quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Dois milênios em xeque

.
O úlimo faraó foi derrotado pelos persas (343 a.C). Posteriormente, o Egito foi conquistado pelos gregos e, em seguida, pelos romanos, num total de mais de dois mil anos de controle estrangeiro.
Na verdade, a política não mudou desde a sua invenção pelos gregos.
GALSTON, Willian, Brookings Institution, e ex-assessor da Casa Branca.
A catarse se apresenta faraônica. Impossível  detê-la, muito menos condensá-la. Ao contrário do pleito marxista, ela não acontece por força do sabre, e sim do saber  É expansiva, não restritiva. Guerra sem fronteiras.
Agora não tem mais volta. No Oriente Médio, na escola, nas diretorias de comunicação das grandes empresas, aqui na esquina. Afinal, estamos em plena revolução. Luis Cavesan, Folha de São Paulo, 19/02/2011
Vero.
O estilo de vida Web muda a natureza da relação entre empresas e clientes, e entre governos e cidadãos. Em última análise, põe o consumidor-cidadão no comando da relação. GATES, B., A empresa na velocidade do pensamento: 136.
Nesses primórdios irão os impostores árabes, estacionados por volta do século IV, calculo*. Em seguida, os oportunistas remanecentes da década dos gangsters. Ao cabo não veremos sequer os mais adoçados - os vigaristas democráticos, religiosos, e os parcos surfistas da enchente anterior. O mais exibido se safou abrigado no Mar do Caribe, parasíso dos piratas.. De lá só saíram seus arroubos:
A via que escolhi é a guerrilha que devemos desencadear nos campos e através da qual me integrarei definitivamente à Revolução Latino-americana. A guerrilha é, para mim, a única maneira de unir revolucionários brasileiros e de levar nosso povo ao poder. Como comunista, estou convencido de que meu gesto servirá ao menos para mostrar que comportamento revolucionário deve ter. CASTRO, FIDEL, cit. ALVES, MÁRCIO MOREIRA, 68 Mudou o Mundo: 30
Ora João Bafo-de-onça se atemoriza, e abana por salva-vidas.  
Se alcançamos que os intelectuais compreendam o risco que estamos vivendo neste momento, em que a resposta não pode ser adiada, talvez consigam persuadir as criaturas mais auto-suficientes e incapazes que já existiram: nós, os políticos. Não se trata de salvar a humanidade em termos de séculos ou de milênios: é preciso começar já a salvar a humanidade. (Idem, apelando ao salvador, 16/2/2011)
 Nietzsche já esperava sua capitulação, comandante:
O homem só muito lentamente descobre como o mundo é infinitamente complicado. Primeiramente ele o imagina totalmente simples, tão superficial como ele próprio.  (O livro do filosofo: 41)
O desinformado pessoal sulino ainda confia no seu taco, comandante, vê se pode: 
A revista britânica The Economist, em um editorial publicado na edição desta semana, cobra uma nova postura do governo brasileiro em relação a Cuba e Venezuela, de denúncia dos que 'usam o antiamericanismo como um pretexto para o autoritarismo'. BBC-Brasil, 24/4/2009
Eis a esdrúxula resposta enviada por nossa "chancelaria":
O ministro da Fazenda do Brasil, Guido Mantega, pediu neste sábado ao FMI (Fundo Monetário Internacional) que reintegre Cuba como Estado membro. Chegou a hora de 'abrir as portas' à ilha.  Folha de São Paulo, 25/4/2009
Sábado? Haveria algum porteiro no FMI para receber o reclame do contador  elevado a ministro de  relações internacionais? Possuiria S.Exa.as credenciais pertinentes? Para ministro da Fazenda com certeza não. Contrariu sensu estaria monitorando as calamitosas contas públicas brasileiras, em vez  de servir de garoto de recado à ONU,  isto é, à imprensa internacional. Não é "hora de abrir as portas à grande ilha", porque sem serventia. Ela mantém a cortina de ferro, impedindo a saída do pessoal que ela diz o mais feliz do mundo. A hora é para a própria "grande ilha" "abrir as portas", no mínimo para salvar os restantes náufragos: 
No somos animales de circo, ¿no? Que nos conformamos con instrucción primaria y quizás con un poco de alimento. Queremos más. Queremos libertad. Necesitamos expresarnos asociarnos— y para eso es importantísima la solidaridad internacional. No nos dejen abandonados, no nos dejen solos, porque solos no podemos.(Yoani Sánchez para o Oslo Freedom Forum, 2010) (Vídeo no fim)
Mas o senhor não é Rapunzel,. comandante Fidel, para ser seduzida, nem Madalena para estar arrependida. Bastava o senhor abrir a janela da torre, comandante, e ver a matriz no que restou. São pilhas e pilhas de palimpsestos que elevam a aprazível babel  na qual o senhor é dos últimos inquilinos: 
O grego e o romano, capazes de imaginar a cidade que triunfa da dispersão campesina, detiveram-se nos muros urbanos. Houve quem quis levar as mentes greco-romanas mais além, quem tentou libertá-las da cidade; mas foi vão empenho. A escuridão imaginativa do romano, representada por Bruto, encarregou-se de assassinar César - a maior fantasia da antigüidade  GASSET, Ortega Y, Rebelião das Massas.-.
Toda a política dos filósofos se resume em por a onipotência do Estado ao serviço da infalibilidade da razão, a fazer da razão da razão pura uma nova razão de Estado. SOREL, Alberto, L'Europe et la Revolution Française, T.I, Cap.II, cit. em PRELOT, Marcel, Vol. II: 293
Os cientistas políticos geralmente dão a impressão de estarem inclinados a considerar a política como uma espécie de técnica, comparável à engenharia, digamos, envolvendo a idéia de que as pessoas deveria ser tratadas pelos cientistas políticos mais ou menos da mesma forma com que os engenheiros lidam com máquinas e fábricas. A concepção engenheira da ciência política tem pouco ou nada em comum com a causa da liberdade individual. ( LEONI, B., A Liberdade e a Lei: 19)
Foram  esses projetistas pelos quais o senhor quase na hora da morte amém implora  que elaboraram a free-way ao além, o cruzeiro da insensatez, brete que bipolarizou sua mente ainda antes do senhor descer das árvores de Sierra Maestra.
Fidel teria se declarado fascista. Era 'comunista' porque era anti-americano. Era um grande admirador do General Franco e em 75, na morte do ditador espanhol, decretou uma semana de luto oficial em Cuba.(LUKÁCS, JOHN, O Fim do Século 20: 47),
Tanto faz. Ambos são gêmeos platônicos. “O leninismo pode ser contemplado à luz do seu desenvolvimento como o primeiro movimento fascista do século 20.” (O Estado de São Paulo, 18/6/1995: A19)  O senhor faz pic-nic à beira do precipício:
Enquanto no início do século muitos acreditavam que o progresso e o desenvolvimento dentro da sociedade deveriam ser obtidos à custa de estrita e opressiva arregimentação política, o colapso do fascismo, seguido mais tarde pelo desaparecimento da chamada Cortina de Ferro, revelou que o projeto era inviável. Foi mais uma lição da história provando que a ordem imposta pela força tem vida curta. (DALAI LAMA, Sua Santidade o Dalai Lama: 186). 
Eis a tocha que acendeu o Farol de Alexandria  e todas as pirações do mundo, em revezamento:
Quem se der conta com clareza de como depois de Sócrates, o mistagogo da ciência, uma escola de filósofos sucede filosófica sucede a outra, qual onda após onda, de como uma universalidade jamais pressentida de avidez de saber, no mais remoto âmbito do mundo civilizado, e enquanto efetivo dever para com todo homem altamente capacitado, conduziu a ciência ao alto-mar, de onde nunca mais, desde então, ela pode ser inteiramente afugentada, de como através dessa universalidade uma rede conjunta de pensamentos é estendida pela primeira vez sobre o conjunto do globo terráqueo, com vistas mesmo ao estabelecimento de leis para todo um sistema solar; quem tiver tudo isso presente, junto com o assombrosamente altas pirâmide do saber hodierno, não poderá deixar de enxergar em Sócrates um ponto de inflexão e um vértice da assim chamada história universal. NIETZSCHE, F., Nascimento da Tragédia:: 92
Seu tipo guerreiro, justiceiro, sua forma de conquista e manutenção de poder é por demais conhecida!
A única forma de constituir um poder comum, capaz de defender a comunidade das invasões dos estrangeiros e das injúrias dos próprios comuneiros, garantindo-lhes assim uma segurança suficiente para que, mediante seu próprio trabalho e graças aos frutos da terra, possam alimentar-se e viver satisfeitos, é conferir toda a força e poder a um homem, ou a uma assembléia de homens, que possa reduzir suas diversas vontades, por pluralidade de votos, a uma só vontade. (...) Esta é a geração daquele enorme Leviatã, ou antes - com toda reverência - daquele deus mortal, ao qual devemos, abaixo do Deus Imortal, nossa paz e defesa. HOBBES, T, The Leviathan, cap. 17.
Isso foi na Inglaterra, por volta de 1650! E foi revogado, desmanchado seu sofisma, antes de findar aquele século.
Poder despótico é aquele possuído por um homem, facultando-lhe o direito sobre a vida de outro sempre que lhe aprouver [no caso atual, sobre o patrimônio] e o exercício de poder além dos seus direitos em benefício próprio. Por ser injusto e ilegal, não é amoral opor-se a ele. LOCKE, John, Segundo tratado sobre o governo civil. - São Paulo:, Coleção Os Pensadores, Abril cultural, 1973.
A tremenda luz do farol, contudo, sofreu a distorção  entre as brumas do Canal.
A trapaça, a má-fé e a duplicidade são, infelizmente, o caráter predominante da maioria dos homens que governam as nações. ( Frederico II   cit. CHALLITA: 156.)
O alerta do rei iluminista veio a tempo de elidir a catarse francesa, mas não foi forte para arrefecer o impeto socrático e a tecnologia platônica. Seu hóspede sabia disso:
Na Grécia, berço das artes e dos erros e onde se levou tão longe a grandeza e a estupidez do espírito humano, raciocinavam sobre a alma como nós. VOLTAIRE, «13.ª carta», Cartas Filosóficas.
Vamos à fonte, então. Apreciemos o depoimento do festejado repórter da cidadela :
A alma . . . se ela partir pura, não arrastando consigo nada do corpo, . . . parte para o que é como ela mesma, para o invisível, divino, imortal e sábio, e quando chega ali, ela é feliz, liberta do erro, e da tolice, e do medo . . . e de todos os outros males humanos, e . . . vive em verdade por todo o porvir com os deuses. PLATÃO. Phaedo (Fédon), 80, D, E; 81, A.
Somente o genuíno platônico habitante da caverna para se encantar com a estória de Orfeu! Mas Constantino pode bem reaproveitar o protótipo, trocando uma peça desprezada na ocasião. Tornou-o mais enxuto, mais palatável, talvez mais coerente, substituindo a lenda de Hades por um acontecimento terreno, o cruxificado rejeitado por Platão. Florença revigorou o motivo, para até hoje reis e políticos dançarem a Chula, cada qual a seu modo, se canhoto ou direito, mas todos usando a linha mestra para balizar e justificar seus passos e ações, assim enchendo a platéia de emoção! Ora cada dia mais gente percebe a plasticidade da massa recortada e alinhada pelo pastifício florentino, perfeita para ser enrolada. 
Tudo depende, portanto, de se fazer com que os súditos acreditem que o governo é bom e justo, e de os cidadãos sentirem-se felizes em obedecer às suas ordens - daí todo conjunto de medidas draconianas, aniquiladoras de toda liberdade de pensamento, sugeridas por Platão tanto na República quanto nas Leis, a fim de produzir e conservar nos súditos essa crença. KELSEN, H.: 501
Por isso o físico nuclear Richard Feynman (O significado de tudo: reflexões de um cidadão cientista, p. 14) alertava, de antemão: “Não há praticamente nada do que vou dizer esta noite que não pudesse já ter sido dito pelos filósofos do século XVII”.
Para encerrá-las, o pesquisador de Los Alamos trocava o “vou dizer” por “eu disse“; e praticamente repetia as concepções de Locke e Smith:
Nenhum governo tem o direito de decidir sobre a verdade dos princípios científicos nem de prescrever de algum modo o caráter das questões a investigar. Também nenhum governo pode determinar o valor estético da criação artística nem limitar as formas de expressão artística ou literária. Nem deve pronunciar-se sobre a validade de doutrinas econômicas, históricas, religiosas ou filosóficas. Em vez disso, tem para com os cidadãos o dever de manter a liberdade, de deixar os cidadãos contribuírem para a continuação da aventura e do desenvolvimento da raça humana. Obrigado.
Semi-analfabetos, contudo, porém mais do que isso,  comandante, o senhor e sua grei espalhada alhures permanecem ignorando os avisos aos navegantes.
"Todo o mundo sabe que Einstein fez algo assombroso, mas poucos sabem, ao certo, o que foi que ele fez."  (O maior cientista do Século XX: o Homem e o gênio; in TRATTNERr: 112 )
A noção de que aquele que pensa (o Ego) está, pelo menos em princípio, completamente separado e independente da realidade que ele está pensando é algo que está solidamente embutido em toda nossa tradição. BOHM, D., Totalidade e ordem implicada: 11
Seu supremo desprezo às massas aparece aqui e ali, em frases como 'um rebanho de ovelhas de cabeça vazia e em sua crença, freqüentemente expressada, de que a humanidade em massa é indolente, covarde, feminina, emotiva e incapaz de pensamento racional. Por isso, jamais ocorreria às vastas massas suspeitar de uma mentira tão grande e elas seriam perfeitamente incapazes de crer que alguém pudesse ter o infernal descaramento de perverter a verdade a tal ponto ', DOWNS, R., 151, abordando o estilo nazista,
Mientras continúa el fértil debate para dilucidar los entuertos propios del 'síndrome de Hobbes' en relación a los bienes públicos, los free-riders, las externalidades, el dilema del prisionero, las confusiones en torno a la 'tragedia de los anticomunes' y, en el contexto de la asimetría de la información, la selección adversa y el riesgo moral, mientras esto tiene lugar decimos, es menester buscar sa17lidas al atolladero en el que estamos si no queremos correr el riesgo de que todo termine abruptamente en el Gulag. Alberto Benegas Lynch, 17/2/2011
A cor do? - Paulo Betto Meirelles
Acorda
A corda está prestes a arrebentar

Ontem nó

Agora enforca

Acordou o seu mundo

Em um acorde perfeito

A cor da coragem

É fragilidade em seu peito

A corda é da cor do defeito

Que é fazer da cor

Um limite entre nós.
"É cada vez mais claro que uma revolução filosófica se encontra em marcha. Um sistema abrangente está se desenvolvendo com rapidez, como uma árvore que começa a dar frutos em todos os seus galhos ao mesmo tempo. (MASLOW, cit. FERGUNSON, M.: 54)
"Essa nova civilização tem sua própria e distinta concepção de mundo, maneiras próprias de lidar com o tempo, o espaço, a lógica e a relação de causa e efeito." (ORMEROD, 1996: 194).
"O exercício do poder está mudando do estado para o indivíduo. De vertical para horizontal. Da hierarquia para as redes." (NAISBITT, J., Paradoxo Global: 50)
Palmas para o liberalismo que consegue, em pleno século XXI, seduzir com os seus ideais as grandes massas dos países que ficaram por fora das reformas ensejadas no Ocidente pelos seguidores de Locke, Tocqueville e Adam Smith. Os ideais liberais superaram a prova da história, não ocorrendo assim com os ideais totalitários de Marx e quejandos. FARAÓS, CALIFAS, MULÁS, SOVIETES E MANDARINS
”A Tunísia foi a força que empurrou o Egito. O Egito será a força que vai empurrar o mundo”, disse Walid Rachid, um dos membros do movimento Juventude Seis de Abril, que ajudou a organizar os protestos contra Mubarak.
"No Egito e no mundo árabe não há agora nenhuma razão para se aplicarem os princípios ocidentais" Financial Times
A locomotiva nacional parece que sintonizou a frequência da Nav's ALL:
Na escola me ensinaram que a História começava no Egito e terminava no século 20, 3 mil ou 4 mil anos depois. Demorei para descobrir que essa História de um pequeno subgrupo de Homo sapiens, influenciada pela tradição judaico-cristã, descreve as ultimas páginas do último capítulo de um longo livro.  Fernando Reinach, Estadão, 3/3/2011
Com certeza.
Deve ser sido por demais saboroso o dolce far niente, a vida inteira no palácio da paradisíaca ilha caribenha, recebendo visitas famosas, e celebrações à granel, sem a menor contestação de quem quer que seja. Foi fácil manter um plantel imenso em torno de si, em regime semiespartano, apolíneo, o qual  lhe retribuia com centenas de medalhas olímpicas. .
O homem mau sente-se bem
Até quando o mal não der frutos.
Mas quando o mal frutificar,
o mau sim, o mal sentirá.

DARMAPADA: 66
O senhor deve estar com suas já escassas barbas de molho, e os afilhados também, com certeza. O nosso leva suas abalizadas sugestões.:
Lula vai ser recebido em Caracas, Havana e Manágua como um Bolívar de Garanhuns. Os compañeros vão vestir a guayabera de gala e ouvir seus sábios conselhos econômicos - para que façam os cortes orçamentários que Dilma está fazendo - e políticos - para que deem uma afrouxada para não serem mubarakados. MOTTA, N., O Bolívar de Garanhuns, Estadão, 18/2/2011,

________
* Mais uma vez a Nav's ALL oferece o futuro de presente
Cumpre-se, assim, a profecia: a revolta que começou na Tunísia, destronou Mubarak no Egito, está encerrando a era Gaddafi na Líbia e tem focos em outros países da região veio para valer. O mundo árabe já não é mais o mesmo. (CATANHEDE, E.,O Brasil e a Líbia. Estadão, 23/02/2011
Que bonito seria pensar que o Oriente Médio poderia, sem grandes convulsões nem derramamento de sangue, mover-se para algo parecido ao Extremo Oriente, politicamente estável, abundantemente próspero. Esse dia poderia chegar, mas, se eu fosse jogador (e sou) apostaria claramente no contrário. A região árabe está mergulhada em um período de turbulências e o Ocidente talvez não escape de suas muitas e não planejadas consequências.: "Não pergunte por quem dobram os sinos, porque eles podem tocar por você. KENNEDY, Paul, jornal El País, 24/2/2011, 
Cuba, que es el cerebro del grupo y el faro ideológico, ha reconocido el fracaso de su sistema colectivista y trata de reemplazarlo por algo que llaman en la Isla el “modelo vietnamita”. Hugo Chávez ha perdido influencia en América Latina y, especialmente, en la propia Venezuela. La popularidad de Evo Morales en Bolivia cayó estrepitosamente tras su fallido intento de subir el precio de la gasolina. El pueblo se lanzó a las calles y el gobierno se vio obligado a revocar el decreto.En Ecuador aumenta la resistencia frente a Rafael Correa ante su desmedido apetito de poder. MONTANER, C.A., Firmas Press, 1/3/2011.

A Revolução Faraônica




Um comentário:

  1. cesar estou seguindo o conexões muito bom
    se quiser seguir o meu agradeço
    http://cleberbinhocomportamentos.blogspot.com/

    ResponderExcluir