quarta-feira, 9 de junho de 2010

A má temática



A sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas os homens podem desejá-la ou amá-la tornando-se filósofos. PITÁGORAS
Se desejássemos retraçar a história do Determinismo, seria preciso retomar toda a história da Astronomia. É na imensidão dos Céus que se delineia o Objetivo puro que corresponde a um Visual puro. É pelo movimento regular dos astros que se regula o Destino. Se alguma coisa é fatal em nossa vida, é porque uma estrela nos domina e nos arrasta. Há, portanto, uma filosofia do Céu estrelado. Ela ensina ao homem a lei física em seus caracteres de objetividade e de determinismos absolutos. Sem esta grande lição de matemática astronômica, a geometria e o número não estariam provavelmente tão estreitamente associados ao pensamento experimental; o fenômeno terrestre tem uma diversidade e uma mobilidade imediatas demasiado manifestas para que se possa neles encontrar, sem preparo psicológico, uma doutrina do Objetivo e do Determinismo. O Determinismo desceu do Céu à Terra. GASTON BACHELARD
Ele nasceu na ilha de Samos, (Magna Grécia, hoje costa turca) para morrer no sul da Itália, em Metaponto, por volta do ano de 497 a.C. Seu nome homenageia PÍTIA. A mãe consultara a pítonisa: o filho seria um fenômeno! Então mama colocou a marca do sucesso no rebento, já lavrando o destino da capital, precisamente à ágora: PITÁGORAS.
Havia duas correntes religiosas: de um lado, os ritos dionisíacos, degenerados pela perda do sentido sagrado; de outro, ritos órficos, caracterizados por uma ascese rigorosa. O afilhado da pitonisa se encantou logo com a lenda de ORFEU.
Onde mas poderíamos parar?
"A separação metafísica da alma e do corpo teve efeitos desastrosos sobre a filosofia." (RUSSELL, B., Por que não sou cristão: 43)
Não somente sobre a filosofia, senão à ciência, à política, ao convívio social, e ao próprio Universo, porque não?

Sim, pois na base da criação da necessidade de aniquilamento está a afirmação de que há um 'nós' e, consequentemente, um 'eles'. Esse processo se dá de forma lenta, cotidiana e concorrem para ele ações no campo da política, da cultura e da religião. Leis que separam e restringem os homens por sua ascendência ou cor, exacerbação de sentimentos nacionalistas e crenças religiosas usadas para a segregação são os caminhos para semear o infortúnio e transformar o medo em ódio
GÓES, Moacyr, A divisão que segrega, 11/03/2010.
Enquanto visitava o Egito, impressionado com as pirâmides, o predestinado desenvolveu o famoso Teorema: é possível calcular o lado de um triângulo retângulo, conhecendo os outros dois. E não foi só isso. Ele conseguiu provar ainda que a soma dos quadrados dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Fenômeno!
Sua mais criativa proposição:
"Todas as coisas são números."
Mas emendou:
"A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus. "
E deu o caminho:
"A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."
Os próprios termos Filosofia (amor a sabedoria) e Matemática (o que é aprendido) foram suas criações. Juntar prefixos e sufixos era especialidade maiêutica e assim PITÁGORAS pode descrever suas modestas atividades intelectuais.
Pitágoras apreciava a tal ponto a teologia órfica que dela fez modelo para plasmar a própria filosofia. Em decorrência disso, as sentenças de Pitágoras passam a ser chamadas sacras na medida em que são derivadas dos esquemas órficos.
PICO DELLA MIRÀNDOLA, A dignidade do homem:73
O matemático designava Deus pelo número 1, a Matéria pelo 2; exprimia o Universo pelo número 12 resultante da multiplicação de 3 por 4, ou seja, concebia o universo composto por três mundos particulares que, encaixando-se uns nos outros através dos quatro princípios ou elementos da Natureza, desenvolviam-se em 12 esferas concêntricas. Ao Ser inefável que inundava estas 12 esferas sem ser captado por nenhuma delas, o filósofo de Samos chamava-lhe Deus. O homem espelharia o Universo em escala reduzida e, no Universo, ele via o Grande Homem - o Microcosmos e Macrocosmos. O homem, célula contida no Todo, seria um reflexo do ternário universal constituído de Corpo, Alma e Espírito. Tudo encaixou com a doutrina órfica. A instituição do Zodíaco com seus 12 signos é a demonstração cabal deste conhecimento.

É todo esse número geométrico que comanda os melhores e os piores nascimentos. Se os guardiões não o conhecem, juntarão os jovens às noivas na época errada, fazendo com que seus filhos não sejam nem de boa índole nem felizes.
PLATÂO concordava com tudo:
"Assim trava conhecimento com o Pitagorismo, que veio a exercer uma duradoura influência sobre todo o seu pensamento e a sua atividade: na sua doutrina da pré-existência das almas." (Apresentação da biografia e livros de Platão – História da Filosofia Antiga – Hirschberger)
O flagrante traço pitagórico, a oposição do par e do ímpar desempenha ainda um papel essencial na concepção acadêmica do número. Ele resplandece em diversos texto platônicos, e em particular no Górgias. No tal Epinomis, prescreve:
"A ciência dos números, dentre todas as artes liberais (?!) e ciências contemplativas, (ou seja, apenas especulações, isentas de responsabilidade porque improváveis) é a mais nobre e excelsamente divina."
Ao ser questionado porque o homem se diferenciava doa animais, a sapiência foi categórica: "Porque sabe lidar com números."
O grego suspendera a alma, ou melhor, desconsiderara o malvado especialista da recepção aos mortos, para invocar, direto, o Presidente do sistema - o Pai de HADES. Timeu (26a) professa:
A ordem e a beleza que vemos no Cosmo resulta de uma intervenção racional, intencional e benigna de um divino artesão, um 'demiurgo' (gr. δημιουργός), que impôs uma ordem matemática a um caos preexistente e, assim, produziu um Universo divinamente organizado, a partir de um modelo eterno e imutável (Pl. Ti. 26a). A visão platônica da origem do Universo também teve enorme influência na filosofia, especialmente na neoplatônica, no ocultismo e na teologia desde o século -IV até nossos dias.
www.greciantiga.org
PLATÃO agradou em cheio:
Desenvolvido por Plotino (205/270) no início do século IV, em meio à decadência do Império Romano, o neoplatonismo tornou-se uma das mais importantes correntes filosóficas da época e foi a última contribuição do pensamento grego à filosofia Ocidental. O neopitagorismo, que sobrevivera desde o século -IV como um modo de vida verdadeiramente religioso, também acabou por se fundir com o neoplatonismo.
www.greciantiga.org
Questionado de onde ele tirara um ZEUS assim calculista, o astuto formulador minimizou. Eram os fins que estavam em jogo.

Platão admite que a crença em Deus não pode ser demonstrada, nem sua existência; mas fala que ela não faz mal, só bem. O mal para Platão é apenas a ignorância do bem, e ele procura demonstrar que o mal inexiste, e ninguém opta por ele de forma voluntária.
A idéia é originalmente devida a Platão, que, sem dúvida influenciado pelas concepções pitagóricas, foi o primeiro a afirmar que o círculo, cujas partes são todas iguais entre si, é por essa razão a mais perfeita figura geométrica, e, portanto, como os corpos celestes são eles mesmos perfeitos, o único movimento que lhes é possível é o movimento circular uniforme. A tarefa dos astrônomos a partir de então foi construir um modelo matemático que explicasse os dados observacionais da astronomia, e no qual os planetas seriam dotados de movimentos circulares uniformes.
BEN-DOV: 19
A má tese, ou a má temática ,a "quantofrenia", conforme Sorokin, ou a "aritmomania", como aduz GEORGESCU-ROEGENS, coroou o homo faber tal homo mathematicus. O universo que até a reencarnação platônica abrigava alguma alma, passou a ser visto como ‘um vasto sistema matemático de matéria em movimento’,um ‘universo material (onde) tudo funciona mecanicamente, segundo as leis matemáticas.’
Viajamos em picada por demais pedregosa:

A ciência ocidental tornou-se matematizada. A linguagem matemática da ciência, que causa tanto desânimo ao leitor de outras áreas, implantou- se como resultado do conflito entre as visões de mundo eclesiástica e leiga e seu propósito era justamente causar o afastamento do público comum.
O mundo se mantém atolado na ficção:"O Demiurgo de Platão, o grande arquiteto cósmico, transformou-se no Deus cristão de Copérnico." (GLEISER, Marcelo, Criação Imperfeita: 54)
Seguindo o douto princípio crítico-pitagórico levado pelo crivo platônico, a reforma foi precedida por muito estudo matemático. DANTE delineou a nova penintenciária de modo cartesiano - andares em progressão horrenda ao rumo da profundeza. (A Geografia do Inferno de Dante Tratada Matematicamente, 1588; GEYMONET, Ludovico, Galileu Galilei: 10)
NEWTON tomou a maçã na cabeça, e elevou seus olhos:

Este sistema do Sol, planetas, e cometas, só poderia vir da vontade e domínio de um Ser inteligente e poderoso ... Ele governa todas as coisas, não como alma do mundo, mas como Senhor de tudo; e por causa de Seu domínio ele é digno de ser chamado Senhor Deus
NEWTON, I., Principia
Como se processava a magnífica força gravitacional apurada pelo reverendo NEWTON, ainda mais nas grandes distâncias? Não vinha ao caso. Coisa do Patrão-Véio lá de cima.
Foi a tradição judaico-cristã que estabeleceu o tempo linear (irreversível) de uma vez por todas na cultura ocidental... O tempo irreversível influenciou profundamente o pensamento ocidental. Preparou a mente humana para a idéia de progresso, para o conceito de tempo profundo, para a surpreendente descoberta dos geólogos de que a evolução humana é apenas um episódio recente e curto na história da Terra. Preparou o caminho para a evolução de Darwin, que fala de nossa união com criaturas mais primitivas através dos tempos. Em resumo, o advento da idéia de tempo linear e da evolução intelectual desencadeada por essa idéia corroborou a ciência moderna e a promessa de melhoria da vida na Terra.
COVENEY: 22
SHAFSTESBURY (carta a THOMAS POOLE; cit. BRETT: 109) não hesitou imediatamente registrar sua discordância, algo que sequer seu famoso pupilo JOHN LOCKE ousou:
"Newton é um mero materialista. Em seu sistema o espírito é sempre passivo, espectador ocioso de um mundo externo há motivos para suspeitar que qualquer sistema que se baseie na passividade de espírito deve ser falso como sistema."
Quem seria esse SHAFSTESBURY para numa cartinha confrontar o internacional e incomparável NEWTON, mas não só ele, e sim todo o enorme trem vindo da Grécia, varrendo a Europa e até o Médio-Oriente otomano?
O Farol Iluminista não convinha aos serviços de terra.
"Na tradição intelectual do mundo ocidental, o misticismo matemático de Pitágoras transformou-se na ponte entre a razão humana e a inteligência divina." (GLEISER, M., 2010: 51)
"A Escola Pitagórica ensejou forte influência na poderosa verve de Euclides, Arquimedes e Platão, na antiga era cristã, na Idade Média, na Renascença e até em nossos dias com o Neopitagorismo." (Wikipédia)
“A natureza toda se transformou em um palco de impulsos e atrações, de dentes e alavancas, de movimentos de partes ou de elementos aos quais eram diretamente aplicadas as fórmulas de movimentos produzidos por bem conhecidas máquinas.” (DEWEY, John: 87)
"O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético.” (LEONI, B.: 66)
"Pois séculos de dominação absoluta Cristã nos fizeram perder de vista que o mundo é muito mais iluminado do que ela quis fazer pensar. A Igreja foi a porta para o Absolutismo." (LIMA, M., O OCIDENTE: DA RELIGIOSIDADE AO ATEÍSMO NIILISTA)
O numerário subverte a sociedade. A ética se torna dialética; e a política, espoliação.
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