terça-feira, 13 de março de 2012

O vôo do galináceo: 2/3 - Deslumbrante sobrevôo

Modelito 1930 ainda faz sucesso no Planalto, preferência dos roteiristas do Brazilianic
Keynes, longe de ser o salvador do capitalismo, almejava substituir a livre iniciativa por uma economia controlada pelo estado - sendo que o estado seria gerido por 'especialistas' como ele. LEWIS, Hunter, cit.
O capitalismo precisa ser sempre reinventado. Onde está dando mais certo? Nos países que adotaram o capitalismo de Estado. Ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, para IstoÉ - Dinheiro.
Ninguém melhor do que fascistas e nazistas operaram o venerado "capitalismo de Estado." Qual conduta o gay de Bloomsbury aconselhava?
A intervenção deve-se dar de maneira mais ou menos permanente, principalmente sob a forma de uma política de manipulação monetária com o objetivo de atuar sobre três elementos variáveis, acima indicados, elementos esses dos quais depende o volume de emprego e da produção.CUNLLIFE,  M., The Intellectuals in the USA, cit. LIPSET,  S. M.  357
O cidadão era reduzido a objeto, bobo-da-corte:
Qualquer gasto é preferível a nenhum gasto. Abra buracos e os tape de novo. Ou pinte a Floresta Negra. Se não puder pagar aos indivíduos um salário para que façam alguma coisa de útil, pague-lhes para que façam algo de idiota. Gastando-se assim a poupança, elevam-se os salários, o que aumenta o consumo que, por sua vez, aumenta a produção de bens e serviços. KEYNES,  J. M., cit. MISES,  Ludwig von, As Seis Lições: 52.
O resultado operacional foi retumbante na Alemanha, Itália, até no Brasil  e no Eua, mas o financeiro, as contas públicas e privadas se desarramjaram de tal sorte que se não fosse os despojos  japoneses, alemães e italianos Tio Sam até hoje estaria de cartola na mão.
As políticas mundiais de crescimento induzido pelo Estado tiveram exatamente o efeito oposto do que pretendiam: tinham aumentado, e não reduzido, o custo da produção de bens e serviços e tinham abaixado, e não aumentado, a capacidade das economias de conseguirem uma produção vendável. SKIDELSKI,: 140
O homem só muito lentamente descobre como o mundo é infinitamente complicado. Primeiramente ele o imagina totalmente simples, tão superficial quanto ele próprio. NIETZSCHE, F., O livro do filósofo: 41
Nosso pessoal, metido a especialista em copiar receitas econômicas,  sem distinguir a história, simplesmente ignora as consequências políticas, sociais, e mesmo econômicas da gloriosa, porém funesta experiência keynesiana. Para Keynes, a longo prazo estaríamos todos mortos. Os integrantes da anomalia antidemocrática intitulada Comitè de Política Monetária concordam plenamente com seu gurú. Ocorre, porém, que o longo prazo já está vencido, há muito ."O período em que o welfare state se fortaleceu, de meados da década de 1970 até o presente, também foi aquele durante o qual os níveis de pobreza (relativa) aumentaram na maioria das sociedades industrializadas." (Giddens, 1996: 164).
De acordo com Mises,
é preciso enfatizar o fato óbvio de que um governo somente pode gastar ou investir aquilo que tira dos cidadãos, e que os gastos e investimentos adicionais diminuem, na mesma medida, os gastos e os investimentos que seriam feitos pelos cidadãos. Disso, podemos concluir que, sendo o governo um ente que não gera riquezas, ele consequentemente não pode fazer a economia crescer em termos reais. Contrariamente à crença popular, quanto mais o governo gastar, pior será para a saúde da economia e, por conseguinte, para o crescimento econômico.
A política de crescimento puxado pelo mercado interno, tal como executada pelo governo, está claramente baseada num equívoco. O problema principal não está na demanda, mas na capacidade da indústria de transformação de atender ao mercado enfrentando a competição estrangeira. Essa capacidade é limitada não só pelo câmbio – o real valorizado encarece os produtos nacionais -, mas principalmente por uma porção de ineficiências estruturais muito bem conhecidas. A maior parte dessas deficiências é atribuível à baixa qualidade das políticas públicas (infraestrutura insuficiente e ruim, energia muito cara, custos trabalhistas elevados, distorções tributárias, escassez de mão de obra adequada, entraves burocráticos, etc.). Sem a solução desses problemas, uma expansão na faixa de 5% a 7% levará à inflação ou à crise externa. O PIB emperrado
Malgrado as desastrosas experiências no Eua e alhures, incluindo nosso próprio terreiro, de Getúlio a JK, dos governos militares através do gorducho Delfim Neto a Sarney e seus fiscais, somado ao parco conhecimento científico, epistemológico, e filosófico constatado em qualquer ação ou discurso dos atuais timoneiros do Brazilianic, ainda assim os audazes "justiceiros" se jactam donos da suprema sapiência:
'Como os países ricos habitualmente tentavam dar lições ao Brasil de como a gente fazer, seria importante que, humildemente, agora eles fossem aprender o que nós fazemos para que eles pudessem fazer políticas iguais', disse Lula após participar de jantar oferecido pelo presidente de Moçambique, Armando Guebuza, em Maputo.
"Lula se apresentava como 'pai dos pobres' , mas ao mesmo tempo atendia os interesses dos banqueiros e grandes empresários', constata a Historiadora da USP Prof. Maria Lígia Coelho Prado, coordenadora do  Seminário Internacional Perón e Vargas, Aproximações e Perspectivas." (O Estado de São Paulo, 15/4/2008)
Mais uma vez a década dos ditadores era a grande inspiradora galinácea, rota traçada  por meios de palimpsestos empilhados sobre o nada original petiço suicida. "Getúlio Vargas, líder da Revolução de 1930, é apoiado por políticos reformistas e liberais [?] e inspirado na doutrina keynesiana. Na realidade, o desenrolar de seu governo não representou ruptura com o passado, mas reacomodação de interesses." (MASCARENHAS, E.: 51 )
O conhecimento dos fatos antigos, chamados históricos, afeta a interioridade e a exterioridade do homem que procura se conformar intimamente com mitos e heróis e que, externamente, se empenha em seguir seus modos de agir e dominar. Com esse comportamento, assimila o despotismo da história e assume a máscara de seus personagens centrais. MIORANZA, Ciro, in NIETZSCHE, F., Da utilidade e do inconveniente da história para a vida: 10
Através da propaganda feita pelo DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) de que ele, [Getúlio Vargas] era o 'pai dos pobres', o homem que lhes garantia a aposentadoria, a estabilidade no emprego, o seguro social, através dos institutos de previdência, das férias remuneradas, das habitações populares, etc. O DIP, durante anos dirigidos pelo capacitado Lourival Fontes, soube produzir uma imagem de ditador muito simpática às massas.  JORGE, F., A Revolução de 30 e a Finalidade Política do Exército: 187.
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas... sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença. 
KELSEN, H.: 50
Trabalhador solteiro, em situação regular, com carteira assinada, com R$ 2 mil mensais de salário, entre os descontos a que é submetido e os custos impostos ao empregador, resultará em R$ 837 que passam para os cofres públicos. Ora, a mim parece extorsiva essa contribuição a que o trabalhador e o empregador estão sujeitos inexoravelmente, sem ter a quem apelar, quando os serviços públicos devolvidos à sociedade são defectivos, não são bons e em geral são maus, especialmente os mais vitais, como os referentes à saúde, à assistência médico-hospitalar, à educação, à segurança pessoal do trabalhador e de sua família. Por isto já foi dito que, entre nós, as contribuições são de padrão escandinavo, enquanto os serviços públicos são de escala africana. O outro assunto que também me impressionou, vivamente, conhecidas as condições históricas do serviço, tradicionalmente reumático, é referente aos serviços portuários. Só no porto de Santos, o maior da América do Sul, na entrada ou saída de navios, exigem-se 17 toneladas de papel por ano; para cada navio são necessários 112 formulários, em diversas vias, com 935 informações a serem encaminhadas a seis diferentes entidades da administração! BROSSARD, P.,Peleguismo eleitoral 8/6/2010
 Brasileiros são os que tem menos retorno dos impostos que pagam Diante da carência do povo, qual razão assistia jogar o dinheiro extraído da produção à investimentos, ainda mais em infra-estrutura?
Com essa política irresponsável, os governos do PT, além de nada investirem em infraestrutura, literalmente permitiram a deterioração de tudo o que já tínhamos construído, principalmente nos anos de governos militares, como as hidrelétricas, rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e redes de distribuição de energia que hoje estão em péssimas condições ou já praticamente destruídas.  O tsunami de Dilma
Segundo a FGV na última década a renda dos 50% mais pobres do Brasil cresceu 68%, enquanto a dos 10% mais ricos cresceu apenas 10%. (Estadão, 7/3/2012) O que renderia mais votos - redes sanitárias, de estradas, de hospitais, portos, aeroportos, redes elétricas, etc, ou uma gigantesca rede de mensalões, forte para o povo gastar à vontade? 
A presidente eleita, Dilma Rousseff, não terá dificuldade para encontrar a pobreza absoluta que ela prometeu erradicar até o fim do mandato, como um dos principais compromissos da campanha. Quase 5,3 milhões de famílias - a grande maioria dos brasileiros que permanecem na condição de miseráveis - já são beneficiárias do programa Bolsa-Família, de transferência de renda .Estadão, 5/12/2010
A redistribuição tem, de fato, sido farta. "Mais de 40 mil candidatos às eleições de 2006 e 2008 eram beneficiários do programa Bolsa-Família, segundo auditoria do Tribunal de Contas da União." (www.claudiohumberto.com.br - 5/5/2009)
Pindorama ultrapassou a barreira dos 10 milhões de servidores públicos (civis, militares, federais, estaduais e municipais). O ano de 2007 fechara com 9,827 milhões. É provável que a marca tenha sido batida no primeiro semestre. GASPARY, H., Folha, 29/3/2009
"O Brasil é tetracampeão em felicidade no ranking de uma pesquisa feita pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) em parceria com a consultoria Gallup, na qual a Síria aparece em último lugar. Entre 2001 e 2009, a renda obtida fora do trabalho (?) cresceu 21% entre os homens, enquanto as mulheres tiveram incremento de 47%." (Folha, 7/3/2912)
Você pode explodir o Brasil inteiro e eles ainda dizem: 'Obrigado! Aqui está um macaco para você levar para sua casa'. 
SYLVESTER  STALLONE, ator de Os Mercenários
Promotoria denuncia 35 acusados de envolvimento na 'máfia da merenda 'O funcionalismo obteve ganhos substanciais; os sindicatos se refastelam, nadando em dinheiro; os políticos levam dólares pelas cuecas, e constróem castelos em florestas. Governo libera R$ 1 milhão para neto de Fittipaldi via lei de incentivo. Organizações não-governamentais sem fins lucrativos obtém recursos jamais imaginados (CGU divulga lista de 164 ONGs impedidas de firmar convênios), empreiteiras achacam na beira das estradas sem precisar construí-las. (Na folha do Senado, advogados de bancos e empreiteiras) E tome milhões de reais para governos estrangeiros, em troca de apoio para qualquer pleito na ONU. "O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, sancionou hoje um projeto de lei que concede uma ajuda de 25 milhões de reais (cerca de 14 milhões de dólares) para a reconstrução da Faixa de Gaza." (www.consciencia.net/para-o-globo-somos-todos-funcionarios-publicos/)
Lula foi também o mentor do perdão de dívidas de outros países com o Brasil, ignorando carências internas gritantes. São cenas cotidianas o nosso sistema viário abandonado, hospitais inoperantes, escolas desamparadas, prisões comandadas por prisioneiros, barracos de papelão servindo de moradia a trabalhadores que pagam os impostos que vão financiar metrôs e armamentos na Venezuela, hotéis em Cuba, casas de alvenaria na Bolívia e empregos no Paraguai, no Equador, em Moçambique, na Nigéria, em Cabo Verde, na Nicarágua e no Gabão. O total das dívidas perdoadas desses países foi de R$ 1,62 bilhão, quantia suficiente para atender ao reajuste dos aposentados, que o governo afirma não ter recursos para honrar. Está também doando como ajuda à Grécia mais de R$ 567 milhões, além de emprestar R$ 17 bilhões ao FMI sem haver sido convidado a fazê-lo. DANON, J, Ave Lula. Estadão, 11/6/2010
O Brasil virou corrimão, bunda de vedette: todo mundo passa a mãoThe Economist ironiza a "política"  brasileira com a vizinhança, calcada numa "harmonia ilusória" da região. "'A promessa de Lula de ser generoso com os vizinhos menores não é recíproca"' dizia a revista, em flagrante deboche, lembrando a inércia do Brasil diante do esbulho causado pela Bolívia à Petrobrás, do calote do micro Equador, e do affaire com novo Tratado de Itaipu,,.requerido pelos tradicionais falsários paraguaios, absurdo reajuste prontamente aceito pelos nossos guardiões, frangueiros par excellence. Eles  emprestam ao FMI. Perdoam as dívidas dos outros países conosco. Promovem dádivas estratosféricas. Colocam nossas embaixadas no meio de questões que nos totalmente são estranhas. Aos haitianos são destinados milhões e milhões. "O ministro das Relações Exteriores disse que o Haiti vai precisar de um 'Plano Lula' para a reconstrução do país." Sugere brindá-lo com uma hidrelétrica, e maior controle: "O Haiti precisa de uma alfândega." (Agência Brasil, 24/1/2010)  E o Brasil faz qualquer negócio.
O Brasil fará tudo o que for possível  para ajudar, estando disponível para  comprar  dívida portuguesa.  Presidente Dilma Rousseff, após ter sido recepcionada na Universidade de Coimbra
Devendo US$ 1,4 bi à Petrobras, Chávez leva US$ 637 mi do BNDES

Não era isso que queriam? O país não é de todos, portanto até mesmo de estrangeiros?  Poderia haver uma melhor, uma mais justa  redistribuição de renda? TCU vê indícios de pagamento a 'fantasmas' em obra do PAC;
Se Luiz Inácio Lula da Silva é, de fato, o 'filho do Brasil', fica a sensação de que, pelo menos aos olhos do mundo, o filho é de alguma maneira maior que o pai. A impressão de que Lula é maior que o Brasil ficou mais forte a partir do momento em que o Fórum Econômico Mundial decidiu outorgar ao presidente o título de 'Estadista Global'. ROSSI, C., www1.folha.uol.com.br/folha/pensata/clovisrossi/ult10116u682809.shtml, 21/1/2010
Filósofos do PAC
'Hoje o Brasil é um País respeitado internacionalmente', diz Dilma Engano de deslumbrado. "A relevância do Brasil na arena internacional é menor na prática do que sugere sua presença na mídia internacional." (Iliana Olivé, pesquisadora do think tank espanhol Real Instituto Elcano http://exame.abril.com.br/rede-de-blogs/instituto-millenium/) A Europa não é taba índia: Capitalismo de Estado brasileiro é ambíguo, diz Economist 
Os conselhos de Dilma Rousseff contra o protecionismo soam de forma hipócrita, principalmente após o Brasil ter anunciado o aumento do imposto incidente sobre automóveis importados. (IPI) O país que está listado em 152º lugar no ranking do Banco Mundial por seu desajeitado e pesado sistema de impostos está dando conselhos sobre impostos restritivos e políticas cambiais. Financial Times
E quanto ao trabalho em si, a produção, qual necessidade de aliviá-la com juros menores, ou com a diminuição da gigantesca carga tributária, ou dos sempre crescentes encargos trabalhistas, alcunhados sociais, como se a produção fosse responsável não só por produzir, como também por todos os trabalhadores e suas famílias? Então lhes recai cumprir suas obrigações, independentemente se houve ou não algum trabalho: décimo terceiro, férias acrescidas, remunerações a gestantes, e mais um monte de pinduricalhos que vem sendo heroicamente suportado por quem se dispõe a ter iniciativa de compor um parque produtivo. Numa economia de escala as empresas não estavam aumentando seu faturamento com o aumento da renda das chamadas classes marginalizadas? Pode não ser bem assim. Não poucos jogam a toalha:
Parece ser também muito conveniente que a Justiça do Trabalho seja responsável por grande parte da mortandade – que é enorme no Brasil – das micros e pequenas empresas. Já existem em cidades como São Paulo grupos organizados de 'trabalhadores' que vivem, exclusivamente, de indenizações trabalhistas impostas contra as pequenas empresas. Brasil Maior ou Brasil Menor ?
 "Um relatório divulgado pela Unctad (Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento) nesta quinta-feira indica que o volume de investimentos diretos estrangeiros (destinados às atividades produtivas) no Brasil caiu 42% em 2009, mais que a média mundial." (BBC. - 22/7/2010)

Nenhum comentário:

Postar um comentário