segunda-feira, 7 de junho de 2010

A lição da maçã

O essencial é invisível para os olhos.
SAINT-EXUPÉRY, O Pequeno Príncipe

Todo o mito vem de alguma inspiração, no fito de orientar inexperientes. O Paraíso foi uma forma de conjecturar um local ideal para usufruir a vida, e a eternidade. ADÃO & EVA, contudo, não estavam satisfeitos. Queriam saber o segredo de DEUS. Qual a razão da idiotice ninguém soube melhor explicar. A dupla também desejava produzir paraísos, mera reprodução da espécie, ou os dois? DEUS cortou o barato, e despejou o ingrato casal. Até hoje descendentes não entendem:
O ser humano tende a surtar, pirar ou nem sei que nome dar quando se sente desse jeito, afinal somos complexos, somos feitos a imagem e semelhança de Deus, somos trinos como Ele, não na exuberância de sua Santidade mas sim na composição de corpo, alma e espírito. CAJADO, S., Ritmo interior
Será que alguém pode surtar curtindo um cruzeiro por ilhas gregas? Pois SÓCRATES morava por lá, mas também não estava satisfeito. Queria conhecer a si próprio. A maiêutica o levou aos braços de HADES. O "mais sábio dos homens" preferiu o cabo  definitivo. Foi sua própria e já extremada curiosidade, ou melhor, a superstição que o traiu, arrebatando-lhe a vida."... Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos." (http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%B3crates)  O primata topou abreviar a partida porque a viagem implicaria de plano conhecer sua parte mais sublime - para ele, completamente estranha, mas excitante, qual convencida alma:
Eis a razão porque, quem quer que leia seriamente as obras de Platão, nelas encontrará, evidentemente, tudo, mas em particular essas duas verdades eternas: o culto reconhecido de um deus conhecido e a divindade das almas, onde reside toda a compreensão das coisas, toda a regra de vida e toda a felicidade. E tanto o mais que, sobre estes problemas, a maneira de pensar de Platão é tal que, de entre outros filósofos, foi a ele que Agostinho escolheu para modelo, como sendo o mais próximo da verdade cristã, afirmando que, com pequenas alterações, os platônicos seriam cristãos.’
Pois mesmo sabendo de antemão que seria automaticamente expulso do Paraíso das ilhas gregas, ainda assim, agravado por egoísmo, SÓCRATES preferiu ingerir a cicuta. Morreu na ignorância para dar parto à sabedoria. Por certo hoje ele muito sabe. Eu também. Nenhum MERCÚRIO pintou na minha frente, mas eu sei: o preço pago não demonstra ser bom investimento. Custa a própria integridade do que estipulamos como ser humano - a sucumbência do corpo para o exclusivo usufruto da alma. Inevitável, mas imprudente o atalho. Por ser precisamente filho CRONOS & RÉIA, HADES tem tudo cronometrado. Não adianta querer enganá-lo.
Mais do que SAINT EXUPÉRYque mergulhou precocemente, por certo acidentado, embora  não descarte a vontade implícita, SÓCRATES não foi sábio. Nota zero na Física, e duplo zero na Metafísica. Não maior nota para quem se julga apto para interpretar, compreender, fazer a vontade ou querer ler a mente de DEUS. Ele não vem ao caso. E se o caso for até Ele, será o fim.
Carpe Diem. Sapere Audi.
___________

Nenhum comentário:

Postar um comentário