terça-feira, 12 de julho de 2011

Razões para uma sociologia quântica

A idéia de que a política é por um lado uma luta, um combate entre indivíduos e grupos, pela conquista de um poder que os vencedores utilizam em proveito próprio e em detrimento dos vencidos e, por outro lado, ao mesmo tempo, um esforço no sentido de realizar uma ordem social em proveito de todos, é o fundamento essencial de nossa teoria de sociologia política. DUVERGER, MAURICE, Sociologia Política: 27
O quadro surreal retrata a cruel realidade florentina, ainda em cartaz, alhures. Podemos conceber maior vileza do que a propalada essência sociológica? Para Renè Konig, (Soziologie heute, cit. Goldman, L., Ciências Humanas e Filosofia - Que é a Sociologia: 40)  a Sociologia representa "um elemento do processo de autodomesticação social da humanidade"  Tão mesquinho intento merece a união do prefixo e do sufixo que lhe caracteriza? Mas e se chegarmos um pouco para o lado, no sentido de focar o logus como consequência natural de um movimento, um amplo movimento por consenso generalizado, porém necessariamente ordenado, como presume o sufixo impregnado na sociedade, tornada assim mero objeto, obteríamos, pelo menos, alguma aproximação ao Portal do Eden, à física consagradora desta metafísica das cavernas?  Negativo:
Haverá uma nova classe, uma nova hirerarquia de verdadeiros e pretensos sábios e o mundo ficará dividido entre uma minoria que governará em nome da ciência e uma enorme maioria ignorante. Então essa massa ignorante que tome cuidado! BAKUNIN, MICHAEL, Obras, 1910; cit. WOODCOCK: 128
 
"Este novo mundo pode ser mais seguro se for informado sobre os perigos das doenças dos antigos". (DONNE, John, An anatomic of the world - The first anniversary (1611). -cit. SAGAN, C., Bilhões e bilhões: 84).
No trilho pelo qual ainda  viaja a sempre esperançosa civilização, supondo avançar rumo ao futuro, contente porque ganha vagões constantemente aperfeiçoados, modernizados, hiperequipados, justo por ser monitorada, e previsível, seria esta a melhor contribuição que poderia oferecer tão festejada cátedra? Nem assim.
Grande parte da moderna sociologia, da pedagogia e toda a psicologia da pessoa derivam desta linha de pensamento, assim como nossa violência característica do século XX, uma reação natural diante de tamanha impotência. Foi igualmente afetada nossa atitude em relação à natureza e ao mundo material. Se nossa mente, nosso consciente é totalmente diferente de nosso ser material, como argumentou Descartes, e se a consciência não tem nenhum papel a desempenhar no Universo, como sugere a física de Newton, que relacionamento podemos ter com a natureza ou com a matéria? Somos alienígenas num mundo alienígena, situados à parte dele e em oposição a ele, nosso ambiente material. ZOHAR, DANAH: 191.
O estudo de como surge a ordem, não em conseqüência de um decreto de cima para baixo da autoridade hierárquica, seja política ou religiosa, mas como resultado de auto-organização por parte de indivíduos descentralizados é um dos acontecimentos mais interessantes e importantes de nossa época. KELSEN, H., A democracia: 140.
Se tencionamos oferecer diagnósticos sociais e proposições científicas, e não meras estratégias de poder, sempre efêmeras, e quase sempre desatrosas, urge  trocarmos seus lampiões por lasers.
A civilização emergente estabelece um novo código de comportamento para nós e nos transporta para além da padronização, da sincronização e da centralização, para além da concentração de energia, dinheiro e poder. Essa nova civilização tem sua própria e distinta concepção de mundo, maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica, e a relação de causa e efeito. ORMEROD, P.: 194
Obviamente a vida não se restringe ao parco ideal espartano, apolíneo, olímpico, onde para alguém ganhar outro tem que perder. Maior bobagem não há.
Na rotina diária, nem sempre percebemos que tudo que existe é de certa maneira controlado por forças e interações invisíveis aos olhos [...] Elas controlam as menores partículas subatômicas e as grandes galáxias a bilhões de anos-luz de distância. OLIVEIRA, A., Depto Física, Univ.Fed. de S. Carlos - http://cienciahoje.uol.com.br/133058
"Se uma onda pode agir como uma partícula, uma partícula também não deveria agir como uma onda?" (DE BROGLIE, L., cit. ISAACSON, W.: 338)
Existe uma acentuada complementariedade entre a condição de agente individual e as disposições sociais: é importante o reconhecimento simultâneo da centralidade da liberdade individual e da força das influências sociais sobre o grau e o alcance da liberdade individual. Para combater os problemas que enfrentamos, temos que considerar a liberdade individual um compromisso social. SEN, A. 2000:10-
Do lado da sociologia, sabe-se que mesmo um autor como Luhmann acabou por se ver compelido a introduzir uma mudança radical no paradigma das relações entre a pessoa e o sistema social. Deixando de ser categorizada como mero ambiente do sistema social, a pessoa passa a valer, também ela própria, como sistema. Um sistema social, a figurar como seu (da pessoa) ambiente. A pessoa vê-se, assim, chamada - e legitimada - a desafiar permanentemente o sistema social, como fonte de “contingência”, "irritação”, mesmo desordem. De acordo com o “novo paradigma luhmanniano”, “na construção de sistemas sociais, a complexidade opaca dos sistemas pessoais aparece como indeterminabilidade e contingência, não sobrando para o sistema social outra alternativa que não seja “interiorizar a complexidade” irredutível, emergente da pessoa. O que bem justificara a pretensão de apresentar a nova teoria de Soziale Systeme (1984) como uma Zwang zur AutonomieAndrade, M. C.: 26
Por compartilhar desse espectro assim mais compatível com o universo de cada um,  portanto de todos, vou pegar mais material e os instrumentos da certeira Nav's ALL. Grato, e até amanhã.
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Um comentário:

  1. Prezado sr. Cesar Ramos,
    Meu nome é Aline Paes, sou coordenadora de redes no Instituto Millenium - IM http://www.imil.org.br/. O Instituto Millenium é uma organização sem fins lucrativos, sem vinculação político-partidária, que promove valores fundamentais para a prosperidade e o desenvolvimento da sociedade brasileira. Lutamos pela defesa da Democracia, da Liberdade, da Economia de Mercado e do Estado de Direito, em suma, por um Brasil mais próspero e livre.
    Nós do Instituto apreciamos o trabalho do seu blog (http://www.allmirante.fr.cc/) e estamos muito interessados em promover uma parceria com troca de links de banners entre nossos sites para melhor aprofundarmos o contato de entidades e de pessoas que lutam pela democracia e pelo desenvolvimento do Brasil!
    Envio, em anexo, um folder com maiores detalhes sobre os valores do Instituto.
    Aguardo seu retorno,
    Atenciosamente,
    Aline Paes.

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