quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A falta de compostura da Presidência da República nas eleições municipais

O Iluminismo é uma paisagem distante das belas praias de Pindorama, onde se banham os filhos de Macunaíma – 'um herói sem nenhum caráter, o herói da nossa gente', segundo os epítetos de Mario de Andrade – com sua frivolidade de Maria Antonieta, hedonismo de carpe diem horaciano e ignorância de Crassus, a assim chamada ignorância crassa. Mario Guerreiro
A cada dia, a cada passo, a cada evento transparece a falta de gabarito, preparo e compostura da tosca personalidade que preside o país.
O papel a que a presidente da República vem se prestando, sob a batuta mandonista de Lula, não pode ser entendido senão como parte integrante da degradação do exercício das instituições republicanas 'a uma função de mera satisfação instrumental de interesses governamentais e de desígnios pessoais .Dilma no palanque confirma STF
Dilma foi eleita através do PT, pela maioria dos eleitores; no entanto, ao assumir o cargo, S. Exa. passou a ser presidente não apenas da maioria que lhe consagrou, mas de todos os brasileiros. Deve, pois, respeito a todos, e não somente aos simpatizantes de sua grei. Serra diz que Dilma 'usa governo como propriedade privada.
Apagão atinge cidades de quatro regiões do país
Região central de Brasília fica sem energia elétrica nesta quinta-feira Apagão na cidade envolveu pontos como o Ministério da Fazenda e até o Supremo Tribunal Federal (STF)
Dilma cobra razões do apagão, mas a ligação cai
Seria por completo inaceitável que a Presidência da República relegasse à própria sorte os estádios nos quais obteve menor votação, que dirá qualquer sabotagem de algum gaiato; do mesmo modo, que distinga governadores de um ou outro partido para destinar verbas ou atenções federais. A presidência é da República, não de partido. Ao se empenhar para parte do eleitorado, o referente à sua grei, Exa. se despe da maior para menor condição. Suas atitudes apenas corroboram a certeira designação do STF.  Elas confirmam essência do veredicto enunciado: "o governo do PT, em nome do grandioso projeto de poder lulista, faz o que acha necessário para não ser derrotado. Evidentemente tudo fica mais claro pelo retrospecto de suas relações com o homem que a transformou em presidente. ' Dessarte dá para compreender por que Dilma pôe de lado a liturgia do cargo que ocupa para se dedicar à atividade palanqueira, atividade que jamais exercitou antes de ser inventada candidata à presidente.
Este processo criminal revela a face sombria daqueles que, no controle do aparelho de Estado, transformaram a cultura da transgressão em prática ordinária e desonesta de poder, como se o exercício das instituições da República pudesse ser degradado a uma função de mera satisfação instrumental de interesses governamentais e de desígnios pessoais. O cidadão tem o direito de exigir que o Estado seja dirigido por administradores probos e juízes incorruptíveis. Quem tem o poder e a força do Estado em suas mãos não tem o direito de exercer em seu próprio benefício a autoridade que lhe é conferida pelas leis da República” Ministro Celso de Mello
Ao participar, ao subir no palanque querendo influenciar as eleições em várias cidades, S.Exa. além de relegar a segundo plano a hercúlea tarefa de tentar recuperar o vertiginoso declíneo do desenvolvimento brasileiro, atenta antes de tudo contra a ética, a compostura fundamental ao exercício de suas atividades. A menos de dois anos da Copa de 2014, o Brasil ainda apresenta problemas na definição de um projeto consistente para ampliação dos aeroportos. De acordo com o CEO da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), Tony Tyler, o atraso nas obras de ampliação dos terminais aéreos pode custar “horrivelmente caro” ao país.
No campo de batalha contra outros brasileiros, S. Exa. não hesitou ofender até mesmo eleitores e candidatos das cidades escolhidas às manifestações, despontando as performances nas grandes capitais - Belo Horizonte e São Paulo.  Nesta o candidato preterido protestou - não deveria a presidente "meter o bico" nesta disputa,estritamente municipal. Cobre-se de razão, mas S. Exa. ainda se acha: "Não tem como dirigir o Brasil sem meter o bico em São Paulo". Como não? O que tem a ver a cidade de São Paulo com seu governo?  Ou será mister á presidência da república "meter o bico" em todas as cidades, todos os bairros, todos os quarteirões para poder "governar' o Brasil?  
Coube às Alterosas, contudo, o privilégio de se ver taxada com maior reprovação pela petulante presidente:  Dilma: ''Política mineira nunca foi tão pequena''  "Não vim aqui falar mal de ninguém, só bem do Patrus" No  palco, todavia, Dilma chamou de "intolerante" e "mesquinho" quem anda falando mal dela em Minas. Em comício em BH, Dilma  dispara ataques "Dilma gostando de fazer discurso equivale àqueles cantores terríveis que adoram karaokês." (De Itaquera ao Barreiro, o berreiro rastaquera da bichinha palanqueira)
Num mundo em que governos são derrubados a partir de manifestações organizadas pelas redes sociais, a importância dos partidos e os caminhos tradicionais da política são cada vez mais questionados. Pela ineficiência administrativa, pela permanência da corrupção. Pode ser que esteja sendo gestado um novo fazer político. Com as interrogações e os riscos que isso implica. Paula Cesarino Costa: Cidade sem partidos
 "O lulismo é Lula, o que ele fizer, o que quiser, o que preferir. Isso não se sustenta, a não ser num regime totalitário ou de culto à personalidade semirreligioso."(‘A hora da saideira’, por João Ubaldo Ribeiro)
A presidenta permanece embarcada no bonde

Nenhum comentário:

Postar um comentário