sábado, 14 de julho de 2012

Freud e o declínio do Ocidente

Os animais, incluindo os seres humanos, têm seu comportamento movido pelos inseparáveis instintos do sexo e da agressão. Nos humanos, estes instintos controlam as forças escuras e hidráulicas do id, e são a causa subjacente, inconsciente de tudo o que fazemos. SIGMUND FREUD
O Declínio do Ocidente (1918) de Spengler, que pretendia reconhecer a ascendência morfológica da vida sobre a razão e do dinheiro e da máquina sobre a cultura e o indivíduo, atraiu intelectuais revoltados com os Estados Unidos por ser uma 'civilização comercial' puritana. Nos anos trinta, o texto de Spengler foi escolhido como um dos dez 'livros que mudaram nossa mente'. SPENGLER, O. Der Untergang des Abendlandes cit. DIGGINS, J.P: 42
É significativo que tanto Marx como Freud tenham sido altissonantes ao enfatizar o cunho cientìfico das suas teorias, baseando muitas das suas conclusões na autoridade emanante do ‘cientificismo’. Aceito esse ponto, a própria expressão “ciências sociais” se torna suspeita. Ela é em geral uma frase mágica, empregada pelos alquimistas sociais no esforço de impor sua vontade ao objeto, por encantamento. GEORGES SOROS
“Marxismo e Psicanálise como ciências não seria o casamento da violência com o charlatanismo?” (WALTER EVANGELISTA) "Não será audácia afirmar que em 1917, ano da revolução e insubordinação, assinalou também uma revolução cultural nos EUA - um movimento que iria adotar o vocabulário de Marx somado ao de Freud." (Psicanalista E. MASCARENHAS: 190)
Como não querer que o Ocidente se engalfinhasse em guerras civis e internacionais? "O superego é um juiz malévolo, como seu inconsciente é um carcereiro obtuso: velando sempre tão zelosamente sobre seu segredo, ele acaba por designar o local onde se esconde. Sob o pretexto de liberar os complexos, as pessoas se enredam cada vez mais nos assuntos sociais, familiares." (BACHELARD, G., cit. QUILLET,  P. : 61)
A medida que se difundiam as teorias de Freud, ele se revelava o maior desmancha-prazeres da história do pensamento humano, transformando as piadas e as pequenas satisfações do homem em sombrias e misteriosas repressões, descobrindo ódios na raiz do amor, maldade no âmago da ternura, incesto nos afetos filiais, culpa na generosidade, e o ódio reprimido pelo próprio pai como herança humana normal. DOWNS, R.B:  210. O autor não informa quem formulou a frase, limitando-se a caracterizá-lo como sendo "um critico um tanto jocoso"
Nietzsche (Crepúsculo dos ìdolos, ou como filosofar a marteladas: 54) antecipou a tática: "Para falar em termos fisiológicos: na luta com o animal, torná-lo doente é talvez o único meio de enfraquecê-lo."  Diante dos pleitos combinados  de Hegel e Marx, Georges Sorel apresentara a inteligente solução. "Temos o direito de esperar que uma revolução socialista levada a cabo por sindicalistas puros não seria maculada pelas abominações que mancharam as revoluções burguesas." (SOREL, G., Greve Geral Política:12) 
As oposições, esses dark-sides, apenas Descartes, Hegel, Freud, e especialmente Marx seriam capazes de discernir: “O padrão final das relações econômicas como vistas na superfície é muito diferente, para não dizer o oposto, do seu padrão essencialmente interno e oculto”. No caso mental, basta substituir a “oculta” causa econômica do “ser-social” marxista (pai), pela “causa-mãe”, de Freud. Ambas teorias e seus efeitos dialéticos primam pelo duelo no eixo correspondente, às vezes comum. O ex-deputado-psiquiatra Eduardo Mascarenhas, recentemente falecido, também elaborou a salada, acrescentando os temperos de Hobbes, Rousseau, Darwin e Marx: Freud preferia uma resposta mais psicológica: a luta de classes, a exploração do homem pelo homem, a desigualdade de riquezas, prerrogativas e poderes são a expressão da vontade narcísica de poder, do deleite da dominação, do gozo da superioridade. A civilização seria um pacto social para minimizar a luta selvagem pela supremacia.  O “fundador dos complexos” certamente encontrou no Leviathan a sua mais candente inspiração. Em O mal-estar na civilização Freud sustenta que “a sociedade teve de impor de fora regras destinadas a conter as ondas de excesso emocional que surgem demasiado livres de dentro”. A melhor e mais rápida maneira de "tudo minimizar" foi em vez do povo inteiro agir de modo animalesco, escolher um exemplo maior para todos dominar. “Nos sistemas compactos da ordem totalitária, o homem, perante as esferas políticas, deixa de ser politicamente “sujeito” ou “pessoa”, para ser “objeto, que fica sendo, da organização social”  “A partir da conjectura de Darwin, Freud supôs que a forma primitiva da sociedade humana era a horda submetida ao domínio absoluto de um macho poderoso.”  Lenin, Stalin, Hitler, Franco, Salazar, Perón, Getúlio e Fidel agradeceram a compreensão. O jogo de forças concebido neste universo todo dialético fêz-se convincente apelo, oportunidade jamais tão latente para que esses gangsters, fantasiados de heróicos príncipes, ascendessem ao poder.
A grande família indefinida e confusa dos 'anormais', cujo medo obcecou o final do século XIX, não marca apenas uma fase de incerteza ou um episódio pouco feliz na história da psicopatologia; ela se formou em correlação com um conjunto de instituições de controle, com uma série de mecanismos de vigilância e de distribuição; e, ao ter sido quase inteiramente recoberta pela categoria de 'degenerência' deu lugar a elaborações teóricas irrisórias, porém a efeitos duramente reais. FOUCAULT, Michel, Resumo dos Cursos do Collège de France (1970-1982): 61.
A condenação da burguesia, tratada por Marx  e Sorel de modo explícito, motivava ódios recíprocos. Tudo legitimava a sordidez de comunistas internacionalistas, sociais-nacionalistas e, em seguida, a reação por fascistas, nazistas e simpatizantes: “Na Alemanha o socialismo está impregnado do mesmo espírito despótico. O militarismo prussiano é o irmão inimigo do marxismo”. (Sorel, G., Reflexões sobre a Violência, apêndice III: 314) "A idéia fundamental desses movimentos (os quais, com base no nome mais grandioso e ferrenhamente disciplinado deles, o italiano, podem ser designados, em geral, como fascistas) consiste na proposta de fazer uso dos mesmos métodos inescrupulosos na luta contra a Terceira Internacional exatamente como esta faz contra seus oponentes." (BOBBIO, N., Ensaios sobre Gramsci e o conceito de sociedade civil: 27)
No mesmo 1918 Le journal de Geneve publicava um artigo do Prof. Paul Seippel detectando “a grande onda revolucionária vinda do Oriente propagando-se na Europa, passando pelas planícies alemãs e vindo quebrar ao pé dos rochedos dos nossos alpes”.(Sorel, G., Reflexões sobre a Violência, apêndice III: 314)  No ano seguinte, a revolução socialista alemã tentaria implementar o despotismo bolchevique, o Der Sozialismus:
Em Munique centenas de trabalhadores ocuparam estações ferroviárias e praças, enfrentando um exército de soldados e policiais. Arames farpados e barricadas brotavam por toda a parte, enquanto rajadas de metralhadoras varriam as ruas. Os vizinhos se acusavam mutuamente: 'Seu maldito bolchevique!' Ninguém estava a salvo dos delatores. Os revolucionários presos eram tratados como traidores. Em questão de semanas, os membros da Guarda Vermelha perceberam que haviam perdido sua mal concebida tentativa de tomar o poder; mas render-se significaria possivelmente enfrentar um esquadrão de fuzilamento. A loucura continuou assolando as ruas. DIGGINS, J.: 271
Era Freud um libertador de traumas, ou um rasteiro opressor?
Quando Sir Arthur Stanley Eddington comprovou a teoria de Einstein, o Dr. Sigmund já estava com seus avançados 50 anos. The Interpretation of Dreams tinha sido publicada cinco anos antes. Embora Freud também não tivesse tomado conhecimento da obra de Einstein, o Grande Relativo pode conhecer o lastro da obssessão. Em 1928 Einstein recusou-se por duas vezes a co-assinar a indicação de Freud para um prêmio Nobel em psicologia ou medicina. Em 1949 ele escreveu o seguinte sobre Freud a um conhecido: “O velho tinha uma visão aguçada; nenhuma ilusão o ajudava a dormir, exceto uma fé muitas vezes exagerada nas suas próprias idéias. (EINSTEIN, A;, FREUD, S., cits PAIS, Abraham, Einstein viveu aqui: 223.)
Em 1932, Marie Bonaparte enviou uma carta a Freud, preocupada com as sensacionais descobertas da Física Quântica, completamente desconsideradas pelo ensimesmado: "Fiquei conhecendo aqui (Copenhagen) Niels Bohr que, como o senhor deve saber, é um dos mais proeminentes físicos de nosso tempo. Contudo, não posso aceitar um dos pontos de suas teorias sobre o 'livre arbítrio' do átomo. O átomo deve, agora, ser excluído do determinismo."  Ao que respondeu Freud: “O que a senhora me diz sobre os físicos modernos é realmente notável. É aqui onde a cosmovisão de nossos dias efetivamente está se realizando. Cabe-nos apenas esperar para ver.” (cit. RODRIGUÊ, E. Somos bicéfalos. - A Tarde, p. 5, Salvador, 14/10/1995) O que lhe esperava só poderia lhe desmontar. Bohr (cit. JAMMER, M.: 173). disse ainda mais:
Além disso, o problema do livre-arbítrio, muito pertinente na filosofia das religiões, recebeu nova fundamentação, através do reconhecimento, na psicologia moderna, da frustração das tentativas de olhar a experiência, no que diz respeito a nossa consciência, como uma cadeia causal de acontecimentos, tal como originalmente sugerido pela concepção mecanicista da natureza.
Freud precipitu o declínio do Ocidente. Em 32 as certezas da Física Quântica e da Teoria da Relatividade já haviam alcançado unanimidade. Não se tinha mais nada a esperar; havia, isto sim, muito a reformular, evitando até, deste modo, a ascenção e permanência dos ditadores de '30,  responsáveis pela catastrófica II Grande Guerra Mundial.
As idéias de Freud, que dominaram a história da psiquiatria pelos últimos 50 anos, estão agora desaparecendo como as últimas neves de inverno.  
SHORTER,  E., cit. CREWS, Frederick, O gênio da retórica. - Folha de São Paulo, cad. Mais, 22/10/2000

4 comentários:

  1. O Nazismo foi uma espécie de Hiper- Romantismo. O Romantismo Alemão(muito especialmente)- O "Sturm und Drang"- tem que ser estudado e analisado com muita atenção.-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grato Elio Cesar, pelo interesse e gentil observação. Neste raid atacamos apenas um decisivo viés, raramente esmiuçado.

      Excluir
  2. Caro César, onde está o que você postou no seu site sobre o MIT?!!!

    ResponderExcluir
  3. Amigo Elio Cesar,
    Qualquer abordagem pode ser imediatamente acessada bastando inserir na caixa à esquerda uma palavra que caracterize a procura. Sobre o MIT: http://allmirante.blogspot.com.br/2011/01/cientistas-do-mit-consagram-disposicao.html

    ResponderExcluir