segunda-feira, 26 de julho de 2010

O dinheiro na democracia 2/4

A intervenção sem precedentes do Federal Reserve pode ser justificável ou não em termos estreitos, mas revela, mais uma vez, o caráter profundamente antidemocrático das instituições capitalistas, feitas em grande medida para socializar o custo e o risco e privatizar os lucros, sem uma voz pública.
CHOMKI, Noah,
do Massachusetts Institute of Technology, à BBC
Sempre ouvi falar que o capitalismo pautava a democracia, e vice-versa. O renomado pesquisador taxa justamente ao contrário. Tem motivo. Malgrado a civilização se desvencilhar de poderes imperiais e feudais, o hábito permanece.
As principais características do indivíduo no grupo são, portanto, o desaparecimento da personalidade consciente, o domínio da personalidade inconsciente, a orientação de pensamentos e sentimentos em uma só direção mediante a sugestão e contágio, a tendência à realização imediata de idéias sugeridas. O indivíduo não é mais ele mesmo, é um autômato destituído de vontade. Ademais, pela mera participação num grupo, o homem desce vários degraus na escada da civilização.
LE BON
cit. KELSEN, HANS, A Democracia: 315
"Um por todos, todos por um." Seria o mote aplicável na democracia? Far-se-ia efetivo tal cumprimento? Num período de guerra, talvez. Neste instante a felicidade se resume na sobrevivência, e ela depende diretamente dos camaradas. Mas também nesses instantes, nas mesmas linhas, o que menos vemos é democracia. As decisões são tomadas por lógica, e hierarquicamente difundidas. Não há tempo nem requer discussões.
Pelo Deifico oráculo sagrado
Tinha-lhes Pítia ainda acrescentado:
Os reis, aos quais pertence por dever
O bem de Esparta amável promover,
Serão os chefes e moderadores
Do conselho, assim como os senadores;
Sempre de acorde, a massa popular
Deverá limitar-se a confirmar
O sobrevivente tem na felicidade o rincão, prêmio à sua competência. Talvez seja a primeira meta almejada por todos, mas ela diverge da usual unanimidade em estabelecer os provimentos de sobrevivência. Enquanto esta requer dados e elementos precisos, a felicidade é um conceito totalmente abstrato. Ela não é suscetível de avaliação, ou valoração, ou escambo, pelo simples detalhe: em cada ser há um projeto que lhe é peculiar. A sobrevivência permite a vivência, mas nenhuma composição totalitarista sai do primeiro estágio. É primata.
O capitalismo não é criação de algum gênio econômico, tampouco artifício político. Quase todo mundo simplesmente ignora que ele começa na informação da própria pessoa, da concepção ao trilhar da vida. Sua experiência, seu talento, sua aptidão, enfim, são seus bens, geradores da matéria que necessita para cruzar seu EspaçoTempo.
* * *
O átomo compõe a molécula. Pode-se afirmar que ele o faz por todos, e todos lhe acolhem. Um detalhe, contudo, diferencia sua parte do todo: o Princípio da Incerteza não lhe permite predisposiçao. A integração se faz de modo espontâneo, mas impreciso, tanto quanto os peixes que acompanham o cardume. É ele, e não a molécula, o princípio capital. E o maior capital formado não solapa, não substitui, nem exige a perda das propriedades das unidades que o compõe- talvez adaptá-las, tão somente. Não é a soma de todos que dará consistência, mas a combinação que lhe integra, que produz. Como o DNA, cada ponto lavrado deve fidelidade às suas origens. Qualquer segmento do maior capital, não como dizem, acumulado, mas congregado, contém a propriedade de todos, em espécie fractal, não em cinza, mixto de todas as cores, porém que nenhuma expressa.
As tentativas condutoras deram com os burros n'água pelo insólito:
"A manutenção da organização na natureza não é - e não pode ser - realizada por uma gestão centralizada, a ordem só pode ser mantida por uma auto-organização." (BIEBRACHER, C. K., NICOLIS, G., & SCHUSTER, cits. PRIGOGINE, Y: 75)
* * *
A moeda é instituição genuinamente democrática. Não há Estado de Direito sem dinheiro em circulação. Cada eleitor possui uma parcela. Por menor que ela seja, ao exercer seu pequenino poder o consumidor influencia o todo, naturalmente, de modo concreto, muito além da simples esperança do voto. A prevalência do dinheiro afasta a necessidade de armas, posto se estender a todos quadrantes através de consenso.
____________

Nenhum comentário:

Postar um comentário