Afirmo que temos no nosso século acontecimentos e observações novas e de tal alcance que não tenho dúvidas de que se Aristóteles vivesse em nossa época, mudaria de opinião.GALILEI, GALILEU, Diálogo sobre os dois máximos sistemas do mundo — ptolemaico & copernicano.
Quando Deus determinou a ordem dos corpos celestes, tinha em mente os cinco sólidos regulares, famosos desde os tempos de Platão e Pitágoras até nossos dias KEPLER, cit. GLEISER, M. Criação Imperfeita. 6
Em algum ponto perdido deste universo cujo clarão se estende a inúmeros sistemas solares, houve uma vez um astro sobre o qual animais inteligentes inventaram o conhecimento. Foi o instante da maior mentira e da suprema arrogância da história universal. NIETZSCHE, F.W., it. MATOS, O. A polifonia da razão, 1997: 134
MAQUIAVEL foi claro: "Onde falta o temor a Deus, convém ou que aquele reino desabe, ou que seja sustentado pelo temor a um príncipe que supra os defeitos da religião.’.A Renascença consagrava a mais velha parceria,Tanto o platonismo quanto o cristianismo distanciam os seres humanos do meio que os rodeia. A natureza e a experiência eram encaradas como o mundo das modificações perturbadoras, o mundo do erro e do caos. Para o cristianismo, a dúvida e a incerteza são obra do diabo. ZOHAR, D., O Ser Quântico, Uma visão revolucionária da natureza humana e da consciência, baseada na nova física: 188.
O mundo barroco pode ser descrito também como um grande teatro, onde cada homem deve ocupar o seu lugar. O mais belo dos teatros é o centro do mundo católico romano: a praça de São Pedro em Roma. A literatura, as artes, a filosofia giram em torno de Deus, de suas exigências e da salvação. Os filósofos e os sábios da época, em sua compreensão do mundo, privilegiam o caráter de abstração e de esquematização. Por isso dão a máxima importância à física matemática.
DANTE já medira os pavimentos do inferno, e DA VINCI descobrira até mesmo a divina medida da beleza humana, conhecida como proporção áurea. Segundo essa equação, o corpo e o rosto, quando belos, apresentam a proporção matemática: de 1 para 1,618. Marta Rocha perdeu o título de Miss Universo por apresentar três polegadas em excesso. "Assim o problema do método constitui o problema número 1 de todos os filósofos. Trata-se de descobrir um método universal de conhecimento. E o modelo é o conhecimento matemático (geométrico)." (JAPIASSÚ, H., 1997: 81)
"No começo do século XVII, os matemáticos e astrônomos jesuítas do Collegio Romano eram reconhecidos entre as mais altas autoridades científicas." (FORTI, AUGUSTO, cit. MAYOR: 36). O desafio era continuar, e de preferência ampliar o poder. FOUCAULT, (Resumo dos Cursos do Collège de France: 83) dimensiona a gravidade do câmbio:
Passa-se de uma arte de governar, cujos princípios foram tomados de empréstimo às virtudes tradicionais (sabedoria, justiça, liberalidade, respeito às leis divinas e aos costumes humanos) ou às habilidades comuns (prudência, decisões refletidas, cuidados para se acercar de melhores conselheiros), a uma arte de governar cuja racionalidade tem seus princípios e seu domínio de aplicação específico no Estado.A má tese, ou a má temática ,como digo, a "quantofrenia", conforme SOROKIN, ou a "aritmomania", como aduz GEORGESCU-ROEGENS, corooava o homo faber tal homo mathematicus.
E no meio repousa o Sol. Com efeito, quem poderia no templo esplêndido colocar essa luminária num melhor lugar do que aquele donde pode iluminar tudo ao mesmo tempo? Em verdade, não foi impropriamente que alguns lhe chamaram a pupila do mundo, outros o Espírito, outros ainda o seu reitor. COPÉRNICO, (1473 — 1543) cit. CHATELET: 49Isso pouco tinha de novo; ao contrário, a mais fiel expressão do carma:
Para Platão, a ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um "demiurgo" (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias. www.greciantiga.org
Aos exigentes Platão admitia: a crença em Deus não poderia jamais ser demonstrada, nem sua existência; mas fala que ela não faz mal, só bem. O mal para Platão é apenas a ignorância do bem, e ele procura demonstrar que o mal inexiste, e ninguém opta por ele de forma voluntária. Dessarte o Uuniverso passou aceito como um vasto sistema matemático de matéria em movimento, um ‘universo material (onde) tudo funcionaria mecanicamente, segundo as leis matemáticas.’
A concepção do universo que por sua influência alcançou aceitação geral era um mecanismo dirigido por princípios matemáticos, sem cor, perfume, sabor e som. A ciência havia estendido os limites do universo, mas convertido em máquina sem vida, que marchava de acordo com forças capazes de ser formuladas matematicamente, não a expressão poética.E veio outro, e mais outro, e mais outro:
GUSDORF, GEORGES: 164
Galileu partiu da observação de fatos isolados para o estabelecimento de leis rigorosas que permitiam a previsão dos acontecimentos futuros. Em essência é a isso que se chama método científico. NOBREGA, C.: 38
GALILEU estreitava o liame com o “pecado original” cometido no paraíso grego: “Não tenho dificuldades para admitir, identificando o platonismo com matematicismo, o caráter platônico da ciência galileana.” (GEYMONET : 42) O italiano se consagrou “pai da física matemática.” E sua idéia, a “mãe da pretensão científica”:
A grande idéia de Koyré, justamente, é que Galileu encarnava a herança do platonismo. Em outras palavras: Galileu acreditava que, graças à matemática, os físicos conseguiriam apreender a estrutura íntima da realidade. THUILLIER, P.: 128Com as funções em 1623 de um novo Papa Urbano VIII, seu amigo pessoal e um espírito mais progressivo e interessado nas ciências do que o seu predecessor, publicou nesse mesmo ano Il Saggiatore (O Analisador), dedicado ao novo Papa, para estabelecer a matemática como fundamento das ciências .
É interessante registrar que tanto A. Koestler (Os sonâmbulos) quanto P. Feyrabend (Contra o método) propõem um novo 'processo Galileu', no qual a ciência perde um mártir para ganhar um fabulador e um intrigante inescrupuloso. JAPIASSÚ, H., A revolução científica moderna: 110
Todos se merecem. Por cima se veio DESCARTES (Carta à Mersenne, 1630):Túmulo de GALILEU, instalado junto a MAQUIAVEL, na basílica da Santa Croce em Florença,
Mas eu não deixarei de tocar, em minha física, em várias questões metafísicas e particularmente nesta: que as verdades matemáticas, as quais chamais de eternas, foram estabelecidas por Deus e dele dependem inteiramente, assim como todo o resto das criaturas. Não receai, peço-vos, garantir e publicar em toda a parte que Deus é quem estabelece estas leis na natureza, assim como um rei estabelece leis em seu reino.O próprio Descartes esboçara as linhas gerais de uma abordagem mecanicista da física, astronomia, biologia e medicina. Os pensadores do século XVIII levaram esse programa ainda mais longe, aplicando os princípios da mecânica newtoniana às ciências da natureza e da sociedade humana. As recém-criadas ciências sociais geraram grande entusiasmo e alguns de seus proponentes proclamaram terem descoberto uma 'física social'. CAPRA, F., O Ponto de Mutação: 63
Ao azar do Rei Carlos I, (na gravura supra, a decapitação 1649) ainda surgiu THOMAS HOBBES “Assim como Galileu e Descartes, Hobbes sustenta que tudo o que experimentamos é causado pelo movimento mecânico dos corpos externos.” (RUSSEL, B: 275)
“A historiografia hobbesiana foi descobrindo conexões cada vez mais estreitas entre sua concepção materialista e mecanicista do mundo e o nascimento-crescimento-triunfo da ciência moderna.” (BOBBIO, N., Thomas Hobbes: 188.) “Afirmando que a autoridade provinha de Deus, ele restabeleceu o que praticamente equivalia ao direito divino dos reis..”(BURNS, E. : 432) Pois até mesmo muito além de Deus, portanto descompromissado com a propalada verdade, qualquer capricho do Príncipe já determinava a obediência incondicional: Autorictas, non veritas, facit legem. ("É a autoridade, não a verdade, que compõe a lei". (HOBBES, T., Leviathan II, 18, cit. KOSELLECK, R.: 31.)
"Apoiado nos ombros dos gigantes", entre esses o corrupto BACON, ISAAC NEWTON não poderia ficar atrás.
Para construir esse sistema com todos seus movimentos, foi necessário uma Causa que compreendeu e comparou as quantidades de matéria dos vários corpos diferentes; essa causa não pode ser uma simples conseqüência cega do acaso, mas sim uma especialista em mecânica e geometria.Com alguma informação seria possível identificar o pretérito, e, a partir daí, determinar o futuro: "A mecânica de Newton promete um poder de previsão vastíssimo que faz com que um instante forneça todas as informações possíveis sobre o passado e o futuro do Universo." (COVENEY, PETER e HIGHFIELD, ROGER: 24)
O câmbio do paradigma ético pela dialética, pelo determinismo mecanicista extremado, pelo pragmatismo totalitarista, restringiu a ciência, subverteu a democracia, e condicionou a sociedade:
Trata-se de uma revolução que, além de derrubar a ditadura de Aristóteles, arruína completamente, através da luneta astronômica, o dogma da incorruptibilidade dos corpos celestes. Fica ainda absolutamente rejeitado o axioma identificando o real objetivo à percepção sensível: as qualidades são relativas a nossos sentidos e a matéria é quantitativa. JAPIASSÚ, HILTON, A Revolução Científica Moderna: 58O raciocínio quantitativo tornou-se sinônimo de ciência, e com tal sucesso que a metodologia newtoniana foi transformada na base conceitual de todas as áreas de atividade intelectual, não só científica, como também política, histórica, social e até moral. GLEISER, MARCELO: 164Ao que comenta ROSZAK (p. 232) :
Quando a consciência humana passa a ser concebida dessa forma, o passo seguinte consiste em substituí-la por uma máquina, tão boa quanto ela, ou melhor. Chegamos assim a ironia suprema: a máquina, que é uma criatura do ser humano, torna-se - de preferência na forma do processo de computarização - o ideal de seu criador. A máquina atinge o estado perfeito de consciência objetiva, e por isso torna-se padrão para todas as coisas.Não deu outra:
A natureza toda se transformou em um palco de impulsos e atrações, de dentes e alavancas, de movimentos de partes ou de elementos aos quais eram diretamente aplicadas às fórmulas de movimentos produzidos por bem conhecidas máquinas. DEWEY, J. : 87Somente a clareza matemática é que poderia calibrar, ordenar as relações, inclusas as sociais, em proporções precisas, em progressão, da simplicidade à complexidade, 'único caminho capaz de nos libertar do erro e levar-nos ao conhecimento da verdade'. (COMTE, A., cit. KOYRÉ, A.: 22)A presunção nos levou ao mais distante ´ponto de um ilusório EspaçoTempo, muito além do sistema solar.
As teorias de Newton lançaram-nos em um curso que desembocou no materialismo que ora domina a cultura ocidental. Esta visão realista materialista do mundo exilou-nos do mundo encantado em que vivíamos no passado e condenou-nos a um mundo alienígena. BERMAN, MORRIS, cit. GOSWAMI: 31
Ocorre que a natureza não se atém a números. Ela é infinitamente mais imaginativa do que Pitágoras, Platão, e o comboio inteiro da humanidade, O retorno tem sido por demais espinhoso, ainda mais atrapalhado por muitos navegadores da Sorbonne e de Cambridge, ainda dobrados pelos bandeirantes:
Dessa matematização do saber científico, na qual não se pode deixar de ver uma plena adesão ao clima cultural do século de Descartes, deve participar – segundo Hobbes – também a ciência política, ou, como ele a chama, pela falta de distinção entre a ciência e a filosofia, a filosofia civil. BOBBIO, N., Thomas Hobbes: 76Apesar deste mais alto preço cobrado pelo carma, ele sempre encontra quem lhe compre:
Todos sabem que a física newtoniana foi destronada no século XX pela mecânica quântica e pela relatividade. Mas os traços fundamentais da lei de Newton sobrevivem, seu determinismo e sua simetria temporal sobreviveram. PRIGOGINE, I.,: 19
O que estou tentando mostrar é que a ciência, por causa do seu método e de seus conceitos, projetou um universo no qual o domínio da natureza ficou ligado ao domínio do homem e que ela favoreceu esse universo – e esse traço de união tende a tornar-se fatal para esse universo e seu conjunto. MARCUSE, H., Uma ciência sem domínio?; Points Seuil, 1970; cit. CHRÉTIEN: 212
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas, precisamos de humanidade. Mais do que de inteligência, de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violência e tudo será perdido. CHARLIE CHAPLIN.Mais do que nunca, urge uma drástica reversão:
Se todas as partes do universo são solidárias numa certa medida, um fenômeno qualquer não será o efeito de uma causa única, mas a resultante de causas infinitamente numerosas; ele é, como se diz com freqüência, a conseqüência do estado do universo um momento antes. POINCARÉ, H. 36O que governa a dinâmica da natureza, inclusive em seu aspecto mais material, na física, não é uma ordem rígida, predeterminada. Nem tampouco uma dialética entre contrários em luta, que leve a síntese, até que se produza uma nova antítese, como na visão dialética marxista rechaçada também pela genética, segundo diz MONOD. É precisamente uma interação - que já existe nos níveis materiais mais elementares entre o aspecto onda e o aspecto corpúsculo - o que impulsiona a dinâmica da natureza. Assim o mostram as relações de mecânica ondulatória, que explicou LOUIS DE BROGLIE, síntese genial que tornou possível, como diz RUEFF, uma filosofia quântica do universo, aplicável não somente às ciências físicas, senão também a todas as ciências humanas. GOYTISOLO, JUAN VALLET. Interações