terça-feira, 16 de outubro de 2012

As dores do sr. Ministro

Não tenho nenhuma vergonha de dizer ao povo brasileiro que nós temos que pedir desculpas. O PT tem que pedir desculpas. O governo, onde errou, tem que pedir desculpas. Porque o povo brasileiro [...] não pode, em momento algum, estar satisfeito com a situação que o nosso país está vivendo. LULA, 2005.
Eu não me arrependo dos votos (em Lula em 2002 e 2006), não. As mudanças e avanços no Brasil nos últimos dez anos são inegáveis. Em 2010, votei na Dilma.
Ministro Joaquim Barbosa, Folha de São Paulo, 14/10/2012
Voto em tribunal requer conhecimento público. Voto em  cabine eleitoral manda a lei seja secreto. 
Em quatro anos o ex-ministro da Fazenda Antônio Palocci multiplicou seu patrimônio por 20.
 "O suborno não vem só da corrupção ativa dos políticos, mas de nossa submissão alienada aos critérios que nos têm sido enfiados garganta abaixo." (Populismo blindado e Maquiavel, por P. Rosenbaum) 
'Eu já fui julgado', diz Lula sobre mensalão O ex-presidente disse na Argentina que eleição de Dilma foi avaliação de seu desempenho, 'um julgamento extraordinário'  The Economist registra: “Em agosto, depois do início das audiências, pesquisas de opinião revelavam que, embora 80% acreditassem nas acusações, somente 10% pensavam que qualquer um dos acusados acabaria na cadeia. Julgando por sua despreocupação, os acusados também pensavam assim”.
A inércia federativa e o avanço tributário ensejam a permanência do descalabro, somado a inúmeras e lamentáveis mudanças econômicas e sociológicas, inobservadas pelo ilustre eleitor.
O quadro atual da violência
Viracopos mostra o Brasil pobretão metido a rico O acidente escancarou misérias camufladas pelas bravatas de Lula e pela discurseira indigente de Dilma Rousseff 
Censo 2010: apenas 52,2% dos lares são considerados adequados
Até 2002 se revezavam a oligarquia e a burguesia. A partir de então, passaram a disputar as benesses da Corte também os sindicalistas. Não há quem aguente sustentar essa corja toda sem trabalhar, sem produzir, mas mamando sem parar. Eles conseguem a proeza de nos extorquir 1,7 trilhões de reais por ano em impostos, taxas e multas e para investir 50 bilhões fazem boquinha. Reflexões sobre Estado, Democracia, evolução política e espiritualidade
Número de diplomatas brasileiros cresce mais de 50% em uma década
O matemático Patri Friedman, neto do Prêmio Nobel de 1976 Milton Friedman, identifica o que nos é comum; "Não sou contra governo. Mas sou contra os modelos atuais de governo. Os governo são grandes, quando comparados às empresas. Não seria tanto problema, se os poderes locais tivessem mais autonomia. Mas todo o poder vai para a capital, em todos os países "
* * *
O incorruptível ministro  é idealista par excellence.  Por certo foi esta sua metafísica que lhe estimulou ao enorme esforço de ascenção. Herói de novela, confirmado na vida real.  Eis a convidativa lição; o triunfo, como o Sol, dispõe-se a todos.
Por festejado representante da gente mais humilde, emerge a curiosidade. Esta luta imensa, travada em condições bastante adversas, rendeu-lhe a evolução da personalidade?
Pelo lado da coragem, com certeza. A superar as mazelas vividas na trajetória, contudo, parece que não. S. Exa. se apresenta seguidamente curvado, procurando posições mais confortáveis, em função de fortes dores na coluna vertebral.  Nela se concentram os retransmissores nevrálgicos. Não se trata de um estado patológico psicossomatizado?
Um trabalhador ordinário já estaria por conta da Previdência, mas S.Exa. insiste em  oferecer seus valiosos préstimos ao país. A dedicação é louvável. A Nação lhe agradece acenando até mesmo com uma presidência da República.  Ao estufar o peito, contudo, explodem as vicissitudes da trajetória. Isso é muito comum, compreensível. Funciona como um desabafo, grito lançado do cume do Everest. Suas manifestações políticas, entretanto, demonstram que a escalada foi ainda mais penosa porque sua mochila guarda enorme quantidade de pedras. Na entrevista concedida S. Exa. escorregou na maionese.
Barbosa já disse que a imprensa 'nunca deu bola para o mensalão mineiro (também chamado de 'mensalão tucano' por envolver membros do PSDB), ao contrário do que faz com o do PT.' O ministro acredita que a mídia, como as forças dominantes do país em geral, é racista e conservadora: 'a imprensa brasileira é toda ela branca, conservadora. O empresariado, idem. Todas as engrenagens de comando no Brasil estão nas mãos de pessoas brancas e conservadoras'... O racismo se manifesta em 'piadas, agressões mesmo.,, O Brasil ainda não é politicamente correto. Uma pessoa com o mínimo de sensibilidade liga a TV e vê o racismo estampado aí nas novelas, Barbosa disse ter, inclusive, votado em Lula contra Collor, em 1989, e defendido o ex-presidente no exterior no início do seu primeiro mandato. 'Vou te confidenciar uma coisa, que o Lula talvez não saiba: devo ter sido um dos primeiros brasileiros a falar no exterior, em Los Angeles, do que viria a ser o governo dele. Havia pânico. Num seminário, desmistifiquei: 'Lula é um democrata, de um partido estabelecido. As credenciais democráticas dele são perfeitas'. (Folha, idem.)
Teria sido assim tão decisivo o aval internacional, a ponto do avalista merecer um convite ao mais alto cargo do Judiciário?
A embrulhada de S. Exa é formidável. Do mensalão em tela o magistrado pula ao genuíno, não julgado, debitando a desídia ao final das contas para o racismo.
PT vai pressionar por censura à imprensa após as eleições  O que ela tem a ver com tudo isso? Por qual motivo o Dr. Joaquim Barbosa a invoca para o centro do picadeiro?  Porque ela é "dominada" pelos brancos reacionários. O pior é que nossa própria língua é dos brancos.  Há países que conservam duas ou mais línguas heterogêneas. Em nosso caso não há chance de um idioma africano se impor, sequer apelando para cotas idiomáticas
Que tanta bola tem a imprensa para dá-la, como exige o Ministro e reclama o partido-réu? A novela? Final de 'Avenida Brasil' faz Dilma mudar dia de comício com Haddad  Pois a emissora líder de audiência brinca com a ignorância generalizada do povo que lhe assiste. .Lula cita final da novela 'Avenida Brasil' em comício em Santo André Quanto mais humilhada, engraçado, mais a turba se prende. Ela vibra ao perceber sua própria mediocridade exposta com tamanha fidelidade. Cancelamento de comício por causa de novela é notícia no exterior A tv entende, e muito bem, o povo brasileiro, mas não lhe cabe apurar, tampouco coibir, muito menos julgar quem quer que seja, que dirá  altos-coturnos. Tal tarefa cabe exclusivamente ao corpo judiciário, na proeminência do próprio Ministro.
"Há o traço base de união entre os dois casos: Marcos Valério Fernandes de Souza no papel de operador de arrecadações públicas e privadas em troca de trânsito livre ao tráfico de influência."(Pele de cordeiro). Qual a atitude do poder frente ao genuíno mensalão?
Onde terão estado nossos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) nos últimos anos? Em que país moravam? É fato que muitos só chegaram recentemente à Suprema Corte. E que, portanto, não seria razoável perguntar o que fizeram - e, especialmente, deixaram de fazer - no passado frente a casos e decisões que suscitam questões semelhantes às do julgamento do 'mensalão'. Aos Amigos, Tudo..., por Marcos Coimbra
Inóspita e lenta, a Justiça deixa a desejarQue atitude tomou o Judiciário quando Lula tentou constranger seus membros, querendo interferir até mesmo nas provas? Não é caso à preventiva até findar o julgamento?
Graças ao silêncio dos companheiros, à tibieza da oposição e à clemência da Procuradoria Geral da República, Lula está acompanhando o julgamento do mensalão fora do banco dos réus. Em vez de festejar discretamente essa conjunção dos astros que o livrou de pagar pelo que fez, o ex-presidente resolveu reafirmar que não vê limites para a insolência.A bravata e a cadeia, por Augusto Nunes
Seria o Supremo também racista, reacionário, partidário do PSDB?  Ao quê lhe serviriam esses intuitos?
'O racismo parte da premissa de que alguém é superior. O negro é sempre inferior. E dessa pessoa não se admite sequer que ela abra a boca. 'Ele é maluco, é um briguento'. No meu caso, não sou de abaixar a crista em hipótese alguma...' Barbosa, que já escreveu um livro sobre ações afirmativas nos EUA, diz que o racismo apareceu em sua 'infância, adolescência, na maturidade e aparece agora'.
Será mesmo que todo o branco é racista? Como explicar-se racista um povo que idolatra o Rei do Futebol, o Craque Café por muito tempo casado com a loura mais bonita do Brasil, e agora o protestante Rei do Tapetão, gajo lançado até mesmo para presidente da República?  Isso me cheira a amor frustrado por proibição.
Nas "Lectures on Jurisprudence" (1766), Adam Smith afirma que todos os homens são iguais e têm um direito natural à vida, à liberdade e ao pleno gozo da sua propriedade, sem se preocupar como ficará a igualdade no correr da vida. Condorcet, em "Cinq Mémoires sur l'Instruction" (1791), reconhece a diferença natural dos homens e assegura que são direitos naturais de todos a liberdade, a segurança, a propriedade e a igualdade. Algum desses princípios básicos de convivência social lhe foi negado? Falseio a heurística empirista do ilustre homem público. A questão racial não é afeta a raça em si, nem mais acima ou mais abaixo, mas ao costume, a comodidade da vizinhança, enlace não apenas propiciado pela visão, mas principalmente pela cultura comum.  (Brasileiros se casam mais com pessoas de mesma etnia e instrução, diz IBGE)  Podemos taxá-los preconceituosos? O que fariam os gaúchos, por exemplo, numa estação de pesca japonesa? Uns ririam dos outros, caçoariam-se mutuamente, mas não por racismo.
Ministro Joaquim Barbosa Barbosa viajará à Alemanha para tratamento médico
A posição, a vida social, o status que S. Exa. atingiu sem se valer de paternalismos nega per se sua premissa; no entanto, insiste em lembrar do sofrimento experimentado na gloriosa jornada. A racionalidade que capta o racismo exige  permanente vigilância, em constante guarda, como se de antemão busque se resguardar do vil ataque de alguém que se ache superior. O stress do corpo e da mente é o resultado de tanto cuidado. S, Exa tem que passar o tempo todo se comparando, medindo-se com todos os pares. Este se acha mais superior? Aquele, de minha estatura? E o outro, qual cifra seria apropriada? Como se expressa o "superior'? Como patrão? É só não obedecer. Como mais inteligente, mais capaz? Deixe-o sozinho. Não obstante, o Ministro detém notável preparo intelectual. Subestimá-lo lhe oferece uma vantagem enorme. Em qualquer refrega o elemento surpresa é fatal. Não basta tanto para baixar a guarda? Como curar as dores estimulando reações nos pontos nevrálgicos?
Freud daria preciso diagnóstico, mas não lhe curaria.  Um curso de meditação oriental far-lhe-ia muito bem, sim senhor. O médico Dr. Deepak Chopra (As sete leis espirituais do sucesso: 23) poderia orientá-lo magnificamente: "Quando você compreende a requintada coexistência de opostos, entra em alinhamento com o mundo da energia, o caldo quântico, a substância imaterial, que é a fonte do mundo material. O mundo da energia é fluente, dinâmico, elástico, mutável, eterno movimento. Ao mesmo tempo é imutável, quieto, tranqüilo, silencioso, eterno repouso."
Vida longa ao meio trapalhão Rei do Tapetão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário