domingo, 2 de dezembro de 2007

Nav's ALL TriPulation

A Nav's ALL é enriquecida com magestosa TriPulação. Como não se pode vislumbrar tudo ao mesmo tempo, e a viagem em boa companhia se torna mais agradável, a Nav's foi projetada para levar grande contingente.  muito espaço. É uma verdadeira EspaçoNave.
Está quase repleta, mas é elástica, conversível. Nem precisa usar rexona; basta não ser matrona, mas são poucas as personalidades femininas. Elas são como eminências-pardas: nossa felicidade delas depende; todavia, por frágeis e sutis, elas preferem o anonimato.
Noé inveja. Não é para seu bico, muito menos à sua turma.
Ao meu lado, escolhi o copiloto A. Einstein, dono de magnífica imaginação. Nos instrumentos, Fernando Pessoa, Henry Poincaré e o mordaz Sir Bertrand Russell. A viagem valerá a pena. Não há alma pequena. O navegar é preciso, matemático, todavia sem deixar de ser humano, sensível.
Assistentes de produção: Alexis Tocqueville, John Locke e Adam Smith. Difícil escolher o melhor.
Na primeira linha se alinham os formuladores quânticos da propulsão atômica pela qual a Nav's risca o espaço sideral: Werner Heisenberg, Erwin Schrödinger, Max Planck, Niels Bohr, David Bohm e nosso contemporâneo Deepak Chopra, com seus olhos de águia. Louis de Broglie se diz presente. Ilya Prigogine, suas asas de borboleta são magníficas! Alexandre Koyré pega Descartes.
Na segunda, mas de vez em quando trocam de lugares, os economistas Friedrich Hayek, Milton Friedman, Joseph Schumpeter e Amartya Sen, recente Nobel. Robert Skidelski se integra na caça à Keynes. Não é fácil abater o gay de Bloomsbury.
José Ortega Y Gasset, Carlo Rosseli, e Henry Bergson são solidários. Guy Sorman está bem na foto. O alquimista francês Gaston Bachelard identifica OVNIs. Charlotte Beck torna o ambiente Zen.
Norberto Bobbio parece ter vários olhos, de tantos efeitos que sinaliza. Já faz falta em Terra.
Bakunin, a ovelha branca que salva o rebanho.
Barbara Brennan cuida da saúde de todos, sem precisar de remédios. Edmund Burke retrata a agonia da distorcida Revolução. Um mar de sangue livrou meia-dúzia da Bastilha, e do alheio à partilha!
Shafstesbury, o notável inspirador de Locke, prefere a sombra, longe da janela.
Capra pediu para descer. Quer ficar na base, cuidando da ecologia.
Para acabar com chatices, temos Paul Feyerabend; John Dewey; e Marilyn Fergunson, grande visionária. Foucault esteve a um passo, mas derivou. James Gleick, não: entrou direto.
Poltrona especial abriga o notável jurista Hans Kelsen. Para ingressar, o austríaco não titubeou abandonar a impura Teoria Pura do Direito. Quando a refutou, as portas da Nav's se abriram. Passe-de-mágica.
Thomas Kuhn já tinha lugar marcado. Anna Lemkow trouxe a lente holística. Vargas Llosa nos honra com múltipla sabedoria. Edgard Morin é divertido, "contrabandista do saber." Vem ao Brasil neste mês. Que a alfândega não nos tolha.
De Masi só curte. O ócio pode ser criativo. Somos unânimes.
John Naisbitt detecta estranhos movimentos sócio-econômicos: os pequenos assumem maior valor do que os grandes.Coisa da inércia.
Nietzsche não se preocupava com Economia, muito menos com Direito, mas com sua astúcia e consciência não poderíamos deixar de contar. Quando na proa aparecem Sócrates e Platão, Zaratustra oferece seu canhão.  De grande valia tres Richards - Dawkins, Pipes e Feymann. Em que pese protestos feministas, Feymann leva nosso amparo, e a simpatia das gentis comissárias de bordo.  Por fim, Alvin Toffler, sua dileta esposa, e ainda Francis Fukuyama. Danah Zohar e Marshall encerram o compartimento principal.
Pauls também são imprescindíveis: o Johnson, grande historiador; e Hugon, Ormerod e David Simpson, para completar a bancada de ataque à Economia.  Roberto Campos se junta à plêiade para desmontar a cátedra. Ela só se preocupa em economizar, e nada sabe produzir.
Pawels e Bergier despertam os mágicos. Embaixador Meira Penna orgulha o Brasil, Sua palavra enobrece o ALLmirante.
Karl Popper, pioneiro epistemólogo, vejá só,  quase me esqueço. Apesar do seu tamanho, é tímido, humilde, bondoso; metódico. E democrata. Whitehead tem igual estatura, mas os bancos não são apertados.
Nosso Miguel Reale merece. A Teoria Tridimensional do Direito é fenomenal.
Schopenahuer de vez em quando ocupa posto artilheiro. Tem contas a acertar com Hegel, como de resto todos nós por aqui. A cobra se espraia pela metade da Terra.
Baruch Spinoza vai curtindo, atuando apenas em casos mais extremados, especialmente para tranquilizar o pessoal da base, que fica na reza. O pioneiro ser quântico e amigo do copiloto. Goffredo Telles Jr. integra a caravana atômica.  O paulista elaborou o Direito Quântico, mas é praticamente desconhecido. Em academias, jamais ouviram falar. Vendeu todos exemplares, exceto às universidades. A editora cansou; e não mais o editou. Com o Professor Paulo Bonavides acontece quase o mesmo; mas o insígne federalista já está à bordo, assim como o requisitado e honroso amigo Clemente Nobrega, projetista quântico para empreendimentos comerciais.
Heny Thoureau vem de longínquo século como exemplo de coragem e determinação, mesmas características do grande navegador Amyr Klink e de Nelson Piquet Souto Mayor, em cuja residência vi montar o primeiro bólido. Não teremos problemas de performance.

Alvos
Quase toda TriPulação tem a faina: adora pilhar impostores. O maior deles: Platão. Seus clones: Maquiavel, Descartes, Hobbes, Bacon, Newton, Rousseau, Hegel, Marx, Bentham, Sorel, Comte, Freud e Keynes. Particularmente, ainda tenho predileção no tiro-aos-pombos: Malthus e Darwin. Talvez com exceção do obssessivo e ambicioso Newton, são todos alarmistas. Cultivam a discórdia. Chega de circo!
Na última hora pediu assento o grande gurú Demócrito. Nem lhe enviara convite.  Ele não se chateou, ao contrário, deu risadas. Disse-me que estivera em  Atenas, no tempo da ignorância socrática, mas ninguém dele por lá tomou conhecimento. Como estava sozinho, e os Trinta Tiranos tomavam conta salão, sua teoria atômica se distanciou dois milênios e meio, até  ser apreciada.
LUZ & SOM
À bordo, por favor: Joan Baez; Willlie Nelson, Bob Dylan; Cat Stevens; The Beatles, claro, pra matar as saudades da Terra. Roy Orbinson, não me falte. Chega mais, Sinèad. Venha com o parceiro Peter Gabriel e a vizinha celta, Loreena McKennitt. O Sol Nascente nos manda Cy Kong e e Faye Wong para puxar o nosso enredo. Françoise Hardy, saudades. Genesis, Yes, The Cure, Pretenders, Pink Floyd e Neil Young já estão acomodados. Joe Cocker, Hendrix e Joplin, porque não?
U2? Por favor. Rod Stewart, Aretha Franklin, reabilitem-se! Ray Charles, return! Esse Gotan Project argentino é Piazzola modernizado. Mercedes Sosa, te ajeita, velha índia! Tem galera jovem e muitos raios cósmicos. Sting, não me venha sozinho. Paul Oakenfold! Holandeses, esses irreverentes iluministas: Tiësto, Armin van Buren chegam de helicóptero! Cadê os brasileiros? Hei Nara Leão, Betânia, Vinícius, sejam bem-vindos. Tom Jobim, precisamos de quilates. Saudades da Bahia. Família Caimmy, a bêncão. Cabe a Timbalada. Se sonhos não envelhecem, onde anda Lô? Na esquina? Quem mais por lá? Fernando Brandt, Toninho Horta, Flávio Venturini, Beto Guedes, e Milton? Mas porque tão parados? Mandem tudo pro inferno e subam com Roberto, Araújo, Silvinha, Martinha, Erasmo, e tudo o mais. Paulinha Toller, cadê o mel? Caetano, que mistério tem Clarice? Jorge Ben, se a chover a chuva podemos glorificá-la, pois não? Kiko, larga um pouco o Ribeirão. Traz a Van.
Monsieur Pagodinho: todos querem tua alegria. Vou te dar outro motivo: Zeca, lembra do Rick? Ele percorre a luz das estrêlas. Ajude-me a resgatá-lo.
Insere ainda alguns fados e tangos, pra muito fandango.
Valsas, quem sabe? 2001, empresta o Danúbio Azul. Brahms, Mozart, Liszt, Chopin, Rossini, Vivaldi, queiram me acompanhar até suas suítes, por favor.
O palco merece Shakespeare. Poetas? Sim, como não. A Goethe, se estende o tapete. Aqui não é república platônica. É de Pessoa. Fernando aguarda. Eleva o moral Vinicius de Morais. Outra bênção! Mário Quintana: a Academia o rejeitou. Todos passarão; você, Passarinho!, aqui na Nav's ALL.
Precisamos de atletas, quantas refregas. Garrincha, empresta o talento? Há meteoros a driblar. Eder Jofre e Maguila, não precisam ficar olhando. Temos sparrings a prostrar.
Para quem reclama da ausência de Drumond, há reserva técnica.
Sugerir nutricionista, personal-training, champagne e morango é marôto, mas revela o interesse pelo bem-estar do ALLmirante. Tranquilize-se. Para cobrir o EspaçoTempo, passamos da velocidade da luz. A Nav's perde a massa, para se tornar energia. Surfa nas ondas das supercordas.
Mister a contagem regressiva. Enquanto isso, aprecie. Hoje é domingo. Vamos ao parque. Os membros da TriPulação são eternos, não se importam com a demora. Nossos approaches miram as gotas dos falsos ideais. Foram tantas, que o campo virou lagoa. O Sol, todavia, é cada vez mais candente. Tudo há de secar. Jacaré não terá como escapar. Nem a Sereia, se me permite completar.
Le'ts Go!
.

Nenhum comentário:

Postar um comentário