domingo, 14 de outubro de 2012

Amadorismo político

Meu caro Sr. Smith, tem paciência; tranquiliza-te; mostra-te na prática tão filósofo como és na profissão; pensa na vacuidade, aridez e futilidade dos juízos comuns dos homens: como são poucos governados pela razão, notadamente nas questões filosóficas, que tanto excedem a compreensão do vulgo. Custamos a entender, ainda mais se confinados nas remotas épocas. 
Voltaire cit. Stewart, D., in Smith, A., 1999: XLVI.
Maior non sense é difícil.
De fato, é como as nações modernas estivessem repetindo cegamente o erro que foi fatal para as cidades gregas, dois mil e quinhentos anos atrás. Por mais incongruente que isso possa parecer, minha impressão é de que a peça que estamos encenando já foi montada na Grécia, na época do nascimento da filosofia socrática. É que, desde Platão, as coisas praticamente não mudaram. É como se a espécie humana não pudesse escapar da mediocridade de seu destino. SAUTET, Marc, 2006: 15
Nem tudo que se enfrenta pode ser modificado, mas nada pode ser modificado até que seja enfrentado. Albert Einstein
Alegar-se-á utópico querer que principiantes compreendam tantas teorias de aprendizado superior,  virem cientistas políticos, mas eles não necessitam dominar tudo de uma vez - bastar-lhes-á apontar os rumos das estradas. Não será o povo, sequer alguma reforma política, que poderão permitir uma conduta política mais adequada aos anseios dos empreendedores, e por via de consequência, da própria sociedade.
Boa parte da inquietação atual provém da incongruência entre a perfeição de nossas idéias sobre os fenômenos físicos e o atraso escandaloso das 'ciências morais'. O ministro, o professor, o físico ilustre e o novelista soem ter dessas coisas conceitos dignos de um barbeiro suburbano. Não é perfeitamente natural que seja o barbeiro suburbano quem dê a tonalidade do tempo? ORTEGA Y GASSET, Rebelião das Massas, Prefácio.
A massa se rege por sentimentos, emoções, preconceitos, como a psicologia social já demonstrou exaustivamente. A opinião das massas formando a opinião pública será por conseqüência irracional. Não se iluda o publicista democrático a esse respeito, cunhando a expressão agora uso corrente no vocabulário político da propaganda: o ‘estereótipo’, ou seja o ‘clichê’, a ‘frase feita’, a idéia pré-fabricada, que se apodera das massas e elas, numa economia de esforço mental, como diz Prelot, aceitam e incorporam ao seu ‘pensamento’, entrando assim a constituir a chamada ‘opinião pública’. BONAVIDES, P, Ciência Política: 459. 
"Democracia significava o que a palavra designa literalmente: poder do démos, e não, como hoje, poder dos representantes do démos." (BOBBIO, N. O futuro da democracia: 110)  Minimizam-se os prejuízos pela difusão do conhecimento entre os "representantes." "O conhecimento e a capacidade tornaram-se a moeda global das economias do século 21, embora sem um banco central que imprima esta moeda. O que nos manterá caminhando para a frente será sempre nossa contribuição pessoal." (THOMAS FRIEDMAN, THE NEW YORK TIMES) O conhecimento, pois, não se dá pela base, mas pelo vértice, daí irradiando-se à base. Eis o motivo da pequenina e agreste Inglaterra dominar o mundo, assim como o Japão, e Taiwan, o exemplo maior. Até mesmo a China modificou seu padrão, graças ao desenvolvimento de seus líderes desde o fim da II Guerra. Eis a razão da terrível turbulência que se abate sobre o Oriente Médio: ninguém tem noção de como praticar democracia, muito menos a liberdade de ser ou de empreender.
Como pilotos cujos instrumentos de navegação às vezes falham, os líderes fazem vôos cegos com alarmante freqüência. CLEMENS, J. K.: 106
Faz 50 anos, o México era mais rico que Portugal. Em 1950, um país como o Brasil tinha uma renda per capita mais elevada que o da Coréia do Sul. Faz 60 anos, Honduras tinha mais riqueza per capita que Cingapura, e hoje Cingapura em questão de 35 a 40 anos é um país com $40..000 de renda anual por habitante. Bem, algo nós fizemos mal, os latino-americanos. Em 1950, cada cidadão norte-americano era quatro vezes mais rico que um cidadão latino-americano. Hoje em dia, um cidadão norte-americano é 10, 15 ou 20 vezes mais rico que um latino-americano. Como disse esta manhã, não pode ser que a América Latina gaste $50.000* milhões em armas e soldados. Eu me pergunto: quem é o nosso inimigo? (Óscar Árias Presidente da Costa Rica)
"Democracia significava o que a palavra designa literalmente: poder do démos, e não, como hoje, poder dos representantes do démos." (BOBBIO, N. O futuro da democracia: 110)  Pois nem isso. Experimente perguntar a desses representantes, a algum político, seja raso ou alto-coturno, de que modo e intensidade o PIB e a inflação são afetados por um temporário aumento dos juros e por um corte desta taxa? O que acontece se um banco central faz uma mudança permanente em sua meta de inflação ou quando um governo modifica seus objetivos de política fiscal? Esta política, fundamental, a regulagem do dinheiro, o oxigênio da Nação,  não é afeta aos políticos, mas aos tecnocratas, pessoas completamente estranhas à população.
Infelizmente, estamos cercados de gente que diz saber muito mais do que realmente sabe. Quando essas pessoas sonham e fazem projetos contando com seu próprio tempo e dinheiro, tudo bem. O problema é que muitas dessas pessoas confiam tanto na própria sabedoria que pretendem impor aos demais os seus planos, utilizando-se para isso da força dos governos. Esses indivíduos sentem-se capazes de planejar cada detalhe de nossas vidas, não importa quão bem (ou mal) planejem as suas. Infelizmente, estamos cercados de gente que diz saber muito mais do que realmente sabe. Quando essas pessoas sonham e fazem projetos contando com seu próprio tempo e dinheiro, tudo bem. O problema é que muitas dessas pessoas confiam tanto na própria sabedoria que pretendem impor aos demais os seus planos, utilizando-se para isso da força dos governos. Esses indivíduos sentem-se capazes de planejar cada detalhe de nossas vidas, não importa quão bem (ou mal) planejem as suas. O uso da ciência
Mercado reduz previsão do PIB
Urgem noções básicas sobre o sistema e objetivos da democracia. Iiniciantes, aspirantes, àqueles que tem talento ou desenvoltura política, líderes estudantis ou mesmo sindicais também te direito à educação, e dever de cumprir ao que se propõs em modo profissional, (ganha bem para isso) Equipar esses futuros candidatos com informações á cerca da profissão que querem abraçar parece utópico, mas é o que tentam fazer centenas de prefeituras pelo Brasil afora, com câmaras de jovens vereadores instituídas. "A Câmara Jovem tem por objetivo ampliar e solidificar a participação política da juventude estudantil do município, nas grandes discussões dos problemas sociais, envolvendo as escolas e estudantes na elaboração de projetos de lei e na vivência na prática do trabalho de um vereador." "O Parlamento Jovem tem o objetivo de promover a interação entre o Legislativo e a escola, através da participação de estudantes exercendo atividade parlamentar simulada. Dessa forma, os jovens têm a oportunidade de entender o funcionamento do Legislativo, saber qual é o papel do vereador e o do cidadão e debater os problemas do município, apresentando soluções."  Ocorre, todavia, que seus "professores" igualmente não tem qualificação a tanto, além da parca e restrita experiência de atuação. Atraso sem fim Vai daí que embora haja renovação de nomes, os vícios se mantém.
Esta organização não pode ser abandonada à iniciativa dos governos: será alcançada quando os povos tiverem uma vontade firme e ativa, porque é renovação radical de todas as antiquadas tradições politicas. A compreensão e a vontade de resolver o problema estão-se generalizando. Acredito na influência de um individuo sobre outro e acredito no processo de seqüência e encadeamento entre os homens. EINSTEIN, A., Fala Einstein sobra o futuro da humanidade, Folha da Manhã, 4/3/1949
Por paradoxo nenhum vereador ou aspirante se achará incapaz, ou desprovido de conhecimento - ao contrário - afinal, dentre tantos, não são eles os eleitos? O preocupante sucesso de líderes despreparados Quo Vadis?
 A Nav's já tem uma silhueta. Até amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário