domingo, 21 de outubro de 2012

A cisma por classes - 1/3

 Financial Times publicou matéria e entrevista em que a presidente se propõe a fortalecer não mais o proletariado, mas o consumidor remediado: 'Queremos um Brasil de classe média'. Não deixa de ser objetivo marcadamente diferente do que guiou seu antecessor, o presidente Lula, em suas duas administrações. Ele buscou o resgate do trabalhador e dos mais pobres, com seu programa Fome Zero e com a distribuição de cestas básicas. A vez da classe média - Celso Ming - Estadao.com.br
Penso que o eleitor mediano tem priorizado governos que reduzam a desigualdade e elevem a renda e o consumo. Esse objetivo tem sido compatível com o desempenho medíocre de crescimento da economia brasileira. Baixo crescimento do Brasil    
 "O Welfare State – o Estado do Bem-Estar Social – está aí como prova dessa afirmação. Se não é o paraíso, é muito próximo dele." (Roda-Viva, uma aula e tanto, por Maria Helena RR de Sousa
"O Estado de bem-estar era um ardil político: uma criação artificial do Estado, pelo Estado, para o Estado e seus funcionários. É um eco irônico da democracia de Lincoln de, por e para ‘o povo’. Quando seus bem escondidos, porém crescentes, excessos e abusos no governo central e local foram revelados recentemente, havia se passado um século de defesa falaciosa." (SELDON, 60)
No paraíso habitavam Adão e a namorada. Na Ilha da Fantasia, o ex-presidente e a entrevistada. Programação de verão: viagens e recepções internacionais, férias em praias privadas, condecorações e títulos-honoris causa, honrarias adquiridas por mensalões. "Nos raros planos de governo propostos e executados pelo PT, como o Fome Zero, os resultados foram desastrosos." (São Paulo quer mais um Tiririca)
R$ 15 bilhões destinados ao PAC estão parados  
Dívida pública cresce e chega a R$1,90 trilhão em setembro
Defesa de Valério diz que Lula foi um dos protagonistas do mensalão  Trabalho mais importante do ex-líder sindical. Tal contribuição ainda não foi reconhecida. O cara (de pau) declara-se isento: “Eu já fui julgado pelo mensalão. A eleição da Dilma foi um julgamento extraordinário”.(Eu já fui julgado', diz Lula sobre mensalão na Argentina)
Urna não é lavanderia, por Dora Kramer
.
Esse bandido maior de todos os tempos da política no Brasil merece el paredon, o método que ele tanto aprova do seu amigo cubano senil. (‘Lula confunde ministro do Supremo com supremo ministro da Casa Vil’ Afonso Lembi, comentário).
Os asseclas sim, estão sendo julgados, e condenados pelo STF.  “Estamos a condenar não atores políticos, mas protagonistas de sórdidas artimanhas criminosas” (Min Celso de Mello).
Ora S. Exa. reside em duplex de cobertura, veste terno sob medida (Alfaiate de Lula mostra sua moda no Rio) fez do filho milionário, e continua aplicando o chavão: "A burguesia não pode voltar ao poder”. Óbvio - com Lula ela já está no poder. " "O maior inimigo do Brasil é a aliança entre uma ideologia 'de esquerda' e a oligarquia 'de direita' – como é hoje." (A vitória do partido do 'mesmo' Arnaldo Jabor) 
A direção, como eles próprios diriam em 1980, 'se aburguesou'. Vestem roupas caras, fizeram plásticas, aplicam botox a três por quatro. Só frequentam restaurantes caros e a cachaça foi substituída pelo uísque e o vinho, sempre importados, claro. A estratégia petista conta com o apoio do que há de pior no Brasil. É uma associação entre políticos corruptos, empresários inescrupulosos e oportunistas de todos os tipos. O que os une é o desejo de saquear o Estado." (Marco Antonio Villa: A condenação do PT
Ferreira Gullar (Piada de salão) ironiza a bandeira lulista: "Sim, a burguesia não pode voltar ao poder porque agora quem nos governa é a classe operária, aquela que já chegou ao paraíso". E João Ubaldo Ribeiro sugere (A zelite): "O pessoal ganha, chega ao poder já pela terceira vez, está no topo da zelite governante e, no entanto, a zelite, até mesmo através do voto, fica atrapalhando. É por essas e outras que dá vontade de arrolhar a zelite e sua imprensa e estabelecer aqui uma verdadeira democracia, igual à da Coreia do Norte."
A estupenda publicidade oficial, o marketing incrementado ao máximo durante o infeliz exercício apenas aumentou a decepção e a preocupação internacional com aquele que se dispunha "emergente" FMI alerta para os riscos da expansão do consumo e do baixo investimento
"Dilma procura quase apenas e desesperadamente reaquecer a economia enquanto toca o nosso pobrinho e precário Estado de Bem-Estar Tropical, sem grandes novidades." (Os postes iluminados  de Lula)   "Em um sentido macroeconômico, todos os projetos de investimento que o governo empreende podem ser classificados como desperdício de riqueza." (SHOSKAT, Frank, O problema com os gastos do governo, 16/7/2010)
A falta de boas maneiras em troca de mal-feitos só recrudesce a mazela. "As políticas mundiais de crescimento induzido pelo Estado tiveram exatamente o efeito oposto do que pretendiam: tinham aumentado, e não reduzido, o custo da produção de bens e serviços e tinham abaixado, e não aumentado, a capacidade das economias de conseguirem uma produção vendável." (SKIDELSKY: 140) A Nação agoniza em meio ao charco:
O levantamento revela que quase a metade dos domicílios brasileiros não têm condições adequadas para moradia. Mais de 27 milhões de residências, onde vivem 105 milhões de pessoas, não reúnem níveis satisfatórios de abastecimento de água, saneamento básico, coleta de lixo e possuem mais de dois moradores por dormitórios. As desigualdades sociais e a corrupção
Quem tem baixo rendimento depende, antes de qualquer governo, de haver quem produza. O governo, igualmente. Para socorrer quem nada produz exceto voto, ele necessita da produção, posto que também nada produz. Como o essencial não lhe compete, ele tem que se recolher.  O vacilo atola a Nação. Um país emperrado"A implicação geral da teoria do equilíbrio competitivo é que o papel do governo deve ser o menor possível e um setor público pequeno implica que os custos de manutenção serão pequenos, assim como os impostos necessários para financiá-los. Na medida do possível, segundo esse modelo, as funções do Estado devem desaparecer."  (ORMEROD, P; 1996: 86)
Eis o retrato de um comando em borderline da esquizofrenia:
Mantega admite 'flutuação suja'
Governo quer capital privado em projetos de infraestrutura
Como a presidente já disse, "o protecionismo sufoca qualquer possibilidade de superação da pobreza de tantas nações pela via do esforço de produção”
Dilma mira o avanço, mas cai no protecionismo
Protecionismo pode subir até o preço da batata frita
"É tão provável o intervencionismo ter sucesso como é o de a água correr rio acima... No entanto, que os governos fazem, é destruir este processo de progressão numa tentativa de o reproduzir com crescimento estatístico." (A Ilusão do Crescimento Económico)
Todo o sistema de política que se esforce, seja por extraordinários incentivos, para destinar a uma espécie particular de indústria uma parte do capital da sociedade maior do que naturalmente atrairia, seja por extraordinárias restrições, para afastar de uma espécie particular de indústria parte do capital que do contrário nela se teria empregado, na realidade subverte o grande propósito que deveria promover. SMITH, A.,Teoria dos Sentimentos Morais, LXIV

4 comentários:

  1. Olá amigo e grande senhor das epistemologias - dr- césar augusto- hoje só queria protestar veementemente contara o genocídio que o governo brasileiro está a perpretar contra o povo gurani. Imagino césar que voçê não tem mão a medir na denúncia desses loucos aí do Brasil- nós aqui também não- creio bem que não estamos a lutar contra moinhos de vento como o D. Quixote ... Aquele abraço!

    ResponderExcluir
  2. Salve o bondoso amigo Élio César,
    Estamos mergulhados numa gigantesca barbárie espalhada da metrópole à floresta mais inacessível. Fatos mais lamentáveis escorrem pelo parabrisa como pingos de chuva.. Pobre ilha na qual o pirata tem dominio. Mais pobre ainda um país imenso, continental, dominada pela grei. Mais de 250 sábios guaranis, lideranças, mulheres e crianças foram assassinados, além de outras 200 tentativas de assassinato. Ademais recai uma epidemia suicida entre os adolescentes guaranis, com número de mortes comparável às maiores taxas do mundo nos últimos anos. Os piratas logram o ápice da estupidez. Começo de seu declínio.

    ResponderExcluir
  3. Não será possivel fazer nada? Mobilizar e alertar as pessoas ?- essas coisas César. Não sei o que hei-de dizer- fico sem palavras--- aí é o que se vê amigo e aqui a estupidez grassa--- pobres dos países irmãos...

    ResponderExcluir
  4. Voçê sabe muito bem quem foi o grande defensor dos índios brasileiros no tempo em que Portual o colonizava- o padre antónio vieira- que no dizer de fernado pessoa foi o grande imperador da língua portuguesa.- Abraço César!

    ResponderExcluir