sexta-feira, 13 de abril de 2012

A capitulação do Leviathan

A única forma de constituir um poder comum, capaz de defender a comunidade das invasões dos estrangeiros e das injúrias dos próprios comuneiros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente para que, mediante seu próprio trabalho e graças aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, é conferir toda a força e poder a um homem, ou a uma assembléia de homens, que possa reduzir suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. (...) Esta é a geração daquele enorme Leviatã, ou antes - com toda reverência - daquele deus mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa. HOBBES, T, The Leviathan, cap. 17.

O homem mau sente-se bem, até quando o mal não der frutos. Mas quando o mal se frutificar, o mau, sim, o mal sentirá. 
DARMAPADA: 66. 

MST invade Ministério do Desenvolvimento Agrário e coloca bandeira no gabinete do ministro
MST diz que governo Dilma é burocrata e não entende nada de povo
 Integrantes do MST nadam em piscina da sede do governo do CE

Infelizmente, a capital do Brasil não produz vigilantes… Uma epidemia de cumplicidades tomou conta daquele silencioso e distante planalto. Ali só se ouvem murmúrios e sussurros. Conversas sempre cifradas. Personagens que se empenham em esconder o que pensam e o que fazem. Caras de anjo que enganam caras de pau e caras de pau que fingem estar sendo enganados… O fato é que esse presidencialismo caudilhesco, pelego, sindical, oligárquico e imperial, vigorando há tantos anos, é que cria todas as condições e fornece todas as ocasiões. Depois, providencia as desculpas. CAVALCANTI, Prof. Sandra, Caras de anjo enganam caras de pau
 .
Oficialmente cabe à Grécia a primazia de reconhecer o valor do bilhete-premiado vendido pelo fabuloso Platão em plena praça de sua exemplar Atenas, e revendido pelo mundo afora. Ameaçado pela marcação da pena-de-morte por causa de seu deplorável comportamento, "deus mortal" resolveu abdicar da cidadela. A principal função pela qual foi contratado diretamente ora passa a seus vocacionados comerciantes, estes sim interessados na manutenção da paz:

BBC Brasil
A Grécia vai passar a alugar carros de polícia e os serviços de seus policiais como forma de aumentar a receita do país, atualmente afundado em uma grave crise econômica.
_______________________________________

Reflexão
Pois o chamado ‘fim da história’ nada mais é do que a emancipação da multiplicidade dos horizontes de sentido. É o nome de uma ruptura, de uma crise relativamente à tradição. Estamos diante de uma nova episteme: da indeterminação, da descontinuidade, do deslocamento, do pluralismo (teórico e ético), da proliferação dos projetos e modelos, da ampliação de todas as perspectivas e do tempo da criatividade.
JAPIASSÚ, H., Nascimento e morte das ciências humanas: 10
,

Nenhum comentário:

Postar um comentário