segunda-feira, 28 de maio de 2012

A continuidade do Estado Novo

Estamos caminhando para uma ditadura ou estamos dentro de uma ditadura. Como é que um ex-presidente, considerado um homem popular, pressiona o STF para absolver aqueles que estão envolvidos no mensalão?
Senador Mário Couto (PSDB-PA), 29/5/2012
Nem a ditadura militar conseguiu do Supremo Tribunal Federal o que Lula anseia: transformar o tribunal  num quintal de recreação de um partido político ¹. ESCÂNDALO, ABSURDO E DEBOCHE
.
Getúlio Pai dos pobres e Mãe dos ricos, deu a luz a dois irmãos.  O PTB mantinha a classe operária no ilusionismo das leis do trabalho copiadas de Mussolini, e PSD para acalmar as regiões rurais. Na concorrência fascistóide de Plínio Salgado, os rebentos lograram pleno êxito. Fiel da balança, ele garantiu a escassa margem de 400 mil votos em favor do herdeiro do Estado Novo.
Eu devo acrescentar que em nenhuma das nações sul americanas que eu visitei, eu encontrei um conhecimento tão acurado e profundo, uma compreensão tão cordial e penetrante da história do Fascismo e do pensamento e trabalho de Mussolini (Luigi Federzoni, então presidente do Senado Italiano, artigo no jornal Il Popolo d’Italia comemorando a 'força, vivacidade e firmeza do ditador presidente Getúlio Vargas 1937'. Revista Brasileira de História - Entre Mussolini e Plínio Salgado   
Curiosamente o adversário era  militar, integrante da Frente Ampla que desmascarara  Getúlio Vargas, levando o farsante ao suicídio, em pleno mar-de-lama. Eleito,  Nonô ordenou a prisão de Juarez Távora: o derrotado teimava em emitir juízo político. JK inaugurava a censura na TV: "Juscelino não permitiu o acesso de Carlos Lacerda à televisão durante todo o seu governo. Juscelino confessou a Lacerda, depois, que se tivesse deixado Lacerda ter acesso a televisão, este o derrubaria.".[23] 
Segundo José Sarney, ² um ser hoje desprezível pelo povo por ter colocado o país quadro de hiperinflação chegando ao cúmulo de levá-lo à moratória, não sem antes propiciar a eleição dos famosos estelionatários do seu Plano Cruzado, "Juscelino foi o melhor presidente que o Brasil já teve, por sua habilidade política, por suas realizações e pelo seu respeito às instituições democráticas.[1] Com certeza.  Ao titular da Fazenda, pai do megacorrupto CHICO LOPES ³ este recentemente algemado em sessão do Congresso, imprimir dinheiro falso não tinha assim tanta importância, desde que fosse oficial, e por boa causa: 
Os políticos brasileiros não acreditavam em inflação, acreditavam em obras bem feitas. Pouco se incomodavam se essas obras resultavam ou não de um processo inflacionário, de emissão de recursos. Eu não tinha a menor idéia de planejamento econômico no estilo moderno, implicando decisões macroeconômicas e monetárias. O planejamento no período em que trabalhei como planejador era o planejamento do Roosevelt, do Lillienthal, planejamento de obras e construções. LOPES, L. Memórias do Desenvolvimento: 219
Da década do '30 ao Brasil democrático de grandes deltas tal planejamento visa somente irrigar com o máximo de recursos os jardins do palácio, ao gáudio exclusivo dos hóspedes do Leviathan: "Os fascistas, nazistas e militaristas de todos os tipos, simplesmente adotaram o keynesianismo sem discussão." (MONTECLARO, Lauro, A impotência dos partidos políticos. www.midiaindependente.org/pt)
O Estado rooseveltiano ou a república da França apresentava, na época histórica do fascismo, características do Estado intervencionista (função econômica do Estado e fortalecimento do Executivo, por exemplo) que marcavam igualmente os fascismos alemão e italiano, sem que isto tenha significado o Estado de exceção. POULANTZAS, N.: 240
No prêt-à-porter do Estado Novo o elegante Pé-de-Valsa  voltava embrulhar o povo para presente.

Por uma ironia da história, o democrata Juscelino teve sua eleição garantida por força de um 'contragolpe' militar, empossado em pleno estado de sítio, debelando rebeliões de oficiais da Aeronáutica no início e no fim de seu mandato. O exército desempenhou papel importante na política do Governo. E os militares executivos ascendiam aos cargos civis, formando com o Cap. Lúcio Meira, o Gen Ernesto Dorneles, o Gen Amauri Kruel, o Gen. Magessi Pereira, Brig. Guedes Muniz na legendária FNM, Brig. Henrique Fleiuss, Gen. Ernesto Geisel no CNP, Cel. Jarbas Passarinho na Petrobrás da Amazônia, Gen. Macedo Soares, Gen. Ururai Magalhães, Gen. Viana, Gen. Justino Alves, Cel. Edmundo Macedo Soares em Volta Redonda, Cel. Alberto Bittencourt nos Correios, etc. O Programa de Metas não impedia o atendimento prioritário das reivindicações militares por equipamentos e maiores salários, chegando ao cúmulo da compra do 'Minas Gerais' o famoso porta-aviões de segunda mão. 'Com o porta-aviões deixarei de ser inimigo da Marinha e ao mesmo tempo serei esquecido pelos partidários do Brigadeiro (Eduardo Gomes) que, de outra maneira, não me deixarão governar', afirmou .Juscelino Kubischeck Coleção Nosso Século, 1945/60: 204 (4)
O jovem Juscelino amava o verde-oliva  Culminou tal qual tenente-coronel-médico da Polícia Militar de Minas Gerais.
JK também foi acusado diversas vezes de corrupção. As acusações vinham desde os tempos em que ele era governador, e se intensificaram no período em que ele foi presidente. As denúncias se multiplicaram por conta da construção de Brasília: havia sérios indícios de superfaturamento das obras e favorecimento de empreiteiros ligados ao grupo político de Juscelino, além do fato de apenas a Panair do Brasil fazer transporte de pessoas e materiais. Na época, a imprensa chegou a dizer que JK teria a sétima maior fortuna do mundo. Durante a campanha de sucessão presidencial, as denúncias de corrupção contra JK foram amplamente exploradas pelo candidato Jânio Quadros, que prometia "varrer a corrupção" do governo de JK.
A conversa era a respeito das faladas grandes fortunas de certos políticos. E o môço (vinte e poucos anos, função técnica numa autarquia, rapaz sério), disse com convicção, na defesa do ex-Presidente:
- Mas êle não tinha precisão de roubar para ficar rico! Só a companhia X, sua protegida especial durante o govêrno, deu-lhe de presente 40% das ações!
Rachel de Queiroz,
O Cruzeiro - 18 de julho de 1964
______________
¹  Lula quer configurar Supremo de forma política, não técnica, diz O Globo  O ministro do STF Gilmar Mendes afirma que Lula mencionou o "domínio do governo" sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) * * * Nos últimos anos de Gegê seu governo contava com o prestimoso auxílio de Tancredo Neves.  Lula & FHC, nos últimos anos de Tancredo também contavam com ele, desde o palanque das Diretas Já.  Getúlio fez a partilha do Estado criando incontáveis cargos a seu exército sindical. Lula retomou o Estado e picou-lhe  ao sabor do seu exército de sindicalistas. Para delírio do enorme e corrupto séquito que pavimentava a estrada de São Borja de volta ao Rio de Janeiro, o pessoal de Getúlio trouxe a realização da Copa do Mundo de 1950 para o Brasil. Para delírio dos empreiteiros pavimentadores de sua estrada à Brasília, Lula trouxe a Copa do Mundo de 2014. Além da parceria com Perón, Gegê reverenciava a plêiade completa: "Mussolini, Hitler, Mustafá Kemal Pacha, Roosevelt e Salazar... Todos eles para mim são grandes homens, porque querem realizar uma idéia nacional em acordo com as aspirações das coletividades a que pertencem.” (MONTEIRO, Góis, A Revolução de 30 e a Finalidade Política do Exército: 187)  Além da parceria com Fidel Castro, Lula se ligou a plêiade completa  de Chávez, a  Kirchner, de Evo Morales ao iraniano, de qualquer psicopata a megalomaníaco que desponte pelo mundo afora. Getúlio trouxe a Igreja Católica para o seu lado elevando o Cristo Redentor sobre o Corcovado. Lula trouxe a Igreja Universal a seu lado ao elevar prosélito a Vice-Presidente do povo curvado. Getúlio queria acabar com o Estadão. A Revolução do mal. Costa e Silva logrou calá-lo. Lula quis impor mordaça à imprensa toda. Fracassado, Lula quer liquidar pelo menos com a Veja.
². Entre as incontáveis maracutaias Sarney criou o Programa do Leite. O resultado foi tão exitoso que alguns ministros compraram até redes de rádio.  Lula inventou Bolsa-família, bolsa-isso, bolsa à kilo. Desde então foi defenestrada enorme quantidade de ministros pilhados em corrupção.
³ O momento mais dramático do governo do presidente Fernando Henrique Cardoso ocorreu no dia 13 de janeiro de 1999... O então presidente do Banco Central, o economista Francisco Lopes, vendia informações privilegiadas sobre juros e câmbio – e uma parte de sua remuneração saía da conta número 000 018, agência 021, do Bank of New York. A conta pertencia a uma empresa do Banco Pactual, a Pactual Overseas Bank and Trust Limited, com sede no paraíso fiscal das Bahamas. Veja, 23/5/2001
4,Quarenta anos depois o Brasil trouxe outro colosso aos  Sete mares de Iracema.  FHC justificou gastar o dinheiro subtraído da produção nacional em prol do troféu afirmando ter negociado melhor do que JK, na astúcia de prometer comprar em seguida os caríssimos aviões e helicópteros, razão da existência do vaso de guerra. Se o Brasil  possuia o flamante Minas Gerais, como o estado de FHC ficaria apenas a ver navios?
O interesse da França e do Brasil em ampliar a cooperação militar influiu no preço do São Paulo. Um porta-aviões novo semelhante pode custar US$ 500 milhões. http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080324022835AAwVph3



  

Nenhum comentário:

Postar um comentário