quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Navio seguia o Canto das Sereias

Enquanto Orfeu* dormia embalado em sua própria milonga de ninar bovinos, lá se foram Capitão & argonautas rumo ao Canto das Sereias.
Capitão levou o enorme transatlântico para mais perto da costa, fazendo uma perigosa meia-volta e deixando o estibordo inclinado para terra, de acordo com a guarda costeira. Mas por razões que permanecem obscuras, ele atrasou as medidas de evacuação e não chamou a guarda costeira. Foi só depois de pelo menos quatro chamados da guarda costeira para o navio que este tocou o alarme de evacuação dos passageiros.
_____
*Orfeu – (Wikipédia), tinha o dom da música,. a tarefa de cadenciar o trabalho dos remadores e principalmente, de sobrepujar com sua voz, o canto das sereias que seduziam os navegantes. Argos, filho de Frixo, construiu o navio e por isso, em sua homenagem, a embarcação recebeu seu nome.[5] Tífis, discípulo de Atena na arte da navegação foi designado piloto. Morto na Bitínia, foi substituído por Ergino, filho de Posídon. Castor e Pólux, gêmeos filhos de Zeus e Leda, atraíram a proteção do pai durante a tempestade que a nau foi obrigada a enfrentar. Destacavam-se ainda entre os heróis: Admeto, filho do rei Feres; Ídmon e Anfiarau, célebres adivinhos ; Teseu , considerado o maior herói grego; Hércules que não completou a expedição; Etálides, filho de Hermes que atuou como arauto; os irmãos Idas e Linceu e, é claro, Jasão, chefe e comandante da expedição.
Hoje faz exatos trinta anos que partiu a Pimentinha.


Um comentário:

  1. A comunidade acadêmica que deseja apresentar trabalhos científicos e participar dos minicursos oferecidos na reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) já podem se inscrever para as atividades da próxima edição, que ocorre entre 22 e 27 de julho de 2012, no campus da Universidade Federal do Maranhão, em São Luís (MA). O evento, que será realizado pela 64ª vez, contará com ações que priorizam a acessibilidade e a sustentabilidade, sob o tema “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.

    ResponderExcluir