ocasionam decisivos efeitos gravitacionais, tobogãs pelos quais a infelicidade desliza diretamente ao encontro do detentor como uma espécie de magnetismo, um ícone de furacão. Como a luz à maripôsa, o fenômeno atrai todo tipo de azar.
A partícula ao se propagar pelo espaço emite um campo que informa esse seu movimento no sentido de um 'abre-alas que eu quero passar' (como se fosse um empurrar a distância). Literalmente falando, ela empurra a distância tudo o que está a sua frente, e certamente receberá uma reação dinâmica conveniente (o que pode até mesmo provocar uma reflexão total.  MESQUITA FILHO, Adroaldo, Debates 'Ciencialist 2003' a respeito de uma Nova Teoria a propor as bases para o entendimento da Natureza Íntima da Matéria www.ecientificocultural.com/ECC2/Dialogos/-
Na Polinésia existia uma tribo que emprestava um valor energético às coisas. Cada presente oferecido era considerado um talismã, uma parte do espírito de quem doava. Naturalmente que qualquer coisa furtada também portava o espírito do dono, de modo que ele se revoltava e amaldiçoava o detentor subretício.
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos. Nossa própria existência, do nascimento até a morte, é influenciada por essas forças. Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância. OLIVEIRA, A., Depto Física, Univ. Fed. de S. Carlos - http://cienciahoje.uol.com.br/133058
Por coincidência, tirante alguma raríssima exceção, não há bandido, gatuno ou corrupto exitoso. Nem em filme. A razão pode ser essa, mais singela do que todos pensamos, por que não?
Assim, descobriu-se recentemente que na natureza tudo está subordinado a uma ordem, até mesmo os fenômenos confusos, sem nexo, totalmente imprevisíveis. Esta ordem ‘superior’ é capaz de explicar eventos aparentemente randômicos - não importa se se trata de bolsa de valores, da mudança na temperatura de nosso planeta, ou da maneira que nós formulamos nossos pensamentos – e que podem ser expressos tanto em fórmulas matemáticas e físicas, quanto em belas imagens (os chamados fractals) disformes, mas com uma atraente irregularidade. Todos esses eventos têm algo em comum: o fato de serem atraídos a certos estados da natureza, o que lhes dá unidade, se bem que disfarçada.  WITKOWSKI, Bergè: 275
A suprema inteligência nada mais é do que a máxima interligação dos vetores.
Meu monitor, ligado há décadas, sói tocar o mesmo refrão: sobre a vileza o meliante costuma pagar o dobro; e a vítima, vê-se duplamente recompensada. Coisas do equilíbrio natural, da intensa Dança do Universo, ao sabor da Orquestra Atômica das Cordas*.
Se informados da surpreendente teia, os bandidos, os falsos-malandros, impostores, demagogos, mentirosos e corruptos abandonariam imediatamente suas práticas. Eles podem supor estarem escapando de tudo, e de todos,  mas é impossível exceder o EspaçoTempo. Com certeza.
_______________
* A Teoria de Cordas** (ou supercordas) é uma teoria que se propõe a unificar a descricão das interacões fundamentais. Em particular, acredita-se que ela representa um caminho para a descrição quântica da interacão gravitacional, possibilitando uma conciliação entre a Mecânica Quântica e a Relatividade Geral. Na teoria de cordas as partículas elementares correspondem a diferentes formas de vibracão de cordas que se propagam no espaço. A interação entre partículas corresponde à interação entre cordas.
BRAGA, Nelson Ricardo de Freitas. -
http://omnis.if.ufrj.br/~braga/cordas

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Chirac, a Copa da França, e nosso portaviões

.


Uma série de escândalos de corrupção envolvendo membros do Governo socialista estiveram na base da viragem política registada em França, culminando com a eleição de Jacques Chirac para presidente da República nas eleições presidenciais de 1995.
Wikipédia

.
O presidente Fernando Henrique Cardoso classificou a eleição do presidente francês Jacques Chirac como uma vitória da democracia. Em carta enviada a Chirac, reeleito ontem, Fernando Henrique disse que o povo francês 'deu mostra inequívoca de sua determinação em preservar os valores que lhe são inatos: da tolerância e do pluralismo'.

Agência Brasil
, 06/05/2002
O francês é acusado de forjar empregos em benefício de seu partido enquanto prefeito de Paris, entre 1977 e 1995.
-
É o segundo enquadramento. Pelo primeiro. enfrentará julgamento já no próximo mes. Aliás, o tribunal iniciou ação legal, no mesmo caso, contra o ex-secretário geral do sindicato Força Operária, MARC BLONDE. sustentado pelo caixa gerido pelo então prefeito. O sindicalista tinha a incumbência de “paralisar a França”, para que CHIRAC surgisse como salvação nacional.
Em 2007 CHIRAC foi chamado ao Tribunal em função da irregular fusão de seu partido RPR com o UMP, de NICOLAS SARKOSZY, este que transa aviões a preço de espaçonaves com o Brasil, helicópteros de transporte do tipo EC-725, e submarinos nucleares.
Lula e Sarkozy tornaram-se amigos de infância. A França que não se dá tão bem como gostaria com nenhum país emergente, encontrou o Brasil dando sopa.
RIBEIRO, A., Recordar é viver
Eis para onde vai o lucro das parcas espigas colhidas pelo lavrador brasileiro.
A oficialidade agradece:
"Le Monde escolheu o presidente Lula da Silva como 'o homem do ano de 2009', na primeira vez em que o prestigiado diário de Paris decidiu fazer esse tipo de indicação."
Os negócios continuam promissores:
"A França só será campeã se enfrentar o Brasil" (PLATINI, Michel, Lancepress, 25/12/2009)
* * *
Além daquele ex-presidente, dois de seus diretores de gabinete, MICHEL ROUSSIN e RÉMY CHARDON também terão de prestar contas à Justiça. Um dos beneficiários dos mensalões franceses foi JEAN DE GAULLE, curiosamente, filho do general CHARLES DE GAULLE. Por certo CHIRAC e todos escaparão de qualquer sentença, ainda que as provas sejam contundentes.
Vivo em França há 47 anos, tenho familiares e muitos amigos franceses e posso garantir que este pais não passa de uma ficção! A Justiça aqui como no Brasil não funciona, a imprensa esta controlada por dois grandes grupos de empresários, há gente a passar fome e a dormir na rua, não há cidade em França onde não haja violência, trafico de droga, miséria."
LOPES, Ana, Veja: novembro 1, 2009
Estes processos, todavia, tem motivos quase insignificantes, perto do estupendo dano que sua ascendência causou, não só à Vaca Leiteira, como chamava HITLER, mas ao globo inteiro. CHIRAC promoveu grandes falcatruas internacionais, e foi o responsável pelo descalabro de largar sete (7) bombas atômicas no santuário oceânico polinésio, que ele dizia francês. Imagina se não fosse! O resultado dessa demonstração foi catastrófico, evidentemente. O ministro da Defesa HERVÉ MORIN colhe o ensejo e anuncia que o país vai pagar pelo menos 10 milhões de euros para as vítimas dos "testes" nucleares. Provavelmente essas vítimas moram em Paris, nas vizinhanças do Eliseu. Quanto ao restante, a fauna, a flora, os turistas, não vem ao caso. Toda a riqueza da França não reestabeleceria a harmonia. Os crimes foram contra a humanidade. O Ministério Público investigou 481 casos protagonizados por CHIRAC, durante década.

Um episódio, todavia, permanece obscuro, e portanto, incólume. Foi em seu período que a França se sagrou Campeã do Mundo, depois de golear o Brasil em uma partida memorável. Jamais a Canarinho entrou tão mole em campo. Nosso goleador acusou surpreendente distúrbio antes da partida. No fim do jogo ninguém soube explicar o Mandrake de todo elenco. Quando alguém retorna o assunto, ouve-se dissimulações.
.
.
O misterioso desmaio de Ronaldo antes da partida e seu fraco desempenho em
campo são motivos para especulação até hoje. 'Queira ou não queira, aquele
jogo ainda está na cabeça dos jogadores', diz o coordenador técnico da seleção
brasileira, Mário Zagallo, que era o técnico da equipe derrotada pela França.

www.dw-world.de, 30.06.2006 - Brasil x França: jogo de compadres?

Dois anos após chegou a magestosa pista aquática, tão comprida quanto dois gramados do Maracanã, e mais embandeirada do que Festa de São João :
,
O Navio-Aeródromo A-12 SÃO PAULO foi adquirido da França em 2000,
por cerca de US$ 12 milhões, tendo sido incorporado em 15 de novembro
daquele ano, no Porto de Brest, na França.
Como funcionam porta-aviões
;
Governava o Brasil o sociólogo vindo da Sorbonne, ali daquele Quartier Latin. FHC se notabilizou por introduzir o mensalão, subornar meio Congresso para alterar a Constituição em seu próprio benefício.
S.Exa dizia que o País não possuia dinheiro para comprar carro importado. A justificativa restringiu a entrada das montadoras que não mantinham galpões no Brasil, ao gáudio dos patrocinadores de campanha - Ford e GM*.
.
No meio da manifesta pobreza, não só material, como evidentemente intelectual, surgiu o portentoso, ao espanto de todos. Veio de lambuja. Para melhor divisar a barganha declarada: o formidável vaso custou apenas 30% do preço de um (1) caça que agora nos empurram. Dava até para as Escolas-de-Samba efetuarem uma vaquinha, de um milhão cada uma, preço de apartamento, não de cobertura, e instituírem uma Sapucaí ambulante. A pueril explicação:
O interesse da França e do Brasil em ampliar a cooperação militar influiu no preço do São Paulo. Um porta-aviões novo semelhante pode custar US$ 500 milhões.
http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080324022835AAwVph3
A relação parece óbvia: o novo Colosso dos Mares de Iracema veio em troca da Copa do Mundo*.
Com certeza.
_____________
PS: Esse tipo de negócio continua gerando bons dividendos:

A avó do menino Sean Goldman, 9 anos, Silvana Bianchi, afirmou nesta quarta-feira que o Brasil trocou seu neto por um acordo econômico com os Estados Unidos. Após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que determinou a entrega de Sean a seu pai, o americano David Goldman, o Senado americano aprovou por unanimidade a extensão do programa de isenção tarifária que beneficia exportações brasileiras.
Terra, 23/12/2009
* Na mosca: O comandante-geral da Polícia Militar de São Paulo, coronel Alvaro Batista Camilo, comprou, por R$ 2,8 milhões, um Captiva para ele .O Estado flagrou o coronel em seu carro quando chegava a um encontro na zona norte de São Paulo. A seis quilômetros dali, Alckmin subia em um Vectra preto após uma solenidade na zona leste. O governador abriu mão dos Ômegas blindados contratados por seu antecessor, José Serra (PSDB).
O contrato de compra dos carros foi feito pela Diretoria de Logística da PM e publicado no Diário Oficial em 16 de outubro de 2010. incluindo 161 veículos da GM, sem especificar quantos eram viaturas oficiais e quantos eram carros sem identificação, para os coronéis. O valor total da compra foi de R$ 5,8 milhões. Foram adquiridos duas Montanas, 61 Vectras Expression, 92 Corsas Hatch, cinco Corsas Sedan e o Captiva. Cada Vectra saiu por R$ 44,9 mil - os 61 custaram R$ 2,73 milhões. Já os R$ 92 mil do Captiva equivalem ao preço de três Corsas - R$ 30 mil cada. 

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O erro de trocar o presente recebido



"O maior tormento de quem dá e recebe presentes após o Natal é possibilidade de ter trocar o que ganhou. E não se trata de preguiça: dá trabalho ir à loja, enfrentar novas filas e má vontade de balconistas. É nessa hora que o consumidor deve ficar atento para não ser prejudicado. Sabendo dos seus direitos, é possível se prevenir e se defender das surpresas desagradáveis."
Ah, coleguitas platônicos, pessoas jurídicas, enxergam tudo pelo crivo maniqueísta da laranja mecânica, a balança dos Prometeus.
Trocar o presente anula toda a graça! Qualquer recuerdo, por menor ou maior que seja, tem sua valia não por sua utilidade, mas pela energia nele contida. No caso em tela, os votos de felicidades, esta própria declaração de amor gravada nos átomos que compõem o objeto é que torna o valor diferenciado...
.
O essencial é invisível aos olhos
A matéria não é mera substância inerte, mas agente ativo. Todas as coisas do Universo oscilam em diferentes freqüências. Essas oscilações geram campos de ondas. O material apreciado se reduz a mero movimento ondulatório, uma waveform, in-formado através do campo conector e da memória produtora. As partículas carregadas "excitam" o estado fundamental do vácuo gerando diminutos vórtices. O campo resultante é um sistema de pacotes de ondas giratórias de elétrons e pósitrons. Dessarte, os spins ocasionam efeitos gravitacionais, depressões pelas quais a felicidade surfa a seu encontro, como uma espécie de magnetismo.
A partícula ao se propagar pelo espaço emite um campo que informa esse seu movimento no sentido de um 'abre-alas que eu quero passar' (como se fosse um empurrar a distância). Literalmente falando, ela empurra a distância tudo o que está a sua frente, e certamente receberá uma reação dinâmica conveniente (o que pode até mesmo provocar uma reflexão total
MESQUITA FILHO, Adroaldo, Debates 'Ciencialist 2003' a respeito de uma Nova Teoria a propor as bases para o entendimento da Natureza Íntima da Matéria www.ecientificocultural.com/ECC2/Dialogos/-
Há quem prefira ofertar dinheiro, simplesmente, ou o exitoso vale-presente. Neste caso, ele funciona como passe-de-mágica, uma varinha-de-condão, canalizando a energia para onde for destinado.
Todo presente é um talismã, multiplicador de venturas. Caso trocado o mimo, seja lá por qual razão, lá se vai o maior valor, que é intrínseco e perene, assim desprezado por mera circunstância, esta totalmente restrita à matéria, que é visível, porém precária, inerte, e finita.
* * *
"Dar presente para homem pode ser um problema sério. A máxima: 'homens são todos iguais' se aplica realmente quando o assunto é objetos de desejo masculinos. Equipamentos de som e eletrônicos portáteis são sempre uma pedida de dez em cada dez homens. De qualquer forma, escolher um presente para homem é mesmo uma situação delicada e que requer tato, atenção e alguns cuidado."

"As meninas de hoje estão muito mais exigentes e são muito mais complexas na hora em que temos que escolher um bom presente para elas. Jóias, cestas de café da manhã, sapatos, bolsas e roupas de grifes famosas, aparelhos eletrônicos diversos (players de áudio e vídeo; celulares, etc) são os objetos de desejo mais comuns dessas mulheres que se preparam para uma vida cheia de conquistas e realizações."
Ah tá. Mas se isso é o que satisfaz, que tal adquiri-los?
Não por acaso cada vez menos se casa, conquanto se proliferam divórcios.
Embora, como vemos, constantemente desvirtuado, o presente não deve conter o interesse do doador pela simpatia do recebedor. Não é meio de compra. Não é negócio. Portanto, angustiar-se com o acato da dádiva parece bastante desproposital. Essa dimensão se deve à cultura impregnada no raiar da infância. Somos levados a crer que JESUS nasceu para satisfazer desejos. PAPAI NOEL recolhe os pedidos, e assim se compromete. Caso não os cumpra na íntegra, resta a frustração. E se cumpre, nada mais faz do que sua obrigação. Eis como se obtém mais uma criança mal-educada.
* * *
Não precisa usar o presente recebido, nem fazer nada com ele. Basta, apenas conservá-lo, em algum lugar. E, se não encontrar um apropriado, guarde-o no coração, como lembrança, tal qual o recebeu. Como um cometa, o original lega o rastro de brilho e satisfação, o que não acontecerá com qualquer outro da vitrine, ali estático, à espera de uma chama-piloto.