quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Prezado Senhor Obama,

.
Queremos viver em um país seguro, respeitado e admirado em todo o mundo, uma nação defendida pelos militares mais poderosos do mundo e pelas melhores tropas que esse planeta já viu, mas também um país que se move com confiança além destes tempos de guerra para trazer a paz construída sobre a promessa de liberdade de dignidade para todo ser humano. BARACK OBAMA 
.
Caro Pernalonga,
Receba esta cartinha do lado de cá, deste mundo que você espera respeito e admiração. Permita-me dizer: seu recado não combina com o louvável intento, tampouco com sua personalidade. Ele é até contraditório em si mesmo. Seu país não sabe o que seja mover-se além dos tempos de guerra.  E para grangear respeito e admiração não se usa exército - V. Exa. sabe, tanto que fala em superá-lo. . Este poder é inebriante; dentre todos, o mais ilusório. Esparta tentou, mas, para alívio de Atenas, os Trinta Tiranos não duraram o exercício. O Império Romano veio com muito maior desenvoltura; porém, como o sabemos, cedeu a ponto de ir buscar em Jesus Cristo  ferramentas mais convincentes. Este Bizantino também cumpriu seu papel, para cair fragorosamente em Constantinopla. E lá se veio Florença, do Príncipe, do Renascimento, da arte e do sabre, do sangue e do vinho. Napoleão? Esticou ao máximo a bestialidade, mas em vez do pessoal aprender, quis imitá-lo. E se abateram Bismarck, Lenin, Stálin, Mussolini, Hitler, e incontáveis clones pelo mundo afora. Que século exuberante! 
V. Exa. nem tem obrigação assim de conhecer as histórias estrangeiras, mas não lembra o já tradicional fiasco dos seus  "militares mais poderosos do mundo"? Pois apanharam e apanham dos indivíduos mais subdesenvolvidos do planeta! 
V. Exa. enaltece a paz advinda da guerra?  Está passada a hora, e depende de você.  Quem está promovendo todas as guerras? Quem invade os países? Onde arrumou essa estrela de xerife do mundo?  "Obama foi um enorme decepção. Ainda assim , foi bom para os Estados Unidos e para o mundo que ele tenha derrotado Mitt Romney." (Por que Obama venceu)
Certamente, mas necessita do câmbio. O caminho para um "país seguro, respeitado e admirado em todo o mundo" não comporta tanques.  Ele requer sintonia, à interação. Apenas informe ao mundo por que e como se faz. Ensine pescar. Simples assim.



2 comentários:

  1. Viva César! Todo bem por esses Brasis? É uma maneira de dizer... Li o seu " O desafio de Tio Sam" e como sempre está brilhante e arrasador... Começam a viver muitos brasileiros em Portugal- converso sempre com um ou outro e parecem-me um tanto reservados- isso é natural? Estou a fazer uma "leitura relâmpago" de uma espécie de pequena biografia de Steve Jobs- grande génio dos nossos tempos- até tenho vontade de tirar um curso de electrónica(!) - entretanto vou lendo Rabelais... conhece? Que é imperdível... Isto é outro continente César esta Europa desmiolada e decadente... Voçê é uma pessoa optimista,- como eu o gostava de ser também mas sou o contrário... Temperamentos! Bom- Aquele abraço sempre!

    ResponderExcluir
  2. Grato, amigo Cezar. Desculpe-me o atraso - meu notificador anda problemático. Sua presença sempre é reconfortadora. Abração 4u2

    ResponderExcluir